Fechamento do Canal do Youtube do IntoxiAnime

Editado: Em parte esse post foi um 1º de Abril, e em parte é algo sério. Leia ele todo para entender o porque.

Estou de saco cheio das maluquices do Youtube. A atual, que começou dia 25 de março, é não colocar mais quase propaganda nenhuma em vídeos de Animes, porque eles acham que poucos adultos assistem, o que torna o marketing inviável.

Nas últimas 2 semanas a receita, que já é um lixo no BR (nos EUA é 5x maior, eu sei olhando quanto os US que assistem o meu vídeo geram) ficou ainda pior. Caiu para 1/4 da merreca que era antes porque o Youtube está revendo o modo dele de distribuir as propagandas.

250 empresas cancelaram um contrato recentemente com ele, devido a ter sido revelado pelo New York Times (aqui) que as propagandas estavam senso exibidas em vídeos mensagens de ódio, racismo, dentro outras coisas que discordam.

Como resultado o Youtube está correndo desesperado atrás para refazer seu sistema, adicionando opções a mais para as empresas escolherem aonde querem seus anúncios (e deve ter um lá “Animes”, que todos devem deixar desmarcado). Empresas com propagandas direcionadas a animes são poucas, no BR praticamente inexistentes, e a que tem é em ENG (Crunchyroll), não atraindo muita gente.

Outra mudança é que o próprio Youtube está revendo quem recebe as propagandas, e o nicho de animes parece ter sido um dos ferrados nessa história.

Como resultado o Youtube se tornou completamente inviável, e dai o post de aviso.

Sim, você leu tudo até aqui caiu naquele famoso dia (olhe a data do post), mas todas as informações acima são verdade. Andei pensando nisso na última semana, ou ao menos reduzir bastante o número de vídeos, quando o Youtube resolveu fazer exatamente isso que disse acima. No dia 30 melhorou, mas depois caiu de novo, e os valores parecem estar piorando ainda mais depois disso.

O único motivo para não ter desanimado totalmente é os VIPs, somando quase 200 já, e dando uma ajuda para viabilizar o esforço diário que faço no canal e blog (esse último está quase ficando mais viável que o Youtube nos últimos meses). Então sim, o Canal e Blog continuam, ao menos por enquanto, já que não duvido que inviabilizem completamente o nicho de animes um dia.

Não ia fazer nada pra esse dia “especial”, mas acabei tendo a ideia de usar um post que batesse com o dia para desabafar sobre o ocorrido, que me deixou meio desanimado com o Youtube na última semana.