Kino no Tabi #09 – Cinco por um… Ou alguma coisa assim… | Impressões Semanais

E o episódio dessa semana trás cinco histórias curtas mostrando diferentes situações envolvendo os personagens do anime. Cada um dos contos carrega suas próprias características, variando entre cômico e algo mais sério.

Talvez a sensação de que tudo aconteceu rápido demais, principalmente por algumas histórias serem cordas de uma maneira meio abrupta, pode atrapalhar um pouco a experiência.

Porém, em uma parâmetro geral, o episódio consegue ser interessante, e entregar um bom entretenimento, sem abandonar o toque introspectivo que carrega.

Mal sabia ele que balas já tinham sido desviadas por aquela espada.

O primeiro conto mostra dois homens discutindo as possibilidades de atacar os viajantes que passam por um certo caminho. O interessante dessa parte, é que eles acabam criando meio que uma situação de arriscar X escolher o momento certo para agir, com um sempre destacando os pontos superficiais dos personagens, e o outro apontado os perigos que aquilo poderia ter.

Talvez eles tivessem chance de vencer, mas as contestações do Ancião acabam criando barreiras para eles agirem, e os fazendo ficar naquilo sem nunca tomar uma atitude de verdade.

O surgimento da Shishou no final, para mostrar a razão do velho ser tão cauteloso com o quem iria atacar,  dá um ar cômico para histórias, reforçando aspectos da personagem, que já parecia bem interessante antes.

Muitos flashbacks de medo.

A segunda história se foca em uma cidade que merecia um episódio inteiro, já que a temática abre um leque de possibilidades para ser discutidas, e a própria condição do senhor que protagoniza o conto, já renderia uma história bem interessante para ser comentada.

O funcionamento da cidade, sobre acumular pontos por boas ações. trabalha uma aspecto filosófico que normalmente aparece em diferentes histórias, de várias maneiras.

“Por serem bons, as pessoas fazem coisas boas, ou por fazerem coisas boas, as pessoas se tornam bons?”

Os cidadãos praticavam boas ações na cidade, mas podia ser que tudo não passasse de máscaras para ganhar pontos e parecer bem diante da sociedade. O próprio Ex-presidente deixa isso claro, já que passou todo a sua vida agindo como uma boa pessoa, mudando e colaborando com o país, tudo para poder realizar um ato de maldade sem receber a punição por aquilo.

No final, a sensação que dá, é a de que, mesmo com esse objetivo em mente, ele não era realmente ruim, por isso não conseguiu matar alguém, mas o episódio finaliza essa questão de uma maneira muito superficial, apenas com uma frase de conformismo dele, sem deixar muito claro que foi um ponto final para história, o que pode acabar incomodando um pouco, principalmente por você não estar esperando que o anime dividiria ainda mais tempo com outros contos.

Podia ter mais…

Os outros três contos são bem mais simples, e não tem tantas coisas assim para comentar. O caso do restaurante é engraçado por conta das habilidades da Kino na cozinha, e deixam uma mensagem sobre aquela questão de idolatrar/ aceitar algumas coisas, mesmo que sejam ruins, além de alguns pontos sobre se aproveitar dos outros para ganho próprio.

O conto do Shizu com a Ti é ainda mais simples, focando no país que tinha um monumento para desejos, e mostrando a visão deles sobre agir, ao invés de se apegar a esse tipo de coisa, além de uma descrença em relação a possibilidade daquilo funcionar, mas é tão rápido que praticamente não tinha motivos para estar ali.

A última parte mostra as experiências da Kino em uma cidade que apagava as memórias dos viajantes para que as informações sobre o lugar não saíssem de lá.

Foi divertido ver as reações dela depois de deixar o lugar, porém, mesmo conseguindo trabalhar relativamente bem o sentimento de perda dela, mostrando a sua angustia por não lembrando dos momento que passou lá, fica complicado comprar a ideia de forma plena, sem saber como foram esses momentos.

Esse seria outro caso em que um episódio completo funcionaria muito melhor, do que passar de forma tão superficial por uma cidade com uma condição tão interessante.

Será?

O nono episódio de Kino no Tabi acaba sendo um compilado de história, o que claro, cria aquele condição onde as coisas são trabalhadas de forma rasa, sem aprofundar tanto no conteúdo de cada país, e deixando a nítida sensação de falta de aproveitamento de algumas ideias.

A forma como fizeram a transição de um conto para o outro também acabou me incomodando um pouco, principalmente a da país que atribuía pontos para boas ações, fazendo parecer que as coisas com o velho não foram realmente resolvidas.

A história do Shizu com Ti também soa um pouco desnecessária, já que mostra apenas algo rápido sobre a busca deles por um lugar para morar, sem acrescentar muita coisa sobre o país.

No final, o episódio não chega a ser ruim, mas a tentativa de trabalhar muitas história de uma vez, pode incomodar quem esperava mais profundidade nos contos, ou queria algo sério.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Shishou, melhor pessoa.

Eu não canso de rir dessa criança andando com granadas como se não fosse nada.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.