Koi wa Ameagari no You ni #08 – Impressões Semanais

Depois da chuva sempre vem a calmaria, mas não é como se toda a bagunça causada pudesse ser deixada de lado, e esse episódio de Koi wa conseguiu me passar essa mesma sensação. Após aquela tempestade de emoções e sentimentos, essa semana tudo ganha um brilho descontraído, mostrando como a relação dos dois tomou ares mais leves e descompromissados, porém, criando ainda mais confusões e deixado tudo divertido de acompanhar.

Só pela introdução já dá para pegar um pouco da ideia.

Acho que o que mais me agradou na exploração dessa friendzone da Tachibana foi balancear bem a evolução que as coisas tiveram até aqui, e mostrar como, aos poucos, os dois construíram um relacionamento saudável.

Até entendo que ver eles se comportando como amigos não seja exatamente o desenvolvimento esperado por alguns, em especial por já estarmos se aproximando da reta final, mas a relação entre os dois é bem complicada e não deve ser resolvida de maneira simples, ou com o Gerente aceitando os sentimentos dela com tanta facilidade.

Além disso, o anime vem construindo seu foco no desenvolvimento dos personagens, e esse episódio surge para acentuar exatamente essa questão. O instante em que a Tachibana tem um pequeno flashback com os momentos que passou com o Gerente, resumem bem tudo o que eles passaram até ali.

Seria legal ver eles juntos depois de toda aquela cena do quarto? Com toda certeza, mas existiu todo um progresso por trás disso, e foi bem interessante terem pontuado de forma rápida isso, principalmente, pelo comportamento do Gerente que, querendo ou não, é o que mais necessita dessa evolução.

A alegria que ele expressa por poder usar a palavra “amigo” é algo relativamente bobo até, mas que não deixa de te fazer soltar alguns sorrisos bestas por demonstrar uma inocência muito simples por parte dele.

Quando você arruma um amigo inteligente e as provas tão chegando.

Em conjunto com isso, o final entrega um diálogo sensacional, que fecha muito bem toda essa questão de maturidade. Eu nunca pensei que um espinha poderia servir para fundamentar uma metáfora, mas as coisas funcionaram muito bem para esse lado, e o que no início parecia apenas um capricho por parte da direção artística, acaba se tornando o pilar para acentuar o desenvolvimento do Gerente.

Toda a conversa sobre literatura, o conto de Akutagawa e os dilemas que o samurai passou enquanto se protegia da chuva, acaba por levantar aspectos da personalidade do Gerente, assim como a sua resposta deixa um certo ar de angústia. Em adicional, a citação, sobre como a espinha no rosto do samurai simbolizava a juventude do mesmo, dá o toque final para cena, ainda mais quando mostrar o Gerente com a espinha e a Tachibana sem, meio que deixando subentendido que houve uma inversão dos papéis, ou que ele ainda pode desfrutar de certas coisas daquela época.

Só sai dessa, cara T_T

Trazendo um episódio para acentuar alguns desenvolvimentos que vinham sendo trabalhados, Koi wa entrega mais um bom episódio, para que assim possa dar início a reta final do seu enredo.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Sobre o conto…

É sempre legal quando essas metáforas conseguem encaixar bem com a temática do anime. O lance do samurai ficar preso na torre para evitar tomar chuva, e no final, decidir se tornar um ladrão para matar a fome, saindo na chuva para roubar a vila, dá um contrastes excêntrico para todo o clima mais “chuvoso” do anime.

Não é lá uma forma muito ortodoxa, por conta da comparação de um crime, mas a questão da coragem, e ignorar os problemas menores para não ficar estagnado, criam uma relação bacana para o que vem sendo mostrado até aqui. Samurais eram guerreiros bem respeitados, e a própria cultura japonesa  é carregada de honras e lealdades, então, abrir mão de um posto nobre, para se tornar um ladrão deixa alguns reflexos interessantes sobre a atitude do samurai.

Ainda aprofundaram um pouco mais sobre os problemas da Tachibana…

Foi de forma rápida, mas deram um bom panorama sobre os motivos da Tachibana poder estar evitando o time de atletismo. O Gerente tomou uma boa parte dos holofotes nesses últimos episódios, então seria legal mostrarem mais do dilema pessoal dela daqui em diante.

E a Tachibana continua com suas investidas.

As duas voltaram a sair juntas (jurava que o banner do festival ia ser para levar o gerente).

2-0 para o caderno.

Momento fofura da Tachibana

Aproveitem.

Porque nunca é demais 😉

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.