Kino no Tabi #12 – Impressões Finais

Kino no Tabi devidamente encerrado, e as dúvidas sobre a possibilidade do episódio dessa semana ultrapassar os acontecimentos anteriores foram respondidas.

Meio como o imaginado,  o episódio não consegue deixar uma impressão forte, como foi com o passado da Kino, e tornar o final algo ainda mais memorável, ficando apenas com aquela cara de epílogo engraçadinho para fechar a conta dos doze capítulos.

Particularmente, achei bem bizarro e exagerado todo o lance com as ovelhas, e aquela luta para salvar o Hermes, mas, mesmo não sendo um final espetacular para série, o episódio consegue ser interessante, e manter o nível do anime, fechando bem a saga da Kino que foi contada até aqui.

Ovelhas podem ser perigosas…

A vantagem de um anime episódico é que ele não perde muito, para não dizer nada, quando se trata de finais. Basta contar mais uma história, e quase sempre isso vai funcionar para encerrar a série, já que o enredo, obviamente, tem um início, meio e fim bem definido.

No caso de Kino isso acontece normalmente, mostrando uma nova aventura dela, e terminando o anime com aquela cara de “a viajem ainda continua”, que não é exatamente um final fechado, mas, como disse, não deixa pontas para você cobrar algo.

Por outro lado, o fato de ser apenas isso, mais um episódio “qualquer”, acabam tornando o final em um coisa menos brilhante do que deveria, principalmente por não ser algo que faça peso para o desenvolvimento dos personagens.

Um conto mostrando o primeiro encontro com a Shishou, ou até mesmo algo focado na busca do Shizu  por um lugar, nem que fosse temporário, valorizaria mais o final, por dar um encerramento, ou trabalhar mais aspectos que foram introduzidos durante o anime, o que claro, não acontece quando se usa uma nova história focada na luta contra… Ovelhas…

Ovelhas sendo… Ovelhas?

Enquanto assistia o episódio, eu só fica pensando: “o que diabos está acontecendo aqui?”.

Entendo que rolou uma explicação no final, e já vou falar dela mais a baixo, mas… Sério… Ovelhas? Dizer que foi ruim seria um pouco de exagero, até porque, não é tão complicado imaginar elas atacando pessoas, mas, sinceramente, eu fiquei rindo de como as ovelhas perseguiram a Kino, e da maneira como o anime realmente as transformou em um tipo de vilão.

Quando encontraram o corpo do outro viajante então, as coisas ficaram ainda mais loucas para mim. As ovelhas conseguiram matar uma pessoa! Fora que, as cenas da Kino as atropelando, também ficaram bem estranhas com CG e os efeitos de colisão.

Se você trocar as ovelhas por zumbis, seria um baita de um episódio apocalíptico, com a Kino fugindo no limite, se preocupando com suplementos, e encontrando formas de resgatar seu companheiro, até mesmo com direito a um espetáculo de fogos e slowmotion dramático.

Desculpa, mas não tem como deixar de rir  com algo tão épico, e não é ironia, foi realmente legal.

Deixando de lado essa minha opinião aleatória, o final dessa história com as ovelhas, trás uma mensagem bem interessante, que faz valer a ideia daquele conflito todo que aconteceu com a Kino.

Assim que chega no país, um dos moradores explica que o lugar tinha o hobby de usar ovelhas em rinhas, e que após a introdução dos direitos dos animais, elas foram liberadas em um campo para viverem felizes.

Essa questão acaba criando uma leve metáfora, não somente ao famigerado politicamente correto, que tem se espalhado, mas também a vários aspectos do comportamento humano.

Em certos casos, é normal ficar tão apegado ao “não fazer”, que esquecemos que isso não resolve nada. É relativamente fácil dizer que você não prática tal coisa, e que sendo assim, deve ser tratado como uma pessoa boa, mas isso, não obrigatoriamente, significa que os problemas/vítimas deixaram de existir.

Foi interessante a forma como o anime entregou isso, criando um final bacana para história das ovelhas, mesmo que tenha sido de uma forma peculiar…(sim, eu não me conformo com isso).

E não há desculpas que me farão aceitar ovelhas assassinas.

Com um episódio interessante, Kino fecha sua segunda estreia de forma positiva.

Durante o anime tiveram alguns problemas, como algumas partes sendo rushadas, assim como a presença de algumas inconsistências, como países inteiros concordarem com uma decisão, muitas vezes envolvendo assuntos complexos demais para se chegar a um consenso tão prático, e casos onde os viajantes recebiam informações, que deveriam ser “segredos”, de forma fácil, criando algumas exposições forçadas.

Porém, no geral, diria que cumpriu bem o papel que se propôs a oferecer, entregando alguns bons pensamentos e ideias, a medida em que ia apresentando os países por onde a Kino passava.

Como não assisti o original, não dá para comparar muito, mas a sensação de que a temporada passada ainda é a melhor forma de apreciar o verdadeiro Kino no Tabi, acabou surgiu enquanto acompanhava as histórias.

No final, o anime é uma boa forma de ganhar motivos para conhecer mais um pouco do mundo da Kino, seja pelas novels, ou pelas outras mídias, e para quem já era fã da série, a oportunidade de ver mais, com uma qualidade melhor, deve ser o suficiente para ter garantido algumas horas de diversão.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

 

An wild Red Sheep Appeared!

Motorrads sim, ovelhas não.

Eu podia ficar vendo esse gif o dia toda, só para dar risada.

Certo, parei, isso já deu gifs demais.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.