Os custos baixíssimos do filme ‘Kimi no Na wa’ e quanto o criador ganhou

Uma fonte da industria comentou dos custos aproximados de Kimi no Na wa, assim como os ganhos do criador e diretor no processo. E pode ser assustador para alguns o quão pouco o diretor ganhou inicialmente.

A previsão da produtora Toho era que o filme fizesse aproximadamente 15 milhões de dólares, isso é fato. Metade disso fica com os cinemas, também é fato. Então o que seria investido no filme, e a partir daqui é uma especulação baseada no padrão das produtoras com filmes, seria no máximo metade do que eles tinham como quase certeza que teriam de retorno. Ou seja, 7.5 milhões de dólares (estou convertendo, as pessoas se confundem quando uso yen, a moeda japonesa).

Pela média padrão para esses filmes, 3 milhões gastos em marketing, e os 4.5 restantes para a produção do filme. O diretor leva 5%, ou seja, ganhou aproximadamente 225 mil dólares para 2 anos de trabalho, ou 9 mil por mês. Longe de ser um salário ruim, mas para o diretor de um filme que fez mais de 300 milhões de dólares mundialmente, é ridículo.

 

Claro que, sendo o criador, ele deve ter direito a royaltes do que o filme fizer acima dos 15 milhões de dólares. Quanto ele tem direito é um mistério. Mas se for 1% (provavelmente é mais) ele já ganhou 1.5 milhão de dólares…

O mais curioso, no entanto, é observar o custo baixíssimo de um filme tão bem feito. Claro, não é 100% fluido como os filmes antigos da Disney em 2D que custavam pelos 100 milhões de dólares. Mas ainda assim é tecnicamente bem acima de muitos filmes japoneses que saem todos os anos (menos os do Ghibli, mas aqueles custam mais de 15 milhões). E ainda assim seu custo foi 3% do que os filmes atuais da Disney em computação gráfica custam hoje.

Ou seja, em investimento x retorno, esse filme foi mais lucrativo que qualquer coisa que a Disney já fez. Cada 1 milhão investido nesse filme rendeu aproximadamente 25 milhões. Enquanto Frozen por exemplo, que passou da barreira do bilhão mundialmente, rendeu aproximadamente 3 milhões por cada milhão investido (estou cortando a bilheteria deles pela metade no calculo, já que o cinema leva metade). Interessante, não?

Kimi no Na wa é o filme japonês mais lucrativo de todos os tempos, com mais de 300 milhões de dólares de bilheteria mundial. O BD, que deve vender horrores também, só sai 26 de Julho de 2017, para quem está esperando.

Fonte: Cia e sakugaboku

Relacionado:

  1. Os 10 Melhores Animes de Romance de 2016
  2. Review – Kimi No Na Wa – O Anime Mega Hit de 2016

Vídeo Relacionado: