Impressões semanais: Orange #08

Captura de tela 2016-08-23 00.33-tile

Apesar de todo anime ser inerentemente dependente de seus personagens para se sustentar, aqueles que são estudo de personagens, sofrem mais com a responsabilidade de contar uma história enquanto as figuras de seu universo evoluem progressivamente. Felizmente, Orange tem tido êxito na tarefa.

Logo no início, quando o grupo brinca sobre Kakeru e Naho serem namorados, a garota, ao contrário do que seria natural, não enrubesceu no momento. Creio que seja para ressaltar seu amadurecimento  e mudança de postura, e não um erro bizarro de animação.

Ela segue com sérias restrições emocionais (assim como seu alvo romântico), recebendo uma “ajudinha” do roteiro para avançar modicamente, no clássico tropeço aos braços do garanhão, a versão Shoujo do homem que cai sobre os peitos da donzela, em Ecchis. Porém, se compararmos com o que se via no capítulo um, é outra pessoa.

O amadurecimento não para por aí, pois finalmente ela e Suwa negligenciaram – deliberadamente – o conteúdo da carta para fazerem o que acham melhor para a saúde de Kakeru. Este é o grande objetivo da obra, afinal; contar uma história sobre perseverança e crescimento, todos ligados pelo fator comum da amizade, este já um pilar consolidado em Orange. Naho deve recorrer Kakeru sendo ela mesmo, e depender de si, no futuro – é um paradoxo comentar isso coerentemente – seria relegar a tarefa.

É inegável que a devoção, dedicação descomunal em agradar, doar-se ao garoto, podem parecer artificiais ou exacerbadas, como se o menino fosse uma criança irresponsável e incapaz de lidar com os problemas da vida. Não cobro de ninguém que aceite a personalidade do jovem,  isso é muito da experiência e caráter de cada um. Contudo, ao prestar atenção em pequenos quadros e com uma dose de boa vontade aliada à sensibilidade, é possível percebermos como Kakeru está psicologicamente em frangalhos e urgindo auxílio. Isso se dá não apenas no alívio e disposição com que aceita que seus camaradas corram consigo, como na gota de suor que brota em sua testa, assim como o olhar perturbado, ao ouvir do treinador que seria o encarregado de ser o âncora da corrida.

Revelar o design de produção no quarto de Suwa foi uma boa sacada e condizendo com a personalidade do mesmo.

              Revelar o design de produção no quarto de Suwa foi uma boa sacada e condizente com a personalidade do mesmo.

E se Kakeru requere suporte, seus parceiros certamente estão obstinados em apoiá-lo. Ver o esforço de Hagita, um nerd literário por paixão, esfolar-se na tentativa de melhorar seu tempo com as pernas, rende momentos divertidos e serve de alívio cômico, é claro, mas o cerne das cenas deixa claro a força de seu sentimento.

Os traços seguem, ocasionalmente, capengas, mas são compensados por uma linda trilha sonora simples e minimalista, que, como já disse, intensifica a emoção e significação das passagens em que são inseridas sem sobrepujar o acontecimento em si. Especialmente belo é o instrumental da faixa ‘Me to You, You to Me’, do filme “The Classic”, que entoa entre 13:34 – 14:34. Sugiro procurarem a canção no Youtube, pois é lindíssima.

Voltando ao tema da amizade, o fato do resto da turminha possuir cartas é – ao menos pra mim, enquanto lia o mangá – previsível, ainda mais após Suwa ter revelado a sua, e explica muito da comoção que fizeram para atingir o “coração” de Kakeru”.

Talvez Orange ainda não seja a torrente de lágrimas que muitos esperam, mas não pode-se negar o mérito compassado e harmônico no andamento de sua trama, que lhe permite explorar e aprofundar as nuances de seus principais personagens.

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Carlos Dalla Corte

Curto 6 coisas: animes, cinema, escrever, k-pop, ler e reclamar. Juntei todas e criei um blog.

52 Resultados

  1. Lucas disse:

    Bom texto. Em relação a música achei meio genérica, não curti tanto mas isso é questão de gosto.

  2. Fabio Emilio Freitas disse:

    N tem nem oque pensa eu que lee o manga por cima ja Gostei,eo anime ta se saindo bem tb nota 5 minha opniao!

  3. Danhy disse:

    Achei meio decepcionante o ep, esperava mais de Orange, mas não esta cumprindo minhas expectativas – acho que criei muito hype – apesar da qualidade gráfica não ser “o” mais importante o character design da naho está me impedindo de simpatizar, sem contar vários erros de animação(mas isso não conta muito já que esse estúdio não é dos melhores).
    Enfim bela analise, vou continuar acompanhando já que tenho muito carinho pelo mangá( e quero ver como vão adaptar a obra).

