SukaSuka #04 – Impressões Semanais

SukaSuka pode estar indo por ladeira abaixo ou indo pelo caminho certo, só depende de um ponto de vista sincero. O que começou com uma proposta de drama, está se saindo melhor com o lado do romance e um tanto slice of life demais. Contudo, ainda bem dentro dos parâmetros da Novel.

Considerei esse episódio, mesmo que um tanto parado, bem autoexplicativo e completo. Tem todo um aspecto cultural que se encaixa bem na enrolação da história, começando com os filmes românticos exibidos. Foi bastante engraçado a estranheza que as diferenças dos comportamentos entre determinadas raças trazem. E o jeito que a cultura local foi inserida, seja com as tradições românticas, ou como os lagartos realmente se comportam como tal, também foi bastante significativo.

Aliás, foi um contexto que mesmo que um tanto bobo, acaba fazendo o foco na Tiat fluir bem durante um episódio. Ainda que apenas focado nela, sentia falta de uma visão mais exclusiva nas garotas mais novas. E isso o episódio soube trazer. Até mesmo abrindo alguns mistérios sobre questões políticas, na briga dentro da cidade. Pode ser que uma deixa gigante a respeito de como as ilhas são administradas tenha sido aberta.

Que amorzinho, que amorzinho! Uma cinéfila!

O desenvolvimento do enredo se voltando a Tiat é completamente explicável. Futuramente, na sequel da Light Novel, é possível que ela seja uma das personagens principais. Então nada mais justo do que desenvolvê-la. Sua personalidade é bem agradável, tem um comportamento hiperativo de criança, empolgação e expressões extremamente animadas. Ela também lida de forma bem madura com o fato de que terá de trilhar o caminho como guerreira.

Como já foi observado na Chtholly e agora na Tiat, as fadas aparentemente crescem com uma inspiração mais velha de guerreira, acabam juntando suas personalidades sem medo da morte com um exemplo de heroísmo.  De fato, elas não demonstram muita preocupação com seus futuros, apenas com suas realizações.

A proposta dos sonhos de prenúncios também foi bastante significativa. De fato, existem fadas que não despertam as habilidades em poder usar as Dug Weapons. Até me pergunto o que acontece com elas, e seria muito bom explorar essa questão também. A condição das garotas sempre parece piorar mais com tanta informação inserida. Toda a noção em ter que ajustar os corpos delas para se adequarem às lutas, também fica um pouco em aberto, elas se tornam armas, literalmente tendo seus corpos modificados, mas a parte física que abre um pouco a curiosidade. Possivelmente tais mudanças serão vistas na Tiat esclarecendo algumas coisas.

Que jeito mais feliz de se virar uma arma de combate.

O drama acaba apenas se voltando ao Willem, posso dizer que os sonhos perturbados dele são mais dramáticos do que a forma com que a realidade é inserida ali. Já que ainda não vimos lutas, mortes ou algo chocante do gênero. Creio que para quem esperava aquele feels a decepção acabou sendo forte, mas em contrapartida tivemos explicações bastante claras, e a obra ainda consegue se sustentar graças a isso.

A condição psicológica do Willem acaba sendo bastante esclarecida dessa vez, ele está atormentado e realmente com medo do pior acontecer. Acho que a positividade dele no último episódio camuflou isso de uma forma muito abrupta, mas no fim todo o drama pelo qual ele estava passando acaba finalmente trazendo algo mais doloroso ao enredo. As expressões dele são muito bem colocadas, mostrando que ele pode ser um protagonista maduro, mas que ainda assim se afeiçoou rapidamente às meninas.

É agora que começa o sofrimento, opa, não foi.

Outro ponto foi o aparecimento da Phyracorlybia, a moça que procurava o Limeskin (por sinal que criatividade com esses nomes). O surgimento dela foi bastante repentino, talvez uma adição de informação aqui e lá, contudo, fico no aguardo se ela de fato vai ter algum papel direto na história.

O design dela é muito fofinho, vai.

E claro, a parte que se tinha defeitos um pouco incomodantes de início, agora consegue até soar bonitinha; o romance. Digo que se aquela cena não foi umas das mais afetuosas e fofas até agora, não tem outra para substituir. Ainda não dá para ter muita certeza se o passado do Willem irá influenciar em todo o sentimento que ele está desenvolvendo pela Chtholly. Um erro que a obra soube corrigir foi justamente alocando essa relação de uma forma mais fluida. E agradeço bastante por isso. Mesmo que o esperado fosse alguém voltar morto e a tristeza começar a aparecer com força, fico na zona de conforto concluindo que pode ser bom dessa forma menos óbvia.

Acho que já deu para perceber que pelo andar da obra a adaptação vai conforme a Light Novel, alguns pontos mais rápidos aqui e outros mais lentos ali. Pode-se estar adiando bastante as lutas e talvez alguns espectadores estejam sendo perdidos com isso, mas antes com calma do que malfeitas. E mais uma vez, ainda estou no aguardo por elas.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

E você, que nota daria ao episódio?

 

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extras

Sei que todo mundo teve alguma dessas neuras na infância haha

Bizarro imaginar isso com lagartos, mas na vida real tem sempre aquele casalzinho na sorveteria…

Apostas para esse moço que também aparece na opening ter algo bem relacionado com o passado do Willem?

Esse anime precisa parar de me torturar com esses gifs.

Victoria Caroline

Engenharia, literatura brasileira, fotografia, vídeos de receitas, música boa e cultura japonesa. Não necessariamente nessa ordem. Às vezes acorda meio de humanas (quando consegue acordar).