18If e seu inesperado episódio 7 – Impressões

18If teve um primeiro episódio bem estranho, para não dizer ruim. As ideias estavam lá, mas foram tão mal aproveitadas que fizeram com que o anime fosse taxado como sendo uma das piores estreias da temporada, o que não deixa de ser verdade.

Porém, após um início meio torto, o anime conseguiu emplacar bons episódios e trabalhar muito melhor a questão dos sonhos de garotas, usando problemas relativamente comuns, e entregando alguns plot twist dramáticos, ou inesperados.

O sétimo episódio vai além, e transforma o anime em algo novo, mudando o estilo artístico e apresentando uma experiência simples, mas bem agradável, que só vai se intensificando a medida em que os minutos vão passando, o que por consequência, me deu vontade de falar um pouco sobre.

Um conto sobre política, romance, amizade e injustiça.

Logo de cara, o que mais chama atenção é o estilo de traço escolhido, o que por si só já merecia uma menção honrosa, já que deixa de lado aquela animação mais ou menos, e cria um estilo próprio e bem bonito de ver (eu pelo menos gosto).

A escolha de traços colabora, e muito, para construir o clima desse episódio, que nada mais é do que o de um conto, como aqueles curtas animados que vira e mexe aparecem por aí. O estilo é simplista, mas muito bem feito, com ângulos e visões panorâmicas que criam detalhes incríveis.

A história também deixa tudo muito agradável por ser em um estilo diferenciado, passando a sensação, como disse mais acima, de um verdadeiro conto, daqueles que você lê quando é pequeno.

A desconstrução das memórias, talvez seja a melhor parte em tudo.

O enredo é cheio daqueles foreshadowing gostosos de acompanhar, onde detalhes como a aparência do Príncipe, o comportamento do mundo ao seu redor, e a própria passagem dos estados de emoções, que acontecem durante o episódio, tornam a experiência final ainda melhor.

Comentar muito sobre a história pode acabar tirando parte das impressões que alguém venha a ter, até porque, ela é bem simples. Tudo gira em torno de um Príncipe, seu melhor amigo e uma garota que eles conhecem ao acaso, mas em cima dessa experiência simples que a história constrói uma história bem interessante.

E tudo ainda termina com uma linda OST.

Para quem não estava acompanhando o anime, ainda é possível assistir esse episódio normalmente, já que tudo acontecem em cima da relação dos três amigos, e o protagonista principal age apenas como um ouvinte/espectador.

Desde que tenha em mente que a proposta do anime é resolver os sonhos das garotas, que nada mais é, do que a manifestação de um desejo, vontade, ou fuga da realidade, o entendimento da história acontece perfeitamente, e pode ser bem gratificante.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.