Top 10 Melhores Animes de 2016 – Temporada de Inverno (Janeiro)

E chegou a hora, vamos tentar escolher 10 bons animes (ou ao menos assistiveis), da temporada de Inverno/janeiro de 2016.

Top 10 Melhores Animes da temporada de Janeiro 2016 

Versão em vídeo:

Versão escrita:

10 – Ao no Kanata no Four Rhythm 


Fonte: Visual Novel
Gênero: Sci-fi, Aventura, Drama, Romance. 
Diretor: Suzuki Shingo (Romeo x Juliet, Etotama)
Estúdio: Gonzo (Rosario+Vampire, Blade & Soul)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1  

Sinopse: 
Em um mundo aonde todos podem voar (eu quero ir para esse mundo!), existe um esporte chamado “Flying Circus”. O protagonista, que já foi um prodígio do esporte, abandonou tudo por causa de um trauma, mas começa reganhar sua paixão pelo mesmo depois de decidir virar o professor de voo de uma aluna transferida e suas amigas. 

Review:
Nota: 7/10

Ao no Kanata eu só recomendaria para quem tem muito tempo livre e quer algo leve a divertido para passar o tempo. O anime cumpre o básico de te manter entretido com uma partida do esporte aéreo em que se foca quase todo episódio, tem um drama e  ele para desenvolver as personagens no final, e o climax entrega a emoção que deveria. Em suma, eu não acho que ele vá decepcionar ninguém, mas, ao mesmo tempo não apresenta nada que valha grandes elogios. 

Da parte técnica ele peca no 2D, com várias deformidades, mas nada ruim o bastante para te fazer dropar. E o 3D nas cenas de voo funciona. O diretor soube usar ele muito bem por sinal, de modo que só olhos mais atentos vão notar quando ele alterna de 2D para 3D. 

Ele me divertiu em seus 12 episódios, consegui simpatizar com o elenco, e por isso está aqui, na decima posição da lista, que quase foi pega por Dimension W. Mas Dimension W, embora tenha mais “plot”, não me divertiu muito e não consegui simpatizar com nenhum personagem. E, mesmo que apenas 1 fator, entretenimento importa nas minhas escolhas também, e esse ganhou nisso.

Ah sim, faltou romance, nesse aspecto esse anime decepcionou. Na visual novel tem romance, mas no anime cortaram e só focaram no esporte para poder terminar em 12 episódios.


9 – Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Fonte: Mangá
Gênero: Josei, Drama, Histórico.
Diretor: Shinichi Omata (Sankarea)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: 13
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Um ex-prisioneiro quer recomeçar sua vida e depois de muita insistência consegue se tornar o aprendiz de um contador de histórias famoso. Apartir dai ele começa a conviver com todos que cercam seu mestre, incluindo a filha adotiva dele, que também deseja se tornar uma contadora de histórias, mas é impedida devido a seu sexo.

Review:

Nota: 7.5/10

Bom drama, com uma boa história, personagens e direção. Mas a parte da profissão que ele se foca é tão chata e tinha tanto disso, que ele acabou perdendo muitos pontos na parte de “entretenimento”, ao menos para mim (bem, é algo que morreu no JP também com os anos, então acho que nem eles gostam muito hoje em dia). Mas ainda assim, quem quer uma boa história focada em drama, acho que vale a pena dar uma olhada.


8 – Hai to Gensou no Grimgar 


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, ação, RPG. 
Diretor: Ryosuke Nakamura (Aiura)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Várias pessoas acordam sem memória em um mundo de parecido com o de um RPG, e agora tem que lutar juntas para sobreviver as ameaças dele.

Review:

Nota: 7.5/10

Já fiz um review completo, então vou resumir bem aqui. Grimgar tem uma proposta interessante, e bem diferente da maioria dos animes de RPG. Mas a maneira como trabalha ela ficou massante e cheio de cenas desnecessárias, porque o diretor é um amante de slice of life e quis se focar nisso – além de não usar ganchos entre os episódios, o que também não ajudava. Mas mesmo com a trama lenta ele consegue desenvolver bem seu elenco do começo ao fim, os dramas são bons, e no fim, além de um final bem conclusivo, você nota a mudança que todos sofreram do começo ao fim do anime. Então a parte do desenvolvimento valeu (além do anime ser muito bonito visualmente).

Já analisamos as chances de 2ª temporada de Grimgar.


7 – Akagami no Shirayuki Hime 


Fonte: Mangá
Gênero: Histórico, Drama, Comédia, Romance, Shoujo.
Diretor: Masahiro Ando (Zetsuen no Tempest, Sword of Stranger)
Estúdio: Bones (Darker than Black, Noragami)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Uma garota de cabelo vermelho foge para o pais vizinho, tentando escapar de um príncipe de seu pais que quer torna-la uma concubina pessoal, devido a seu cabelo exótico. Ela então encontra o príncipe do pais vizinho, que acaba a ajudando. Com o tempo ela acaba indo trabalhar como herbalista no castelo desse príncipe. 

Review:

Nota: 7.5/10

Bom anime, apesar de ter me enganado, parecendo que se focaria em aventura nos 3 primeiros episódios e depois mudando para um slice of life com romance – e uma batalha aqui e ali, bem raramente. Ele desenvolveu bem seu elenco nas duas primeiras temporadas e não enrolou no romance, resolve ele logo no final da primeira temporada. Achei um tanto quanto lento demais em vários momentos, mas gostei da história como um todo. Vale dizer também que os cenários são lindos, e a animação não fica atras. De todos os shoujos que já vi foi de longe o mais bem produzido na parte técnica.

6 – Gate 


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia, Harem, Romance. 
Diretor: Takahiko Kyōgoku (Love Live! School idol project)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
História em que um portal para um mundo paralelo se abre no meio do japão. Criaturas míticas começam a invadir Tokyo através dele mas são repelidas pelo exército. Após as criaturas serem contidas um grupo de militares é enviado para o mundo paralelo com o objetivo de aprender sobre sua cultura e geografia. Lá eles fazem amizade com uma elfa, uma feiticeira e uma semi-deusa. Enquanto isso China, Estados Unidos e Russia começam a fazer pressão sobre o japão com a intenção de explorar os recursos desse novo mundo.

Review:

Nota: 7.5/10

Gate tinha uma proposta muito interessante, mas o modo como desenvolveu ela me decepcionou um pouco. Ele nunca dá um desafio de verdade para o exercito, o que seria possível com um maior enfoque em magia nas forças inimigas. E o romance dele, embora provoque, nunca vai para frente – menos com os personagens secundários, ao menos eles entregam algo nesse aspecto. 

A parte visual é ok, com inconsistências aqui e ali, mas entregando alguma animação nos momentos mais exigentes. Para quem esperar uma história sobre o exercito influenciando positivamente um mundo fantástico vai achar bom, mas quem espera algo mais que isso pode se decepcionar.

5 – Ajin 


Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Mistério, Terror, Sobrenatural. 
Diretor: Hiroyuki Seshita (Knights of Sidonia 2)
Estúdio: Polygon Pictures (Knights of Sidonia)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Ajin são seres humanos que não podem morrer. Dezessete anos atrás, eles apareceram pela primeira vez e a partir de então mais da sua espécie foram descobertos na sociedade humana. A vida do protagonista muda radicalmente depois de um acidente, no qual ele descobre ser um desses seres sobrenaturais e começa a ser caçado pelo governo para fins experimentais com seu corpo.

Review:

Nota: 8/10

O anime que pegaria meu top 1 se tivesse um final um pouco mais fechado. Ajin termina do nada, parecendo que ficou faltando os últimos 3 a 4 episódios. Ao que parece vai ter um filme final do ano finalizando a animação.

A primeira metade te puxa com puro suspense e ação em um episódio atrás do outro. As chamadas dos episódios são ótimas também, assim como algumas surpresas, como a verdadeira faceta do protagonista. Mas o que realmente me encantou foi o vilão, ficava cada vez mais admirado com a frieza e inteligencia dele, sem nunca cair para o “vilão genérico”. Tanto é sua importância que o climax do segundo arco é dele e não do protagonista. Em geral um ótimo suspense com sobrenatural, quem gosta do gênero recomendo dar uma olhada, ainda que o CG afaste alguns (eu acostumei depois de uns 3 episódios).



4 – Muv Luv Alternative: Schwarzesmarken  


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Mecha, Drama, Sci-Fi. 
Diretor: Watanabe Tetsuya (Zone of the Enders)
Estúdio: Liden (Yamada-kun e as 7 Bruxas, Arslan Senki)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Pessoas em mechas lutam contra Aliens em uma Alemanha divida entre facções. Acompanhamos um grupo revolucionário infiltrado tentando unir as duas Alemanhas, na esperança de salvar seu pais dos Aliens, cada vez mais perto de destruir todo o local.

Review:

Nota: 8/10

Nunca consegui criar uma grande simpatia por nenhum dos personagens desse anime, mas gostei da história que ele contou, principalmente por ter um final fechado. É uma mistura de história, sci-fi com aliens tentando invadir terra, ação, politica e intrigas. Todo episódio é bem movimentado e tenso, tem bastante tragédia, desenvolvimento do protagonista, alguns twists, e um final satisfatório que fechou bem a história. É pequeno, então quem gosta dos elementos que citei, vale a pena dar uma olhada.


3 – Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Comédia, Ecchi, Fantasia. 
Diretor: Takaomi Kanasaki (Kore wa Zombie, School Rumble Ni Gakki)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
O protagonista morre em um acidente de transito mas ele é salvo por uma deusa que lhe dá a oportunidade de reencarnar em outro mundo e fazer um pedido. Ele deseja que ela vá com ele para esse novo mundo e apartir dai os dois começam sua jornada para deter o rei demônio….só que não! eles antes tem que conseguir trabalho para terem o que comer, vestir e onde dormir, o que é meio difícil com a deusa causando problemas e a ameaça do Rei demônio.

Review:

Nota: 8.5/10

Para quem gosta de comédia e RPG com certeza vale dar uma olhada nesse aqui. As piadas são boas e variadas a cada episódio devido ao sistema de quests diversas. Os personagens são um sarro, completamente loucos, e o protagonista não cai no clichê do personagem super gente boa – o mesmo para a heroína principal (eles não prestam!). Para quem quer uma comédia um pouco diferente vale com certeza ver uns 2 episódios para testar. Os 2 climax de ação da obra são muito bons também, então mesmo quem procura aventura deve ficar satisfeito em parte. Review completo. Já foi anunciada 2ª temporada.


2 – Boku Dake ga Inai Machi 


Fonte: Mangá
Gênero: Psicológico, Mistério, Sobrenatural. 
Diretor: Tomohiko Ito (Silver SpoonSword Art Online)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3 | PV4

Sinopse: 

O protagonista tem uma habilidade sobrenatural que o força a evitar tragédias a sua volta o mandando para o passado quantas vezes forem necessárias até que ele consiga evitar a catástrofe. Um dia ele acaba se envolvendo em um assassinato e vira o principal suspeito, o que acaba o fazendo voltar no tempo para infância. Agora ele terá que salvar Kayo, uma colega de classe, e resolver o mistério por trás de seu desaparecimento anos atrás, para que possa evitar o assassinato que presenciou no presente.

Review:

Nota: 8.5/10

BokuMachi teve uma ótima primeira metade, cheia de tensão, boa animação, e mistério. Mas ai vem a segunda, depois que ele dá o segundo loop par ao passado. Ai a história fica bem mais lenta, focando na protagonista feminina, e o vilão fica ainda mais obvio do que antes. Quando ele é revelado ninguém se surpreende, não é como se tivéssemos outra opção. Tem alguma surpresa no final no entanto, e a trama fica bem resolvida, ainda que não tenha o final bombástico que muitos esperavam, se voltando mais para um debate psicológico. É uma boa história, e um suspense razoável, só não tentem velo como mistério, porque o mistério rapidamente deixa de existir depois de alguns episódios. Para o review completo e mais detalhado clique aqui.


