Princess Principal #09 – Impressões Semanais

Certo, certo, esse episódio foi sensacional!?… Não, né? Por mais que tenha sido um belo fanservice na Chise para mim, e bem divertido de assistir, muito do conteúdo ali parece questionável em termos de narrativa. O máximo que dá para fazer, é apostar mais algumas fixas que o anime terá vinte e quatro episódio, caso contrário, esse foi um episódio quase jogado fora, ainda mais, depois daquela maravilha que tivemos semana passada.

Espero que ninguém tenha feito essa expressão, porque é da Chise que estamos falando.

Se por um lado o conteúdo desse episódio pode ser bem divertido por conta de algumas piadinhas, e o uso do ponto de vista da Chise para reforçar as diferenças culturais, por outro, ele deixa uma sensação parecida com um recap disfarçado. Digamos que ele pode ser considerado como uma mentira bem contada (eu não podia perder a referência).

Ver a perspectiva da Chise é um tanto quanto diferente. Não que seja ruim, especialmente se você simpatizou bem com a personagem, como eu. Mas o que me chamou bastante atenção nessa troca, foi como as coisas soam estranhas por forçar uma mudança de cultura que, na prática, vai bem mais além de só mudar o país.

Eu sempre acho curioso quando a história apresenta situações com diferenças de idiomas, sendo que todo mundo ali está falando a mesma língua, ainda mais quando isso vem acompanhado de casos isolados, como a Chise sendo ruim na aula de inglês, ou sofrendo bullying por conta da sua nacionalidade, sendo que os próprios agressores estão falando o idioma dela.

Obviamente, não teria condições de legendar todo o resto do cast, e colocar apenas Chise falando japonês, e isso nem chegou a me incomodar, mas como o tema do episódio é diferenças culturais, isso acaba criando alguns pontos de incongruência que me fizeram ficar pensando sobre.

Não considero isso como sendo uma falha no roteiro, mas que existem formas criativas de “fugir” desse tipo de situação, provavelmente tem…

Mas, de qualquer forma, não chega a atrapalhar em nada.

Usando o gancho das diferenças culturais, esse é basicamente o ponto central de todo o enredo do episódio. Pegando do ponto de vista da Chise, você é levado a acompanhar o dia a dia dela, e como a mudança de país afetou seu estilo de vida. Isso, por si só, já deixa uma cara de filler/OVA, e quando ligado ao ponto de vista dela sobre cada uma das garotas, dá uma sensação de recap, criando aquele sentimento de que a informação entrou ali só para render o tempo do episódio.

O enredo pode até ser bom, principalmente para os finais, com o desafio e algumas lições sobre a cultura japonesa e coisa do tipo, mas em essência, ele serve para duas coisas: aprofundar a relação Japão x Reino x Comunidade, e trabalhar a amizade das garotas.

Essa questão política do Japão é acrescentada durante o dia da Chise, e reforça os pontos de instabilidade que existem dentro do grupo. De acordo com a cronologia, esse episódio aconteceu um pouco após a morte do seu pai, tanto que ela mesmo deixa claro dizendo que está espionando as espiãs.

No final, mesmo com o depoimento da Chise favorecendo o lado da Comunidade e a ascensão da Princess, nenhum acordo foi firmado para garantir a segurança do grupo, ou prevenir uma possível mudança de lado,  o que deixa mais algumas perguntas no ar sobre o que pode acontecer no futuro.

Se não fosse por esse detalhe, o episódio em si seria completamente focado em segurar o enredo principal e desenvolver um pouco mais da relação das garotas, e apresentar melhor a Chise ( e o Japão) para o público.

Além de uma tosse intensiva da best Lol samurai <3

Depois de um plot twist incrível, carregado de drama e explicações, o anime volta para algo mais “slice of life”, usando uma das personagens “secundárias” para explorar o ponto de vista cultural, e desenvolver melhor as relações do grupo, além de retomar pontos políticos anteriores.

A sensação de que tudo não passou de um recap pode incomodar um pouco, ainda mais se as expectativas estavam em cima de um verdadeiro início para os conflitos da trama. Porém, particularmente, não acho que o episódio tenha sido ruim, ele apenas parece mal encaixado, e um pouco “superficial” demais, em um primeiro momento.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Eu também, mas…

Desde o episódio do pai da Chise, tem um ponto na relação das garotas que vinha me deixando preocupado, e com esse episódio, isso acabou ficando um pouco mais preocupante.

A ideia delas se tornando um grupo unido e forte soa interessante, e a história dessa semana contribui bem para essa relação ficar ainda mais forte, em especial, por conta daquele final. Mas por outro lado, me deixa com uma leve sensação de podem destruir a construção do personagem da Chise.

Se a dita teoria do conflito entre elas acontecer, as chances de uma situação onde o friend power supera essa barreira, é bem provável também. Mas para uma garota que chegou ao ponto de matar o próprio pai, em uma situação dramática daquelas, cogitar a possibilidade de uma situação do tipo: Ficar ao lado do Japão -> Repensar a situação -> Voltar para o lado da Ange/Princess, parece forçado demais, e quebraria tudo aquilo que foi construido no episódio dela.

Claro, isso tudo não passa de suposição, e o roteiro e direção têm se mostrado bem efetivos, mas é algo que tem me deixo inseguro desde aquele episódio, por isso vou deixar aqui apenas como um comentário extra.

Extra de Verdade

Teve também essa garota aleatória com character design 10/10…

O caso dela seria a missão do episódio em si, com as garotas resolvendo os problemas de vazamento de informações por fora.

suposição…

Esse foi o 11º caso, enquanto que o episódio de apresentação dela foi o 7º, dá para supor que exista uma relação de 1 semana para cada caso.

O melhor é o olhar dela enquanto pensa kkk.

O jeito certo se rebater uma bola.

Eu não sabia se dava risada, ou fica impressionado por ela carregar um nabo no bolso.

Sempre bom ver babaca se ferrando.

Isso tem que ir para cenas da semanas, porque, de fato, é algo impressionante.

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.