Slime Taoshite 300-nen – Um fantasia divertida e leve | Review

Sinopse:

Azusa era uma mulher que vivia uma vida dolorosa trabalhando em escritório, até que infelizmente veio a falecer por excesso de trabalho. Ela então ganha a chance de ser revivida como uma bruxa imortal em um outro mundo e decide levar uma vida relaxada, sem estresse e só caçando slimes para sustento próprio. Após 300 anos fazendo isso, ela descobre que ganhou poderes insanos nesse tempo e agora sua vida de paz e sossego é ameaçada pelos rumores espalhados.

Autor: Kisetsu Morita

Ilustrador: Benio

Volumes: 5

Já assistiu ou leu uma obra que era frequentemente relaxante e divertida? É provavelmente algo nessa linha que te aguarda na obra que comentarei hoje: Slime Taoshite.

Slime é uma LN que eu consumo muito rapidamente pela leveza da escrita. Isso não tem a ver com bom ou ruim, mas sim com as emoções que o livro te passa, algo mais pesado e sombrio como Black Bullet é mais cansativo para mente, por exemplo. Por isso Slime é algo que eu recomendaria para alguém não acostumado a ler livros, caso a pessoa não se importe com slice of life, pois é bom e leve.

Inevitavelmente a visão de cada um sobre gêneros e subgêneros são formadas através de experiências próprias. Então hoje em dia Isekai normalmente é associado a uma grande aventura épica cheia de desafios, drama e romance (Em anime ao menos). Seguir uma vertente diferente pode sempre ser um divisor de águas.

No caso de Slime, a obra faz uma inversão de valores para a sua premissa. A protagonista Azusa teve uma vida preta e branca por estar batalhando (Leia-se: Trabalhando) o tempo todo, terminando com sua morte por excesso de trabalho, infelizmente algo comum no Japão.

Recebendo a chance de ser revivida (Não confundir com reencarnar), ela decide viver a vida relaxando ao invés de ter a típica aventura épica, o que é compreensível dado ao seu trauma passado.

O twist da obra vem da comédia, já que no fim das contas se ela não vai até os problemas, os problemas vêm até ela, tentando quebrar sua vida pacífica.

Apesar do tom de humor, uma coisa que aprecio bastante é como a novel mostra uma realidade ignorada por muitos através dos seus momentos divertidos. Pessoas que trabalham excessivamente tendem a deixar sua vida pessoal de lado e achar que isso é ok, deixando para refletir sobre isso apenas quando é tarde demais. Conforme novas personagens aparecem na vida da Azusa, ela passa a considerá-las parte da sua família, mostrando a necessidade inconsciente dela de “aproveitar a família”, coisa que ela deixou de fazer na vida que tinha na Terra. Olha aí, a leitura leve e relaxante já ficou triste.

Em todo caso, apesar de não ser “As grandes aventuras de Azusa”, a LN ainda segue a ideia de ir gradualmente aumentando o cast principal.

Com um cast cheio de personagens legais e carismáticas, essa é uma das partes fortes da obra que te fazem querer continuar lendo. As interações entre todo mundo acabam funcionando muito bem, o que reforça a comédia e o slice of life ao mesmo tempo, fazendo o aproveitamento de Slime ser muito maior.

É legal que após o começo, com as coisas se estabelecendo, os arcos ficam mais interessantes em uma perspectiva geral. Muito ocasionalmente a novel oferece momentos dramáticos ou épicos graças a isso, mas bem ocasionalmente mesmo, ir esperando ver algo a mais do que a obra oferece é pedir para se desapontar.

Mesmo assim a LN consegue se manter firme e forte arco após arco (Com algumas decaídas aqui e ali, claro, mas poucas), isso porque ela não se oferece a mesmice e está sempre tentando criar as mais diversas situações sem precisar sair do gênero que pertence. Até por essa variedade de cenários diferentes também oferece a chance de te surpreender, quando você termina um arco, não sabe o que esperar do próximo. Complementando, uma coisa que sempre aprecio bastante também é a obra aproveitar essa variedade de arcos para focar em todas as personagens, incluindo a própria protagonista, Azusa.

Em suma, Slime Taoshite 300-nen é uma obra de fantasia, slice of life e comédia que recomendo muito para qualquer um que queira uma boa e relaxante fonte de diversão descompromissada. Com uma boa variedade de bons personagens e até mesmo uma mensagem legal para levar adiante, é uma ótima leitura que ainda pode te oferecer alguns momentos impactantes muito de vez em quando. Acima de tudo, para você que gostaria de ler LNs mas tem preguiça, caso tenha se interessado, essa é uma obra ideal para começar.

A LN tem uma adaptação para mangá, da qual eu não recomendo pela arte não ser muito boa, mas se insistir em ler mesmo assim, saiba que ao menos por enquanto está sendo bem adaptado.

A fim de curiosidade, a novel ranqueou em 12º posição no Kono Light Novel ga Sugoi de 2018 no rank de livros. Além da adaptação para mangá, a obra tem um drama CD, com o segundo marcado para lançar junto com o volume 7 e é uma das LNs mais populares da GA Bunko segundo a própria revista, com um total de 10 reimpressões só para o volume 1. A obra também foi licenciada pela Yen Press e começa a ser publicada mês que vem. Diria que é uma boa aposta para adaptação em anime.

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."