Impressões semanais: Alderamin on the Sky #01 e #02

versão em vídeo:

Alderamin on the Sky episódio 1 e 2

Não dava muito por esse anime, que teve um episódio 1, que apesar de apresentar um problema a ser resolvido, foi morno e introdutório demais. Faltou algo de impacto.

O impacto veio no episódio 2 no entanto, que me pegou desprevenido na complexidade demonstrada por alguns personagens. O protagonista principalmente ao lidar de forma tão fria com os guardas na hora de necessidade, ao mesmo tempo que demonstrava profunda tristeza pelo que tinha ocorrido no final, quando sua frieza não era mais necessária.

Esse tipo de controle emocional é difícil de ver. A maioria dos protagonistas de novel varia entre bundão, normal e frio. São personagens unidimensionais que podem ser definidos com facilidade a maioria do tempo. Esse não, ele tem dualidade, ele tem diversos conflitos internos (trauma com a mãe e pela morto do pai pelo que mostrou no episódio) ao mesmo tempo que consegue pensar friamente e sair das situações em que se mete de forma inteligente.

A garota de cabelo vermelho é menos interessante, sendo bem mais badass e fria quase todo tempo. Mas é legal como ela e o protagonista se completam. Ele é o cérebro e ela os muculos. Além dela manter ele sobre controle quando ele perde a calma. Gostaria de ver mais da relação deles no passado. Parece haver muito respeito e entendimento mutuo ali.

A princesa também demonstrou um lado que eu não esperava quando se sentiu mal pelo que houve com os soldados por sua culpa. É uma personagem que tem conflitos interiores ao mesmo tempo que entende e aprende rápido as jogadas políticas. Tem também seu lado imaturo e infantil, como é normal para sua idade. De novo, personagens complexos, que não podem ser definidos em uma frase.

O resto dos personagens não demonstrou características tão interessantes, fora o cara da espingarda, que ficou emocionalmente instável depois de ser obrigado a matar alguém pela primeira vez. Isso foi legal para mostrar a distinção da mentalidade de cada um deles, com os mais frios como a protagonista feminina tendo que dar um sacode nele para ele não surtar e transformar a coisa toda em um dramalhão.

Autores de LN adoram simplificar o emocional humano e coloca-lo como um 8 ou 80, aonde o personagem tem que surtar quando mata alguém ou ser frio igual pedra e não ligar pra nada. Mas humanos não são tão simples assim, foi bom ver isso demonstrado.

Por fim temos o plano do protagonista para uma vida pacata destruído em um final melancólico, de alguém se tornando tudo que nunca desejou. Muito legal o final e a personagem feminina não tendo o que dizer, consolando ele só ficando junto mesmo, que era o que dava para fazer.

A direção não está primorosa e dava para imaginar melhorias aqui e ali. Mas não está ruim também, ainda mais como que eu esperava desse diretor que nunca dirigiu algo parecido. A parte técnica não esbanjou, mas está consistente até agora, como se espera desse estúdio.

Esse é um anime que por enquanto se vendeu por um desenvolvimento inesperado dos personagens no segundo episódio, ao invés de uma história elaborada. Veremos se consegue manter seu elenco interessante e apresentar alguma cena de ação ou conflitos militares marcantes no futuro.

Não garanto que vou comentar todos os episódios, só os com eventos de impacto provavelmente.

Avaliação: ★    ★ 
Extras

Fui olhar o mangá e nessa cena era para ele estar se pegando com uma mulher (ele é mulherengo afinal). Não sei porque cortaram isso.