O caso da confissão escondida no final de Hyouka que melhora muito o final (Se você notá-la)

Hyouka é um anime que eu gostei quando assisti, mas fiquei meio frustrado com o final, que eu definiria como “mais aberto impossível”. Ao menos até ler uma entrevista em que o diretor explica em detalhes o final.

 

Para quem não conhece a obra, ela é um slice of life, ou seja, se foca em vida cotidiana. Quem quer um anime movimentado, passe longe! Mas para quem curte vida cotidiana com um pouco de mistério, deve agradar.

O anime é muito bem produzido e varia entre contos episódicos e alguns arcos com problemas maiores, resolvidos por um clube de literatura, do qual o protagonista e mais três personagens fazem parte.

Ao final do anime, depois de você ficar shippando o protagonista com a heroína dos olhos hipnotizantes por 22 episódios, o anime termina, com os dois caminhando em direção ao sol. Qual minha reação? VÃO ME TERMINAR ASSIM SEUS DESGRAÇADOS?! CADÊ O MEU FINAL ROMÂNTICO!?

Mas depois de ler uma entrevista do diretor, com ele explicando em como fez de uma forma que não mudasse o material original, mas ao mesmo tempo indicando que o casal deve ficar junto, eu comecei a curtir bem mais.

Basicamente, a heroína, no finalzinho do episódio 22, pede ao protagonista para olhar para ela e começa a comentar dos negócios da família dela, e como ela está presa a isso (tem no vídeo acima em mais detalhes a cena). Em resumo, ela comenta o que tem a oferecer a quem ficar com ela, e o que a pessoa vai ter que herdar de bom e ruim. Ela comenta também que está estudando ciência para ajudar na produção das fazendas, e o outro caminho seria a administração.

Nesse momento, o protagonista comenta que ele podia ficar com a administração… OU seja, ela se confessou indiretamente, dizendo o que viria se ele quisesse um futuro com ela, e ele aceita isso, propondo até que quer se casar com ela, ao dizer que pode administrar os negócios da família, enquanto ela cuida da melhoria da produção. Infelizmente, o que ele diz é revelado ser só um pensamento depois. Mas ao menos indica de forma clara que ele quer ficar com ela, e com a pseudo-confissão dela antes, é provado que é algo mútuo. Ou seja, os dois devem acabar juntos no futuro. Eles caminham em direção ao sol, e fim (essa cena é linda, tem no vídeo acima).

Quando eu li a interpretação do diretor do final eu comecei a gostar bem mais do anime. O final ainda é aberto, mas é um aberto que encaminha para um fechamento. As OPs e EDs dele são muito criativas também, vale dizer. E para quem gosta de slice of life, fica a recomendação.

Relacionado: