Primeiras Impressões – Temporada de Primavera 2016

Todos os primeiros episódios da temporada de Abril (Primavera) 2016 comentados.

Atualizado: 21/04 (Finalizado)

Mais adições de comentários pelos redatores do blog que quiserem participar serão feitas com o tempo, assim como novos animes comentados conforme forem estreando. As adições de novos comentários estarão descritas no log de edição no final do post. 
O formato foi inspirado pelo post da ANN que faz coisa similar (link).

Quem quer recomendações procure os animes que ganharam nota de 4 pra cima pelo redator com os comentários que mais batem com a sua opinião pessoal (se tiver poucos 4 desça pra 3.5). 

Guia em Vídeo:


Guia Escrito:

Gakusen Toshi Asterisk 2
(Asterisk War 2)


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Sci-fi, Romance, Harem, Escolar. 
Diretor: Manabu Ono (Mahouka, Horizon) e Kenji Setou 
Estúdio:  A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Sinopse: 
Segundo cour (ou segunda temporada) de Asterisk War.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Não tem muito o que falar. O torneio da S1 continua. A animação está na mesma. O que não é ruim, mas não consegue empolgar muito nos combates. 
A desvantagem de saberem a fraqueza do protagonista ao menos adiciona um suspense a mais. E a estratégia da protagonista feminina na luta foi boa. Soa mais nobre eles ganharem por estratégia do que com os poderes over do protagonista. 

Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia, Romance, Comédia.
Diretor: Masaharu Watanabe (Wakaba Girl)
Estúdio: White Fox (Akame ga Kill, Steins Gate)
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Um garoto é mandado para um mundo fantástico aonde encontra uma garota de cabelo prateado que salva sua vida. Infelizmente, ambos acabam mortos logo depois, e o protagonista acorda de volta aonde o dia começou, aprendendo que tem o poder de voltar no tempo toda vez que morre. Ele jura então salvar a garota de cabelo prateado não importa quantas vezes tenha que voltar.

Comentários:


Marco

Nota: 4/5

Link para versão em vídeo.

Boa estreia. O começo é muito ágil, e o uso do que iria acontecer mais a frente, jogado de forma picada no começo do episódio, consegue gerar tensão.  

A forma como o protagonista se adapta rapidamente a mudança de mundo é hilária, e todo resto dele só se dando mal ficou bem divertido também. Os personagens conseguiram mostrar personalidade sem entrarem nos clichês padrões, e mesmo a investigação ser meio lenta se justifica, já que queria que você se identificasse com os personagens antes de acontecer “aquilo”. 

A animação está super consistente e bem acabada, e as partes que exigiam mais movimento como a corrida da garota e o final entregaram. Só o uso de CG em toda população foi estranho. Mas ao mesmo tempo é melhor do que ver quadros estáticos (Grimgar, por exemplo, usava eles quando mostrava muita gente ao mesmo tempo na rua), já que manter a população em movimento com animação 2D o tempo todo é quase impossível em animes para TV. No geral uma ótima estreia te situando no mundo e poderes do protagonista, e com boa direção, sabendo manter o clima leve, mas alterar para algo mais tenso quando necessário. Agora é ver como caminha apartir daqui.

Carlos

Nota: 4/5

Será que teremos mais um grande anime que envolva viagem no tempo em seu enredo?!

Eu nem sabia a sinopse disso, fui ver pela “vibe” e acabou sendo uma das maiores surpresas dessa minha vida otaku. A direção do início já me conquistou, ao mostrar a vida monótona do protagonista e o inteligente uso do vidro para evidenciar a barreira que o separa de uma vida normal, ao ver o casal andando na rua. 

O anime, aliás, misturou muito bem vários gêneros. Primeiro o humor da primeira metade do episódio, com a química entre Satella Subaru e as irônicas com clichês do gênero. Já na segunda metade, utilizou muito bem o espaço claustrofóbico e escuro do bar pra gerar tensão em todo o diálogo com a bruxa/feiticeira.

O melhor ainda é a incógnita que deixou para o futuro, assim como grandes expectativas.

Fowz

Nota: 4.5/5

Mais um anime de NEET-vai-parar-num-mundo-de-fantasia, porém esse aqui é mais direto ao ponto. O início é meio bobo em conta da personalidade do protagonista e isso não linka muito bem com os acontecimentos seguintes, isto é, ele entra no mundo de fantasia com o conhecimento do que é um mundo de fantasia, entretanto na hora de reconhecer o próprio poder acaba dando uma volta extra sem notar o que tá acontecendo e isso é meio estranho. 

Mas também só temos isso mesmo, como o primeiro episódio foi um especial duplo há muito tempo de desenvolvimento entre o protagonista e a heroína meia-elfa ainda sem nome – o momento em que ele reflete sobre como ela leva a vida dela é bem forte, props pro dublador que soube entonar bem. A animação é muito consistente, é muito raro um anime não ter aqueles frames de baixa qualidade, principalmente se for pra TV; a trilha sonora também carrega a história, adicionando “peso” às cenas.

My Hero Academia


Fonte: Mangá
Gênero: Ação. 
Diretor: Kenji Nagasaki (Gundam Build Fighters, Classroom Crisis, No. 6)
Estúdio: Bones (Darker than BlackNoragami)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3 | PV4

Sinopse: 
O protagonista é um dos poucos a nascer sem super poderes em sua realidade, mas mesmo assim almeja se tornar um herói, como All Might, um dos mais famosos. Ele acaba entrando para uma das escolas mais alto nivel de super-herois, e agora, com a ajuda do seu idolo, All-Might, tentará se tornar um verdadeiro herói.

Comentários:


Marco

Nota: 3.5/5

Link para análise em vídeo.

Esperava algo mais grandioso da estreia. Só acompanhamos um garotinho frustrado por não ter nascido sem super poderes, sofrendo bulling e encontrando seu grande herói. Teve umas cenas fluidas legais com o homem arvore, mas admito que não gostei muito do estilo “cartoon” do design, que veio do mangá. A história também soou meio juvenil nesse episódio. Muito devido ao design e clima, o protagonista parece ter uns 12 anos de idade (não sei, foi só o que me pareceu).  Não estou dizendo que a história é melhor ou pior por isso, mas é um aspecto que me chamou atenção.

No geral, foi uma estreia ok, não fez nada feio, mas não impressionou também.

Fowz

Nota: 4/5

Comparações com One Punch Man não vão ser tão raras visto que o mesmo não faz nem 3 meses que acabou e ambos carregam a temática de heróis, porém Boku no Hero é uma nova febre nas asas da Shounen Jump, logo, é uma obra mais jovial. Como quase todo shounen da Jump, o passo inicial conta com um ótimo pontapé para o protagonista correr atrás das suas realizações: mesmo sem poderes, Deku quer ser um herói, e para isso ele dá todo o sangue, mesmo sofrendo repressão da sociedade e de outros futuros heróis.

Gyakuten Saiban
(Phoenix Wright: Ace Attorney)


Fonte: Jogo
Gênero: Drama, Mistério, Policial, Comédia.
Diretor: Ayumu Watanabe (Space Brothers, Nazo no Kanojo X)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Esse jogo é focado em um advogado que trabalha na defesa de diversos casos. No jogo a missão é defender com sucesso seus clientes, coletando dados e provas no cenário e o defendendo bem na hora do tribunal.

