Impressões semanais: Ansatsu Kyoushitsu #15 e Re:Zero #04

Ansatsu Kyoushitsu episódio #15

Eu ainda não tinha reparado nisso, mas essa temporada de AssClass tem seguido um padrão: vários episódios divididos em arcos distintos. A primeira metade costuma ser a conclusão do anterior, enquanto sua segunda parte serve como gancho para o próximo, uma espécie de ciclo e que gera bons cliffhangers, mas sem deixar de satisfazer em sua duração, diferente de The Walking Dead, por exemplo, que estimula a frustração com seus términos extremamente em aberto.

Achei que a batalha com Kayano teria um prolongamento maior, mas não reclamo da forma como foi conduzida. A natureza e motivos da personagem foram bem especificados e justificados, logo, compreensíveis, e ainda contribuíram para o desenvolvimento da trama. A ligação entre o mestre de Itona com Kaede e Koro-sensei também foi inesperada e orquestrada de maneira inteligente. Uma forma de juntar o enredo sem soar previsível.
A resolução da batalha foi ainda mais inesperada, ao menos pra mim, e espero não ter sido ingênuo, mas jamais pensei que houvesse possibilidade de tal relação entre Kaede e Nagisa. Achei que fosse óbvio que a forma para trazer a garota de volta ao normal seria alguns alunos – os de sempre – exporem seus sentimentos de amizade perante ela, e logo, com uma torrente de lembranças intensas, sua mentalidade estudantil sobrepujasse a psicopatia dos tentáculos. Mas não, nunca com UM BEIJO sorrateiro de Shiota. Bem convincente, e ainda rendeu umas boas tiradas cômicas de Bitch-sensei e Karma.
E bem, tudo isso na primeira metade do capítulo. O que vimos depois é um dos – se não O – maior mistério do anime finalmente esboçado: o passado de Koro-sensei. Várias vezes durante a temporada vimos pequenos relances sombreados do seu eu humano, uma boa preparação do terreno para agora, a 10 semanas do fim, finalmente descobrirmos quem fora o polvo amarelo antes de virar um indesejável nº 1 (quem pegar a referência ganha um sorriso de aprovação).
E quem diria que ele era, basicamente, um psicopata à lá Jack, o estripador (the reaper), com seu sorriso benevolente e afetuoso, escondendo uma personalidade maliciosa e uma natureza doentia. Creio que no mangá sua estadia como rato de laboratório seja mais complexa, mas o anime deixou bem claro sua relação com a mulher, assim como as razões por quais ele resolveu tornar-se professor. 
É óbvia a mudança de caráter entre o seu antes e depois, o que me leva a crer que algo terrível aconteceu com a “enfermeira” que cuidava dele, uma suspeita latente devido o tratamento que ela recebia de seu marido, já que apenas um catalisador muito potente para explicar a drástica alteração de comportamento do então estripador.
Não preciso dizer que como polvo, Koro é um cara altruísta, generoso e disposto a tudo por seus estudantes – vide o plano para salvar Kaede -, e seu passado deixa ainda mais interessante o modo como o mesmo lida com Nagisa, já que o garoto apresenta uma  grande predisposição como assassino sorrateiro. Creio que Koro tema que o garoto possa seguir o mesmo caminho que o seu ou acabar como o antigo discípulo, o caveira vermelha que apareceu algum tempo atrás.
Um episódio intenso e interessante como se espera de Ansatsu nessa reta final, e é claro, sem esquecer das mensagens de autoajuda. E a metáfora dessa vez, traça um paralelo entre Kayano e Koro, ambas figuras com passados obscuros e tenebrosos que assombram seu presente, por mais beneficamente modificado que este seja. “Não importa seu passado, mas sim quem você é agora”.

Dá até pra colar no vidro do carro, hein.

Ps: não sei vocês, mas achei as novas músicas muito, MUITO boas.

