Majo no Tabitabi – Uma coleção de histórias criativas | Review

Sinopse:

Elaina é uma bruxa carismática que decide se tornar uma viajante e atravessar o mundo todo. Visitando diversos locais, tais como países e vilas. Experienciando momentos bonitos, estranhos ou mesmo trágicos, conhecendo inúmeras pessoas e sempre criando lembranças memoráveis.

Autor: Jougi Shiraishi

Ilustrador: Azure

Volumes: 6

Já sentiu vontade de contar para os outros alguma história interessante que você presenciou ou vivenciou? Sem dúvidas muitos leitores desse site já tiveram diferentes experiências na vida, sejam elas engraçadas, tristes, misteriosas ou mesmo assustadoras. Contar sobre isso para os outros tem um charme próprio. Majo no Tabitabi é uma forma grandiosa e criativa de fazer exatamente isso.

A obra é quase totalmente episódica, ao mesmo tempo que linear. Cada capítulo da LN conta uma história diferente, mas certos elementos e personagens podem aparecer em capítulos futuros. Algumas histórias mais cômicas têm até continuação em outros capítulos, inclusive.

Uma das grandes vantagens da novel é saber usar o modelo episódico ao seu favor, “de maneira criativa” como eu disse antes. Apesar da premissa de “viajando de lugar para lugar” ser algo relativamente comum em obras episódicas, a maneira que isso é executado aproveita o máximo que consegue do conceito.

Versatilidade, é o que quero dizer. É uma obra versátil e consistente, que usa a ideia que ela mesma propôs para dar a liberdade para que as mais diferentes e variadas histórias possam ter espaço no mesmo livro. Cada livro consegue provocar todo tipo de emoções no leitor, pois não precisa prender a si mesmo nas suas próprias histórias, então você nunca sabe exatamente o que verá no próximo capítulo. Por exemplo, a primeira história, “Um país de magos”, em partes é bem simples e introdutória. Não acharia estranho caso não vissem nada demais ao terminar de ler o capítulo. No entanto, a segunda história, “Ela que é amável como uma flor”, é um pouco mais sombria e inesperada.

A novel oferece uma leitura bem confortável, e muitas histórias conseguem te prender até o fim das mesmas. Apesar disso, curiosamente há muitas histórias mais sombrias e pesadas (No segundo volume principalmente) que o normal, o que em partes é compreensível.

Uma das principais coisas que auxiliam o modelo da obra e a faz ser mais interessante é a sua protagonista, Elaina. Sendo uma personagem bem expressiva e carismática, ela torna a novel bem mais divertida de acompanhar, e muito da LN só funciona realmente por ter ela como protagonista. Isso acontece pela sua mentalidade e ideais muitas vezes afetarem como certas histórias se desenrolam. Afinal, mesmo que seja um evento previsível, a maneira que reagem a esse evento afeta diretamente o seu desfecho, e por consequência a maneira como o enxergamos.

Isso é possível pois a protagonista está quase sempre usando uma postura neutra em relação ao que ocorre em cada país que ela visita, ou seja, não é porque algo ruim está acontecendo que ela vai se dispor a fazer algo sobre, acaba que tudo depende das circunstâncias em si. Não que ela seja uma pessoa ruim ou anti-herói, mas isso já seria como a maioria de nós agiríamos, certo? Ajudamos os outros em algumas situações, mas em outras não, tudo depende das circunstâncias. E ainda mais, nem todas as vezes que a Elaina se envolve em algum problema termina de maneira positiva, o que reforça esse lado indiferente dela. É uma perspectiva mais realista que gosto de apreciar na oba.

Além disso, a narração em primeira pessoa, os diálogos e as ações dela fazem o seu diferencial, seja na comédia, seja no drama.

A construção da personagem é interessante, e quando descobrimos mais sobre ela e sua mentalidade atual, fica tudo mais compreensível desde sua mentalidade até seus objetivos. Apesar que no fim das contas, certo “plot twist” importante para a personagem acaba sendo bem previsível, pois em um momento a obra subestima um pouco a inteligência do leitor e cruza a linha que separa “subentendido” de “explícito”. Mas nada que afete muito negativamente.

Um “problema” que eu citaria em Majo no Tabitabi é a falta de construção de mundo. Pouco sabemos sobre o mundo da obra, e muita coisa pode-se apenas se deduzir, sem certeza alguma. No entanto, é algo proposital, já que é justamente não ter algo definido que possibilita as mais variadas histórias e personagens estarem no mesmo mundo, por isso “problema”. Acredito que a maioria nem vai ligar muito para isso, para ser sincero haha.

Mesmo assim, acredito que a variedade de cenários compensa pela falta de construção de mundo, como ver um país feito para magos em uma história, e em outra um lugar que sequer sabem da existência de magia. Ver criaturas e raças diferentes, além de costumes e culturas interessantes ou mesmo deturpadas.  O primeiro volume falha um pouco em dar cenários diferentes para a obra (O próprio autor admite no posfácio do volume 2), mas depois do primeiro volume isso é corrigido e vemos uma diversidade maior no mundo da obra.

Existem algumas histórias não muito memoráveis e que até podem te fazer pensar “Quero ir para a próxima logo…” ou mesmo parar a leitura, mas de maneira geral acredito que a obra costume acertar mais do que errar. Por outro lado, algumas histórias se superam, mas não por um único motivo, cada uma brilha por uma razão diferente. Uma por ter um final marcante, outra por ter um grande plot twist, outra por acertar bem no drama ou mesmo acertar bem na comédia, até mesmo algumas se destacam simplesmente por serem inteligentemente feitas.

Diria até que seria possível fazer um post separado para algumas histórias específicas, como se fosse um episódio de um anime de temporada ou algo do tipo.

Felicidade em um jarro“, “A Princesa de um país sem pessoas” e “Até a neve derreter” são alguns exemplos das histórias que mais gostei do que eu li.

Claro, o estilo da narrativa da obra não deve agradar a todos. Principalmente para quem busca constantemente por longas histórias, ação ou romance. Mas se aventura com diversas histórias curtas e criativas, além de uma boa protagonista, for do seu agrado, sem dúvidas essa é uma ótima escolha.

A fim de curiosidade, a LN ranqueou em 9º no Kono Light Novel Ga Sugoi! 2018 no rank de livros.

Majo no Tabitabi é uma novel bem incomum, no bom sentido, com os mais variados contos e que pode te surpreender pelas viradas que tem em vários dos seus capítulos, uma leitura agradável que eu recomendaria a todos.

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."