Review – Mob Psycho 100: Uma Comédia Shounen do Autor de One Punch Man

Sinopse:
A história acompanha um garoto com poderes psíquicos que trabalha para um charlatão nas horas vagas. Acompanhamos seu dia dia, confrontos e frustrações pessoais, com constantes rompantes de seus poderes quando ele perde o controle de suas emoções.
Análise (contem spoilers leves)
Mob 100 é uma experiencia diferente, ao menos isso posso dizer. Ele é uma mistura de gag mangá tentando jogar partes sérias e lutas shounen no meio. A referência a shounen é tão grande que tem até a clássica saga aonde cada um dos amigos do personagens ganha um inimigo pra derrotar para poderem chegar no boss final.
O começo da história não é muito bom, se foca basicamente em uma comédia peculiar que, como ocorreu no início da temporada, só algumas poucas pessoas conseguiram achar graça.
A impressão é que vai ser uma anime gag episódico, mas você nota depois de uns 3 episódios que existe sim um forte sendo de continuidade na história.
O que mais impressiona nela é a animação muito acima da média, mas que tenta ser tão estilosa e com um carnaval de estilos tão diferentes misturados, que acaba afastando o grande público, que prefere algo mais consistente a ver os personagens virarem arte moderna.
Os primeiro episódios de Mob não tem nada demais, fora um conflito para o qual eu ainda não vejo sentido e que muda completamente a personalidade de um dos personagens secundários, de um episódio para o outro.
Trabalhar mudanças não parece o forte desse autor vale dizer, quase todas elas acontecem do dia pra noite. O irmão do protagonista vira um pseudo-vilão da mesma forma, assim como o garoto que fez armações junto com ele, que aparece reformado e arrependido do nada no episódio final. Não existe um trabalho que justifique as mudanças, elas são apenas jogadas ali.

Ele também sofre de um problema comum, quando o autor quer fazer o protagonista tão ingênuo e sem emoções que fica difícil da maioria do público criar empatia pelo personagem (não que seja impossível, tem gente que gosta de personagens absurdamente ingênuos).
O protagonista é bem mais interessante quando suas emoções estão a mostra do que quando está em seu modo criança ingênua. Não por ficar super forte, mas por mostrar o que sente de verdade. Parecem duas personalidades distintas no mesmo corpo, o que é reforçado pela staff, tentando dar aparência badass quando o protagonista está em 100% e o fazendo parecer inofensivo quando na forma comum.
Achei a mistura de temas sérios com comédia gag angustiante na obra, o que levar e o que não levar a sério? O arco final é o melhor exemplo disso: Ele finalmente me animou com a obra, dando um ar mais tenso e urgência a trama. Mas ai chega o final e temos um anti-climax completo, com a volta das piadinhas do episódio 1, uma resolução absurda de aceitar e o autor querendo fazer você engolir que qualquer um pode ter poderes agora. Poderes psíquicos vem do cérebro da pessoa, não preciso nem dizer o quão estupida é a ideia de poder emprestar eles…..
Então, em suma, mesmo o arco final, que eu estava gostando até o episódio 11, acabou de forma decepcionante pra mim. Mob continua um individuo introvertido e sem confiança alguma, só vimos isso mudar quando o irmão está em perigo, depois ele volta ao norma. E seu mestre, bem, não preciso dizer o quão hipócrita o negócio de não usar os poderes ou ferir os outros parece, quando o cara que fala se acha no direito de fazer tudo que diz pro discípulo não fazer porque é um adulto.
Quem quiser ver a obra pela parte visual extravagante não vai se arrepender, mas quem esperar uma história de pessoas com super poderes lutando (o que em parte tem bastante), vai se decepcionar com o final anti-climático. Acho curioso como One Punch Man, do mesmo autor, entrega exatamente o final épico que todos esperavam (a staff inclusive aumentou ele pra deixar mais épico), enquanto Mob vai pelo caminho contrário do anti-climax.
Direção: 9/10
Roteiro:6/10
Animação: 10/10
Soundtrack: 8/10
Entretenimento: 6/10
[yasr_overall_rating size=”medium”]
E você, que nota daria para a obra?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
Extra

Jurei que essa luta do episódio 1 seria um dos climax do anime. Mas não, esse treco foi jogado no início sem explicação e termina sem explicação. Era só um animador querendo se mostrar sem um contexto.

