As censuras escondidas nos animes de Fate Stay Night

 

Fate Stay Night é uma franquia que foi ficando bastante conhecida ao longo do tempo, graças a suas várias adaptações. Mas poucos sabem que o jogo que deu origem a obra era uma Visual Novel, e menos ainda tem conhecimento de que ela era para pessoas maiores de 18 anos.

Por que? Porque o jogo tem cenas de sexo, o que quem viu apenas os animes dificilmente irá notar, já que todos os animes foram censurados, cada um de uma forma diferente. Alguns deixam implicado, mas é tão escondido que só quem viu o jogo vai notar.

Na Visual Novel existem 3 rotas, cada uma em uma realidade paralela diferente, com uma heroína diferente ganhando foco, e finais bem distintos.

Rota 1 (Saber)

  • Tem 2 cenas.

Rota 2 (Rin)

  • Tem 1 cena.

Rota 3 (Sakura)

  • Tem 7 cenas, 4 explicitas/ilustradas e 3 implicadas por diálogos ao longo da narrativa.

No anime de Fate Stay Night 2006, eles colocaram as 2 cenas do original, mas estão tão disfarçadas que dificilmente alguém notou (no vídeo tem as cenas… E mesmo com elas você fica na dúvida se algo aconteceu ali). É absurdamente cortado e censurado, mas acredite, está melhor do que o que veio depois.

Em 2010 saiu o filme de Fate Unlimited Blade Works, onde a cena do protagonista com a Rin foi substituída por golfinhos… Alguns podem considerar simbolismo, mas a questão é que ninguém vai saber o que ocorreu de verdade ali até jogar o jogo.

Em 2014 teve o reboot de Fate Unlimited Blade Works, muito mais fiel, mas de novo, cortaram a cena, e os golfinhos que colocaram eram ainda mais feios. A Rin tira parte da roupa ainda, o que só teria sentido se fossem ter a relação, mas não ocorre. Ela tirar a roupa fica só de service para quem viu a novel, porque no contexto não bate. Fora outras coisas…

E chegamos a Heavens Feel, a rota 3, e mais cheia de cenas explicitas, e revelações bombasticas. Está sendo adaptado em uma trilogia de filmes, da qual já fiz o review do primeiro filme.

Primeiro comentaram que adaptar em filmes era a melhor opção, já que a rota tem coisas bem pesadas, que poderia ter problemas de mostrar na TV (tem anime pesado na TV toda hora, queriam é fazer mais dinheiro no cinema mesmo…). E mesmo podendo colocar uma tarja 18+, eles de novo, cortaram a cena que deveria ocorrer nesse filme 1. Eu mostrei a cena no vídeo acima, virou algo para todas as idades, basicamente. Já na adaptação para mangá a coisa foi mais fiel.

Essa cena nem é tão importante, mas outras mais a frente, que deveriam aparecer no filme 2, tem bastante relevância ao plot, e cortar elas seria bizarro, porque afetaria algumas revelações pesadas que vem por ai sobre a Sakura. Pelo que vi de comentários gringos de uma entrevista com o diretor, no filme 2 devem dar um jeito de colocar a cena (se uma ou mais eu não sei), mas só acredito vendo, porque até agora, os animes de Fate continuam negando essa parte de sua obra original, como se tivessem vergonha dela.

Curiosidades:

  • O Mangá de Fate Stay Night Heavens Feel está pouco se lixando para censura. Ele colocou a cena com a Rin em Heavens Feel (aquela que cortaram no filme 1) completa no capítulo 30 do mangá.
  • As “interações” do protagonista com as heroínas de Fate viraram meme na internet faz alguns anos, já que os diálogos e pensamentos do protagonista durante as cenas são tão ruins que são engraçados. Segue alguns memes e compilados de diálogos da novel.

Relacionado: