Haoliners: Curiosidades do Estúdio Chinês que está adaptando Obras do País no Japão

1f5483e4fa2a74c19b9e7090e266c24f1479647734_full-tile

Bloodivores, Hitori no Shita e Cheating Craft

O Estúdio Haoliners começou a ficar relativamente conhecido para as pessoas fora da China quando iniciou seu investimento no mercado japonês em 2015, com o anime Hitori no Shita (imagem acima, centro).

Ele foi fundado originalmente em 2013 na China, e em 2015 comprou um pequeno estúdio no japão e colocou um dos ex-fundadores do estúdio japonês Gonzo para gerenciar. Chamas-se estúdio “Amon”, todas as produções que passam no JP são coordenadas e planejadas por ele, apesar de levarem o nome do estúdio Haoliners, por ele ser o dono. Na China o estúdio Haoliners é responsável atualmente por 50% das animações do pais. Então, apesar de novo, ele é bem significativo por lá.

Desde que fundou o estúdio Amon a empresa tem investido em animações no modelo japonês adaptando obras da China, dubladas em chines e japonês. A primeira tentativa foi Hitori no Shita. E logo isso se expandiu para 3 animes na mesma temporada: Bloodivores, Cheating Craft e To Be a Hero. Elas não fazem muito sucesso no Japão, mas na China não temos como saber. Como o mercado e número de pessoas lá, diferente do japonês, é colossal, não creio que devam ter prejuízo, mesmo com obras pouco chamativas.

Deixando claro que o estúdio Haoliners banca os seus próprios projetos, sejam adaptação ou original. Ele é o dono dos direitos autorais. Diferente do modelo japonês, aonde estúdios são sub-contratados por empresas grandes (Sony, Toho, Warnerbros, etc) para animar os projetos por valor um valor X, em 90% dos casos – nos outros 10-5% ele faz parte dos produtores financiando o projeto, mas nunca bancando a maior parte dele, só uma porcentagem menor.

18fcfcbafeb11086a7b819bab6cb042f1479647694_full

Muitos podem pensar que estão sendo feitos por animadores chineses, mas essa não é bem a verdade para a maioria deles, por mais estranho que pareça:

Bloodivores (Adaptação de Manga Chines de Vampiros, duração de 25 min)

A staff principal (diretor, roteirista, designer) é Chinesa, mas a animação está sendo feita por um micro estúdio da Coreia do Sul, que parece estar tendo problemas em entregar a animação em prazos apertados. É o anime mais mal produzido do estúdio até agora, de longe, tem gente com design deformado pra todo lado em todo episódio.

Cheating Craft (Adaptação de Novel Chinesa, duração de 10 min)

A staff principal é Japonesa, com apenas o dono do estúdio Haoliners supervisionando o projeto. O estúdio contratado pelo Haoliners para fazer a produção da animação foi o Blade, que é um pequeno estúdio japonês. Está se saindo bem visualmente.

To Be Hero (Anime Original de comédia, duração de 10 min)

Esse o próprio dono do estúdio Haoliners (Li Haoling) está dirigindo sozinho. A staff é pequena, dado que é um anime curto, mas toda feita por animadores chineses e veteranos do estúdio. É o único dos animes dele essa temporada que realmente está sendo feito pelo estúdio e não pago e planejado por ele, mas repassado para outros fazerem por sub-contratos.

Tem uma piada sobre o estúdio contratado para produzir esse: É o “estúdio LAN”. Só que não existe esse estúdio. LAN é o nome animador que fez o designer de personagem, backgrounds, coloração, e é o principal animador da obra. Por estar fazendo quase tudo sozinho (famoso exército de um homem só), colocaram o nome dele como se fosse o estúdio nos créditos (achei legal).

 

Apesar do investimento no mercado japonês ele não emplacou nada ainda. Os os títulos dessa temporada, mesmo que em maior quantidade, estão sendo ainda mais ignorados que Hitori no Shita. Ainda assim, todo investimento nesse mundo complicado da animação japonesa é valido, e em algum momento ele deve fazer algo que chame mais atenção.

Como as obras do estúdio são em sua maioria entregues para outros estúdios fazerem, a qualidade nunca vai ser muito garantida ou consistente, dependendo muito de pegar um bom estúdio sub-contratado para o projeto, e uma boa staff. É como o estúdio A1-Pictures, que não tem uma staff base forte, sempre dependendo da staff e freelancers sub-contratados, para o projeto acabar acima da média ou não. Só que nesse caso do Haoliners é ainda mais inconsistente, já que cada hora é um estúdio subcontratado diferente que eles usam.

Esse artigo foi criado apartir das minhas impressões de um texto bem maior produzido pelo Frog-kun do Crunchyroll Americano. Quem quiser pode ler ele aqui.