Violet Evergarden #06 – Impressões semanais

E temos a primeira história adaptada do livro original (ou novels). Ironicamente, pegaram uma das mais leves, então o clima do anime acabou não mudando, embora a história tenha sido bem encaixada na cronologia evolucional da Violet. Já é notório a diferença dela do ep 6 para o 3, por exemplo. E nesse ela não só evoluiu mais um pouco, como ajudou outra pessoa.

Mas ela não ajudou no episódio passado? Sim, mas não foi ajuda emocional, foi uma ajuda de escrever cartas e ter uma ideia. Ela não mudou a princesa, apenas ajudou ela a conseguir o que queria. Já nesse, ela causou uma mudança de perspectiva e objetivos de um personagem, o que acaba sendo muito mais impactante.

O segundo sorriso honesto.

 

Para quem está perdido quanto ao flashback do episódio passado, ao que parece ele serviu só para deixar a Violet pensativa, não vão focar no passado dela ainda. Note que as pessoas comentam sobre “ela estar para baixo”, é pelo que o irmão do Major falou para ela no final do episódio passado. Acabou servindo mais de tease do que outra coisa…

Foi um episódio calmo, então mesmo com uma cena final bonita do cara quase se confessando para Violet, não provoca impacto emocional, uma das coisas que continuo sentindo falta no anime (tá, tem gente que se emociona, mas eu não sou tão fácil). E é engraçado como algumas pessoas confundem “impacto emocional” com sangue e violência, mas Shigatsu wa Kimi no Uso não precisou nada disso para me arrancar muitas lágrimas.

Alguns shipparam, mas não rolou.

Mas voltando ao episódio, ele me fez pensar sobre meu problema com contos episódicos: empatia.  Para mim, é quase impossível criar grande empatia por um personagem que só dura um episódio. Alguns podem ter se emocionado com o caso da princesa no episódio passado, mas para mim foi só uma história que classifiquei como “bonitinha” (a desse episódio vai na mesma linha), não me emocionei ou coisa do tipo. Embora dê para destacar facilmente as cenas finais desses dois episódios, ambas da Violet sorrindo. Mas quanto ao garoto, podia morrer ali que eu não ia ligar.

Tomara que nos próximos episódios adaptem algumas das histórias marcantes de que tanto me falaram: A do prisioneiro, do soldado, o primeiro conto do livro, a tempestade e a do trem. A do trem, pelo que o Testarosa me falou, é o capítulo final, então devem adaptar só no episódio 13 (ou 14, caso os 14º não seja uma OVA extra, como é o padrão da KyoAni). Na torcida para que as partes originais tenham acabado, e se foquem em histórias de maior peso emocional a partir de agora.

O que Violet está devendo é isso,  peso emocional, e cenas que você não esqueça. O anime é lindo, mas minha expectativa era lembrar dele como um Kimi no Uso 2.0, um drama muito emocionante, e não um “Drama leve e bonitinho, com um visual deslumbrante”. As histórias estão boas, e evolução da Violet está legal, mas falta aqueles episódios que te marcam! Um bom roteiro e visual é importante, mas se não tiver cenas memoráveis, acaba só como um “bom anime” ao invés de “ESSE VAI PRO MEU TOP 10!”.

De qualquer forma, demos o primeiro passo para algo positivo com essa história, que foi uma das melhores até o momento. Agora é ver se vão continuar adaptando a novel, ou voltaremos para episódios originais. Chegamos mais ou menos na metade do anime, então só mais 7 a 8 episódios para ele sair de “um bom drama”, para um “anime inesquecível”.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extra

Pobre pão… Mas foi legal como usaram ele para exaltar o nervosismo do sujeito querendo pedir um quase-encontro com a Violet.

Ela está ficando boa em sorrir.

Ok, nem tanto.

O nível de detalhes no design continua absurdo no anime.