Qualidea Code 1 a 4 – WTF!? Por essa ninguém esperava! | Impressões

Apesar dos diversos problemas da história e parte técnica, ao menos tivemos uma decisão corajosa.

Qualidea teve 2 primeiros episódios bem fracos, mais voltados a comédia e interação entre os personagens do que perigo real da sua premissa de Humanos com super poderes contra aliens (de CG).

De todos os personagens os mais chamativos são o protagonista central (o cara gravidade, até agora o foco principal é nele), sua amada Canaria, e a dupla criada pelo autor de Oregairu, que lembram uma espécie de Hachiman e sua Irmã. O terceiro grupo é uma lésbica e loli overpower, porém tapada. No geral são o Duo mais apagado por enquanto.

Os primeiros episódios servem só para entender as personalidades e dinâmicas dos grupos. No terceiro finalmente temos uma aproximação mais séria, terminando com a protagonista feminina em estado grave e o protagonista masculino obrigado a rever seu modo de pensar – além da personalidade problemática.

Soa meio forçado ele mudar tão rápido, mas é o que ocorre no episódio 4, aonde depois do trauma de ver sua amada machucada em um combate resolve se tornar um líder mais prudente a seu grupo. Ok, foi fraco mas foi um desenvolvimento de personagem. O problema foi a parte da ação. A luta contra os Aliens foi vergonhosa, a coreografia era inexistente e no climax a produção estava tão atrasada que tiverem que meter um quadro estático repetido por uns 5 segundos  – porque aparentemente a cena que deveria estar ali não foi finalizada. Todo clima foi uma longa sequência de quadros estáticos desconexos e tortos, portanto, não empolgou.

A trilha sonora ainda tem seus méritos, mas a cansão da protagonista feminina, que embala parte dos combates, é praticamente a mesma sempre, o que fica repetitivo. E não bastasse as lutas já não serem a melhor coisa do mundo normalmente, no primeiro grande climax da série entregaram a pior e mais mal animada de todas.

O único motivo de eu estar citando a série aqui e não ter dropado (e acreditem eu pensei em fazer depois do climax) foi pelo que ocorre no finalzinho. Não sei se é permanente ou não, já que não parecia esse tipo de série, e o autor de Henneko não parece esse tipo de autor, mas se for algo sem volta é corajoso e abre caminho para uma reinvenção do protagonista central, [SPOILER DAQUI PRA FRENTE ATÉ O FINAL] que tinha toda sua motivação e, porque não, vida, baseada naquela personagem. Qual vai ser a motivação dele depois de sua morte?

Gostei daquela cena final pelo modo seco e inesperado que ocorre, ao mesmo tempo que vemos o rosto incrédulo do protagonista, sem acreditar naquilo. Já a cena acontecer bem quando eles iam se declarar ficou meio manjado (ia bater o record de Rakudai, mas o alien atrapalhou). Mas de novo, não sei se vão manter isso, já que a personagem aparece a OP inteira, seria estranho sumir com ela em apenas 4 episódios. Aguardemos pra ver no que isso vai dar.

Avaliação: ★   ★ ★ (+)

Extras

Para muitos os personagens preferidos são esses do cara de Oregairu. Só os personagens do autor de Date a Live que ficaram mais apagados.

Reparem que no climax do episódio 4, no momento que deveria mostrar a garota cortando o alien eles jogam esse quadro estático por uns 5 segundos, já que a cena que deveria estar ali não ficou pronta a tempo. Se a coisa já está assim no episódio 4 não quero nem ver como vai ficar mais pra frente.

Vídeo Relacionado: