Net-juu no Susume #09 – Impressões semanais

E após o baque das grandes revelações em Net-juu, encontramos um dilema clássico entre nossos protagonistas. Naturalmente o clima iria ficar estranho, e foi nesse tom de realidade que as coisas lentamente caminharam para um possível desfecho interessante.

A reação da Moriko foi extremamente fiel ao que poderia acontecer na vida real, e claramente ela tentou desviar todos os empecilhos da relação dela com o Yuuta e seguir a amizade em frente. Foi uma boa alternativa, mas ela foi ingênua demais ao cogitar que as coisas continuariam iguais.

QUEEEEEE?

Já o Yuuta, demonstrou uma profundidade enorme depois da revelação. Ele não só a evitou, mas também levou isso para o lado pessoal. Ele é o típico personagem que representa muito bem a vida adulta e suas complexidades, já que ele se considerou o magoado na história.

Mais uma vez a diferença entre ele e a Moriko são gritantes, porém o que há em comum neles é a lerdeza em admitir seus sentimentos, ou tentar resolver 100% a situação. Para isso as pessoas precisam de tempo, seja para afogar as mágoas na bebida, ou ficar viajando em pensamentos.

Até bêbado ele consegue ser lindo

Eles lidaram com a situação de formas completamente diferentes, porém sem se colocar na posição do outro. É ai que o Koiwai entra e muda o rumo da história. Sua cara de pau é literalmente a alma da zoeira do enredo, e sem ele não teríamos chegado nem perto desse episódio.

Isso prova que a reciprocidade do Yuuta e da Moriko já é óbvia, só falta eles mesmos enxergarem e saberem lidar com a situação. O que fica cada vez mais difícil devido ao emaranhado de coincidências em suas vidas.

É importante também nós, como espectadores, nos colocarmos no lugar deles e dar uma opinião sobre o que aconteceu. Eu iria rir de desespero da circunstância, mas acharia incrível ter conhecido três vezes a mesma pessoa dessa forma.

Contudo, pelo grau de intimidade das conversas que eles levavam e o objetivo deles no jogo, ninguém inicialmente pensava em se encontrar na vida real, e muito menos nessas condições. Assim, ficava difícil prever como eles realmente reagiriam.

Só admitam logo, galera

Sobretudo, o tom dramático do episódio também ajudou o enredo a caminhar para um desentendimento maior. Seja boa parte da trilha sonora, ou a cena da chuva, vários pontos interceptavam para que houvesse um clima de drama antes deles se entenderem.

O que mais me surpreendeu nisso foi a reação da Moriko com o diálogo de namoro. O que prova sua insegurança óbvia em relação a si mesma. Talvez não só por ela se achar desleixada, mas por estar começando a admitir que o Yuuta não pode ser visto com ela sendo sua namorada.

É sútil, mas passou pela cabeça dela essa opção. E ela não soube reagir a isso sem fugir completamente. Claro, que também tenho que ressaltar o fato dela não estar seguindo um padrão de feminilidade, e para ela isso claramente é malvisto pela sociedade.

Ser uma neet quebra esse padrão, e mesmo a Moriko não estando completamente desconfortável sendo quem ela é, quando refutam isso ela se sente pressionada. Mas na verdade, ela representa uma enorme parcela feminina no mundo.

Isso a torna uma personagem completa, que foge de padrões, porém ao mesmo tempo acaba tendo que uma hora segui-los. Ela tenta manter a normalidade da situação, mas também não sabe lidar com seus sentimentos. E isso é basicamente uma visão muito real do que é ser uma mulher adulta.

Destruidora de padrões mesmo

Por outro lado, Yuuta é o lado sensível da história, mas que também não sabe lidar com seus sentimentos, pressões e muito menos como dar continuidade as coisas. Vemos clichês absurdos em Net-juu, mas que são sempre contados de uma forma muito mais madura do que outro romance.

Assim, voltamos para a cena do apartamento e uma barreira de dúvidas apareceu a respeito do desfecho dela. Ou melhor, do desfecho do anime em si, já que esse foi o penúltimo episódio. Sinceramente não quero colocar expectativas no final, apenas quero ter certeza que mesmo na demora do casal, eles continuarão sendo sinceros um com o outro.

Depois dessa cena o coração até para

Querendo ou não, a obra conseguiu manter um ritmo muito adequado para seus 10 episódios e encaixou diversas coisas em seu enredo, o que o tornou muito mais completo. A exemplo do Fujimoto que ressurgiu apenas para ficar a par da história, mas falhou miseravelmente.

Ainda tenho que abordar que, mesmo com cenas hilárias, a comédia diminuiu com toda a razão para entrar o clímax romântico. Porém ainda é possível se sentir bastante confortável ao assistir Net-juu, e graças a isso, de forma muito imprevisível estarei esperando por um bom final.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extras

Se o Koiwai não for o salvador desse plot eu não sei quem é

Quando o crush responde a mensagem

O perdido do rolê

Mas que senhora fofoqueira…

Tem como não ficar triste com essa carinha?

Nunca vou me cansar desse screenshot

Afogando as mágoas com estilo

ué mas o Hayashi não era home…

A Moriko me representa tanto

Isso merecia um gif

Victoria Caroline

Engenharia, literatura brasileira, fotografia, vídeos de receitas, música boa e cultura japonesa. Não necessariamente nessa ordem. Às vezes acorda meio de humanas (quando consegue acordar).