Comentários:

Marco

Nota: 2/5

Uma das impressões mais negativas que tive até o momento. A parte do tribunal é quase uma realidade alternativa. Se alguém conhece o mínimo de direito vai notar que boa parte do que acontece ali não faz sentido. E sem falar nos super poderes, gente ficando careca, é cheio de exageros cartunescos e piadas bobas no meio. Para não falar na animação super estática também, a parte visual parece ter metade da verba de um anime normal. Não que seja uma surpresa, é um anime bancado por estação de TV afinal
Dizem que seguiu o jogo a risca, e talvez esse seja divertido de jogar, mas como anime eu achei esse aqui bem fraco.

Fowz

Nota: 3.5/5

Adaptação de jogo sempre se dá mal de uma forma ou outra, Ace Attorney sofre com qualidade visual, mas o ponto principal desse anime é que, infelizmente, ele tá sendo uma reprodução direta do jogo ao invés de trabalhar por ângulos não vistos no material original. Pode ser bom? Até pode, o jogo é bem legal (mesmo eu só jogando o primeiro), mas fica como uma propaganda pra CAPCOM dar uma faturada extra e aumentar a fanbase. O cliffhanger no final do episódio um por exemplo matou uma surpresa que poderia ser posta no começo do episódio dois, antes da abertura, te chamando pro episódio, mas decidiram fazer como manda a receita.

Recomendado pra quem gosta de advocacia com uma pinta de “jojoismo” (exageros de emoções e poses) e se você gostou do anime ou jogos de Danganronpa, bem possível gostar desse aqui. 

Kiznaiver


Fonte: Original
Gênero: — 
Diretor: Kiroshi Kobayashi
Estúdio: Trigger (Kill la Kill)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Em um mundo fictício no futuro o protagonista é selecionado para fazer parte de um grupo com a habilidade de se conectar e dividir as feridas que recebem, os Kiznaivers. Durante o desenrolar da história ele recebe várias missões da líder desse grupo. 

Comentários:


Marco

Nota: 3.75/5

Análise em vídeo.

Tirando umas partes meio doidas com gente em fantasias foi até que uma estreia melhor do que eu esperava. Não que tenha muito no episódio 1, ele é a sinopse sem tirar nem por, mas o modo como isso é apresentado foi bom. 

Com o que foi mostrado ainda é difícil dizer para onde esse anime vai e qual o gênero em foco, mas parece ser drama. Ele fez um bom trabalho jogando um mistério no passado do protagonista que não sente dor ou grandes emoções, e portanto, não consegue se ligar as pessoas. Parece um drama sobre ligações, já que o episódio deu a entender que eles vão dividir não só feridas, mas emoções também (o garoto no início com a mão no coração).

Para quem gosta de drama ou propostas inusitadas (se bem que já vimos algo similar em Sense8…) dê uma olhada nesse. Ou olhe só a Opening, que música bacana, estou viciado nela.

Big Order


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sobrenatural. 
Diretor: Nobuharu Kamanaka
Estúdio: Asread (Mirai Nikki, Minami-ke)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Varias pessoas no mundo todo receberam poderes de entidades sobrenaturais. Esses poderes se chamam Orders, e dependem dos desejos mais profundos de cada pessoa. Anos atrás do protagonista desejou que o mundo fosse destruído, e acabou com um imenso poder que demorou anos para aprender a controlar. Agora, com os usuários desses poderes se revelando e fazendo o que querem, ele será obrigado a intervir.

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

 Análise em vídeo.

A proposta é até interessante, com muitas possibilidades de poderes para cada individuo, e o final foi bem impactante até. Mas no geral a direção parece fraca nas transições de cena e no próprio modo que falha em gerar tensão. Por que diabos colocaram jazz de fundo em uma situação que deveria ser tensa para começar? E por que colocar a garota para gemer como se tivessem estuprando ela? Não tem aquilo no mangá. Que diretor maluco. 

Como história eu gostei, mas o modo que foi executado não. Parece um diretor inexperiente não sabendo dar a emoção correta as cenas e ainda inventando moda no roteiro.

Bungo Stray Dogs


Fonte: Mangá 
Gênero: Aventura, Mistério, Sobrenatural. 
Diretor: Takuya Igarashi (Star Driver, Soul Eater)
Estúdio: Bones (Darker than BlackNoragami)
Episódios: 12 (Split Cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Nessa série autores famosos são na verdade pessoas com algum tipo de superpoder relacionado a suas obras no mundo real. Todos esses “autores” fazem parte de uma liga de “detetives armados”, que caçam criminosos que a policia não é capaz de pegar. A maioria do elenco é composto por autores japoneses, mas tem alguns internacionais como Agata Christie e Dan Brown.

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

Admito que esperava mais desse. Foi uma estreia bem comum até, e o caso do tigre estava meio manjado. 

O excesso de comédia me incomodou. É o tempo todo, fica até difícil levar a coisa a sério devido a isso. A única parte que realmente consegui rir foi o começo dele escolhendo a vítima do seu assalto. Depois disso eram tantas tentativas de piadas com rostos disformes que acabou ficando saturado. Ainda assim, é meu senso de humor, outros podem ter achado bem engraçado, e simpatizado com os personagens devido ao humor.

O climax foi ok, não teve nada demais ou um show de apresentação de poderes como eu esperava. E para quem, como eu, já tinha manjado o mistério do tigre, não tem impacto também. Acabei gostando mais da OP e ED do que do episódio em si.

Quanto aos personagens, acho que só pesquisando o nome dos autores no google para entender a referencia aos poderes, já que, até o momento, são todos japoneses.


Terra Formars 2 Revenge


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Tragédia. 
Diretor: Michio Fukuda (Nurarihyon no Mago)
Estúdio: Liden (Yamada-kun e as 7 Bruxas) e TYO (Yuri Yuri)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Continuação ou segunda temporada de Terra Formars, aonde humanos meio insetos lutam contra baratas gigantes.

Comentários:

Marco

Nota: 2.75/5

Link para versão em vídeo (é bem mais completa).

Esse tá causando polêmica, mas eu consegui uma forma de assistir que deixou ele mais interessante.

Imaginem esse anime como algo novo, não segue o mangá nem a primeira temporada. É um “roteiro original”, com base em um mangá com o mesmo tema e personagens, só. 

Após o fracasso comercial da primeira temporada, já foi um milagre aprovarem uma segunda, e agora eu entendi o porque. A primeira com seu jeito dark e muito gore não fez sucesso (as vendas do mangá quase não aumentaram também). Ainda assim, eles aprovaram uma S2 como marketing para o filme Live Action. Mas claro, não faria sentido seguir uma S1 que não fez sucesso algum. Então parece que pediram algo novo, com um novo time criativo, mais leve e divertido. Se o TerraFormars 1 é da DC, o 2 é uma realidade alternativa, em que ele é da Marvel. Quem acompanha filmes e discussões vai entender a referência.

A animação está mais fluida, mas os golpes perderam peso, temos mais movimento, mas eles tem menos emoção. O anterior se baseava em cortes econômicos, mas com impacto nos golpes. O clima mudou para algo mais leve e colorido, enxugando um pouco os litros de Gore (pelo lado bom, não tem censura). Ainda existe o temor que alguém vai morrer a qualquer momento, e morre, mas não como na S1.

Por outro lado adicionaram uma espécie de comédia romântica entre os personagens principais (da capa ai em cima). E isso me chamou atenção positivamente, porque curto um romance. Comparado a S1, que não me disse muito com o ep1, aonde só apresenta um grupo de pessoas e termina com elas indo para marte, esse começa com eles já em Marte, te explica rapidamente o básico, e segue dai. Como episódio 1 achei esse mais atraente do que o da S1. Mas se eu estivesse esperando algo baseado no mangá ou uma continuação da S1, sim, eu ficaria revoltado.

O lado bom é que não precisa ver a S1 para ver essa, é algo isolado, quase uma realidade alternativa com outro clima. Não que seja um grande anime, o episódio 1 foi mediano no máximo. Mas como análise e comparação, foi bem interessante de assistir, e para quem não conhece nada do anterior ou seu original, pode acabar até gostando.

Magi: Sinbad no Bouken


Fonte: Mangá
Gênero: Shounen. 
Diretor: Yoshikasu Miyau (Special A, Izuma Eleven Go)
Estúdio: Lay-duce (Classroom Crisis, Sinbad OVAs)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Spin-ff de Magi focando nas aventuras do personagem Sinbad.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Esse aqui deu azar. A mensagem que quer passar é até bonita da relação do garoto com seu pai, mas soa exagerada e burra quando você nota que o pai estava disposto a sacrificar o bem estar da família pelo orgulho bobo de não aceitar a recompensa por seus feitos de guerra. Graças ao orgulho dele sua família ficou sem nada depois. Mas convenientemente o anime pula essa parte e já mostra o personagem bem 10 anos mais velho (como ele e a mãe sobreviveram sem o sustento do pai?). Em suma, parecia uma boa mensagem passada na forma de uma narrativa ingênua (existem formas melhores de dizer “guerras são ruins”). Os longos monólogos feitos por um narrador também não ajudavam, tirando completamente sua imersão da história.

A parte técnica é bem pobre, e o diretor inexperiente no modo picado que conta a história. Acho que quem gostou de Magi pode ficar meio decepcionado com esse aqui.

Kabaneri of the Iron Fortress 


Fonte: Original
Gênero: Ação.
Diretor: Tetsurou Araki (Attack on Titan, Death Note)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
A história se passa em um mundo aonde os humanos se abrigaram em fortes chamados de estações, para se proteger de uma ameaça meio zumbi. O único modo de ir de uma estação a outra é usando locomotivas. 

Comentários:

Marco

Nota: 4.25/5

Link para versão em vídeo.

Pensei que meu 5/5 ou 4.5/5 iria para esse mas a estreia, apesar de boa, não correspondeu ao hype dos trailers. A OP no final tem mais ação que o episódio em si.

Mas foi um bom episódio de qualquer forma. Começam com uma sequência de terror/survival e logo apresentam rapidamente os protagonistas através de diálogos rápidos. Seguido a isso vem o caos, e uma surpresa por parte do protagonista e da heroína, em uma bela sequência curta de ação.

O fim foi meio abruto, parece um tipo de anime que precisava de 2 episódios para mostrar tudo que queria, assim como Re:Zero. Mas fora isso, parece que vai ser um senhor entretenimento cheio terror, gritos, sangue e ação, que é basicamente o que todo mundo espera de um anime desses. Se rolar um romance e desenvolvimento de personagem já vou me surpreender, ainda mais por ser um anime curto (1 cour ao que parece), e com personagens não necessariamente propícios a isso (não parecem ter traumas ou defeitos a serem trabalhados).

A produção está bonita em algumas partes e normal em outras. Gostei particularmente do CG que não destoa. Mas tem que esperar as sequências de ação do próximo episódio para opinar mais a respeito.


Seisen Cerberus


Fonte: Jogo Mobile
Gênero: Aventura, Ação, Fantasia.
Diretor: Nobuhiro Kondo (Keroro Gunsō, Jewelpet: Magical Change)
Estúdio: Bridge (Nobunagun, Fairy Tail)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Em um mundo medieval com magia um jovem busca vingança contra um dragão que matou seus pais, enquanto é acompanhado por sua guardiã e vai encontrando companheiros pelo caminho.

Comentários:


Marco

Nota: 3/5

Até que para um anime que pensei que seria horrível, esse aqui se saiu até mediano. Nada que valha a pena recomendar por enquanto, até pelo episódio 1 ser bem incompleto como apresentação, e o protagonista exageradamente chuunibyou (bobo). A única parte curiosa desse episódio foi tentar entender a ligação que o pai do garoto colocou nele e no dragão. 

A animação de ação varia de mediana a fraca, mas nada que incomode ou abuse tanto assim de quadros estáticos como pensei que seria. Para quem quer um anime de aventura tem opções melhores como Re:Zero essa temporada. Mas para quem quer vários deles para ver, Cerberus e Endride são outras opções até o momento, ambos com inícios “mais ou menos”. O que vai os diferenciar é como desenvolvem apartir de agora.

Endride


Fonte: Original
Gênero: Aventura, Ação, Fantasia.
Diretor:  Keiji Gotoh (Kiddy Grade, Sengoku Collection)
Estúdio:  Brains Base (Baccano!D-Frag!)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
O protagonista descobre um item mistico escondido dentre da empresa de seu pai e acaba indo parar em um mundo fantástico. Lá ele aparece dentro de uma cela, aonde um príncipe revoltado com o regime do Rei atual foi encarcerado. Juntos eles vão tentar mudar aquele mundo.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Outra estreia que não disse muito. Aconteceu basicamente o descrito na sinopse acima. A animação, como previsto, está bem mais ou menos. Tem fluidez, mas não tem coreografia, os personagens usam suas armas como pedaços de pau. Quer uma luta de lança de verdade? Vai ver Moribito.
O episódio 1 não fez nada para impactar o público, o que considero um ponto negativo, tem animes demais a cada temporada para se darem ao luxo de esperar vários episódios para um climax empolgante. 

Em suma, quem gostou do design e quer uma aventura leve pode dar uma olhada. Mas para quem quer algo que chame a atenção desde o início não recomendo. Ao menos não baseado no episódio 1. 
Acho que o mais esquisito foi que o Rei parece uma boa pessoa, e o protagonista um filho idiota que quer matar o padrasto sem sequer saber os motivos que levaram a morte de seu próprio pai.

Fowz

Nota: 2/5

Exemplo claro de como não começar a sua história: garotinho tem um pai workaholic (viciado em trabalho), ama a sua mãe e quer ela feliz, então vai buscar o pai na empresa pra comemorar seu aniversário em família mas por coincidência segura um cristal lá e vai parar no mundo dentro do cristal. Até aí tudo bem, o problema é que o cara mal chegou no mundo alternativo e já sabe como lutar com a espada que sai de dentro dele, além de criar um aliado que quer roubar o trono que foi roubado de seu pai. Claramente no final o protagonista vai ficar no impasse entre escolher voltar pro seu mundo ou terminar o serviço de ajudar o príncipe a recuperar o império. A qualidade da animação é razoável pra ruim, as lutas não são impactantes (além de serem curtíssimas) e os personagens não parecem ter muito a oferecer fora suas facetas.

Recomendado pra quem tem tempo ou gosta muito dessas armas brancas com design bem extrapolado.

Sousei no Onmyouji


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sobrenatural.
Diretor:  Tomohisa Taguchi (Persona 4 Golden, Persona 3 Movie 2 e 4)
Estúdio: Pierrot (Naruto, Tokyo Ghoul)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história acompanha um par de exorcistas, destinados a se casarem, apesar não não gostarem dá ideia. Um deles tenta evitar seu destino de virar um exorcista de qualquer forma, até seu amigo ser capturado e ele precisar da ajuda do seu par para salva-lo.

Comentários:


Marco

Nota: 3.75/5

Link para análise em vídeo.

Esse aqui se saiu bem melhor do que eu esperava. A animação não é acima da média, mas não é abaixo também, mediana com alguns cortes acima da média as vezes seria a melhor descrição. E o diretor parece estar tentando compensar a falta de alta fluidez com a parte artística meio estilizada. O visual de cores fortes no mundo espiritual e cenário pós-apocalíptico está bem legal.

A interação entre os protagonistas ficou engraçada também, conseguiram me cativar. Só o que achei fraca foi a trilha sonora, que não ajudava a animação a passar a sensação de tensão adequada e “algo épico” nas lutas.

Em suma, uma boa apresentação, com bastante ação logo no primeiro episódio (ninguém vai ficar entendiado), um possível desenvolvimento para o protagonista no futuro devido a seu trauma com uma chacina no passado, e uma dupla que deve gerar uma boa quantidade de comédia na parte da vida cotidiana da obra. E para ser honesto, mostrarem sangue, um tom dark no mundo espiritual, e gente morta em uma obra que pensei que teria um tom mais juvenil, devido aos personagens mais jovens, já foi uma surpresa. 


Haifuri


Fonte: Original
Gênero: Ação, Escolar.
Diretor: Yuu Nobuta (Daitoshokan no Hitsujikai)
Estúdio: Production IMS (Shinmai Maou, Date a Live 2)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Anime original do autor de Non Non Biyori. O anime foca em um grupo de garotas de uma escola focada na proteção do meio ambiente marítimo. A missão delas quando formadas é proteger os oceanos a volta do japão comandando navios.

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

Esse me pegou desprevenido. Nunca pensei que a escola focada no ambiente marítimo seria em um navio de verdade. Eles esconderam bem sobre o que na verdade é esse anime, pegou geral desprevenido. É um Girls und Punzers de Navios (aka, garotas fofinhas comandando e lutando em navios). 

Teve alguns aspectos interessantes, como aprender como um navio funciona e o número de pessoas necessária em cada área. E tentaram acabar com ação, o que é bom. Mas ficou mais confuso do que outra coisa, além de não muito empolgante, devido a falta de perigo real.
Os personagens até tentam passar carisma, se eu gostasse desse modelo de garotas fofinhas fazendo coisas podia até apreciar mais. 

No geral uma estreia interessante, mas que não mostrou nada acima da média. Quem gosta de animes de garotas fofinhas fazendo coisas no entant,o eu recomenda dar uma olhada. É basicamente o Girls und Punzers do mar.

Jojo Bizarre Adventures: Parte 4


Fonte: Mangá
Gênero: Shounen. 
Diretor: Toshiyuki Kato (Level E)
Estúdio: David Production (Jojo Bizarre Adventures, Bento)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Parte 4 ou nova temporada de Jojo Bizarre Adventures, chamada de Diamonds is Unbreakable.

Comentários:


Marco

Nota: 3.75/5

Uma surpresa positiva esse aqui, já que não gostei dos Jojos anteriores. Vi o primeiro até a metade, e o segundo era tão bobo que não durei 3 episódios. 

Esse tem um tom mais sério que os anteriores, sem poses ou piadas constantes. Mesmo que alguns trejeitos da série ainda estejam por ali, como os vilões “puramente maus” ou burros (e tentem fazer o truque da luva e respirar ao mesmo tempo). 

A direção tem toques de criatividade constantemente, o que disfarça bem a parte técnica limitada da animação. Os designs são mais agradáveis aos olhos que as versões anteriores e as idades mais compatíveis. O cenário é discutível. Embora dê um tom distinto a série falta a sensação de profundidade. 

O poder do protagonista é muito interessante e inusitado na forma como ele o usa, o que gera algumas surpresas nos combates. O clima de tensão na casa do episódio 2 foi bem legal também.

Meio que trapassa eu falar desse tendo 3 episódios para analisar em comparação aos outros com apenas 1 episódio. Mas é o bonus por ter sido o último a ganhar uma análise.
Mesmo para quem, como eu, não curtiu muito as séries anteriores, acho que vale a penar dar uma olhada nesse.




Hundred


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Mecha, Romance, Harém, Ecchi. 
Diretor: Tomoki Kobayashi (Akame ga Kill, Utararerumono)
Estúdio: Production IMS (Shinmai Maou, Date a Live 2)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3 | PV4

Sinopse: 
Estudante de escola militar – aonde todos usam armaduras de Infinite Stratos para lutar contra aliens – é desafiado pela garota mais forte do colégio (a loira), no primeiro dia de aula (“Marco, eu já li sinopses parecidas antes, umas 5 ou 10″….bem vindo ao clube!). Ao mesmo tempo que uma garota de cabelo branco, da qual ele não lembra, o deixa perplexo, por parecer conhece-lo de longa data (clichê do protagonista denso com problemas de memória detected).

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

O diretor foi meio tapado nesse aqui. Em vez de apressar um pouco o que veio antes, cortando algumas cenas, para poder fazer a batalha no final, ou ao menos o começo dela, ele parou bem no momento que a série poderia se redimir mostrando ao menos uma boa luta para eu comentar.

Foi tudo extremamente clichê, é quase um manual de instruções de obra de escola mágica sendo seguido. Protagonista com dom para seja lá o que o colégio faz, encontra garota mais poderosa da escola, que seja lá porque desafia ele, ele derrota ela (estou vendo o futuro), e continua apartir dai. Protagonista que não lembra de garota(o) do passado. Cena de ver a garota (ou garoto?) pelada também, tá tudo ai. Quem está cansado do plot de escola mágica eu não recomendo esse aqui, porque não fez absolutamente nada de diferente ou digno de elogio, foi o mesmo de sempre. 

Tomara que o próximo Rakudai Kishi se apresente logo. Eu dou chance para todas essas obras, mas poucas se arriscam com qualquer coisa diferente, o que é triste.

Fowz

Nota: 2.5/5

Existe a lenda que Hundred se chama “Hundred” pois existem outras 99 obras com a mesma sinopse. Parece besteira mas nem é, o que é bem triste. De pontos positivos: a arte é consistente, as heroinas principais já são bem delineados desde o começo. De negativo, o ponto chave da história que é o protagonista não tem nada a oferecer, por algum motivo é amado por pessoas que nem conhecem ele, até a própria imouto que tem “brocon” e claro, vai naquela de “é a pessoa com maior afinidade com os Hundreds (são uns rubis que se transformam em armaduras/armas) no mundo” pelo simples fato de ser ele e dar destaque já que, bom, não tem mais nada além disso. 
Sinceramente eu enxergo Infinite Stratos nesse anime, até porque comete o mesmo erro: o primeiro “amigo” do protagonista que aparece já fica na cara que é uma mulher, como aconteceu com a Charlotte no supracitado – eu espero que isso tenha sido de propósito, pois se não foi o diretor é muito burro ou se faz de burro.


Onigiri


Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Aventura, RPG. 
Diretor: Takashi Yamamoto (Jewelpet Twinkle, A Dark Rabbit Has Seven Lives)
Estúdio: Pierrot Plus (Sabagebu!, Re-Kan!)
Episódios: 12 (5 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 
Sinopse: 
A história se passa em um japão medieval aonde humanos, meio-demônios e espíritos convivem pacificamente. No jogo os players tem que lutar contra monstros chamados “god-eaters”, que assolam a região. A sinopse oficial do anime ainda não foi revelada.

