Top 10 Melhores Openings – Temporada de Verão 2016

Melhores OP

Essa temporada, diferente de muitas que vieram antes, está cheio de Openings boas, mas fazer um top 20 ficaria trabalhoso demais. Então vamos as 10 mais queridas pela maioria, eu inclusivo.

O resultado separado da votação dos Vips,usuários normais e minha está no final do post. Meu voto tem peso 1, o do resultado da votação dos usuários 0.5 e dos Vips 0.5.  Somo tudo e temos o resultado.

Compilado de 44 Openings da temporada de Verão 2016:

 

 

Top Melhores Openings Verão 2016

 

10 – Shokugeki no Souma 2 – Screen mode Rough Diamonds

 

Comentários: Essa não é das mais criativas a principio, com apenas apresentações sem grande inspiração dos personagens. Só na segunda metade vem alguns cortes mais inspirados de batalhas e simbolismos engraçados. A música é legalzinha apenas ao meu ver.

9 – Qualidea – Brave Freak Out – Lisa

 

Comentários: Se esse anime tem uma animação horrível, ao menos a OP salva. Linda animação dos personagens em constante movimento (a loira com fogo no rabo não consegue parar de se mexer), cheia de cortes fluidos, bom uso de câmera e uso de filtros. A música da LiSa é ótima também.

8 – 91 Days – Signal by TK

 

 

Comentários: A OP em si não tem nada demais, só uma apresentação dos personagens e vários cortes do anime. A parte boa é no final do protagonista indeciso no que fazer e remoendo seu trauma do passado em ordem a justificar sua vingança. A música melancólica é um dos maiores méritos, em um cantor facilmente reconhecido desde PP e Tokyo Ghoul.

 

7 – Re:Zero – Paradisus Paradoxum – Myth & Roid

 

Comentários: OP com algumas ideias legais, como começar com o protagonista no fundo do oceano repensando seus erros. A OP segue com uma apresentação simples dos personagens, o protagonista surtando e a Emilia triste por ter menos participação que um figurante. Depois disso temos vários cortes curtos de batalhas ou os personagens se movendo, mas o único mais inspirado é o final, com as mãos negras pegando a Emilia enquanto ela sorri e o protagonista tenta alcança-la. A música é apenas Ok.

6 – Tabbo Tatto – Belief by May’n

Comentários: Música bem sincronizada com a animação, além de ser empolgante. Bons cortes de batalha fluidos, com alguns usos legais de controle de câmera. Ótima OP para um anime de batalha.

 

5 – Alderamin – “Tenkyou no Alderamin” by Kishida Kyoudan & The Akeboshi Rockets

Comentários: Tem algumas coisas bem legais nessa OP, como o protagonista em cima de um Tabuleiro pensando no que fazer, representando sua mente em uma guerra, e a cena que simboliza (aparentemente), ele tentando salvar sua amiga Yatori das garras de sua família. O resto são cenas de interação do grupo ou cortes rápidos de ação não tão inspirados. A música encaixou bem.

4 – Dangan 3 – Arco do Futuro – Dead or Lie by Trustrick

 

Comentários: Só o modo criativo que essa OP apresenta os personagens, dando dicas de como devem morrer, já faz ela merecer um lugar na lista. Depois temos vários cortes de todos caindo, o que se tratando desse anime parece representar a perda da esperança. Até que o protagonista tenta salvar um deles. O trecho mostrando quantos restam vivos foi um belo toque no final. A música com altos e baixos e uma solo de guitarra mais notório em certa parte ficou ótima também.

A versão de Dangan 3 – Arco de Desespero dessa mesma temporada tem uns cortes inspirados também, como a vilã jogando todos os personagens em desespero e o protagonista sendo apagado por sua nova versão.

3 – Mob 100 – 99 by Mob Choir

 

Comentários: OP super criativa, com a base dela sendo transições continuas de uma cena para outra das formas mais inusitadas. Tem alguns simbolismos interessantes. Apesar do exagero psicodélico no meio, ela encerra com uma pegada pop mais forte ao mesmo tempo que a animação aumenta o ritmo das loucas transições , até terminar no protagonista chegando a 100%. Adorei a música brincando com o protagonista indo de 0 a 100.

2 – Zestiria – Kaze no Uta by Flow

 

Comentários: Quem gosta de belas animações de batalha com certeza se impressionou positivamente com essa. A música está muito bem sincronizada com a animação. Temos vários cortes de apresentação dos personagens, até que a música aumenta de ritmo e temos todos os personagens lutando contra um dragão. Funciona muito bem para um anime de aventura, que deveria ter uma OP chamativa como base para deixar as pessoas interessadas.

1 – Sousei no Omniouji – Recall by Iris

 

Comentários: Minha queridinha desde que vi a primeira vez. A apreciação dessa OP vem em várias partes. A fotografia, notem como as cenas são filmadas em ângulos e com cores no cenário que deixam tudo parecendo mais bonito (os cenários são mais bem feitos que o normal também).

Temos os personagens machucados enfrentando seu passado traumático no início, apresentações dos coadjuvantes, e volta para o Duo se unindo em uma batalha lindíssima em termos de uso de câmera e animação. O eu do presente deles consola o do passado tentando superar o trauma; os dois se unem para derrotar um inimigo e finaliza com eles chorando em um cenário destruído, aparentemente felizes de ver um ao outro vivo. Animação e música tem uma sincronia excelente. E pensar que conseguiriam superar a primeira OP, que já era linda.

Menções Honrosas:

Amanchu – Linda música e animação muito bonita das garotas na água.
Relife – Não é particularmente criativa, mas a música é gostosinha de escutar.
Hitori no Shita – In the Dawn – Não é lá muito criativa ou bem animada nos cortes, mas a música é legalzinha de escutar.

Kono Bijutsubu – Op bem animadinha e com alguns cortes fluidos legais (as obras desse diretor nunca falham nesse aspecto), além de cenas hilárias como a protagonista feminina tentando chamar atenção do protagonista.

Cheer Boys – O legal aqui são as sequencias de coreografia e piruetas no final. Bem mais bem feitas que a maioria desse anime.

Handa-kun – A graça nessa está no criativo final, transformando tudo em uma batalha do protagonista e seus amigos tentando resistir a suas fans apaixonadas.

D Gray Man – Assim como Hitori no Shita não tem inspiração ou cenas criativas, mas faz o básico de apresentar o elenco e encerrar com ação ao som de uma música legal.

 

Votação (Marco + Usuários + Vips)

N Marco (Peso 1) Usuários (Peso 0.5) VIPs (Peso 0.5) Valor
1 Sousei ReZero Sousei 16
2 Dangan 3 Zestiria Zestiria 12
3 Mob 100 Mob 100 Tabbo Tatto 8
4 Zestiria Sousei Alderamin 6
5 Alderamin Alderamin Mob 100 4
6 Taboo Tatto 91 Days Qualidea 4
7 91 Days Souma 2 91 Days 2
8 Amanchu Taboo Tatto Re:Zero 2
9 Qualidea ReLife Souma 2 2

 

Soma dos pontos das votações

(Formula = Marco + Usuário/2 + VIPs/2)

N Anime Total
 1  Sousei OP 2  27
 2  Zestiria  18
 3  Mob 100 14
 4 Dangan 3 12
 5 Alderamin 9
 6 Taboo Tatto 9
 7 Re:Zero OP 2 9
 8 91 Days 7
 9  Qualidea 4
 10  Souma 2 2

Relacionado:

Outros Tops de OP e ED