Sakurada Reset #16 a #17 – Respostas… Ou quase isso | Impressões Semanais

Assistir a esses dois episódio de Sakurada me fez confirmar a sensação de que, mesmo a história tendo um grande potencial, ela parece estar sendo cada vez menos bem aproveitada.

A ideia de que possa acabar com uma sensação vaga, sem realmente criar um sentimento de plot twist, e deixar tudo com cara de “explicação inserida no meio de um diálogo”, parece cada vez mais convincente, do que um final elaborado e com impacto.

Hora de um reset.

Não descarto a possibilidade de estar perdendo alguns detalhes das explicações, mas as coisa parecem um pouco fora do lugar, especialmente, quando você olha para o início da série, com aqueles diálogos da Souma, e as resoluções dos casos.

Ainda não se tornou uma perda de tempo, mas parece que tudo está apenas acontecendo dentro do universo do anime.

Os dois episódio foram sendo carregados pelas informações, e por algumas explicações importantes que foram sendo adicionadas, mas é apenas isso.

A minha sensação, é que o anime virou uma grande bola de neve, onde precisa se manter constantemente explicando coisa, ou justificando algo para não perde o interesse.

Isso deveria ser uma qualidade, afinal de contas, uma história precisa se movimentar e gerar resultados, mas isso tem sido jogado em cena de tal forma, que você simplesmente olha para aquilo, assimila, e espera o próximo.

A Souma, que antes era uma personagem envolvente e manipuladora, parece ter se tornado a garota dos planos.

Ela ainda continua funcionando como o pilar dos acontecimentos, e o timing dela com as mensagens, deixa a sensação clara de que a personagem viu tudo aquilo, mas… O brilho e charme que tinha, se perdeu em meio tantos planos, e o Kei se tornou apenas um boneco seguindo o que ela fala.

Parece até meio errado dizer isso, mas comigo não tem funcionado de maneira positiva essa quantidade de informações sendo apresentadas de forma tão conveniente.

E esse dilema amoroso também já está começando a ficar meio fora do lugar.

O 16º episódio têm uma possível aliança entre a Souma e o Escritório, uma tentativa do Kei de demonstrar seus sentimentos e dar outro fora na Souma libertar a Haruki das suas “amarras”, além de adicionar um pouco de detalhes sobre os planos do Escritório, mas em nenhum momento, senti importância naquilo.

Era como se tudo estivesse acontecendo, e por mais que entenda que seja importante, em essência, eu só estava assistindo a cena passar.

Já foi comentado inúmeras vezes sobre a apatia que Sakurada carrega, porém, esse ainda não parece ser o ponto para mim.

As cenas da Haruki carregavam uma grande “responsabilidade”, e tudo o que o Kei disse para ela, deveria ser o “certo”, mas não tem impacto, não tem força. Tudo se constrói da forma que deveria, quase seguindo uma receita, mas no final, as coisas simplesmente parecem mal aproveitadas.

A menos que “agir como um roteiro” seja parte do twist final, mas ainda assim…

No caso do 17º episódio, isso ainda se torna um pouco mais complicadas, porque envolve questões mais amplas, por isso, vamos por partes…

Primeiro, se lembram do caso da garotinha clonada, e da menina que entrou na bolinha de gude, certo? E de como as habilidades envolvidas nesses dois casos eram “prejudiciais” para o usuário em um primeiro momento?

Esse é o exato ponto que o Escritório tentou levantar no 17º episódio, mas que só deixou tudo com cara de enredo mal aproveitado.

Quase todas as habilidades tem um demérito para o usuário, seja na vida, ou no uso delas em si. A Souma teve sua existência inteira mudado por conta do seu poder. A Haruki, até encontrar com o Kei, sempre resetava sua vida por “medo” e a garota do Escritório claramente não gosta de poder ver as mentiras dos outros.

Essas pequenas coisas acrescentariam um grande peso no atual arco, onde o Diretor do Escritório pretende apagar as habilidades de Sakurada e começar de novo, mas elas passaram tão batidas, e de forma superficial, que no momento em que precisavam entrar como um adicional, acabaram não fazendo diferença.

Nem mesmo os exemplos mais recentes, como o último reset da Haruki, o mundo da Michiru, o homem do roteiro, e a Sakiun conseguem trazer um verdadeiro peso para essa questão.

O caso da garotinha clonada criou um peso moral, mas depois disso, tudo começou a ficar em segundo plano.

É complicado dar uma opinião clara sem ter lido a novel. Pode ser um problema de roteiro, direção, da própria história, tudo isso junto, ou talvez nenhum desses pontos, afinal de contas, eles ainda têm 7 episódio para trabalhar.

Mas as minhas impressões até o momento, em especial pelo início desse arco, não tem sido muito otimistas. Principalmente pela explicação das origens de Sakurada, que surgiu no 17º episódio, e não foram lá muito impressionantes como gostaria.

Isso não pode ter sido apenas uma grata conveniência.

Talvez isso não seja um problema para alguns, mas aquilo não foi conveniente demais?

Dois, entre os três primeiros usuários de habilidades, terem justamente aquilo que era necessário para construir o Escritório, e o mais estranho, as habilidades eram especificas demais.

A Bruxa usar a pré-cognição dela para controlar o surgimento das habilidades é ok, mas um cara com a capacidade de apagar as memórias do mundo inteiro, eu uma mulher que consegue isolar elementos específicos, soa muito pratico.

Eu espero que usem esse resto de season para elaborar melhor essa questão, porque ter apenas um flashback, onde só dizem que no início havia três pessoas com habilidades, e explicam como surgiu o Escritório, parece um pouco preguiçoso.

Talvez esse plano não fosse uma má ideia…

Para encerrar esse texto, que ficou gigante… Sakurada nunca foi o exemplo de anime carismático, e isso vinha sendo relevado por conta dos mistério e suspense que a série fazia.

Mas atualmente, quando esses ditos mistérios começaram a ser revelados, parece que tudo não está sendo bem aproveitado.

A sensação de que as coisas acontecem de forma perfeita demais, talvez sejam o que mais me incomode. Eles ainda têm um certo tempo para que justifiquem e elaborem melhor cada ponto apresentado.

Porém, a sério não tem me passado tanta confiança sobre essa possibilidade.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Souma…

Nem mesmo os diálogos cheios de metáforas e ironia ela tem feito… Até entendo que está em um arco “sério”, e ficar com joguinhos não faz muito sentido, mas… Era isso que divertia na personagem.

Não façam isso…

Lembro que nos primeiros reviews tinham comentários sobre o motivo deles serem apáticos, estava contando que fosse relacionado com a origem de Sakurada, mas parece que não é bem assim… Pelo menos por enquanto.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.