A Mentira sobre Mulheres serem maioria entre Gamers no Brasil, segundo Pesquisa

 

Eu acho muito legal que o público feminino interessado em jogos eletrônicos esteja crescendo. A cada dia, jogos serem coisas de homem é mais inverdade. Elas, no entanto, estão longe de serem maioria entre os “Gamers”.

Segundo a pesquisa da PGB com 3.000 pessoas, as mulheres ficam na frente, representando 53,3% do público Gamer. O vídeo acima é uma versão mais completa do que vou falar abaixo (e com alguns relatos meus em MMOs).

Pra começar, Gamer é (ou era) uma denominação a pessoas que jogam muito e se dedicam a aprofundar seu conhecimento sobre tais jogos. Não casuais, ou menos ainda quem joga 20 minutos de Candy Crush antes de dormir. Mas as pesquisas obviamente não filtram isso. Ao invés disso, na pesquisa, deixam a pessoa decidir o que ela é, e a maioria diz ser “Gamer Casual”. Detalhe, não existe um padrão para o que é isso, mas como ser Gamer é algo ‘cool’ hoje em dia, muita gente se auto denomina como tal.

O modo que a pesquisa é feita, pegando qualquer pessoa que joga, independente do tempo, já não ajuda. Mas os sites ainda jogam mais lenha na fogueira ao venderem a notícia como: “Tem mais Mulheres Gamers que Homens no Brasil”. Vai procurar em uma raid de World of Warcraft: se tiverem mais de 5 mulheres em uma Raid de 25 pessoas, já é estranho. Tem mais mulheres em MMOSRPG hoje em dia, mas ainda é dominado por homens, e as mulheres que jogam são na maioria casuais.

Jogos de Console e PC são os que considero jogos dos tais denominados “Gamers”, mas hoje em dia, na tentativa de vender produtos, qualquer um é Gamer, e têm os produtos mais idiotas orientados ao público. O curioso é que Nerd ainda é considerado quem investe muito em um hobby de HQs, Filmes, Etc. Só o “Gamers”, que pela lógica é quem investe muito tempo em jogos, foi desvirtuado para “qualquer pessoa que jogue um game uma vez na vida”.

De qualquer forma, a pesquisa ainda tem dados bem interessantes (segue o link para ela abaixo), desde que você saiba interpretá-los e ignore o fato de alguns considerarem qualquer pessoa que toca em um game, um ‘Gamer’ hoje em dia.

Fonte:  Dados da Pesquisa