Violet Evergarden #12 – Impressões semanais

E dando um jeito de emendar do episódio anterior, Violet chega a seu clímax final, dividido em dois episódios. Sim, é oficial, acaba no 13° episódio, o tal do 14 é um episódio extra do BD/DVD.

Ao que parece essa era a última história da novel, e vi alguns resmungando sobre mudanças (que não quero saber e me recuso a julgar até o episódio que vem, onde devem entregar o grande clímax da história que começaram).

Com a Violet em modo “não matar” esse cara é mais badass que ela.

O padrão da Kyoto Animation é fazer mudanças no original de acordo com a visão do diretor, mas seja lá o que mudem, geralmente entregam algo grande em termos de animação e clímax no episódio final.

Levando isso em conta, esse episódio nem é lá muito bom de comentar, já que eu não vi a conclusão do que iniciaram ali, e não teve momentos de impacto para eu destrinchar.

Não exagera mulher!

A parte mais curiosa, ou frustrante, é que a Violet continua tentando não matar, uma mudança notória do seu eu do passado. Só que ela levou isso a um nível exagerado que pode prejudicar aos outros e ela mesma. Não matar aqueles guardas pode resultar na morte dela e das pessoas daquele trem. Pode até mesmo fazer a missão dela falhar. Vale as consequências? Ela é tentada a matar um cara que provoca ela em determinado ponto, só para reforçar que ela não mata mais. Ela saiu de um extremo para o outro…

É uma questão até interessante, que infelizmente a maioria das obras foge de abordar mais a fundo como se não houvesse amanhã… Conte quantas vezes viu um vilão que o herói deixou escapar, ou só prendeu, voltar e matar alguém importante para ele, para a pessoa notar que se tivesse matado o tal vilão, teoria poupado muitas mortes que ele causou depois. Matar é radical, mas dependendo do caso, pode ser a melhor solução. A Violet ter ido de 8 a 80 nesse quesito acaba criando uma situação mais anti-climática do que outra coisa.

KyoAni é maluca! Eles escurecem tanto a imagem a noite que você não vê quase nada!

 

Em suma, o episódio foi um básico reforço da nova filosofia da Violet e embate psicológico dela com o irmão do Major, ainda incomodado pela existência dela, e agora desafiando sua nova filosofia “paz e amor”. O que me leva a crer que ele vai ter um papel importante, ou mudança de mentalidade quanto a ela, até o final do episódio que vem. Dificilmente colocariam ele ali de graça, questionando ela sem parar no final do episódio ainda por cima.

E falando da ação, já que esse deve ser o episódio mais movimentado depois do da guerra, as lutas tem deixado a desejar a meu ver. Elas estão fluidas, e os movimentos fazem sentido, mas não conseguem passar grande emoção, e nem tentam elaborar em termos de coreografias longas, slow motion ou alternações de ângulos que pudessem exaltar o impacto do combate. Tudo bem que eles não querem dar foco nisso, mas não custa fazer umas firulas para impressionar.

Agora espero que ao menos no episódio que vem consigam entregar algo nesse aspecto, seja visualmente impressionante, ou emocionante e impactante. Encerrar com um episódio mais fraco do que os que vieram antes seria meio anti-climático, afinal.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

PAREM DE ESCURECER TANTO O DIABO DA IMAGEM!

 

As de dia são tão bonitas em compensação…

 

Muito bonitas…