Bem vindos ao Novo site: Do Blogger para WordPress em Server Privado

Como podem notar mudei o site. Agora usamos wordpress em um server privado.

Server privado = Eu instalo e tenho acesso a todos os dados do wordpress e servidor.

Server free do wordpress.com = Eles instalam e deixam você usar cheio de limitações. Não pode editar praticamente nada do código, não pode instalar quase widget nenhum, não pode instalar quase theme nenhum, nem CSS pode mexer direito. E se quiser colocar propaganda eles pegam 40% dos lucros.

Parte boa da mudança:

  • Todos os arquivos são meus, o blog de fato me pertence e ninguém pode bloquealo de novo, como ocorreu ano passado em dezembro. É a desvantagem de estar hospedado em serviços free como Blogger e WordPress.com, ambos podem deletar ou bloquear seu blog como acharem devido. O serviço gratuito do wordpress.com é ainda pior porque deleta sem aviso prévio.
  • O site deve estar carregando mais rápido para todo mundo (MUITO mais rápido) e o template novo é mais bonito e leve que o anterior. Era complicado alguns me apontando problemas de velocidade e melhorias possíveis, e eu sempre ter que responder que no blogger não tinha muito do que eu pudesse mudar.
  • Tenho total controle do código, o que me permite diversas modificações legais, como setar as propagandas do google para não aparecerem em posts com determinadas tags. O que isso significa? Os posts 18+ vão voltar.
  • Se eu não gostar desse server e quiser mudar para outro vai ser 500x mais fácil, só vou precisar de 1 hora. Mudar do Blogger do WordPress no entanto exige dias de preparação. Tem que redirecionar links com 301, remoldar eles no wordpress pra ficarem igual no blogger, dentre outras porcarias. É UM SACO!

Parte ruim da mudança:

  • Eu tenho que pagar por um Virtual Server privado que aguente o tráfego de 40 a 70 mil visitas ao dia. Planos comuns só aguentam 5k no máximo. No BR tava 150-200 reais/mês um plano que aguentasse o blog, mas felizmente os gringos são mais legais e oferecem um serviço ainda melhor por menos. Ainda assim, se o blog crescer muito mais vou ter que sair de 2Ghz, 30Gb SSD e 2G de RAM para 4GB de RAM e 2Ghz de processador. Isso vai dobrar o preço do servidor……no fim meu bolso não gostou da mudança.
  • A indentação com HTML do Blogger é um lixo, literalmente, é cheio de código extra. Devido a isso na mudança a indentação de muitos posts fica bagunçada. Tentei corrigir o máximo que pude com códigos CSS e substituindo o máximo de lixo do código por nada do XML, mas alguns posts vão estar sem espaçamentos aonde deviam ou com espaçamentos demais. Com o tempo vou corrigindo os bugs mais loucos que ver.
  • Já alterei o disqus para mandar os comentários do endereço do blog antigo para cá, mas por um tempo vão ficar vazios, o que me deixa nervoso…..

Ainda estou ajustando o blog, deve vir mais umas mudanças visuais pequenas e vou adicionar uns widgets a mais. Deixei o mais limpo possível no começo para evitar alguns problemas na transição.

E é isso. Valeu a pena? Acho que sim, estou mais feliz com os ganhos do que com as perdas. Mas só o tempo dirá se foi bom ou não. 99% da internet diz que o que fiz foi vantajoso com o tamanho que o blog tinha tomado, mas só esperando para confirmar. De qualquer forma, com o sistema novo que queria abrir no site (vão saber da novidade em alguns dias) teria que mudar de qualquer forma, então não tinha opção.

Bem vindos ao site novo e qualquer problema ou sugestão me avisem.