1 – Haikyuu! 2


Fonte: Mangá
Gênero: Esporte. 
Diretor: Susumo Mitsunaka (Haikyuu!, Cutucle Tantei Inaba)
Estúdio: Production I.G (Psycho Pass, Guilty Crown)
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
Continuação de Haikyuu! Um anime focado em um time de vólei fracassado reganhando sua forma depois da entrada de 2 novos integrantes peculiares.

Review:
Nota: 9/10

Haikyuu 2 é um dos animes mais estáveis que eu já vi, todo episódio é bom, a única diferente é que alguns são melhores que outros. A divisão pecou focando em desenvolvimento de personagem por 12 episódios e uma segundo de mais 13 só de jogos. A primeira temporada conseguia balancear melhor treino, desenvolvimento e jogos em comparação. 

A evolução do time em comparação a S1 é notória, o que mata uma parte da graça dos jogos até, que eram mais desesperadores na primeira temporada, já que o time era mais inexperiente e fraco. Nessa só o último jogo empolga de verdade, passando um sentimento de desespero tão forte quanto o excelente final da primeira temporada. 

Recomendo fortemente, mesmo para quem não curte animes de esporte (como é o meu caso), já que esse é bem dirigido, bem animado, e mais pé no chão que o normal (sem exageros).

Mensão Honrosa:

Dimension W 


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sci-fi, Drama. 
Diretor: Kamei kanta (Oreshura, Saekano)
Estúdio: Studio 3Hz (Sora no Method)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Em 2072 os problemas de energia da terra foram resolvidos através da descoberta de uma dimensão W, de onde eles podem tirar energia através de bobinas. Em uma de suas caçadas, um homem encarregado de prender contrabandistas de bobinas ilegalmente modificadas, acaba encontrando uma android movida a energia da dimensão W, que vai acabar se tornando sua parceira.

Review:

Nota: 7/10

Dimension W tem um começo legal, um prosseguimento mais ou menos, que melhora na segunda metade, quando fica mais linear com sua narrativa. Ele resolve os mistérios do passado do protagonista e a heroína tem seu charme. Além disso tem boa animação. 

Então porque não está no top 10? Porque ele abusa de um sistema de energia de outra dimensão sem regras aparentes, aonde vale tudo, incluindo brincar com sonhos. Não gostei muito disso, e para piorar o vilão final é horrível, extremamente surtado e cartunesco, algo que desprezo bastante.

Não é um anime ruim, para quem gosta de sci-fi dá para ver de boa. Mas não espere nada marcante também, é mediano.

Extras:

Bubuki Buranki é split cour, e dizem que melhorou depois da metade da S1. Vou esperar a segunda parte acabar e ver se elogiam, se sim pego para ver e posso até citar mais a frente no ano, se achar bom.

Durarara ainda estou terminando a S2, se achar bom cito no post de final de ano.

Prince of Stride é ok, assim como Ao no Kanata ele cumpre as bases de um anime razoável tendo movimento todo episódio e um drama para desenvolver os personagens no final. Só fiquei com Ao no Kanata porque achei o esporte e personagens dele mais divertidos mesmo.

Bahamut é o harém/ação sem tirar nem por. Segue o livro de regras dos clichês do gênero sem fazer absolutamente nada de diferente, incluindo o protagonista denso e indeciso. Ele foi bem adaptado no entanto, o diretor deixou só o essencial, cortou parte do fanservice e tentou até algumas firulas visuais as vezes. Vou ficar de olho nesse diretor no futuro.

Phantom World teve uma quantidade absurda de episódio que dava para pular sem perdas, e só no final entregou o que a maioria pensava que teria desde o episódio 1. Esse aqui eu realmente não gostei, ele não está nem ai para desenvolver um bom plot ou algo sério a maioria do tempo, o que torna até complicado levar ele a sério quando tenta. A animação é bonita, mas com a KyoAni isso não é novidade.

Relacionado:
0. Top 10 Melhores animes de 2015
1. Top 10 Melhores animes de 2014
2. Top 5 Animes mais populares do ano de 2014
3. Top 10 Melhores OSTs/Soundtracks de anime do ano de 2014
4. Top 10 Waifus 2014 – As melhores garotas de anime do ano
5. Top 10 Animes mais populares de 2015
6. Top 10 Waifus 2015