Comentários:


Marco

Nota: 1/5

Desperdício total de tempo, são 3 minutos vendo mulheres se apresentando e soltando poderes em criaturas de RPG (tem um protagonista masculino no meio também). A parte deles tirando sarro porque não tem um dublador para o protagonista foi boa, mas de resto foi bem fraco, mesmo para o padrão mais baixo dos animes de 5 min.


Macross Delta


Fonte: Original
Gênero: Ação, Música, Mecha, Drama, Sci-Fi. 
Diretor: Kengi Yasuda (Arata Kangatari)
Estúdio: Satelight (Macross Frontier, Symphogear)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Novo anime da franquia Macross, a qual é conhecida por sempre envolver músicas nas batalhas e um triangulo amoroso de um piloto com duas cantoras. Essa série deve seguir o mesmo padrões, apenas mudando detalhes da trama e personagens. Cada história de Macross é única, então não precisa ver o anterior para assistir o outro.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Episódio 1 bem divertido até. É todo movimentado, apresenta rapidamente o elenco, e as músicas são bonitas. Se não fosse a protagonista feminina correndo para os tiros de metralhadora e as outras dançando em meio a tiros e saindo bem depois de levar um missel na cara e ser coberta por escombros, eu acho que dava um 4 com facilidade. Em geral é um bom episódio de apresentação de um mundo com uma doença que deixa as pessoas loucas, e só podem ser curadas por ondas vocais especiais, gerando um campo de batalha com um show musical no meio.

O problema de Macross, e motivo do porque eu só gosto de 1 deles – e nem é o anime, mas o filme -, é a falta de bom senso. Ondas vocais que afetam o cérebro eliminando a interferência de um vírus? Ok, sem problemas. Fazer um show de música no meio do caos, com tiros para todo lado, e as cantoras não dando um fuck pros tiros e ainda fazendo performance? Ai eu já acho nonsense. Elas só precisariam cantar pelo certo. E a protagonista alucinada correndo de frente com tiros vindo em sua direção? bem…..deu para entender. Para ver esse anime aceitar a proposta é o de menos. Relevar as maluquices é que é o problema. Mas tirando isso, foi uma boa apresentação, bem empolgante no geral.

Fowz

Nota: 5/5

Eu vou tentar resumir aqui porque esse episódio foi demais, eu daria 6/5 mas o Marco não ia deixar.

Comece com um protagonista que não tem um destino na vida batendo de frente com uma garota que sabe muito bem o que quer, e quando o destino deles se cruzam, ambos saem ganhando algo; o rapaz, algo precioso pra si e a garota termina o seu rumo que na verdade é o ponto de partida de sua história. Junte isso a uma trilha sonora espetacular com grandes momentos de animação: na comédia temos grandes expressões como vimos em Barakamon e na ação, mesmo praticamente produzida em CG, vemos impressionantes dogfights e robôs lutando capoeira (teve um momento que é esse da capoeira onde a animação tava abaixo do resto e mesmo assim tava bem acima da média), um design consistente e criaturas que você cria empatia à primeira vista, isso é Macross Delta.


Recomendado para qualquer pessoa que gosta de música boa, ação espacial, triângulos amorosos, muitas waifus e não liga para nonsense

Kuromukuro

Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha.
Diretor: Tensai Okamura  (Darker than Black, Nanatsu no Tansai)
Estúdio: P.A Works (Hanasaku IrohaCharlotte)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Projeto original comemorando os 15 anos do estúdio P.A Works. Se foca em um grupo de jovens de um laboratório interagindo com um Samurai despertado nos tempos atuais. Terá lutas de mecha. 

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Melhor do que eu esperava até. A parte visual está muito fluida (repare como as pessoas caminham se movimentando mais que o normal), e a ideia de robôs que lutam com Katanas com laminas a laser, já que armas normais são inúteis contra eles, me atraiu. Só os personagens que não disseram muito ainda em termos de carisma ou simpatia, mas como história me interessou. E vale dizer, funciona melhor como episódio duplo, vendo só o episódio 1 não tinha gostado muito.

Só não entendi muito como eles conseguiram aqueles robôs futuristas no passado (o Samurai e as pessoas que ele conhecia), mas acho que deve explicar. Uma civilização avançada deu para eles para poderem se defender da ameaça alienígena? Talvez. 


Gundam Unicorn

Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha.
Diretor: Furuhashi Kazuhiro (GetBakers)
Estúdio: Sunrise (Code Geass)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Retransmissão de Gundam Unicorn. Coleção de OVAs antigas que foi redividida para o formato de anime de TV.

Comentários:


Marco

Nota: 3/5

Infelizmente essa versão não começou muito bem. O episódio 1 termina do nada sem nenhuma parte emocionante ou interessante o bastante para deixar o público interessado por mais. O protagonista e outros membros do elenco não passam simpatia também, embora as lutas de robôs sejam visualmente lindas e a OST se destaque.

É uma boa série, mas recomendo as OVAs em vez dessa versão TV.

Sakamoto Desu ga


Fonte: Manga
Gênero: Comédia.
Diretor: Takamatsu Shinji (Gintama, Danshi Nichijou)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie, Konosuba)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Comédia que foca no dia a dia do aluno mais “cool” do colégio, realizando as proezas mais bizarras e se saindo bem de todas as situações adversas em que se mete, incluindo tentativas de bulling de colegas invejosos.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Análise em vídeo.

Sakamoto é um anime complicado de falar sobre porque ele é basicamente sua sinopse sem tirar nem por.

As situações são absurdas, mas tudo pela comédia. O negócio é que funciona, e tem tantas piadas diferentes e criativas que é quase impossível que você não ache graça de alguma. A OP ficou bem estilosa também.

Só o que não gostei foi como o episódio soa picado. Parece um anime de 5 min que juntaram vários episódios. Soa um tanto quanto quebrado o roteiro toda hora resetando para uma nova história e personagem com inveja do protagonista. E aquela parte dos garotos em computação gráfica jogando bola enquanto falam ficou meio sem graça também. 

Mas no geral foi bom episódio, com um tipo de comédia que não vemos todo dia. E variar sempre é bom. Recomendo qualquer um que curte comédia ver pelo menos a estreia para tirar sua própria conclusões sobre essa obra estranha.

Kuma Miko Girl


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Slice of life.
Diretor: Kuoshi Matsuda
Estúdio: Kinema Citrus (Black Bullet, Barakamon)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Sinopse: 
A obra acompanha uma Sacerdotisa, que cuida de um templo e de um urso que vive aos arredores. O urso pode falar e quando a garota diz que vai começar a frequentar uma escola, o urso dá vários desafios (malucos) para ela aprender a como sobreviver na cidade.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Essa comédia estava bem morna, até os minutos finais, quando solta umas piadas bem mais pesadas do que se esperaria do clima leve e bonitinho da primeira metade.

Para quem gosta de animes bonitinhos ou slices of life calmos, acho que pode agradar. Mas tirando esse público, não deve chamar atenção de muita gente.

A parte técnica está bem feita como esperado do estúdio, e o diretor parece ter se dado bem com o estilo da obra, apesar de não mostrar nada que possa ser considerado acima da média ou muito criativo em termos de direção.

Fowz

Nota: 5/5

Raramente a gente encontra um anime que concilie o melhor do moe com o melhor da comédia satírica, e incrivelmente Kuma Miko atinge essa marca. Com uma protagonista lindinha e fofinha demais que também tem seu pé no chão com seus defeitos e neuras e um urso superprotetor que sabe falar ganhamos uma comédia que trabalha com folclore antigo japonês (a miscigenação entre divindades animais e humanos), regionalismo (o fato dela ser “menina do interior”) e inocência em geral. 

