Após anos de Baixa Audiência Timeslot de Hero Academia, Nanatsu e Magi é Encerrado

O famoso “Nichigo”, um horário as 17:00 da tarde de domingo no japão, reservado no canal TBS e MBS para animes bancados pela emissora, acabou de ser cancelado. Os novos animes bancados na emissora vão para o Sábado as 7:00 da Manhã, um horário bem menos nobre ou sequer relevante em termos de audiência.

Desde Magi 2 a emissora não vinha mais conseguindo bons números de audiência com os animes que bancava, e o resultado não melhorou com Arslan Senki, Nanatsu e o recente My Hero Academia e Gundam Iron Blooded Orphans.

A audiência da TV em geral vem caindo com o advento do streaming, mas a falta de um anime que ficasse bastante popular também colaborou para inviabilizar passar os animes em um horário tão caro e visado do canal.

 

O horário foi aberto em 2008 com Code Geass: Lelouch of the Rebellion R2. Desde então passou animes como Mobile Suit Gundam 00 Second Season, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Sengoku Basara Two, Star Driver, Blue Exorcist, Mobile Suit Gundam AGE, Magi: The Kingdom of Magic, Space Battleship Yamato 2199, Magi: The Labyrinth of Magic, Haikyu!!, The Seven Deadly Sins, The Heroic Legend of Arslan, Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans, My Hero Academia, e atualmente Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans 2.

E o que acontece os os animes anunciados para o canal recentemente como Hero Academia 2 e Nanatsu 2? Eles vão para o Sábado de manhã e vão depender ainda menos de audiência e mais de vendas de BD/DVD para novas temporadas.

fonte: ANN

Relacionado:

88 Resultados

  1. Lucas Samuel disse:

    Complicado,espero que eles consigam se recuperar mas vai complicado.

  2. Carlos Vinícius disse:

    Nossa tomei um susto quando vi “Magi é encerrado” pensei que tinham cancelado a obra kkkkk

  3. ikki031015 disse:

    É, não sabia da existência desse timeslot até hoje de manhã. Bem, acho que quem conhecia esse Nichigo, já devia imaginar algo como isso mais cedo ou mais tarde, dado a popularização do streaming. Felizmente, criaram um novo timeslot, mas vai ser bem mais complicado mante-lo.

    Será que os animes anunciados pra esse novo horário são um teste para o mesmo? A possibilidade de desistirem de vez do slot é alta?

  4. Renan Matos disse:

    vish, agora ferrou.

  5. Sora disse:

    Vish a coisa ficou feia de fato para chegar nesse ponto de ser encerrado,streaming tem sua culpa na parcela mas não totalmente.

  6. ton disse:

    Tbm, olha a maioria dos titulos q passava antes pros atuais, diferença grande heim. Não vai dar audiência mesmo.

  7. Oliveira JR disse:

    Eita “‘ se Nanatsu e My Hero forem depender de BD’s era uma vez novas temporadas já que ambas as vendas de suas temporadas anteriores não foram boas

  8. Thelasthope139 disse:

    Isso eu já esperava que acontecesse,só espero que isso não abaixe a chances de nova temporada de Magi,o ultimo arco do manga ta legal. No caso de nanatsu,ele deve ganha nova temporada, ja que a netflix disse que ia dublar a 2° de nanatsu, se bem que no japão,eles não falam nada de uma nova..

  9. Edu© disse:

    Na notícia do ANN não vi essa parte de anos de baixa audiência, meio controverso também, já que Nanatsu e Arslan Senki já apareceram nos rankings de audiência no Japão, chegando a ficar até na frente de Dragon Ball (Nanatsu. Arslan Senki não sei), Boku no Hero eu não lembro…

    • Marcelo Marques de Souza disse:

      Ranking de audiencia diz nada, pq é entre animes, mas se for comparada com os outros programas quase todos animes são praticamente irrelevantes

      • Edu© disse:

        Claro que diz, se souber interpretar. Animes como Dragon Ball vivem de audiência, a partir do momento que você vê que outro anime chega perto ou passa dele, dá pra saber que está indo bem. O problema desse bloco aí foram os outros animes, provavelmente.

        • Marcelo Marques de Souza disse:

          To falando que pra uma emissora é mto mais garantido um programa normal ter maior audiencia que um anime se passado em horário nobre, a grande maioria dos animes tem audiencia baixa.

          • Edu© disse:

            E qual a audiência dos programas normais? Qual a média da audiência dos programas normais com relação a quantidade de programas normais totais?

