Violet Evergarden #09 – Brutal! | Impressões semanais

 

E o episódio 9 fecha o arco iniciado no 7 de maneira fantástica. É quase como ver outro anime desde o episódio 7, tudo ficou tão mais impactante e pesado. Imagino que quem começou a assistir sem saber nada sobre a obra tenha levado um baque dos grandes.

Esse episódio já começa com a cena mais brutal da série: a Violet perdendo os dois braços. O primeiro você solta um “ai…”, mas o segundo… O braço dela foi derretido pelo calor da bomba que explodiu próximo a eles, e obviamente o osso devia ter quebrado também para ele cair daquela forma.

Ganhamos também uma sequência mais completa da parte final dela com o Major. Estava estranhando ela perder os dois braços e continuar de boa, mas ela desmaiou logo depois, com o Major se jogando na frente da explosão. Ele morreu mesmo? Ainda acho que não, se não teriam mostrado um corpo.

Voltando ao presente, é hora da Violet encarar a morte do seu amado, e não poderia vir de forma mais pesada. A cena dela tentando se estrangular, com as trocas para os olhos do urso, que negócio tenso! A cena como um todo ficou muito boa em passar o desespero dela.

E aí vem a retomada, com a ajuda dos personagens “fillers”, mas que ganharam mais relevância graças a essa parte, onde ajudaram a Violet a se levantar. Não só ela, mas o carteiro, e ela observando as pessoas que ajudou: a princesa no jornal, e o autor no teatro.

Uma curiosidade, é que na novel, essa parte é bem diferente, pelo que quem leu a novel me contou. Ela descobre que o Major morreu logo depois de acordar com os braços mecânicos, aí ela entra em depressão por muitos meses, até que o coronel convence ela a virar uma Auto Memory Doll. Dizem que a novel tem bastante impacto no começo, mas vai perdendo o gás com o tempo, quando começa a se focar só em histórias soltas dela ajudando pessoas.

Com o sistema do anime, de prolongarem o tempo para revelar a ela a morte do Major, deram a oportunidade de vermos ela amadurecer, e entender seus sentimentos, o que deu mais impacto a revelação. E melhor ainda, a cena da retomada dela fica muito melhor, porque ela tem as várias pessoas que já ajudou para darem a ela uma amostra do bem que ela pode fazer.

Os episódios de histórias soltas agora ganham muito mais importância!

A cena da flor, com ela lembrando das palavras do Major, e decidindo seguir em frente (bem reforçado pelo foco no pé dela nesse momento, seguido pelo pompo, representando, eu suponho, que ela está livre da dependência ao Major), é linda.

Pensei que o episódio iria acabar ali, mas não! A cena mais bonita ainda viria no final, com direito a OST letrada para te fazer chorar. Ficou sensacional o que o coronel falou. O que ela fez não pode ser desfeito, ou mesmo esquecido, mas o bem que ela gerou como Auto Memory Doll também nunca será apagado. Ou seja, existem motivos para ela viver! Colocarem a situação atual das várias pessoas que ela ajudou durante essa cena deu um toque lindíssimo ao que ele disse.

No geral uma sequência de episódios espetacular do 7 ao 9. Se terminasse agora já entraria no meu top 10 de Dramas, mas ainda temos mais 5 episódios, e um gancho envolvendo rebeldes da guerra, que com certeza não foi colocado de graça. Violet finalmente se tornou o que eu esperava, um anime muito emocionante e com cenas fortes. Agora é torcer para continuar nesse ritmo até o final. Se o fizer, vai facilmente disputar um lugar no meu top 10 de todos os tempos.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

Eu ri disso. Torceu o tornozelo pelo senso de moda estranho hauuahauah. Na verdade, é a única coisa que tem para aliviar um pouco o clima pesado desse episódio…