Tales of Zestiria #23 e #24 – Impressões Semanais

Tales of Zestiria se aproxima de seu clímax final. E sinceramente já considero o anime algo bem a parte da história do jogo. Simplesmente porque eles modificaram vários detalhes no roteiro, principalmente para fazerem uma ligação mais forte com a história de Berséria.

O que considero um erro, porque apesar das sagas possuírem uma relação, essa relação realmente não é um foco na história do pastor. São coisas que eram para serem simplesmente citadas de forma obscura porque aconteceram um milênio atrás e os detalhes se perderam no tempo.

Quanto no anime, o Sorey ganha praticamente um almanaque do que se sucedeu com alguns detalhes em Berséria, sendo que no jogo os registros deixados pelo Michael só gravam o que se sucedeu com o lorde da calamidade e não detalha tanto coisas de eras anteriores.

Por que focar tanto Berséria? Sei que tem certa ligação, mas isto não serve de nada em Zestiria

Então basicamente não estou gostando deles retirando e modificando coisas essenciais no plot para fazerem uma ligação tão esdruxula. Esdruxula por que? apesar de ter uma certa ligação, não acrescenta realmente nada de realmente importante e direto na história sendo contada.

Além disso, o pastor vai aprendendo sobre os cinco grandes senhores durante sua jornada e não te forma tão rápida e direta como mostrada no anime. Sendo que o Innominat citado é algo praticamente esquecido, em seu lugar temos o Maotelos, que nem foi citado.

Um erro grave, porque eles já deveriam ter a informação sobre esta entidade, simplesmente porque este ser é importantíssimo para o plot. Então só observo como eles vão desdobrar este final no anime.

Mas o que mais achei tosco é a parte que o Sorey tem uma visita da Velvet em seu sonho. Eu exclamei um belo wft, já que para quem jogou Berséria sabe que aquilo seria bem dificil de acontecer. [spoiler a frente] Até porque ela fica presa praticamente por toda a eternidade em determinado lugar para conter um certo alguém e sua consciência fica aparentemente modelando uma espécie de sonho [fim do spoiler].

Desnecessário roteirista, no que ela aparecer no sonho dele vai ajudar em prática?Isto ai, em nada!!!

Então no jogo realmente possuímos uma jornada no qual o herói amadurece e possui um descobrimento tanto do mundo quanto de si mesmo. No anime considero este amadurecimento mais superficial e precoce, quase que abrupto com a forma que o roteiro encaminhou a história.

Para mim, as coisas só são lançadas para você e pronto, não há realmente um desenvolvimento mais aprofundado dos personagens. E nisso eu acho que o jogo se destaca, já que por ter mais tempo para trabalhar o plot dos personagens, estes são um pouco mais desenvolvidos.

Além disso, aquele tanto de dragões que eles enfrentam chega a ser surreal. Se um dragão só pode criar uma devastação total e é difícil de purificar, fiquei descrente de Sorey  companhia purificando um bando deles. Novamente o roteirista cai no erro de tentar engrandecer a obra, mas acaba a tornando ela bem mais clichê.

Sendo que no jogo se não me engano o penúltimo boss também era um dragão, mas tipo, apenas um dragão, não um bando deles. Outra coisa que achei desnecessária é transformarem a Symone em um dragão.

Pois é Dezel, tem doido pra tudo nesse mundo, até virar dragão XD

Ela não é nem um pouco trabalhada, tratada apenas como um objeto colocado no enredo. A sua única motivação para todas as suas ações é o Hendalf, para o qual ela não pensa nem duas vezes em se transformar em dragão para satisfazer seus desejos. Algo bem pobre ao meu ver, já que toda esta devoção não é nem um pouco explicada.

Agora falando da parte técnica, o anime continua fazendo uma boa utilização de 2d com 3d. As batalhas entre os dragões e os aliados do Sorey foi realmente bem dirigida e visualmente bonita.

Gostei bastante em como o CG não dessoa tanto com a animação e as criaturas são bem encaixadas ao cenário, apesar de terem aquele movimento mais mecânico e textura mais densa que te denuncia que aquilo é 3d.

A cena da morte do Dezel acho que foi o ponto mais positivo da obra até aqui, apesar de ser muito diferente do que ocorreu no jogo. Porque dá um peso a mais na história, além de deixar claro pro Sorey que pra atingir certos objetivos é impossível não haver algum sacrifício.

Vou admitir, achei esta cena bem bonitinha. Adeus Dezel T.T

Nesse caso, se recusando ao fato de matar os dragões sem purificá-los, ele tecnicamente perdeu um de seus aliados. E no jogo, temos algumas outras perdas que vão deixando o Sorey mais maduro e que foram cortadas da história, porque obviamente, não tem como adaptar tudo.

Mas acho que duas outras mortes poderiam ter sido encaixadas (uma ainda pode), porque as considero bem relevantes. Tirando isto, estes dois últimos episódios tiveram muito mais ação que os anteriores, mas é uma ação seca.

Como posso explicar, você não se emociona como o devido mesmo que tenha uma boa direção e trilha sonora porque os personagens não te criam tanta empatia e o enredo não te passa mais tensão, apreensão. É tudo muito rápido, muito simples e sinceramente nem a morte do Dezel me perpassou alguma sensação de perigo real, mesmo que admito que tenha acrescentado certo peso a narrativa.

Concluindo, Tales é um anime visualmente bonito e com personagens que possuem certo carisma , mas você não se importa tanto com eles porque as coisas são trabalhadas mais superficialmente, mesmo que os principais ainda tenham algum desenvolvimento por parte do roteirista.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.