Tiveram pessoas que falaram mal do anime porque tem uma piada em específico que é sobre um garoto imaginando o urso copulando com a protagonista, mas é na parte que estão explicando a lenda do Clã Kumai e, se você estudou um mínimo de folclore, seja nórdico, romano ou grego sabe que normalmente esses contos envolvem bastante sexo, até estupro e tal, então não se deixem levar! Aproveitem que é muito bom.

Wagamama High Spec


Fonte: Visual Novel
Gênero: Comédia, Romance, Slice of Life.
Diretor: Satoshi Shimizu
Estúdio: AXsiZ
Episódios: 12 (3 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Um protagonista que desenha um mangá ecchi para uma revista é chantageado a entrar para o conselho estudantil pela presidente, caso não queira que seu trabalho de mangaka de ecchi seja revelado a público.

Comentários:

Marco

Nota: 1/5

Anime curto de 3 garotas fazendo coisas engraçadas (na verdade não tão engraçadas, só tirando a roupa mesmo por fanservice). Esses animes de 3 min dificilmente conseguem passar algo bom, e esse não foi exceção. Quem quer uma comédia romântica estará melhor servido com o anime abaixo.

Netgame no Yome wa Onnanoko ja Nai to Omotta?


Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Escolar, Romance.
Diretor: Shinsuke Yanagi (Ro-kyu-bu SS, Momo Kyun Sword)
Estúdio: Project N.9 (Recently my sister is unusual, Shoujo-tachi)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
O protagonista propõe casamento para uma personagem feminina em um jogo online, mas descobre ela era um homem. Traumatizado, ele decide nunca mais confiar em uma menina on-line. Dois anos depois, uma jogadora está propondo se casar com ele e ainda quer se encontrar no mundo real. Ao encontra-la, ele descobre que ela é totalmente doida, e confunde o mundo online com o real. Apartir dai ele e seus companheiros de guild decidem ajuda-la a superar seus problemas com o mundo real, mas conseguirá um grupo de viciados em MMOs curar alguém que confunde o online com o real?

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Link para versão em vídeo.

E não é que ficou legal? Não esperava muito por causa do diretor nunca ter trabalhado com esse tipo de obra, mas me diverti bastante com o episódio 1. As piadas ficaram boas, e teve até alguma animação de qualidade com um combate na dungeon no início do episódio (tomara que tenha mais no futuro).

Tinha medo que pegassem pesado no fanservice, mas fora alguns ângulos ele está bem contido até, para a felicidade de alguns e tristeza de outros.

A Ako parece ter sido o personagem que mais chamou atenção (não parava de pipocar imagens dela no twitter), tanto pelo design, que ficou até bonitinho, como por alterar entre uma cabeça de vento apaixonada com umas caras e bocas engraçadas, até seu “modo yandere”. 

É o tipo de obra que funciona melhor para quem curte MMORPG, por causa das diversas referencias, mas acho que qualquer um que goste de comédia romântica vai acabar curtindo. Só tem que desenvolver mais os personagens apartir de agora, já que o episódio 1 foi basicamente para apresenta-los. Mas foi um bom primeiro episódio para a proposta.

Unhappy


Fonte: Manga
Gênero: Slice of life, comédia, escolar.
Diretor: Shin Oonuma (Baka to testKokoros Connect)
Estúdio: Silver Link (Baka to test, Kokoros Connect)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Em um colégio especial somente para pessoas com má sorte ou karma ruim, uma garota e suas amigas tentam transformar sua vida escolar em dias felizes.

Comentários:

Marco

Nota: 2.75/5

Uma comédia de garotas fofinhas com azar. Admito que achei graça em 2 partes (a mão da garota doente quebrando e ela se arrastando quase morta), e pelo menos a ideia da turma com azar acima da média é criativa. Mas no geral é tudo levado de forma tão bobinha que me senti vendo um anime focado no público alvo de garotas de 10 anos ou menos. 

Não agride, a parte visual é ok (para quem curte moe), mas também não disse muito no episódio 1. Só recomendo para quem gosta muito de animes de garotas fofinhas fazendo coisas engraçadas.

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge


Fonte: Manga
Gênero: Slice of life, comédia, escolar.
Diretor: Shinya Kawamo (Non Non BiyoriKokoros Connect)
Estúdio: Silver Link (Baka to testKokoros Connect)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
História da vida cotidiana de um garoto preguiçoso e uma garota que não o deixa em paz.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Apreciar ou não esse aqui vai depender unicamente de simpatizar com o protagonista ou seu namorado, além de achar graça nas piadas com o protagonista apagando do nada. Tem um lado meio “moe/bonitinho”, mas é leve, e o nível de preguiça do protagonista é tão absurdo que chega realmente a ser engraçado (ao menos pra mim). A produção está bonitinha, mas não é como se fosse um anime exigente nesse aspecto. Quem quer um slice of life escolar bem light pode dar uma olhada sem medo.

Editado: Melhorou muito no episódio 2, quando começaram a variar mais as piadas depois de apresentarem uma nova personagem feminina muito engraçada. Se estivesse contando o episódio 2 no review (não estou, seria injusto com os outros), daria nota 4.

Shounen Maid


Fonte: Manga
Gênero: Slice of life, comédia, Shoujo.
Diretor: Yuusuke Yamamoto (Yama no Susume, B Gata H Kei)
Estúdio: 8-Bit (Grisaia, Infinite Stratos)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha a vida de um garoto que vai morar com o tio depois da morte de sua mãe. Ele acaba obrigado a se vestir de empregada e fazer trabalhos domésticos na mansão de seu tio.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Esse me surpreendeu um pouco. A direção trabalhou o drama da morte da mãe do protagonista, misturado a comédia e aceitação dele da nova situação ao longo da narrativa muito bem. Tem cenas bonitas, cenas muito engraçadas, cenas tristes, é uma boa mistura, e que ficou bem leve ainda. Gostei mais do que eu poderia esperar, e a animação dele é acima da média para um anime desses, como esperado desse diretor e seus contatos. A OP é feita por apenas um animador famoso, cheia de cortes fluidos e bem inspirada no geral. Para quem quer um anime leve de comédia que misture um pouco de drama e um protagonista obcecado por limpeza se adaptando a um novo ambiente apos a morte da mãe, dê uma olhada nesse. Não sei como continua, mas o episódio 1 foi bom.

Flying Witch


Fonte: Manga
Gênero: Slice of life, comédia.
Diretor: Katsushi Sakurabi (Kamisama no Memochou)
Estúdio: J.C Staff (Dungeon ni Deai, Sakurasou)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
História da vida cotidiana de uma bruxa em treinamento em uma cidade de interior.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Esse é só para quem tem bastante paciência com slices of life em que não acontece grandes coisas (não é meu caso). São literalmente 24 minutos acompanhando uma bruxa chegando em uma cidade de interior e conhecendo seus habitantes, sem um plot maior ou objetivo a ser alcançado. A parte técnica está muito bem feita, vale dizer.


Sansha Sanyō


Fonte: Manga
Gênero: Escolar, Slice of life, comédia.
Diretor: Kimura Yasuhiro
Estúdio: Dogakobo (Himouto Umaru-chan, Gekkan Shoujo)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Comédia focada em 3 garotas: uma presidente de concelho estudantil que parece um anjo mais é um demônio, uma garota esfomeada e uma de família rica que ficou pobre.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

A proposta é meio pobre, só 3 garotas comendo juntas diariamente. Mas até que a situação da que era rica e ficou pobre consegue gerar uma boa comédia, dela se acostumando a nova vida, e ganhando amigas.

