Castlevânia – Vampiros, igreja e muito sangue

Quando a Netflix inicialmente anunciou uma adaptação de Castlevânia como filme, eu fiquei claramente com medo de mudarem muitos aspectos do original, além de ser uma obra que depender muito de uma boa computação gráfica, fotografia e figurino bem detalhado para sair algo de qualidade, isto se fosse um live action.

Afinal, Castlevânia é um mundo de horror fantástico e tem elementos como magia, monstros, etc. Ou seja, Netflix teria que investir um pouquinho mais nesta produção se quisesse agradar a fã base dos jogos.

Depois anunciaram que seria uma série animada, o que abaixou mais ou menos meus receios, em vista que com animação você tem uma liberdade um pouco maior do que com um filme com atores reais, mas nesse caso a produção dependeria de bons animadores e roteiristas para a coisa dá certo.

O que achei interessante é optarem pelo formato de animação japonesa do que a norte-americana. Um dos produtores disse que gosta das peculiaridades desse estilo, mas acho que também foi por questão financeira, já que um episódio de anime é mais barato para ser produzido.

E gostei do fato de não ter sido uma nova história criada com base nos jogos, mas realmente estarem adaptando o plot dos jogos, especificadamente do Dracula’s Curse, o terceiro jogo da franquia, que é a história que abrange Trevor Belmont, Syrpha e Alucard ( Também tem o Grant que ainda não entrou na história animada).

O design dos personagens ficou bem bonito e agradável. O figurino não ficou algo muito exagerado, mas também não é tão simples e sem detalhes. Pode haver algumas reclamações em relação ao Alucard esta bastante oxigenado(para quem só o viu em Lords of Shadows) e o seu traje mais humilde, mas o design ainda arremete bem ao de Symphony of the Night.

O design dos personagens ficou bem legal

Os cenários são bem desenhados e a computação gráfica bem mesclada ao 2d, sendo quase imperceptível. A coloração e iluminação do anime é bem escura  para destacar o tom mais sombrio da obra.

A trilha sonora é boa e bem empregada. Ela consegue te imergir nas situações de tensão, ação, etc, mas poderia ser melhor. A animação é bem fluida e com boas coreografias de luta, os personagens se movimentam com bastante detalhes.Quem curte uma boa pancadaria, não vai se decepcionar com a obra que promete ter muito mais ação.

O roteiro por enquanto esta mantendo uma boa fidelidade ao enredo original. Os diálogos são bem escritos e os dubladores  personificam bem os personagens.

Falando nos personagens, as personalidades são bem ponderadas e sem muitos exageros. As ações deles são criveis dentro da perspectiva e história de cada um.

O vilão, o Drácula, foi bem apresentado, sabemos e compreendemos suas motivações de querer destruir a humanidade. Ele ainda não foi tão trabalhado e não dá pra você fazer isto só em um episódio.Mas com o pouco que foi mostrado já da pra saber como ele pensa e como é sua personalidade.

E mais detalhes sobre o conde também só são apresentados em outros jogos . Mas admito que poderia haver uma empatia maior do público com o vampiro se focassem um pouco mais a relação dele com a Lisa.

Contudo, foi um bom episódio para introduzir a problemática principal e que move a história que é a invasão das hostes demoníacas do Drácula e o próprio Drácula.

A ambientação na idade média é muito boa e focam bem o problema do fanatismo religioso, da corrupção dentro da igreja e do preconceito e combate ao que é contrário aos desígnios de alguns lideres religiosos , como o fato do bispo da trama tratar ciência e conhecimento antigo como coisas de Satanás e condenar Lisa a fogueira.

O pobre bispo não imaginava estar tão certo XD

Não estou afirmando que toda a cristandade da idade média era assim, mas é fato que neste período houve vários casos de condenações injustas e cruéis por parte do clero local na Europa.  Algumas condenações movidas por falsas acusações, outras por simples e puro fanatismo religioso.

O anime também não censura a violência, por ser uma obra mais séria e dark, então para quem não gosta de mutilações e muito sangue, não vai ser um anime tão legal.

Os episódios são bem movimentados,  não teve nenhum  que não tivesse um evento tenso ou ação. A narrativa é boa, não é nem tão lenta ou muito apressada ( por enquanto). O problema ao meu ver é como encerram os episódios. Eles tentam fazer um clifhanger, mas a forma que fazem é muito brusca e mal feita.

Dá a sensação que animaram a história toda e depois a picotaram. Outro problema foi lançarem 4 episódios que contam até determinada parte da história e chamarem os outros 8 episódios ( que serão lançados ano que vem) com o resto dos eventos de segunda temporada.

É um absurdo porque não vão narrar algo posterior ou anterior aquela história, mas apenas dá progressão ao que já esta sendo narrado. Faria mais sentido dizerem que estes episódios foram uma introdução para o anime de 2018.

Sendo que esta decisão não ficou tão ruim porque a parte com a qual terminam o quarto episodio consegue fechar de forma razoável este ciclo da história, mas não deixa de ser algo incompleto e impregnar o público com a sensação de que interromperam a  narração quando as coisas realmente começariam a ficar mais agitadas e interessantes.

Alem do mais, também recomendo que ignorem a física já que aparentemente os personagens de Castlevânia parecem serem imunes a efeito de quedas e pancadas que matariam um ser humano comum.

Tirando estes por menores, o anime me agradou bem, portanto recomendo sem medo para quem curte histórias sérias com ambientação medieval mais dark, personagens simpatizáveis e um vilão com bons motivos para querer estripar os seres humano. Afinal é Castlevânia então divirtam-se com vampiros, igreja e muito sangue.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

Levou uma surra, mas ganhou no diálogo

Não sei como ele ainda conseguiu procriar depois

Quando você pensa que vai rolar quela cena romântica clichê XD

Por curiosidade: o cover da série é uma referencia ao primeiro jogo

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.