Hanebado! #06 – Impressões Semanais

“MEU DEUS, QUE JOGO!!” é como eu resumiria esse episódio, mas como estamos aqui a negócios, o melhor é respirar fundo, e tentar falar o máximo possível desse belo episódio que o anime entregou.

Já era a garota  com melhor character design para mim, depois desse episódio… <3

Acho que uma das primeiras coisas que me chamou atenção nesse episódio, ou melhor, que me fez respirar aliviado, foi o comportamento da Ayano.

Devido aquele final, onde ela ficou com uma expressão exagerada no rosto, eu acabei ficando um pouco preocupado que ela fosse entrar em alguma espécie de frenesi por vitórias, ou coisa do tipo. Até pode ser o caso, mas o comportamento inicial da Ayano se mostrou bem mais neutro do que esperava, e até mesmo com um toque ácido, o que é bem mais interessante para mim.

Provável que pelo próximo jogo deva dar para ter uma ideia melhor de como exatamente essa mudança de comportamento vai refletir nela, já que a Kaoruko tem um bom peso emocional na vida da Ayano, e pode mexer com o psicológico dela, ainda mais com a “você sabe quem” aparecendo no final.

Seja como for, eu vou apenas manter minhas expectativas o mais baixo possível, e esperar para ver como vão desenrolar essa mudança proposta para a Ayano.

Vamos ver até onde vai…

Deixando a Ayano de lado, vamos falar agora da verdadeira protagonista desse episódio que, convenhamos, merece uma salva de palmas por ter oferecido aquele belo jogo. Na verdade, os méritos são mais da direção por ter aproveitado tão bem tudo o que tinha em mãos, mas independente de quem seja os créditos, era exatamente isso que eu esperava na semana passada.

Sem tirar nem por, era exatamente isso que eu queria ver no passado da Ayano. Essa harmonia na composição do drama, e da forma como cada elemento foi se relacionando para trazer o melhor da personagem.

Não precisou de um endeusamento na rival dela, não precisou jogar a Riko em uma bola de desespero e sofrimento, bastou apenas apontar os lugares certos e deixar o espectador construir a cena.

Dramas são sustentados pela empatia, e não se ensina empatia para outras pessoas com um “Olha só como ela é sofrida”, mas sim as fazendo sentir a situação.

A motivação da Aragaki para a Riko é um ótimo exemplo de como coisas simples, e até mesmo triviais, podem se tornar o catalisador necessário para trazer ainda mais intensidade para o drama da personagem saudades Chise.

Se apenas isso não bastasse, ainda temos o jogo.

E que jogo.

Talvez eu esteja exagerando um pouco por conta da minha facilidade em ficar empolgado com drama, mas acho que não estaria muito errado em dizer que o jogo foi muito bom.

Não somente por conseguir elaborar ainda melhor todo o peso que a Riko estava carregando, mas também por ser uma boa demonstração do esporte.

Carregar os jogos para o lado mais estratégico pode acabar sendo cansativo, se não for bem usado, mas no caso desse episódio, isso consegue ser um diferencial bem bacana, por basicamente te colocar dentro da quadra.

Mesmo para quem não tem muito conhecimento do esporte, a medida em que vai observando as explicações e comentários, consegue entender o que está acontecendo ali, e sentir o propósito de cada jogada, de como cada jogador está se comportando, além de… Torcer?

Tô começando a achar que deveria dar mais chances a animes de esporte.

Chegou um ponto em que comecei a gritar mentalmente: “vai mulher, tu consegue ganhar essa desgraça!” porque eu tava fissurado na partida. Tudo funcionou tão bem, que fica difícil apontar um fator que tenha tido mais destaque ali.

Eu queria que a Riko ganhasse, o que infelizmente não aconteceu, mas o resultado do jogo não foi ruim, e a sensação de que a partida valeu a pena acaba sendo mais forte no final.

Vale ressaltar também, que a Aragaki, mesmo não sendo a senhora das frases motivacionais, se mostrou bem mais relevante aqui, do que no último arco.

Existe uma diferença de relacionamento entre a Riko e a Ayano, claro,  mas a Aragaki ainda é a capitã do time, então é sempre interessante vê-la agindo mais em prol do time.

;-;

Para finalizar, após toda esse desenvolvimento da Riko, temos a cereja do bolo, onde mostram o aparecimento da mãe da Ayano para “balançar” o enredo.

Sinceramente, eu não vou esperar nada disso… É um pouco inusitado ela aparecer agora, mas é isso que me preocupa no momento. Já teve uma boa dose de SadAyano, então já voltar para isso seria meio complicado para mim.

Espero que consigam lidar com essa questão de forma adequada, já que, por esse episódio, fica claro que o anime tem capacidade para fazer coisas bem legais.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Só observo…

Duas mechas soltas na frente é a moda do anime, mas é acho bonito, então para mim é lucro :v

Esse último ponto foi cruel.

Sempre…

… Elegante.

Ela foi…

… Demais S2

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.