A longo prazo, no entanto, não parece muito atraente, a não ser que possa sair da repetição do ciclo desse episódio 1. Mas para quem quer garotas fofinhas fazendo coisas engraçadas ou expressões bonitinhas, deve cumprir isso. A animação é acima da média, vale dizer, cheia de fluidez na movimentação das garotas.

Pan de Piece


Fonte: Manga
Gênero: Slice of life.
Diretor: Hatsuki Tsuji (Yugioh Duel Monster GX) 
Estúdio: Asahi Production (Himegoto, Angel Blade Punish)
Episódios: 12 (3 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Anime de vida cotidiana focado em uma garota cabeça e vento que adora comer pão com suas amigas do colégio.

Comentários:

Marco

Nota: 1/5

3 minutos de garotas fofas comentando pão, virando “amigos de pão”, e falando de mais pão. Ah sim, no final tem uma piada com lésbicas, que foi a única coisa que eu não esperava.

Fowz

Nota: 3/5

Super curta sobre meninas e… padaria. Pães em geral mesmo, croissant, baguete, etc. Apela pro moe de garotas fofas fazendo fofices com uma pitada de comédia e… é isso.

Recomendado pra quem gosta de moe; se você gostou de Ooya-san wa Shishunki! da temporada passada esse é teu anime.



12-Sai


Fonte: Mangá
Gênero: Shoujo, Romance, Escolar.
Diretor: Seiki Taichū (12-sai OVA)
Estúdio: OLM (Pokemon)
Episódios: —
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A obra acompanha a vida cotidiana de vários estudantes entrando no período de transição dos 12 anos de idade, quando começam a mudar gradualmente, e alguns até a se apaixonar.

Comentários:


Marco

Nota: 3/5

Esse anime é até bonitinho, e talvez, se eu fosse uma garota, sentisse nostalgia devido a algumas situações, mas não é o caso. Fora a leveza da trama, em termos técnicos ele é bem……mal tratado? Não tem verba para muito movimento então ficam fazendo zoom in e out sem parar em cenas estáticas com bolinhas de espuma coloridas em volta dos personagens. As transições são muito estranhas também, tem partes que parece que está faltando um pedaço da cena, não fica natural. O diretor desse anime não é muito bom pelo jeito (inexperiente). Para quem só quer ver casais bonitinhos se formando e tem coração mole (puro) eu suponho que possa até gostar, mas para pessoas mais analíticas, pode ficar meio frustrante ver a direção preguiçosa e animação precária comparado a outros shoujos mais bem produzidos e dirigidos.


Joker Game 


Fonte: Mangá
Gênero: Mistério, Histórico.
Diretor: Kazuya Nomura (Ghost in the Shell 2015, Robotic Notes)
Estúdio: Production I.G (Psycho PassJenketsu no Maria)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história se passa durante a segunda guerra mundial, se focando em um grupo de espiões altamente treinados liderados por um coronel japonês.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Link para análise em vídeo.

E temos mais uma estreia acima da média. Toda trama e personagens são apresentados sem gastar tempo demais nem de menos, com resumos rápidos do treinamento e usando o protagonista para revelar mais dados. Ao mesmo tempo que mantem um clima de tensão intermitente. 

Usarem um não espião um tanto quanto ingênuo como protagonista, no meio de vários espiões treinados, realmente funciona: o contraste de mentalidades é interessante. E encerrou bem em uma virada tensa para o próximo episódio. 
Para quem busca um anime com personagens mais velhos, um pouco de psicológico, trama séria e um clima histórico, esse aqui parece que vai ser uma boa pedida.

Mayoiga


Fonte: Original
Gênero: Mistério
Diretor: Tsutomu Mizushima (Shirobako, Prison School)
Estúdio: Diomedea (Campione, KanColle)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
30 jovens, cada um com seus próprios traumas e problemas, embarcam em uma excursão de ônibus para uma vila desabitada, cercada por diversos rumores misteriosos, aonde relatam ser possível alcançar uma utópica existencial, ou assim diz a lenda. Qual será a verdade sobre essa misteriosa cidade fantasma?

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Link para versão em vídeo (é mais completa).

Estreia meio esquisita. Mas ao menos chamou a atenção por causa disso.

Não vimos a tal vila, só um bando de pessoas doidas querendo fugir da sociedade, para essa tal vila, que promete um recomeço a todos eles. Os diálogos foram meio trashs, mas acho que é de propósito, para ser meio cômico, e porque os personagens são loucos mesmo.

Não fez nada para impressionar no episódio 1, nem chegamos na vila ainda. Mas terminou com um leve suspense. Então é um daqueles ruins de analisar com apenas 1 episódio, possivelmente esperando o 2º ou 3º para mostrar a que veio. 

Espero que o anime fique bom, porque gosto desse diretor, e seria uma pena ver ele escorregar nesse, depois de 3 bons animes seguidos.

Vale ressaltar a cena do vomito, eu chorei de rir naquela parte!

Carlos

Nota: 3.5/5

Foi uma coisa bem diferente do que eu esperava, mas bom mesmo assim. Aguardava  algo até cult, mais maduro e psicológico. O anime apresentou um tom mais juvenil e humorado. Não que este tom não possa mudar, é claro. O excesso de personagens já torna óbvio que teremos muitas mortes – e com gore, por que não? -, mas pode ser um problema na hora do desenvolvimento. 


No geral, me agradou pela áurea de mistério, mas fica difícil avaliar uma obra assim em primeira instância. De qualquer maneira, me deixou instigado pra sua continuidade.

Fowz

Nota: 3.5/5

Whoa, quantos personagens! Isso parece uma boa ideia se o roteiro não fosse escrito por ninguém mais ninguém menos que Okada Mari, a destruidora de animes originais. A premissa é boa, tipo, um folclore contemporâneo que serve como escape para jovens e velhos que querem recomeçar a vida, eu acho válido, agora como a história vai desenrolar é outros quinhentos. 

Conhecendo a Okada, prevejo que metade do anime se passará com os personagens dentro do ônibus, desenvolvendo laços e embates enquanto viajam para o seu destino e, quando chegarem na bendita Vila Nanakimura, óbvio que não vai ser o que eles estavam esperando, daí os conflitos vão se estender e aumentar o grau. Fora isso um ponto interessante é que boa parte dos personagens sobre de algum problema psicossocial: tem uma menina com TOC (a que aparenta ser a heroína principal, é a primeira que aparece na OP), um garoto com desvio de personalidade, uma outra moça com fobia social e por aí vai. 

Achei um ponto maneiro, se desenvolverem um probleminha desses pra pelo menos metade dos protagonistas fica uma vasta educação sobre as tais doenças (as três supracitadas foram manejadas de maneira correta, sem achismo, basta continuar assim). Mas sobre o desenrolar da trama eu espero estar errado; esperem que eu esteja errado, por favor, pois se for tão previsível assim vai ser bem chato.


Bakuon!!


Fonte: Mangá
Gênero: Esporte, Slice of life.
Diretor: Junji Nishimura (Dog Days’, GLASSLIP)
Estúdio: TMS Entertainment (Kamisama Kiss, Jutsu wa Watachi wa)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Anime de garotas que dirigem motos! O anime acompanha várias garotas de um clube escolar dedicado a amantes de motos (para ter “esporte” no gênero deve ter competições também).