  4. Jura disse:

    Como eu já havia pensando anteriormente, os personagens de Orange são o pilar da história, isso sem dúvida alguma. A evolução de uma personagem tímida, que decide acabar com os arrependimentos do seu futuro eu e seus amigos que lhe apoiam é a maior diversão da obra para mim.

    Eu tenho expectativas que os personagens secundários sejam um pouco mais explorados, e não foque totalmente na relação Kakeru x Naho, pois os personagens de Orange são deveras interessante.

    Esse episódio teve um ritmo mais lento que o anterior, assim deixando o capítulo como algo mais suave de se ver. Eu esperava um pouco mais desse episódios, pois gostei muito do anterior. A parte em que todos mostraram que possuíam a carta do seu eu do futuro foi bem previsível, no momento que o Suwa mostrou no episódio anterior, já dava pra cogitar que os outros também tinham o mesmo.

    Enfim, um bom episódio, nada surpreendente, mas faz criar mais expectativas para os próximos.

  5. Lucy disse:

    Essa naho é uma retardada, tao retardada que chega a um nível insuportável, quase dropando esse

  6. Mônica Azevedo disse:

    Cade a sua nota Carlos?? (???)

  7. Alexandre Skywalker disse:

    Naho tá virando Sakura

  8. Miqueias Silva disse:

    Acho que esse foi o EP com mais expressões desfiguradas até agora no anime

  9. Sora disse:

    Boa review sua escrita em Orange é mais leve em contraste com Re ao me ver,deveria tentar fazer o mesmo lá ai talvez o rage ou preguiça de alguns sumisse,bom episódio no geral pena que a Naho é lerda de mais para sacar as coisas,na primeira vez que o Kakeru esticou a mão eu relevei mas na segunda foi tenso,quando ela disse para os amigos geral sacou logo de cara enquanto ela boiava —*,bom twist em relação a todos eles terem as cartas por essa eu não esperava.

    • Dalla Corte disse:

      Mais leve em relação ao vocabulário eu entendo, pois foi a intenção, apesar de difícil. Já quanto ao conteúdo, é relativo ao anime em si. Re deixou espaço para discutir um assunto mais complexo, qual o povo demonstrou-se imaturo a dialogar, já Orange não. Por isso a narrativa ortodoxa.

      • Laxus doidão disse:

        O povo é sempre imaturo ao dialogar Carlos, principalmente ao defender algo que eles gostam kkk
        Só recomendo não comprar briga, por mais que tenha sido sua opinião, é melhor deixar uma lado bom e um ruim da sua visão, ou o rage será de mais de 8 mil ^^

  10. João Veiga disse:

    Um bom episódio eu realmente estou adorando Orange sempre gostei desse tipo de obra onde se trabalha o Drama e Romance.
    O mais surpreendente é ver a evolução da Naho que esta começando a perder a sua insegurança e seus medos e esta começando agir um pouco mais independente sem ter de depender apenas e só da carta que recebeu.
    Bom Review Carlos esta de parabéns 🙂

  11. Dalla Corte disse:

    As notas acabaram por minha parte. Foquem no texto que a opinião está nele. Quem tem preguiça de interpretar e ler a resenha, e abre o post apenas para ver e discutir a nota, pode dispor-se a ser uma view a menos.

  12. Wendel Santos disse:

    Mais um bom episódio de Orange, apesar de ter sido mais um episódio de transição para o que estar por vir.

    A parte técnica estava bem abaixo da média nesse episódio. Espero que eles estejam guardando o resto da verba para os episódios finais, porque nesses sim, a parte técnica será de extrema importância para poder transmitir a emoção desejada.

    Mas pelo menos eles terminaram com outro plot twist, com uma cena bem legal. Apenas aguardando o arco final que está por vir.

  13. Rômulo Junior disse:

    Nossa cadê o povo comentando sobre Laranja ”

  14. edno martins da silva disse:

    Gosto do jeito que você escreve, tanto em Re: zero, quanto em Orange. Quando entrei no blog pela primeira vez, achei estranho, mas depois de um tempo comecei a entender melhor sua escrita e as coisas que você aborda no texto. Sobre o anime, é o primeiro do gênero que acompanho, estou gostando, no entanto a lentidão da Naho (como nesse epi) me deixa um pouco frustado.

  15. Tio Gon Do Hiato disse:

    Orange si melhora cada vez mais

  16. Fabio R. Lima disse:

    os animes q estou assistindo nessa temporadas são diferentes, porq quem escolheu foi minha mulher (obs. ela nao gosta muito de coisas japonesas). e as escolhas foram Orange, e aquele anime da menininha fofinha q faz comida com o pai e a amiga kkkkkk.

    e ela até q está gostando, nao muito na Naoh porq ela eh muito lerda nas ideia kkkkkkk

  17. Alexandre Skywalker disse:

    ..

  18. Julioo Cesar disse:

    Epi mais fraco ate agr

Deixe um comentário