Diretor Polêmico diz que “Anime está Morto” e elogia Kimi No Na Wa

O polêmico diretor de Fractale e Wake Up Girls, Yamakan, soltou uma afirmação estranha faz uns meses dizendo que “o anime estava morto”. Em uma entrevista ele explicou que o que quis dizer é que o anime como ele conhecia e gostava estava morto, não a animação japonesa em si.

Ele reclama da tendencia do mercado de seguir formulas, desvirtuar o moe para agradar o público atual, dentro outras coisas com as quais ele vai na contra mão. Ele afirma que prefere criar e seguir as próprias regras, mas infelizmente o público não gosta disso. Ele afirma que “não consegue se adaptar aos tempos atuais”.

Ele reclamou dos novos filmes de Evangelion por exemplo, que comparado ao original, que ele gosta, criaram uma fixação com personagens moe.

Ele elogiou também “Your Name” (Kimi No Na Wa), uma animação que consegue ter apelo para qualquer tipo de pessoa ao invés de se focar no gosto do público Otaku. E afirma sentir bastante inveja do diretor Makoto Shinkai por conseguir fazer algo como aquele filme.

Fonte: ANN

 

52 Resultados

  1. Alyson Kiszewski disse:

    De certa forma da para ver que os animes de hoje muitas vezes são inferiores aos da época em que eramos crianças, mas talvez isto seja só a nossa memória falha, uma vez que quando eramos crianças, eramos muito menos exigentes e nossos conceitos sobre eles muitas vezes não mudam.

  2. Zumbach disse:

    Ele não está errado, com certeza não está errado.

  3. L0Ck3D disse:

    quer saber se ele falou a verdade ou não? olha a lista dos animes da temporada de outubro de 2016, e a tendência é só piorar, salva uns 10 ou menos.

  4. Allef Garug disse:

    Mais ou menos, mais ou menos.

  5. Gabriel Nascimento disse:

    Realmente os animes hoje em dia tentam agradar mais ao público e seguir fórmulas, mas isso não quer dizer que é totalmente culpa do público, os próprios autores seguem fórmulas como suas próprias regras,não porque são pressionados a fazerem isso, mas porque gostam das fórmulas igual ao público.E sobre Evangelion, não concordo, não te nenhum fixação por moe nos filmes.

  6. Gabriel Paiva disse:

    Ele não mentiu no que falou, mas isso não quer dizer que não pode sair coisas boas disso né, toda temporada há animes com formulas batidas e clichês e há animes que surpreendem e passam uma mensagem interessante. Ao menos a indústria ainda está viva e cresce, se agrada a todos aí já são outros 500 mesmo…

  7. Maikon disse:

    Ele não esta errado oque disse é verdade, mas Anime é uma industria como qualquer outra tem que fazer como a maioria do publico consumidor quer se não, não vende.
    (Off Topic) – Marco você vai fazer review do cap. 75 de akame ou vai esperar o proximo?

  8. Gui Almeida disse:

    Nunca pensei que ia ver um japa reclamando de MOE, ja posso morrer feliz….

  9. Rodrigo Rodrigues disse:

    NO MOE, NO LIFE

  10. Edu© disse:

    Ele não está certo, nem errado.

    Ele não falou a verdade, e também não mentiu.

    Apenas expressou sua opinião com base em gosto pessoal, pura subjetividade.

    Na verdade ele só atestou a incapacidade dele de produzir trabalhos que
    condizem com a atualidade. Não que isso seja algo de ruim, na verdade
    pra ele é, já que não vai conseguir emplacar nada no gosto do público.

    Acho muito engraçado quando as pessoas falam que a maior parte dos animes de
    cada temporada são ruins, fica até parecendo que antigamente só lançava
    anime bem, em todas as temporadas… Só falam isso pq não acompanhavam
    antigamente e só tem lembranças de coisas boas, pois porcaria sempre
    existiu e sempre existirá, independente do tempo.

  11. Miqueias Silva disse:

    Hj em dia os animes estão mais do mesmo,é dificil encontrar um anime que fuja dos padrões e cliches de hj em dia

  12. Rikimaru Ray disse:

    Aposto que muitos diretores pensam como ele, mas nenhum vai ter coragem de fazer algo por autossatisfação, infelizmente vão colocar coisas que agradam aos que bancam a indústria, o que atualmente é idols moe.