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Proposta estranha, e acho que é isso que mais atrai nela. Um bando de garotas em um clube de moto, falando sobre motos o tempo inteiro. Tem umas partes “moe” também para quem gosta, e umas piadas picantes com a “moto falante” agindo como prostituta. 

Em geral é bem diferenciado e engraçado na parte que tange a motos, mas a protagonista central é bem sem graça, fazendo o tipo da garota “feliz e tapada”, que tanto vemos por ai.

Para quem curte motos ou animes de “garotas fofinhas fazendo coisas estranhas”, acho que valhe a pena dar uma olhada. Mas para quem não curte não creio que será um entretenimento muito bom.

Fowz

Nota: 3.5/5

Antes de tudo: Cara o anime começa mostrando uma Kawasaki Ninja, o quão daora é isso.
Agora sobre o anime: a ideia é bem legal, mesmo com o anime sendo uma clara propaganda pra Honda e fazer bullying na Suzuki – não, essas não são personagens, são fabricantes de motocicletas mesmo. É meio complicado falar mal de Bakuon pois a premissa é muito boa, como por exemplo a presidente do clube usando um capacete com um laço e a personagem principal tendo o poder de falar com motos, mas o humor tenta trabalhar com repetição muito cedo e o timing não é muito certo, se tem muito tempo pra “descansar” entre as falas das personagens.

Recomendado pra quem gosta de meninas sendo retardadas (de uma maneira positiva) e fazer uma graça com uma dose de service, talvez o humor se desenvolva melhor com mais personagens entrando no clube como foi posto no fim do primeiro episódio.

*********************

Animes de 10 e 5 min:
Kagewani 2 – Continuação do anime de 2015 sobre um cientista pesquisando o origem de monstros. Direção esquisita e visual bizarro são os diferenciais.
Usakame – Spin-off de Teekyu
Hakuoko: Otaginoushi – Versão da obra Otome com personagens Chibi focada em comédia cotidiana.
Shounen Ashibe Go Go – História da vida cotidiana de um garoto e sua foca.
Tonkatsu DJ – História de um garoto que quer ser um DJ, mas tem uma família que quer que ele assuma os restaurantes que já vem de 3 gerações.
Bishoujo Yuugi Unit – História de 3 garotas treinadas como idols para poderem salvar a terra de asteroides (sim, também não fez sentido pra mim).
Uchuu Patrol Luluco – Anime do Trigger sobre uma garota que virá uma patrulheira espacial para salvar seu pai e um garoto que se apaixona por ela.
Neko Neko Nihonshi – História de Oda Nobuna com os personagens reimaginados como gatos.



Tabelas informativas

Data de Estreia
Data Títulos
01/04 Mayoiga
Uchuu Patrol Luluco
Uchio to Tora 2
Kagewani 2: Shou
Jojo Parte 4: Diamond
Terra Formars:Revenge
02/04 Phoenix Wright: Ace Attorney
Asterisk War 2
Endride
Gundam Unicorn RE
03/04 Boku no Hero Academia
Pan de Peace
Macros Delta
Concrete Revolutio
Kuma Miko Girl
Re:Zero
04/04 Beyblade Burst
Kaito Joker 3
12-Sai
Sailor Moon 3
Bakuon
Seisen Cerberus
Hundred
05/04 Hakuouki: Otogisoushi
Joker Game
06/04 Sousei no Onmoyouji
(Twin Star Exorcists)
Neko Neko Nihonshi
Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls
Super Lovers
Onigiri
Bungo Stray Dogs
07/04 Aikatsu Starts
Unhappy
Kuromukuro
Netgame no Yome
Kabaneri of the Iron Fortress
Shounen Maid
Sakamoto Desu ga
09/04 Kyoukai no Rinne 2
Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge
Kiznaiver
Haifuri
Flying Witch
10/04 Nameko:Sekai
Tonkatsu DJ Agetarou
Sansha Sanyo
Usakame
11/04 Wagamama High Spec
15/04 Big Order
Magi: Sinbad no Bouken

Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Beyblade Burst
Kaito Joker 3
12-Sai
Sailor Moon 3
Bakuon
Seisen Cerberus
Hundred
Wagamama High Spec
Terça Hakuouki: Otogisoushi
Joker Game
Quarta Sousei no Onmoyouji
(Twin Star Exorcists)
Neko Neko Nihonshi
Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls
Super Lovers
Onigiri
Bungo Stray Dogs
Quinta Aikatsu Starts
Unhappy
Kuromukuro
Netgame no Yome
Kabaneri of the Iron Fortress
Shounen Maid
Sakamoto Desu ga
Sexta Mayoiga
Uchuu Patrol Luluco
Uchio to Tora 2
Kagewani 2: Shou
Jojo Parte 4: Diamond
Big Order
Magi: Sinbad no Bouken
Terra Formars:Revenge
Sábado Phoenix Wright: Ace Attorney
Asterisk War 2
Endride
Gundam Unicorn RE
Kyoukai no Rinne 2
Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge
Kiznaiver
Haifuri
Flying Witch
Domingo Boku no Hero Academia
Pan de Peace
Macros Delta
Concrete Revolutio
Kuma Miko Girl
Nameko:Sekai
Tonkatsu DJ Agetarou
Sansha Sanyo
Usakame
Re:Zero

Importante: Esse dias representam o dia que o anime sai no japão. O dia que sai no BR depende da velocidade em que os sites de streaming oficiais e fansubs legendam eles. O que pode demorar desde horas a alguns dias, principalmente na primeira semana das estreias.

****************

Lista completa de animes da temporada -> Em breve.

Log de edições:
03/04 – Análise de Mayoiga, BokuHero, TerraMars 2 Revenge, Ace Attorney, Asterisk 2, Endride (Marco).
04/04 – Análise de Re: Zero (Marco).
04/04 – Análise de Mayoiga e Re; Zero (Carlos).
04/04 – Análise de Kumamiko (Marco).
04/04 – Análise de Hundred (Marco), e versão em vídeo de ReZero, Mayoiga e TerraFormars 2 adicionadas. 
05/04 – Análise de Bakuon e Seisen Cerberus adicionadas (Marco). 
06/04 – Análise de Joker Game adicionada (Marco). 
06/04 – Análise de Twin Star Exorcists, Pan de piece e Bungou Stray Dogs adicionada (Marco). 
07/04 – Análise de Netgame no Yome e Macros Delta adicionada (Marco).
07/04 – Análise de Kabaneri adicionada (Marco).  
08/04 – Análise de vários animes adicionada (Fowz).  
09/04 – Análise de Sakamoto Desuga e Unhappy adicionadas (Marco).  
10/04 – Análise de Kiznaiver, Tanaka-kun e Haifuri adicionadas (Marco).  
10/04 – Análise de Shonen Maid adicionada (Marco).
11/04 – Análise de Flying Witch adicionada (Marco).
13/04 – Análise de Onigiri adicionada (Marco).
15/04 – Análise de Big Order, Kuromukuro, Sansha Nanyo, 12-sai e Wagamama High Spec adicionadas (Marco).
21/04 – Análise de Jojo 4, Magi Sinbad e Gundam UC adicionadas (Marco).

Relacionado:
Guias de temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar
Guia – Estúdios de Animação Japonesa: funcionamento, padrões, história, sua relevância na qualidade da produção e exceções

Guia dos novos animes para 2016/2017 sem temporada marcada: