Harukana Receive #01 a #02 – Impressões Semanais

 

Carinhosamente apelidado por mim como “O anime do famigerado episódio de praia eterno”, Harukana Receive se mostrou uma estreia bem mais agradável do que esperava, o que me animou a apostar nele como a minha review extra (Sim, tem mais outro anime comigo, então sem desespero por enquanto).

Vamos falar de garotinhas jogando vôlei.

Esses dois episódios de Harukana nada mais são do que um prólogo para o anime, funcionando naquele esquema de apresentação dos personagens + introdução do vôlei de praia.

Como o imaginado, caso você tenha assistido alguns dos PVs, o anime tem uma pegada bem mais descompromissada do que outros animes do gênero, como Hanebado!, um exemplo dessa mesma temporada, porém, isso não significa que a obra peque em mostrar suas partidas.

O primeiro episódio se foca em apresentar a Haruka, e sua chegada ao interior, onde vai passar a viver com sua prima Kanata.

Essa introdução de personagem é rapidamente feita nos primeiros minutos, e não chega a ser tediosa.

As duas garotas podem não ter personalidades inovadoras, fugindo dos estereótipos de garota energética X tímida, mas são bem carismáticas, conseguindo mostrar uma boa química enquanto conversam.

Além disso, o anime não perde muito tempo nessa introdução toda, já dando início a um jogo de vôlei  para que o episódio tenha alguma movimentação.

A partida em si não faz feio, e consegue balancear de forma agradável um certo nível de competitividade, sem se perder muito nas reais habilidades que cada jogadora têm.

Essa parte é legal de comentar, porque é relativamente comum protagonistas “azarões” conseguirem fazer uma vitória nas suas estreias, ou no mínimo se saírem bem na partida, o que não é o caso aqui.

Nada de talento, ou sorte de principiante.

A Haruka pode até ter algumas aptidões para o esporte, mas não chega a cair naquele clichê da novata super talentosa. O autor/roteirista também soube aproveitar bem essa inexperiência que a personagem tem, para explicar certos conceitos dentro do vôlei, com a interferência do sol, vento e da influência da areia durante os jogos, o que faz o fator esporte ter bem mais relevância na obra.

Além disso, como falei mais acima, a partida leva o nível dos jogadores em consideração, não caindo em situações como a Haruka fazendo uma grande jogada por instinto, ou coisa do tipo.

Isso também se repete no segundo episódio, onde um novo jogo acontece, e por mais que tenha sido uma vitória das protagonistas, dentro das regras estabelecidas, não chega a parecer uma situação improvável demais.

Não foi apenas sair batendo na bola e pronto.

Aproveitando para falar do segundo episódio, o grande ponto nele é o desenvolvimento feito em cima da Kanata e nos dilemas que ela tinha em relação ao seu passado.

Mesmo que esse desenvolvimento tenha sido meio clichê, por se apoiar naquela típica situação onde o personagem recém chegado toca o outro devido as suas ações, ainda é interessante ver que não ficaram enrolando muito para mostrar o passado da Kanata, e fazê-la voltar a jogar vôlei.

A cena final, onde a Narumi acaba chorando, também é curiosa, já que abre a possibilidade dessa crise entre as duas voltar, e ser um pouco mais trabalhada.

Para finalizar, não tem como deixar de falar do fanservice.

Nada tão assustador.

Sim, ele está lá, mas não chegou a me incomodar, ou melhor, não chegou a ser tão forçado quanto eu esperava que fosse ser.

Os ângulos certamente ajudam e, devido ao fato delas estarem de biquínis, muitas cenas se tornam provocantes, mas o fanservice não se tornou tão agressivo, vindo em momentos que não prejudicam a narrativa, ou intensidade da partida.

Claro, ainda deve incomodar quem não gosta de coisas do tipo em obras, mas para quem não se importa muito, como é o meu caso, perceber que estão dando mais atenção as garotas jogando, do que só achar uma posição favorável para câmera, acaba sendo interessante.

É divertido assistir, desde que não tenha expectativas altas, claro.

Harukana Receive não é nenhuma promessa da temporada, muito menos um marco para o gênero do esporte, mas para quem busca um entretenimento descompromissado, com um pouco de ecchi, o anime pode ser interessante.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Gostei dela.

Vamos ver como vão funcionar essas duas na história.

Um pouco de jogo.

E um pouco de fanservice.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.