      • ikki031015 disse:

        Não no Japão. Não acho que em um país com a população do Japão, um audiencia de mais de 5 pontos com DBS seja ruim. Na verdade aparecer no ranking é relevante, já que a maioria não sequer consegue isso (tirando os clássicos e os infantis).

  10. Thiago Alecrim disse:

    Marco, vai ter levantamento vendas ou de top mais vendidos do ano de DVD/blu-ray/manga/light novel?

  11. dl29 disse:

    Esses estúdios de animação tem que começar a se reiventar pra aumentar seus lucros. Ficar dependendo de vendas de DVD/Blu-Ray pode não ser o suficiente pra cobrir custos operacionais e ter uma margem de lucro satisfatória.
    Se eles não encontrarem uma solução a esse empasse não demorará muito pra era dos animes como conhecemos ruir.

    • ikki031015 disse:

      Isso aí é mais com a produtora do que com o estudio.
      O estudio ganha mais dinheiro com o que a produtora dá pra fazer o anime do que com as vendas do mesmo, a não ser que sejam vendas monstruosas.

      Ainda assim, se varios animes do mesmo estudio forem fracassos comerciais, as produtoras vão parar de dar obras pra eles adaptarem o que vai resultar em falencia.

      Mas, se reinventar é muito arriscado porque exige que o estudio pare de lucrar com varios animes ao mesmo tempo e passe a apostar na qualidade dsses animes e esperar que os poucos que produzirem sejam sucessos.

      O unico que consegue fazer isso é a Kyoani mas, as vendas da maioria dos animes dela são muito boas, o que justifica o modelo da empresa.

      • Victor Mendes disse:

        Eles dependem de vendas no Japão, se as vendas de BD/DVD fossem para o mundo todo…com certeza teriam lucro, pq existem animes que N fazem sucesso lá, mas fora faz com certeza…eles deveriam avaliar assim…..expandir seu mercado….

        • BloodEND disse:

          também acho que o maior erro da industria de animes seja não investir em outros países… mas isto ocasionaria problemas com a tão falada geração do politicamente correto logo muitas obras seriam barradas por coisas como lolis, sexualização e violência (pq na visão ocidental praticamente todo desenho é infantil)

        • ikki031015 disse:

          Não sei quanto a isso. Se vendessem os BDs aqui com o preço absurdo que vendem lá não garanto que iriam lucrar muito e não é viável venderem a um preço mais baixo. Muita gente fala disso por aqui no Ocidente mas nem metade dessas pessoas estão dispostas a pagar os preços de um BD de anime.
          Bem, só vamos ter certeza disso no dia que resolverem investir no ocidente, mas não tenho a menor esperança de que isso poderá ser uma grande ajuda à indústria de animação japonesa.

      • Diogo noob disse:

        nos eua, os estúdios distribuem.

        • ikki031015 disse:

          Mas, No Japão, isso é responsabilidade da produtora. O estúdio não mexe com os BDs, somente com a animação do mesmo.

          • Diogo noob disse:

            então, quis dizer que os estúdios estão marcando bobeira.

          • ikki031015 disse:

            Mas é muito mais seguro para um estúdio trabalhar sendo um contratado da produtora do que ele fazer o papel de uma produtora e participar dos negócios com os BDs. Se não der certo o estúdio pode perder uma quantidade absurda de dinheiro, coisa que não acontece com ele só trabalhando com a animação.

          • Diogo noob disse:

            mas nos eua dão certo. cinema/netflix. é um modelo de sucesso que eles podem seguir.
            E será que os custos de manter um servidor de internet com uma netflix seria tão caro.?
            Netflix só no brasil fatura mais que o SBT. É prova que dá muito certo.

  12. Acabei de desistir de ter esperanças de ver a história de Arslan Senki completamente animada, principalmente quando começam a ter mortes relevantes, principalmente dos generais do Arslan. Aquilo quase que vira um Game of Thrones japonês – Tipo quem tem mais chance de morrer no próximo volume? Mais ou menos isto

  13. Danhy disse:

    Isto complica as coisas, estes animes venderam mal em bd e depender mais do bd ou invés da audiência dificulta as chances de nova temporada dos mesmos, BnH mesmo que no fim de sua segunda temporada entraria em um bom arco algo que com esta notícia provavelmente não vai ser animada.

    • ikki031015 disse:

      Acho que se o lucro dependesse da audiência estaríamos na mesma. Pensa comigo, 50 animes disputando audiência em diferentes canais nos mesmos horários. Quantos desses não conseguiriam uma audiência considerada boa? Acho que seriam tantos quantos os que sequer se pagam em vendas de BD por temporada.

