Vendas de BD caem mas Lucros do Mercado de Animes Aumenta em 2015
Depois da notícia no ano passado que as vendas de BD e DVD vinham caindo ano após ano – e isso estava preocupante, já que ainda são a fonte primária de retorno do investimento em animes. Agora temos uma notícia mais positiva, apontando que o lucro geral do mercado de animes em 2015 aumentou apesar da queda nos BDs.
A AJA (Empresa responsável por coletar dados da Industria da Animação no JP) aponta um crescimento de 12% de 2014 para 2015. O acrescimento é atribuído principalmente as licenças de streaming e venda de BD/DVD na China. Nesse último ano houve um aumento de 80% nas vendas de licenças de streaming para o mercado chines e 70% de aumento nos lucros com eventos ao vivo.
Para quem se perguntava se as licenças de Streaming não compensam as vendas de BD mais baixas, bem, estamos chagando lá. Não que anime com vendas baixas de BD deem lucro, mas com a ajuda do streaming podem começar a não dar tanto prejuízo. Além de que as licenças mais caras geralmente são de continuações bem sucedidas ou animes adaptando obras (mangás e novels) muito populares.
Nota do redator: Em resumo, é a China que está salvando os animes por enquanto. É irônico, já que todos pensavam que os EUA que teriam mais chances de fazer isso.
Fonte: Anime Anime

Pena que nos brasileiros mau podemos ajudar.
podemos ajudar um pouco sim 😀 , como assinando o crunchyroll que traz animes legalizados , pensando nisso eu mesmo assinei por alguns meses depois que o money acabou eu parei ;-; estou pensando em voltar a assinar mas nessa crise ta foda
Tem Netflix também. Ver animes pela Netflix e pedir mais conteúdo pode funcionar(eles tem espaço no site para sugerir algum conteúdo, não adianta tentar fazer isso em redes sociais).
O problema é q o volume de lucro prestado pelo Crunchyroll daqui é ínfimo comparado ao retorno financeiro do mercado chinês. Não importa se assina ou não, não vai ter impacto significativo nas contas finais.
isso é verdade , mas ja é uma ajuda xD
Ajuda, mas quase nada.
Se essas vendas de BD não fossem só lá no Japão… se bem que vender fora de lá seja ruim por causa de pirataria, eu acho.
Existe pirataria no Japão…
realmente nao é 0% , mas é bem pouco , pq eles lutam mt contra isso
pois é, seria ruim principalmente no Brasil como nos amamos pirataria kkkkkkkkkk
com isso, vao comecao a adaptar mais mangás e novels chineses.
Já estão fazendo isso, nessa temporada haverão várias obras chinesas de anime!
A lenda dos demônios e deuses (Naruto melhorado) já tem adaptação?
Poxa quem dera tivesse.
Putz, naruto melhorado? Chega me desanimou a iniciar a ler ele…
E um cópia MUITO melhorada de Naruto 🙂 não desista.
Triste eu até que gosto dele.;-;
Ainda acho que a venda de cópia digital de DVD/Blu Ray dos animes com valor ja convertido a moeda do país e legendado já seria uma boa forma de vender mais
Converter para um valor normal do Blu ray do país em questão.
atá , em media um bd no japão custa 50 dolares , converte 50 dolares em real pra vc ver o valor, e eles não vão baixar os preços por causa dos japonês não comprarem bds em outros paises
Nada ver. E pra estrangeiro comprar e não japonês né?
E pra isso que serve a porra da legenda e a conversão pra moeda do país destinado.
Jogos de videogame tem essa opção de cópia digital, Álbum de música e até literalmente filme, por que anime não?? Sem falar que mídia digital tá ficando a cada dia mais popular que mídia física.
Não sei pra que dificultar tanto os animes entrarem nesse métodos. Eles não tem nada que uma série de TV por exemplo. Não tenha. Então não sei por que seria tão difícil criar uma plataforma para venda de animes em mídia digital.
Algo como um aplicativo próprio que pode ser acessado na internet com um celular ou computador.
Pra min tinha que ser mais barato, você não vai gastar com importação de mídia física, e tudo online.
Samurais chineses salvando as animações dos ninjas vizinhos.
Vai China!
Cara a China é um (se não for o maior) dos mercados mundiais para tudo, animes, filmes, jogos etc. Investir na China é ter pelo menos 70% de certeza que algum retorno vc vai ter.
O problema da China são os vários animes banidos. Lembro de ler uma vez que mais de 30 animes foram banidos e todos eram obras populares.
Bem, não sei até aonde isso é verdade já que na época saia acreditando em tudo que via, então pode ser que não era um site confiavel e a informação era falsa.
Depende, muita coisa é banida, mas eles não saem banindo tudo também. A China não chegou ao nível Coréia do Norte e nem acho que vai chegar.
Tomara que não chegue nesse nível, porque ela está ajudando bem a indústria.