    • Pedro H. disse:

      não é coragem mano, não são eles q decidem como vai ser o anime já que não eles q bancam, eles tem q fazer o gosto de quem ta pagando né e quem ta pagando quer retorno.

  13. Olavo disse:

    Concordo bastante com esse diretor, mas principalmente na parte onde ele fala sobre evangelion.
    A série original tinha um clima totalmente diferente dessa cagada saga de filmes que ainda estão saindo hoje.

  14. ikki031015 disse:

    Tinha lido essa noticia no ANN. Concordo em partes com que ele disse.

    Como o Edu falou ali embaixo, não é como se antigamente só saisse anime bom em toda temporada, é só que o público vai se lembrar apenas das boas obras e esquecer o resto. Entretanto, atualmente é mais fácil notar esses animes ruins, já que saem mais animes por temporada se comparado ao passado.

    É claro que a industria vai seguir pelo que é bom pro publico, ela está atrás de dinheiro afinal, e não é como se antigamente não fosse assim também. Ele podia fazer algo por auto-satisfação e que desse lucro porque naquela época o que ele considerva algo bom fazia sucesso, mas hoje não é assim.

    Os gostos vão mudar com o passar do tempo, não dá pra dizer que o que faz sucesso hoje vai continuar fazendo sucesso daqui a uns 10 anos, do mesmo jeito que não dava pra fazer o mesmo no passado.

    Não acho que os animes estão mortos porque ainda consigo ver qualidade em várias obras por ano, mas esse é meu gosto pessoal, que pode acabar se tornando obsoleto daqui a um tempo e os animes como eu gosto pararem de serem produzidos. Mas mesmo assim não vou dizer que os animes estão mortos. Se até lá eu não realmente não gostar de nada pararei de assistir, simples.

  15. Yhan disse:

    “Ele reclama da tendencia do mercado de seguir formulas, desvirtuar o moe para agradar o público atual”
    Nunca concordei tanto igual estou concordando agora com está frase do diretor!!!!

  16. NicoNico disse:

    “é que o anime que ele conhecia e gostava estava morto”… Atá.

    “reclama da tendencia do mercado de seguir formulas, desvirtuar o moe para agradar o público atual”… ???? Vai agradar quem senão o público atual? Ele? Kkkkkk!!!

    É incrível como ficam falando que os animes das temporadas atuais são “ruins”… Como se antigamente só lançavam animes “bons”.. ai ai.

    • Mônica Azevedo disse:

      Então tem que Exterminar com toda essa geração por que eles só gostam de bosta cara, eles trocam um bom enredo por garotas fofinhas cara!

      Alderamin e uma prova viva disso., Na verdade, quantos animes bons que você viu venderam merda e quantos animes moe estúpidos venderam água?? TODO MALDITO ANO.

      o gosto dessa geração e muito estúpido, você ve ótimos animes afundarem e “Kawaii-Desu Nico Nico” da vida venderem feito água -_-”

      O último ano bom de animes que eu vi foi 2011…

    • Edson B. Einsiedler disse:

      Não é como se todos os animes antigos fossem todos bons, é que a maioria dos atuais são ruins, justamente pelo fato de serem padronizados e que são uma copia idêntica e descarada que até o nome é parecido, mahou isso… gakuen aquilo… e você vai ver o plot é a mesma coisa chega o “fodão” na escola feminina (ou qualquer instituição parecida) sem mais nem menos topa com a tsundere em alguma situação constrangedora e só porque a mina tem algum poder acha que pode matar o cara ou fazer dele de escravo (como se fosse a coisa mais natural do mundo…), daí ele (o “fodão”), topa com alguma mina mimada, uma tomboy e etc… forma seu harem, apartir daí é morro a baixo ecchi exagerado e o pior eles tentam espremer tudo isso em 12/13 corridos com animação de baixa qualidade. A maioria dos antigos tinha no minimo 24/26 (eram pouquíssimos que tinham menos que isso) que até tinham historias bem explicadas e eram animes com temática e traços diversificados, não havia sem censura quanto ao que era dito pelos personagens, sangue e violência dentre outras coisas.

  17. Yashamaru disse:

    Por alguma razão ler esse texto me lembrou de uma news antiga da ANN sobre o Miyazaki…

    “Acclaimed director Hayao Miyazaki let audiences know how he really feels about the anime industry in a recent television interview. According to the recent retiree, anime suffers because industry staff is made up of otaku who “don’t spend time watching real people” and are “humans who can’t stand looking at other humans.”