tinha até esquecido desse anime, kkkkk olha q era um dos q tinha escolhido para assistir, acabei vendo soh REZERO e Orange 🙁
Considerando que dei 2 estrelas pra Orange esse teria sido uma escolha melhor.
animação ganho 10, depois eu vo maratonar, vo ver os outros que as pessoas falaram bem nessa temporada. a tbm assisti aquele do pai solteiro com a filha comilona kkkkkk
TB achei muita forçação de barra esse final,alem do cara ganhar os poderes emprestado ele usa 1000% e de uma forma que ate parece que ele usa esses poderes desde que nasceu
Resumindo. Eu gostei do geral, final frustrante ( não sei qual foi a intenção deles terminar dessa forma). Não recomendo, se for ver é apenas porque está muito sem o que fazer mesmo.
sabe que é mais cômico nos comentários que li em outros blog… é que a gurizada queria que o lider da 7° divisão da claw fosse uma loli “kawai” que com o tempo shiparia com o mob, mas perceberam que era um velho decrepito rssrs
Até os membros da Garra esperavam uma garotinha cara XD
N era coisa só da cabeça dos telespectadores haha
Eu pensei que o ”ser” da mascara de gás fosse uma loli,nem te falo a decepção e a revolta aqui quando mostraram que era um velho tsc…
Eu tinha dropado Mob depois de assistir o primeiro o episódio. Eu odeio esse tipo de comédia exagerada, e além disso eu não tinha gostado dos personagens, mas depois de um amigo insistir, e ver muitos comentários que tinha ficado bem melhor depois da segunda metade do anime, eu deixei uma chance novamente. Empurrei até o episódio 5, só que depois disso, comecei a gostar um pouco mais, nada fantástico, mas que passou a ser agradável de se ver, além das piadas ficarem menos agressivas, e terem entregado um plot um pouco mais sério. Agora, chega nesse final e acontece esse tipo de coisa, o ”mestre” do Mob, foi o personagem que eu mais odiei, e nem preciso comentar o quão insatisfeito eu fiquei com esse final.
Na maior parte do anime, eu estava assistindo com o intuito de ver uma boas lutas, pois a animação que o Bones entregou foi espetacular, e acho que isso foi tudo que eu estava esperando. Ainda bem que não criei nem uma expectativa com Mob, como eu criei com Orange.
É, não concordo em quase nada com o Marco mesmo, que pena, principalmente sobre o roteiro, mudança dos personagens e sobre o Rengen. Para começar gosto como ele constrói os personagens, como o Mob passa a viver a vida depois de ferir o irmão dele, tentando esconder os poderes e ter uma vida normal. Como o irmão dele trata o Mob, inicialmente com medo pois sabe que o irmão é muito mais forte, então eles nunca poderiam entra em discussão, pois ele poderia acabar morrendo, assim criando um grande complexo de inferioridade, o que motivou ele a virar um pseudo vilão, mas o mais legal é como mesmo depois de tudo isso, o Mob ainda tratava ele como um bom irmão mais novo, bem tocante. Achei o Rengen o melhor personagem, ele fala sobre a verdade sobre essa coisa de dominar o mundo, isso é coisa de criança, e se um adulto fala isso, é porque ele não cresceu ainda, ele deixou isso bem claro, para ele crianças deveriam brincar e viver suas vidas de forma tranquila, deixe as lutas para os adultos, isso ficou ainda mais enfatizado no último episódio, o que eu gostei muito, ainda mais mostrando toda a gratidão que o Mob sentia pelo mestre, por tirar o peso das costas dele, afinal mesmo o Mob sendo um protagonista de Shonen, ele definitivamente não quer isso, só quer ter uma vida normal. Acho que esse acabou virando meu anime preferido da temporada, um 9/10.
Concordo plenamente contigo
De fato, ao meu ver a obra não tenta seguir o padrão que vemos por ai e pelo que vi até então no mangá, a história se desenrola de uma forma ainda mais intessante. Não concordo em quase nada com essa análise do Marco (principalmente dessa parte: “trabalhar mudanças não parece o forte desse autor vale dizer, quase todas elas acontecem do dia pra noite.”), mas cada um tem uma forma diferente de analisar as coisas. É o tipo de anime que cada um tem que ver por conta própria e decidir se é do seu agrado.
Verdade, foi a parte que mais discordei também.
Sinceramente Mob foi uma das surpresas do ano o inicio era bem chato e não consegui-a me empolgar, mas depois de um tempo começou a melhorar muito e acabei gostando bastante.
Ainda assim gostei do final mesmo esperando que fosse ter um batalha épica com o Mob a vencer todos o membros que faltavam.
Enfim uma boa obra minha nota é 8/10 já que me diverti bastante assistindo.