      Eu até que gosto do sistema atual de vendas, acho bacana ficar acompanhando semanalmente os rankings pra ver se os animes que você gostou venderam bem e quais as chances de continuação (embora vários legais acabam sendo fracassos, mas isso é outra história…)

      • Ricardo Lima disse:

        Esse modelo viabilizou muitos animes que não veriam luz do dia de outra forma mas ja demonstra certo desgaste e não e muito viavel fora do japão.
        Gosto de e quero ver a produçao e variedade de animes crescer mas como qualquer coisa precisa ser rentavel como fazer a coisa se tornar mais rentavel e estimular a produção e a grande questão.

        • ikki031015 disse:

          Com certeza. O modelo atual já tem o seu desgaste e obviamente a indústria precisa de alguma saída, mas tenho certeza de que essa saída não é a audiência. Não faço a menor ideia de como vão manter os lucros daqui a alguns anos mas, espero que encontrem alguma maneira.

    • Diogo noob disse:

      jojo foi mal? essa parte foi muito boa.

  14. Alexandre Martins disse:

    Alguem sabe a audiencia de sailor moon crystal era boa??

  15. Pedro Augusto disse:

    Marco,o omelete confirmou Live action de Naruto pela lionsgate.

  16. Gabriel Nascimento disse:

    É logico ter caído a audiência,não mantiveram a qualidade dos animes anteriores esses recentes.

  17. Jardel disse:

    Fora que com a mudança de horário as chances dos animes receberem censura são bem maiores, seria melhor mudar de canal mesmo!

  18. Yuki Joe disse:

    Marco, Black Clover vai depender de audiência?

  19. Nathan Marçal disse:

    Com isso as chances de magi caem ainda mais :/

  20. Ricardo Lima disse:

    Que péssimo.

  21. Jean Reis Gerhardt disse:

    Que pena, tinha um monte de anime bom aí… que provavelmente vão receber menos investimentos…

  22. Miyamura disse:

    Bem chato isso,das obras citadas várias são obras que gosto,depender mais de vendas de BD/DVD pra novas temporadas vai complicar mais as coisas,visto que poucos animes tem vendido bem ultimamente e a esperança de novas season só vai diminuindo…

  23. castiel disse:

    [OFF]marco bota magic-kyun nas próximas cenas impactantes da semana ,aconteceu um plot twist no episódio 12 .

  24. Joao Vitor Pereira disse:

    Ai ferra man tem Arslan senki,nanatsu e magi mds os animes são fodas pena que a empresa faliu

  25. Lucas Guilhermino disse:

    NAAAAAAAAAOOOOOOOOOO, EU NÃO ACEITOOOOO, AAAAAAAAA

  26. Date disse:

    e vão colocar o que no horário para dar + audiência? “Faustão”? kkkkkkkkkk

  27. Helio De Angelis Amorim disse:

    Creio que a saída mais fácil para animação japonesa é abraçar o ocidente por meio streaming. Temos vários Mercados como o nosso (Brasil) que possuem uma demanda reprimida por consumo de animações voltadas para este público que ainda não tiveram seus potenciais explorados.

  28. Ramon Ramos disse:

    Ae marco, agora que tem o Bait the Dust, já pode por jojo na pròxima lista de “poderes temporais”. XD

  29. Luiz Carlos disse:

    Que bomba kkkk

  30. Diogo noob disse:

    Os japoneses tão se ferrando.
    Eles tinham que fazer um serviço de strem bom, tipo netflix, que tem nas tvs nativamente, que iam rachar de ganhar dinheiro.
    Tem o crunch. Ok. Mas eles dão muito bobeira.
    Porque não fazem um aplicativo para baixar nas tvs mesmo que via usb?
    Porque não usam os mesmos nomes dos tradutores dos fansub brasileiros?
    Tipo eu baixo muita coisa pirata, mas acho muito bom o netflix, e se sair hbogo por uns 30 reais, sozinhos, assino na hora também. E um crunch para rodar na tv por uns 15 idem.
    Esses dias vi que a netflix no brasil, fatura mais que o SBT.
    Cara é muita arrogância dos japoneses, tipo o povo da nintendo.

  31. Kyosagii disse:

    Não me espanta

    Tirando Gundam, todos animes fracos, shounens que eram pra ser bons mas ficaram apenas no quase, Boku no Hero Academia é um mangá que até agora não sei como faz sucesso, Nanatsu tem sua dose de violência e ecchi pra quem gosta, mas Hero Academia… não tem nada. Se colocarem Black Clover vai ser pior ainda, mangá que só se mantém na jump pelo marketing e porque os editores tentam transformar em um hit a todo custo.

Deixe um comentário