    Miyazaki explained that animating people can only be done by those who spend time observing others, something he feels the industry lacks because it’s “full of otaku.””

    Pq será…? ^^

  18. GodSoul disse:

    “reclama da tendencia do mercado de seguir formulas, desvirtuar o moe para agradar o público atual”
    anime e apenas mas uma industria,nao e algo que sai de graça,tem consumo e consumidor, se o consumidor nao compra, então so tem consumo de dinheiro do financiador que nao vai ficar feliz com isso.
    vejo gente reclamando que anime moe ja tem 4 temporadas, enquanto seu seinen ta afundando e provavelmente nao vai ter continuação,bem os dois gêneros foram feitos para o publico japonês,se o ocidente nao gosta que foda-se,porque eles vao pensar em um publico que ta assistindo de graça?

  19. Danhy disse:

    Eu acho fútil se apegar a “velha geração” de Anime, comparar a atual como algo inferior.

    Ele não quer fazer animes para a grande massa compradora do mesmo né? Então, animes assim não rendem muito, ele quer fazer obras sérias ou só que não tenham moe? Kimi no na wa tem este apelo pois é uma longa metragem um anime desse estilo fechado ao público somente japonês otaku não acho que teria a mesma repercussão.

    Antigamente também existia muito moe, se observar os animes mais clássicos e notável que existia.
    A intensa criação de animes com estas temáticas deve-se ao fato da população otaku – a qual os animes em geral são direcionados( avá)- preferir obras assim à obras mais sérias. Não é por que existem pouco nesta temática que perde o interesse, o “problema” neste caso não é como os animes são feito, mas sim a quem são direcionados, ao público que gosta de moe.

    • Marco disse:

      Já viu os filmes desse cara? Eu não comentei porque não achei o caso, mas ele é um diretor bem ruim.

      • Danhy disse:

        Não vi. Então ele é ruim, isso explica a indignação dele, culpar a indústria ou a população só por que ele não é um bom direitor…

        • Pedro Augusto disse:

          Cara de uma forma você tá certo só que ultimamente parece que só tem um tipo de público no Japão, e o povo lá adora moe de um jeito obcessivo, falta animes como FMAB, Death Note,Code Geass,Oregairo e etc.Os animes estão ficando cada vez mais infantis e mais clichês possíveis.

      • Edson B. Einsiedler disse:

        Independente de ser um diretor ruim, o que ele falou não é mentira. eu pessoalmente não vi as outras obras dele, no entanto eu tive contato com Fractale e sei lá não é dos piores que eu já assisti…

    • Angel-chan disse:

      graças á deus uma pessoa que concorda comigo!Aleluia!quem vive de passado é museu!

      • Mônica Azevedo disse:

        Meu amigo se o futuro é idols moe, eu prefiro ficar no museu mesmo.

        • Angel-chan disse:

          Claro, porque love hina é uma obra de arte e todos os animes de antigamente eram todos maravilhosos… Não é porque você não curto algo que essa coisa é automaticamente ruim. Eu não curto battle shonens e nem por isso fico falando mal! Gosto de animes que me fazem refletir, mas eu também amo algo mais leve que me faça relaxar. Vejo animes pra me divertir, não pra criticar cada defeitinho. Respeito quem não curte moe e slice of life,mas eu pessoalmente me divirto vendo esse tipo de anime. E existe sim diversidade nos animes atuais, até mais do que antigamente.

          • Mônica Azevedo disse:

            Não disse que todos os animes antigos prestam. Não ponha palavras na minha boca

            Mas por favor né? Quer mesmo comparar??, Quer mesmo levar essa pisa gratuita? ‘-‘

          • Angel-chan disse:

            Eu só acho que existe mais variedade hoje em dia, e moe sempre existiu.mas veja essa temporada por exemplo:temos uns 4 shojos(coisa que a uns anos atrás era raro ter um anime desse gênero nas temporadas) tem josei, seinen, animes de esportes, animes de ação…não é só moe que lança. E na hora de hypar animes como re zero(com moe) todo mundo hypa.concordo que os japoneses precisam consumir mais coisas fora o moe, eu por exemplo amo shoujo e esse gênero vende pouco. Mas é que nem no cinema, que o povo só quer comprar filmes de heróis.

