Youjo Senki – Impressões finais e Review

Youjo terminou de uma forma estranha. Foi boa e ruim ao mesmo tempo. Senti falta do clássico final movimentado com bastante tensão. Mas ao mesmo tempo a tensão foi gerada através de um diálogo provocativo e aquele final sensacional (o antes dos créditos).

A discussão foi interessante mais na forma como manteve um suspense intermitente pelo episódio inteiro, mesmo que o mesmo fosse parado, do que pelo que estava sendo dito em si. A compreensão das guerras devido ao conhecimento do mundo anterior misturadas a experiencia atual do protagonista, no entanto, se fazem valer por bom diálogos nessa obra, isso é fato.

Diria que é aonde o autor se sai melhor. Se a compreensão do autor de que batalhas unilaterais e fáceis são péssimas em narrativas (a ponto do diretor e roteirista terem que alterar o original pra inventar uma batalha decente no final), ao menos ele se sai bem na caracterização do elenco e bons diálogos.

A guerra, portanto, está longe do fim, o ser humano não é tão simples, e ao se ver ameaçado faz exatamente o que mostra a obra. Não se ajoelha perante a ameaça, mas se une a quem puder para combate-la. O que era uma guerra contra uma facção virou uma guerra contra o mundo inteiro no final, acabando de uma vez por todas com a vida pacifica da protagonista.

A melhor cena para te provocar e fazer querer ver mais foi pra mim a da filha do oficial abatido do episódio 11. O discurso dela no final com os olhos ficando amarelos com o poder de Deus gradualmente foi sensacional em termos de criar tensão e surpresa. O protagonista, parece, encontrou sua arqui-inimiga.

E assim termina, com a promessa de que mais está por vir e a convicção do protagonista contra Deus sendo reforçada. A guerra continua.

Se vamos ver essa continuação ou não vai depender das vendas de Blu-ray e DVD, porque as Novels já fizeram sua parte em aumentar bastante em vendas.

Sim, eu sei que alguns queriam vídeo, mas o Youtube está fazendo o máximo nos últimos dias para te desanimar a postar qualquer coisa lá, que dirá 2 vídeos ao dia como teria que fazer para incluir Youjo no cronograma. Então só vai ter vídeo final de Kuzu mesmo.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Review da obra como um todo:

Youjo é uma obra indicada para quem gosta de Fantasia Militar presando por um certo realismo (sim, sei que parece irônico tendo fantasia misturada). O protagonista, mesmo que pareça um lunático inicialmente, vai sendo humanizado pouco a pouco, e fica fácil criar empatia pelo seu time de aliados.

Tirando alguns episódios mais burocráticos, ainda que bons em termos de diálogo, a trama se mantem em constante movimento quase sempre. O único problema fica por conta da falta de combates empolgantes, se limitando aos 2 primeiros episódios e o excelente penúltimo. Ainda assim, a obra apresenta uma boa história alternativa a primeira guerra mundial, e a fecha bem dentro do possível.

Os méritos técnicos são apenas passáveis, com a animação se destacando apenas no episódio 1 e 11. A trilha sonora cumpre bem o papel e a direção é competente a maioria do tempo, mas só se destaca no episódio 11 quando um diretor mais experiente assume. O roteiro é coeso e tem bons diálogos, fazendo até mesmo o uso de alterações positivas no original para gerar tensão em uma batalha que no original é monótona.

Para quem curte uma aventura militar bem escrita e primeira guerra mundial é com certeza uma indicação. Fica devendo em alguns aspectos, como um design que não deixe todo mundo com cara de pato e mais combates emocionantes. Mas fora isso são 12 episódios razoavelmente proveitosos.

Roteiro: 8/10

Animação: 7/10

Direção: 8/10

Entretenimento: 7.5/10

Nota final: 7.5/10

Extras

Voltei essa cena umas 3x. Modo bem legal de encerrar.