Na verdade o garoto de olho azul não queria matar o mob nem o irmão dele, ele quer criar uma facção pra bater de frente com a do pai dele onde esta os espers mais overpower , quando ele diz pro mob “estou decepcionado com vc” pq ele sabe que o mob é forte mas é contra violência, no caso do irmão dele , ele v um potêncial nele ,já que com o tempo o irmão do mob vai ficando bem forte e ele vai criando um poder esper de controlar o espaço e o tempo… vale frisar que ambos os irmãos ainda podem evoluir, ate o proprio mob já que depois dos 100% ele perde o controle e com o tempo ele vai aprimorando isso , não só ele como o irmão dele tambem, já que o proximo arc. é contra os “super 5 ” ….
coloque a tag spoiler
É que você não gostou do estilo de Mob…o anime é longe de ser ruim até na história…tipo a parte de Rengen..é que ele se importa muito com mob…e mob é uma pessoa pacifica…ele não gosta de brigar…mas ele tinha e o Renge sabe disso..Então o desespero dele foi para ajudar o mob a não lutar…para não ferir a si mesmo,por isso ele inconscientemente transferiu os poderes,para poder fugir e não lutar.E essa do anticlimax da batalha…foi uma coisa muito maneira…pois se você parar para pensar…o desespero que os vilões estavam sentindo era muito grande…pois tinha um cara surrando eles sem o menor esforço.
complementando: e que msm sendo forte para um krl tava pouco se ferrando com a ideia de dominar o mundo e/ou ser louvado
Acho uma pena esse final ter sido tão anti-climático, esse último arco estava sendo bom, mas aí o final desconstruiu completamente tudo e parece que voltamos a estaca zero. Inclusive acho que o pessoal reclamou desse final e quando o ONE foi fazer OPM fez questão de colocar um clímax decente.
Recomendaria Mob apenas pra quem quer ver o que é uma boa animação e não tem nada melhor pra fazer. Inclusive acho que esse é o primeiro anime que não é da kyoani que vejo ganhar nota 10 em animação.
O final realmente deixou a desejar, mas só recomendar Mob pela animação ou pra quem não tem nada p fazer, aí é exagero
O anime é bom, peca em certas partes mas a história e a comédia são legais, e sem falar na ação tbm
A ideia de Mob é o seguinte: quebrar clichê
Eu achei genial a forma que eles utilizaram dessa piada pra finalmente fazer o Reigen ser útil e ter um momento de glamour ao lutar contra os vilões. Ele é simplesmente o personagem mais engraçado desse anime, principalmente pelo seu jeito de manter a pose o tempo todo e tentar enganar o pessoal das formas mais criativas possíveis. Não acho que todo anime que, durante uma luta, tem obrigação de manter seriedade o tempo todo. Isso já vemos em vários outros. A obra é muito boa, só acho que vc não gosta de histórias desse tipo , Marco.
Você pode até estar certa, e isso pode até ter acontecido intencionalmente. Mais foi anti-climático!
alguém dá um oscar pra esse mito
Alguém da um mito pra esse Oscar.
como vc disse apenas algumas pessoas conseguiram achar graça das piadas no começo e eu sou uma delas ‘-‘
Achei essa parte meio equivocada em partes,afinal senso de humor é algo pessoal e Mob foi bem recebido no MAL,é tipo pegar KonoSuba e dizer que as pessoas que droparam por não achar graça são minoria em contraste com a popularidade do mesmo.
saquei
Eu achei bem engraçado a parte do cara da espada de brinquedo, ele contando a historia dele bem triste, com bastante sofrimento. Ai vem o mestre o mob e começa ” Eu entendo.. uma vez eu esqueci de avisar pros meus pais que era dia do piquenique na escola e eu fui o único que não trouxe o lanche. Essa é a minha historia de solidão na infancia.
Tenho o mesmo sentimento com relação ao final, estava bem mais interessante com o enfoque mais shounen, no momento da luta final acontece tudo aki e vc se pergunta – Sério q isso q tá acontecendo?
Para uma obra q conseguiu despertar interesse apenas após quase metade da dos episódios não podia ter pecado assim no final, q me faz achar ele apenas mediano.
Eu achei ruim só me coloquei a ver 3ep
Não dava pra mudar esse método de nota final para o clássico “de 0 a 10” em vez dessas malditas estrelas??
Esse negócio de “ate 5 estrelinhas” pro review final e meio Meh.
É só multiplicar por 2x que dá a nota de 0 a 10. E estrelas fica mais bonitinho no google. Elas aparecem em baixo do post. Aqui -> https://uploads.disquscdn.com/images/d4e901df97f7e400228049aeb9be155b5f9f5b98ead11fbaeea0d41c7ba223d3.jpg
Não é ruim mas como 96 porcento dos animes dessa temporada o final foi bem morno
Esse monstro aí que apareceu no começo seria o 100% do Mob querendo matar.
N viu trechos dele aparecendo no fim do episódio 11 antes do tapa no rosto do Reigen?
E sobre a mudança dos personagens do nada, bom, é que cortaram algumas partes do mangá pra poder encaixar tudo nos 12 episódios. Assim como o começo da obra funciona bem melhor no mangá que no anime.
Eu gostei de Mob, tirando o fim bem sem graça mesmo, daria uma nota 7.5
Não querendo ser do contra aqui,mas parece que vc viu Mob completo mais pela animação em si do que pelo enredo ou personagens lol,pessoalmente não conseguira ”arrastar” uma obra só por isso mesmo que eu faça dificilmente daria nota maior que 6,mais bem não nego que o final em si foi decepcionante em partes realmente soou anti-climático,ainda mais se levar em conta o cliffhnager do episódio 11,fiquei num hype legal para ver o Mob no modo 100% peitar o 7° líder da d
Não querendo ser do contra aqui,mas parece que vc viu Mob completo mais pela animação em si do que pelo enredo ou personagens lol,pessoalmente eu não conseguira ”arrastar” uma obra só por isso mesmo que eu faça dificilmente daria nota maior que 6,mais bem não nego que o final em si foi decepcionante em partes realmente soou anti-climático,ainda mais a pós o cliffhnager do episódio 11,fiquei num hype legal para ver o Mob no modo 100% peitar o 7° líder da divisão,mas né foi aquilo lá com o Reigen fazendo um discurso moralista de não violência/uso de poderes,para minutos depois o mesmo usar isso para ”acabar” eles.
Mob inicialmente começou mais ou menos,com ênfase maior na comédia a qual funcionava aqui e ali comigo de vez em quando comigo,mas a partir do 3 episódio pra frente a obra foi melhorando até chegar no melhor arco que é esse último contra a organização Garra,só é uma pena que o clímax final foi meio meh,o que dizer do Teru((o loiro)a qual inicialmente eu desgostava e agora na reta final virou meu personagem preferido da obra oO,a mudança de caráter dele depois de perder para o Mob foi gratificante,gosto do Mob pelos mesmos motivos de protagonistas OPs ”fechados” em emoções como Inaho,Tatsuya e Yuuji como citei na impressão do episódio 4 ou 5 no caso seria pela suas ações em discursos/frases ou em sua maioria na hora dos fights representando xD.
Nota Final:8/10,chuto que o que fez Mob não bater a fama de One Punch Man ou algo próximo foi o seu Design cartunesco,a qual deve ser o ponto chave de afastar ou divergir o público,Kill La Kill por sinal misturava coisas sérias com comédia(2 cour é o que eu diga com aqueles twists) e funcionava tranquilo ao me ver.
Eu concordo sobre o final, eu tava mto ansioso p esse episodio e acabei me decepcionando, até o moleque de cabelo laranja fala q ta decepcionado com o Mob.
Eu até gosto do Reigen, mas prefiro quando ele ta de fora dessas paradas mais sérias com o Mob.
Eu gostei do anime, e tirando o final q me deixou puto, teve mtas partes q me empolgaram mais q OPM, talvez pq até o fim o Saitama sempre teve td sob controle.
Esperar alguma notícia sobre season 2, senão partir p mangá msm com aquele traço escroto –‘
Os personagens até que são legais, em partes técnicas ele é muito bom, o roteiro e mais ou menos mais tem algumas coisas bem legais, o comédia e mais ou menos, foi um anime mediano no geral
Minha Nota: 7.5/10
Eu gostei do final,acho que sempre imaginei reigen sendo aquele personagem foda(Pra falar a verdade sempre quis isso),animação é ótima,o humor até que funcionou comigo em grande parte.Bem meu gosto é bem peculiar,mesmo sendo 100% anti-climatico eu gosto disso,pois quebra a expectativa que você tinha criado e te mostra algo 100% novo(Com exeção de alguns caso que não souberam encaixar isso direito.
Nota final:7.8
Isso de emprestar poderes é uma habilidade única, (tipo corpos etéreos, pirocinese e essa baboseira toda) que só dois personagens da série possuem. E não é como se houvessem regras pra esse tipo de poder, considerando que ele nem existe na vida real.
Mesmo poderes tem lógica cientifica se você procurar sobre na internet. Basicamente o cérebro tendo o controle da matéria a nível molecular. Então sim, telecine tem regras baseadas em ciência.
Buscar base científica em anime é bem paia. A maioria esmagadora não tem e ninguém enche o saco por isso.
O autor atribuiu na obra, que naquele universo poderes psiquicos estão relacionados com energia(não sei que tipo de energia é) e que o mob tem capacidade anormal de absorção por isso ele é fodão.tipo quando o mob passou pro reigen ele nem tinha percebido a energia em seu corpo, por isso eu penso que a energia estava apenas acumulada em seu corpo porque ele nao usa nem um nem uma habilidade ele so desse a mão então eu cheguei a conclusão de que a energia “psiquica” pode ser transmitir para outro usuário mas se esse individuo nao tem a capacidade cerebral de manipulá-la ela fica apenas acumulada em seu corpo e vai escapando rapido de seu corpo.
É bom que a obra tenha fluido desta forma, pois foi única, com o passar dos anos acompanhando animes nota-se uma clara repetição dentro dos animes, já estou farto de animes em que o principal se estressa e explode e luta no final. Este é um dos poucos animes que tenta trazer algo novo, e existe uma justificativa bem convincente para a personalidade do protagonista, em suma, se busca algo cliché como uma explosão de raiva seguida de lutas infindáveis posso lhe indicar indicar vários outros animes, que são muito bons, porém não é isto que o autor faz, basta olhar em suas outras obras que o mesmo tenta realizar uma quebra dos animes tradicionais, OPM é a prova onde o protagonista é fodão deste o preludio da obra, até o fim não encontra desafio. Por fim digo para não se forçar a acompanhar obras que não lhe são compatíveis apenas para desfrutar de características isoladas, isto afeta suas review, que tanto gosto, torna-se fraco um texto cuja a cerne são criticas subjetivas.
Na moral, mob Psycho foi bem melhor que re:zero
Aliás, você deu de hater de mob desde a primeira rewiew.
Sou um péssimo hater então, dei 3/5 e uma análise justificada para um anime que devia estar hateando =/
O final não foi anti-clímax, não foi a luta foda que eu esperei, mas o clímax está lá.
Teoricamente todo mundo tem o poder telecinético adormecido, o que o protagonista fez com o detetive foi despertar o dele (tanto que no final ele consegue ver fantasmas), quanto a questão da “carga” transferida, daí cai na “pseudo-ciência”. Você tem que relevar. Isso não é nada perto de “De Volta pro Futuro”, “X-Men”, quadrinhos e mangas em geral. “Mob Psycho 100” não se propõe a ser “Akira”.
Eu achei bem desenvolvido os personagens, o irmão dele desde a primeira aparição já demonstrava ser muito reprimido e frustrado, já o cara loiro nunca foi mal, e depois da derrota ele percebeu que tudo em que ele acreditava era mentira, mas eu concordo que essa mudança de caráter brusca é um pouco forçada, mas isso não vale só pra MOB, vale pra todos os animes japoneses, de DBZ até Nisekoi.
Gostei da ação do anime, o protagonista não é tão overpower o que dá uma sensação real de perigo, e o principal, diferente de One Punch Man tem um bom equilíbrio entre os personagens, então vc não sobrecarrega tanto o protagonista e consegue se importar com os coadjuvantes.
Pontos fracos: o começo é muito ruim, a ação embora seja boa ela é meio confusa, o protagonista é muito mais forte que os coadjuvantes, e o autor embora arranque umas risadas eventuais, ele não é um bom escritor de comédia.
O anime não foi lá essas coisas, teve partes boas e partes ruins. Oque me decepcionou muito foi o ep final, armaram uma grande expectativa, e no final quem brilha é o enganador.
Eu fiquei surpreso porque do nada o enganador ganha poderes, foi muuito chato isso
O anime não chega nem perto da qualidade do mangá, sem contar que o segundo arco é muito melhor que o primeiro. O mangá não é sobre comédia e sim sobre lutas paranormais e principalmente sobre o desenvolvimento do personagem o que não acontece muito bem no primeiro arco. Creio que se o anime tivesse 24 eps e o primeiro arco fosse adaptado pra ser mais atraente mesmo que tivesse que mudar parte da historia ele teria um certo sucesso.
Às pessoas que não gostaram, vão ver o padrão Shounenzão, Mob tem uma proposta de caçoar e fugir desse gênero, belo anime.
revoltado o senhor eim
mais revoltado que o autor do review, que espera lógica de um animê do mesmo cara que criou one punch man?