Fate Grand Order: First Order – Vale a Pena Ver? | Impressões

 

Embora com cenas de ação melhores do que eu esperava a OVA/Filme que apresenta Fate Grand Order para quem não conhece o game, acaba por não ser muito memorável. Soa apenas como uma breve introdução, o que não deixa de ser…..

Imagino que essa OVA vá funcionar melhor para os fãs do jogo do que para quem não sabe nada sobre. Ao menos esses vão apreciar ver o que jogaram animado e transformado em boas lutas. Mas para quem quer uma boa história deve se decepcionar. Mesmo com o tamanho de um filme não existe a ambição da narrativa de um, nem a tentativa de um final grandioso o bastante para impactar positivamente.

O final é um quase anti-climax eu diria. Soa como o episódio 1 de uma longa série do que a história isolada que eu esperava. É obvio que iria ficar em aberto, mas eu esperava algo mais completo, e não um prologo de apresentação da trama.

Somos introduzidos a narrativa de forma similar a um jogo, cheia de sistemas e nomes a serem explicados. Temos um protagonista que acorda no meio de uma instalação e vai sendo orientado por uma garota que o encontra. Os eventos apartir dai são bem previsíveis, vira até uma brincadeira engraçada chutar o que vai acontecer, e acertar quase sempre. Tirando o final, aquilo eu não previ. Apesar de que a explicação de como a mulher foi parar ali não fez sentido pra mim. E menos ainda o vilão deixar o protagonista vivo, sendo que ele pode atrapalhar seus planos no futuro.

Os personagens não demonstram grande carisma, com a personagem feminina conseguindo criar mais empatia devido a sua inexperiência e esforço do que o protagonista. Claro que tem que se levar em conta que são novatos, mas ainda assim esperava um pouco mais de personalidade do personagem central, que não possui nenhuma característica que o diferencia como pessoa. Ele dá menos raiva que o Shirou da série principal, pelo menos não quer ser um herói da justiça. Mas ao mesmo tempo é inútil como suporte.

As lutas me surpreenderam, estão mais bem feitas e coreografadas do que eu esperava (nada nível “Ufotable”, mas acima da média pelo menos). Pena que tem poucas e a última deixe a desejar no impacto. A luta secundária do Caster contra o Archer acaba sendo mais empolgante do que a do protagonista. Caster alias, que tem mais personalidade que todo resto do elenco. A OST é outro ponto positivo. Ficou melhor que a de Fate UBW pra mim.

Para quem quer algo para passar o tempo ou é muito fã de Fate sim, vale a pena ver. Não chega a ser ruim em nenhum aspecto, só não realiza nada que a destaque de outras adaptações de jogos de aventura ou possa ser chamada de ótima história/filme/OVA. Minha impressão dela e de Chain Chronicles seria similar, mas felizmente aqui tem um elenco pequeno, tornando mais fácil criar empatia e se importar com os personagens antes do fim (estava shippando aqueles dois no final, mas isso vai ser bem pessoal de cada um).

Se você não é um fã de Fate, Fã do Jogo, ou tem animes considerados excelentes na sua lista de prioridade, deixe esse aqui para depois. Até porque deve vir um anime em algum momento adaptando o jogo todo de forma mais completa.

Esse aqui soa apenas como uma introdução para agradar quem já jogou ou deixar quem nunca jogou curioso para ver como a história continua depois do Prologo. Sendo obrigados obviamente a jogar o game pra isso. Claro que como é Fate é quase certo que essa OVA vá vender bem, ainda mais pela popularidade do Game no Japão.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, o que achou da OVA?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

Se tivesse mais filmes eu assistiria só pra ver se a relação desses 2 caminharia mesmo para um namoro. Já estão dando mãozinha e tudo no final. Sou fraco para obra de ação com romance, mesmo se não forem muito boas acabo assistindo XD.