E Banido so no Papel porque e super fácil pega esse animes via meios ilegais .
mas para quem faz o anime ai complica, porque para ter lucro, tem que ser via legal.
Boa noticia, pelo menos temos provas concretas que o streaming ta auxiliando e esse auxilio só aumenta com o passar do tempo. Espero que daqui a um tempo tenhamos uma consolidação de algum outro método de lucro, tenho medo de só ficar com os BDs
Lembro de ler uma matéria na ANN que dizia que existem boatos que daqui a alguns anos o número de animes por temporada vai começar a diminuir (acho que foi em um daqueles answerman). Entretanto, ele não atribuiu a possível queda a nenhum fator. Se vier a acontecer, seria realmente pelas vendas ou poderia ser pela falta de talentos na indústria? Ou os dois?
Daqui a pouco no começo dos animes vai estar MADE IN CHINA.
Isso é o medo, a qualidade dos animes chineses é mto ruim, é dificil passar 1 episodio inteiro em frente assistindo.. se a moda pega igual fazem anime moe ou anime idol, o número de animes q vou assistir vai ser pífio.
E Ruim agora mais daqui a 10 ou 15 anos a historia pode ser outra.
China tem aquela mania de subvalorizar trabalho, não vai demorar pra eles ter seus proprios estudios fazendo animes 100% na China, pra economizar na produção na dúvido que a qualidade caia, espero que seu otimismo esteja certo e o meu pessimismo errado.
a china vai dominar o mundo
Go China!
Bem, desde que abriram o capital, o investimento em entretenimento, na China, tem sido cada vez maior. Já compraram a Legendary (produtora de Pacific Rim, Godzilla, Jurassic World…), vários filmes tem relegado parte de sua produção ao país, pois os lucros são exorbitantes (Transformers 4 e Terminator Genesis fizeram mais $ por lá do que nos EUA, por exemplo).
Em outras esferas, também podemos citar o investimento em doramas, música pop coreana (as empresas coreanas expandem seu mercado vertiginosamente na TV Chinesa, embaladas pela avidez do público), e, é claro, o futebol.
Então, corrupção à parte, é mais do que chegada a hora de aproveitar-se da terra que centra mais de 1/7 da população mundial.
a partir de hoje amo a china!!
Mais uma surpresa…
China já começando À dominar o mundo dos animes
Isso que o governo chinês censurou/baniu uma quantidade absurda de animes bons que poderiam ter dado um lucro absurdo mas só são acessíveis por meios ilegais e de maneira clandestina, imagina quando houver uma abertura cultural com censura 0.
A China não vai ter essa ocidentalização tão cedo ao contrário de países como o Japão, então é de se esperar que continue assim por um bom tempo, faz parte da cultura deles também.
O que exatamente? A pirataria ou a alienação política?
Como?
A não ocidentalização é um termo usado para se referir a cultura ocidental e seu ponto de vista serem impostos em outros países não ocidentais, como o “american way of life”.
E a cultura deles é desse jeito, só olhar os outros países ao redor.
Sobre a política isso é outro assunto, ela não se encaixa no que eu estou falando, a cultura por si só já faz isso.
Acho que entendi, quando falei em censura não me referia a cortarem cenas e conteúdos específicos de uma obra mas sim de proibirem a distribuição e exibição dela na íntegra dentro de todo o território nacional, eu vi a lista de animes que o órgão de censura chinês barrou sob o pretexto de as considerarem “não saudáveis a formação do individuo e a saúde da sociedade”, a maior parte eram obras seinen, dark shounem ou qualquer outra que fizesse uma abordagem crítica, por menor que fosse, do papel do individuo dentro da sociedade como alguém capaz de provocar mudança, ou seja, ideologias consideradas “perigosas” pelos esquerdistas.
Censura politica na verdade não é desse nível na China, mesmo se tratando de temas que diferem do posicionamento de esquerda. A censura sobre esses temas fica mais na área de assuntos que envolvem movimentos nacionalistas com o intuito de terem algum independência da China.
O próprio partido comunista é muito mais de fachada, não se tem essa força ideológica que se imagina e censura sobre a mesma.
Tiro isso em base de entrevistas de brasileiros que viveram na China, então sei do que estou falando.
Outra que muitas coisas como eu falei vem da cultura, e sobre isso podemos fazer nada.
Troca de imperialismo por imperialismo, logo logo a China começa a dominar mais do que já domina e isso serve apenas para manter o mercado.
Quem diria China dando um bom Up ao mercado de animes eita,não é à toa que estão começando a investir aos poucos em obras chinesas vide o mais recente Hitori no Shita.
Apenas… Que ótima noticia!!!!
China daqui a pouco vai ser tornar a maior potencia mundial,esta querendo pegar tudo que faz sucesso e coisas úteis .
com isso provavelmente ano que vem já venha mais animes chineses,oq é bom pq o chinês da temp passado foi muito bom
odeio dublagem chinesa acho muito feia