Naruto Shippuden – A Batalha Final (Naruto vs Sasuke) | Impressões

 

Se alguém ai está se perguntando se eu assisto Naruto semanalmente, a resposta é “não”, desde a metade da primeira parte do anime, quando pulei pro mangá e fiquei só por lá.

Isso não quer dizer, no entanto, que eu não desse uma olhada em alguns episódios específicos, nos quais querias ver batalhas que gostei no mangá animadas e com trilha sonora (Sasuke vs Itachi, Naruto vs Pain, etc).

Com a pausa que fizeram para essa batalha final (ep 476 e 477 de Shippuden) e o diretor de ação gabaritado que colocaram, eu tinha que dar uma olhada. E felizmente, valeu a pena.

Depois do Sasuke dizendo que queria virar um ‘Ditador Emo’ para conseguir a paz mundial (claro que ia dar certo…..) a luta começa bem centrada na parte física. Gosto de vários detalhes ali, mas o Sasuke bloqueando a mão do Naruto de completar o Jutsu de clones toda hora é um dos meus preferidos.

Depois disso começa a megalomania, com megazords brigando enquanto eu fico entediado. Eu aprecio principalmente agilidade em lutas, então podem imaginar como acho chato ver espíritos grandes e lerdos brigando e explodindo tudo a sua volta.

Felizmente isso é só o meio da luta. O final é a melhor parte, e o que salvou a coisa toda (ainda que com problemas). Os dois brigando sem ter mais energia para sequer se aguentar em pé eu achei sensacional, reduz tudo a puro físico. Ver o Sasuke perdendo um dente (ou foi o Naruto?) com os socos e eles sangrando de tanto levar na cara é muito mais impactante que dois bichos de pelúcia gigante se batendo.

E como a animação estava super fluida nesse episódio vemos cada detalhe, desde as expressões bem desenhadas, gritos de fúria, exaustão, está tudo ali. É um excelente final de batalha, que encerra com os golpes clássicos de cada um com direito flashback das fases da obra.

O problema é aqueles dois sobrevivendo a explosão do golpe final, sendo que ambos alegam não ter mais chakra/ki/cosmo/tesão pra nada. O terreno todo é aniquilado, mas os dois só perdem um pedacinho do braço…..o autor quis fazer um negócio tão grandioso que ficou ilógico (nem citei eles sangrando pelo braço perdido por horas ali e não morrendo, como vão ver no próximo episódio).

Mas fora esse aspecto, a falta incomoda de uma trilha sonora boa parte da luta (BGM tava muda quase o tempo todo!) e a briga de bichinhos do meio, foi uma bela luta, tanto na parte da animação quanto direção. E o mais importante, mostra o quanto o Naruto amadureceu.

Gosto bastante daquela parte final quando a Kyuubi olha pro rosto cansado dele que diz “deixa comigo” mesmo sem ele precisar falar, e ela reflete sobre o eu dele do passado e o atual. O modo que filmam mirando as costas dele tem o proposito de mostrar amadurecimento também, podem encontrar isso em muitas obras.

Quem não viu a luta, vale a pena, mesmo com alguns probleminhas que citei ficou bem legal. Minhas preferidas no entanto continuam sendo Naruto x Pain (por vários motivos, um dia explico) e Sasuke x Itachi (pelo plot twist).

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria para o episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]