Avaliação: ★ ★   

Re:Zero episódio #04

Eu acho bem complicado comentar episódios como esse. Não que seja ruim, longe disso, me diverti bastante, mas com exceção do já famoso cliffhanger, ele é isento de acontecimentos relevantes e apenas serviu para criar uma dinâmica entre Subaru e o povo da mansão, sem se aprofundar em personalidades ou histórias de vida. No máximo, temos mais um passo dado rumo ao iminente relacionamento – exposto ou estilo japonês tímido – entre o casal protagonista.
Aliás, por falar em cliffhanger, é curioso que um anime que tenha terminado o capítulo com o cara revivido para incitar curiosidade em todos nós, não tenha encerrado o da semana passada com Subaru acordando na mansão. É assim que a primeira parte do mangá se fecha, e seria um belo gancho.
A curiosidade de todos sobre o porquê do olhar abismado de Reinhart ao ver o talismã qual Felt havia roubado de Emilia foi sanada, e ela é, afinal, uma potencial candidata ao trono – a posição hierárquica eu não sei. Com essa informação, acho que já temos uma potencial plot por vir: outros postulantes ao reino, mas muito mais gananciosos  e brutais que a adorável semifada de cabelo prateado, indo atrás desta para eliminar uma rival.
Na verdade, eu espero que ocorra ao menos alguns episódios voltados para o enredo supracitado. Apesar de clichê, dá pra explorar de maneiras muito interessantes a cobiça alheia. Vale mais uma trama clichê bem desenvolvida do que um enredo sem história alguma, e quem lê meus textos sabe a qual anime estou me referindo.
Mas essa é apenas uma das possibilidades que poderá ditar o rumo do anime. Há também o lance do palhaço – eu sei que não é, mas Subaru facilitou a vida ao compará-lo com um -, que me parece muito suspeito. É preconceito pelo seu estilo despojado e excêntrico, sem contar a voz que parece sempre esconder alguma intenção secreta? É, mas bem, se tem uma coisa que animes fazem bem – ou mal – é deixar os potenciais vilões com o maior jeitão vilanesco possível. A pequena cena em que ele acaricia a empregada Loli (e aposto que alguns de vocês gostariam de estar em seu lugar) e fala sobre utilizar Subaru como espião é intrigante e uma incógnita. Será ele um homem bondoso e quer um espião para auxiliar Emilia?! Quer ele utilizar o garoto para benefício próprio?! Em breve saberemos.

Reparem na pupila dessa loca.
Quem diria! Achei que o texto fosse ficar curto e pobre em conteúdo, mas consegui escrever cinco parágrafos sem comentar melhor o humor ainda. E o lado cômico esteve presente em toda a duração do episódio. As empregadas frias e basicamente sem emoção alguma funcionam como alívio cômico, ainda que não seja exatamente novidade vermos empregadas Lolis que abusam verbalmente do herói. Achei bem engraçada a forma como as duas interagiam utilizando seus nomes e a aparente impassividade com que discutem fatos diários. É um artifício que certamente será introduzido esporadicamente para deixar o clima mais leve.
Li em fóruns que alguns Otakus estão aparentemente irritados com a personalidade de Subaru, o que pra mim não acontece. Acho o character design dele pouco atraente, o que pra mim é algo importante, então não posso dizer que sinto uma empatia pelo mesmo, mas seu caráter não me afasta. Ele é, sim, o bom e velho garoto altruísta e gente fina, mas possui doses de pessoa comum, como quando comenta que algo está errado por não ser como ele se acostumou a ver na ficção, cobra um elogio ou os pensamentos ~impuros~ com as empregadas. 
A química entre Subaru e Lia é inegável, um fator primordial para uma obra de dois cours funcionar, só espero que saibam escrever bem o crescer da relação de ambos.
Tudo caminha calmamente até o final, quando então, surge mais um grande ponto de interrogação no monitor de nosso cérebro. Por que diabos o tempo deu reboot novamente? Subaru foi vítima de assassinato durante a noite ou o tempo reinicia por outros fatores?!

Sei lá.

Avaliação: ★ ★ ★ ★ 

#Extras


Sessão QUE MULHER! da semana.
O Moe voltou.
Sem palavras. Apenas sentimento.
Nagisa tão poderoso que beija de olho aberto.