Impressões semanais: Koutetsujou no Kabaneri #04

E chegamos ao climax do primeiro arco, aparentemente.

versão em vídeo:

Koutetsujou no Kabaneri episódio 4

E depois de um episódio mais calmo ganhamos um bem movimentado, que parece servir como climax final desse primeiro arco (ou parte) da história.

Fechando algumas discussões que começamos episódio passado temos o problema da Katana poder ou não poder penetrar o coração dos zumbis. No episódio passado a Mumei atravessou duas no coração de um deles. Meu problema não era a força necessária para fazer aquilo, já que os Kabaneris tem super força, mas sim a resistência da arma. Katanas são armas finas e se você a chocar contra metal muito grosso daquela forma é provável que ela quebre (ao menos foi o que vi em um documentário da Discovery a uns anos sobre Katanas x armaduras medievais).

Para adicionar mais fogo a discussão nesse episódio, ao tentar a mesma coisa que a Mumei o guarda costas da princesa teve sua Katana quebrada, e para piorar, depois disso, o zumbi que sabia usar espadas sai fatiando placas enormes de metal como se fossem manteiga. Conclusão? A staff não está ligando muito para ser 100% realista, a resistência das Katanas é completamente inconsistente. Nada que estrague o anime ou coisa assim, mas é um detalhe relevante a ser notado.

No segundo tópico de discussão tínhamos a transformação lenta da mulher gravida. Não explicaram nada sobre, só podemos ficar criando teorias mesmo. A contaminação quando a pessoa é mordida parece quase instantânea, então suponho que ela tenha sido contaminada pelo ar ou coisa assim? Ou um micro arranhão? Se fosse por uma ferida faria sentido eles terem mostrado. A teoria mais complicada era um marido contaminado dormir com ela antes de morrer, ela engravidou de uma criança meio Kabane que foi se transformando e contaminando ela. Parece meio complicado, não? Se fosse algo assim acho que teriam se dado ao trabalho de explicar.

Por último a questão do sangue, que foi resolvida no final do episódio. Basta alguém se cortar e eles bebem um pouco, só isso. O que torna as formas nada sutis que a Mumei usou para pedir sangue sem sentido, já que é mais provável que ela não consiga o que quer do que o contrário pedindo daquela forma direta e sem explicação.

Terminada as discussões passadas vamos ao episódio 4 em si:

O lance com os adultos fazendo besteira e sendo filhos da mãe eu não gosto por que é um clichê muito utilizado em animes. Adultos são todos uns bostas cabeça fechada que vão fazer merda na primeira oportunidade, e só os jovens conseguem tomar decisões inteligentes. Isso pode agradar jovens que vão se identificar por estarem com problemas com os pais ou algum adulto, e vão sentir contentamento vendo que só eles poderiam salvar a pátria, mas é pobre em termos de escrita generalizar uma faixa etária como incapaz de decisões inteligentes.

O climax do episódio foi legal, cheio de belas sequências fluidas de ação com a Mumei e o Samurai lutando (comecei a gostar mais dele nesse episódio). A OST estava ótima, só o final foi meio anti-climático. Depois de mistificarem tanto aquele zumbi como um oponente muito poderoso o protagonista vai lá e finaliza ele em 5 segundos. Se ele tivesse uma luta mais longa de uns 10 a 20 segundos, aonde ele não parecesse que iria ganhar com facilidade, o final da luta soaria muito mais épico. Como eu disse, não foi ruim, mas ficou devendo. Esperava algo épico depois de todo o suspense criado até a chegada daquele momento aonde o protagonista vai lutar, e acabou sendo apenas legal.

Em resumo, alguns probleminhas aqui e ali mas nada crítico, um bom episódio, mantendo Kabaneri como uma obra consistente dentro de sua proposta de survival contra zumbis. Só gostaria que terminassem com um gancho ou chamada a algo perigoso que está por vir. Foi um final muito feliz, pareceu até o final do anime. Mas ok, aguardemos para ver o que a próxima fase do anime nos reserva.

Avaliação: ★    ★   
Extras

Ele aprende rápido.

Belos sakugas nesse episódio


Eu tava jurando que ele ia tentar beber o sangue que estava voando na direção dele hauahuahuha