  20. Gabriel Villet disse:

    Ta uma bosta mesmo…

  21. Guilherme MS disse:

    Está complicado mesmo, o que dita é a indústria e a demanda, por mais que seja algo bem feito os estúdios não podem arriscar muito com obras que não agradem o gosto dos otakus no japão, que gostam de moe kkkkk

  22. David Moraes disse:

    Concordo com ele, traços de personagens extremamente repetidos, você vê a mesma garota em 8 animes ou mais, é a loli loira ou a menina de cabelo rosa, e a falta de criatividade repetindo um tema que deu certo milhares de vezes, ao invés de inovar repetem a mesma coisa até ninguém mais querer ver. Mudando de assunto a ova 25 de Re Zero ficou muito boa, foi uma propaganda muito top pros bd

  23. Emanuel Moreira disse:

    Nossa,falou cara que dirigiu o anime wake up girls,um anime de idols,a maior mesmice que existe na indústria japonesa.Sabias palavras,porem idéias erradas.Ja acho que os animes evoluiram muito desde a era evangelion /madoka/full metal.

  24. Dalla Corte disse:

    No documentário ‘Reino dos Sonhos e de Loucura’, Miyazaki himself disse algo parecido, onde basicamente denegriu todo o sistema governado por “otakus”, em conotação genuinamente pejorativa – referindo-se à morte criativa, é claro.

  25. Willian Picorelli disse:

    Mas isso não é só na animação… olha o cenário musical, sempre a mesmice, não só no Brasil com as mesmas merdas sertanejas e funks surgindo por demanda do público, mas lá no Japão o J-rock é sempre o mesmo, assim como k-pop, metal e etc. O mundo está meio morto por conta do gosto das pessoas.

  26. Angel-chan disse:

    como todos falaram,não dá pra confundir nostalgia com qualidade.nem todo anime antigo é bom e nem todo novo é bom.o que acontece é que o público se cansou de determinados clichês,que sempre existiram.algo que deve ocorrer em breve com os filmes de heróis,repletos de clichês.

  27. Mônica Azevedo disse:

    Parece que ninguém entendeu que o que tá matando os animes hoje. E essa própria geração de japoneses e seus gostos estupidos e ordinários por moe e clichês.

  28. O mais engraçado mesmo é o cara reclamar só do Moe já que tem tanta coisa na moda que ele podia reclamar…
    Enfim nem vou levar o que esse cara falou a sério.

  29. Cyro disse:

    Porque meu comentário não saiu ein Marco?

  30. Edson B. Einsiedler disse:

    Não vi mentiras no desabafo do diretor. Mas é assim que é o mercado japonês, animes com historias mastigadas para otakus sem cérebro engolir, daí quando sai algo original (ou inovador) não vende, e quando sai mais do mesmo vende…

  31. ikki031015 disse:

    Existe sim uma uma disvirtuação de obras atuais, mas pelo menos eu não vejo isso como algo ruim. O que mata de raiva é a maneira que as pessoas que não gostam, seja de Moe ou Idols ou qualquer outro gênero, se expressam. Não sabem somente dizer que não gostou de algo, tem que ofende-lo.

    Essas pessoas se expressam de tal forma como se aquilo que estão dizendo fosse a verdade absoluta. Isso é baseado na opinião delas, mas do mesmo jeito que existem pessoas que gostam de determinados tipos de animes, os que gostam de outro tipo também vão existir. Não concordar com eles é um direito seu, o problema está na maneira como você transmite essa discordância

    Dizer que o gosto dessas pessoas é ruim é como dizer que somente o seu gosto presta e isso é agir de forma arrogante e insensata.

    Não sou um cara que vai defender tudo que seja Moe, só acho que desrespeitar e ofender os gostos do público japonês somente porque eles não batem com os seus é uma atitude ignorante.

    Infelizmente, as pessoas tendem a classificar animes de 2 formas: ou gostou e o anime é bom ou não gostou e o anime é um lixo. E é por causa disso que essas discussões são geradas. Se aprendessem a apenas dizer que não gostou de algo sem ofende-lo, nenhuma discussão aconteceria, mas infelizmente só o fazem usando de xingamentos.

  32. Unknown disse:

    Fala do anime de babymetal.

  33. Lucio disse:

    Mais um se passando de ridículo na net
    normal.

  34. André Pessimista disse:

    Quem lê essa declaração pode pensar que o cara é um Katsuhiro Otomo da vida. O cara faz anime de idols e quer ter moral? Morra de felicidade com um sorriso moe! Nada contra o moe, mas tá em excesso.

Deixe um comentário