Impressões Semanais: Gundam IBO 23 e Showa Genroku Rakugo Shinjuu 10

Que clima meio mórbido, não?

Gundam Iron Blooded Orphans: Episódio 23
Orgulho, mas à que preço?

Ok, esse foi um dos episódios que mais me fez sentir pelo elenco de antagonistas. Não só pelo clima bem trágico (a morte da Carta, a perda do corpo do Ein) mas também porque realçou melhor o relacionamento que eles tinham, de uma maneira que é difícil ficar totalmente apático.

Se um dos problemas de vilões dos arcos menores é eles serem completamente unilaterais e caricatos, os principais ao menos tem direito de receberem alguma simpatia do público. Ver a Carta tão determinada em querer um duelo honrado por exemplo, me faz até sentir um pouco de raiva do Mikazuki por ignorá-la totalmente e chegar a matar um dos guardas dela ainda fora do mobile suit (apesar de que a imprevisibilidade dessa cena chegou à ser engraçada).

Gaelio é ainda o que me dá mais pena, ele realmente sente a impotência por não conseguir nem salvar a Carta ou recuperar o corpo do Ein completamente. Ver ele mentir pra Carta fingindo que era o McGilles foi uma cena dramática muito boa, mesmo que para uma personagem um pouco menor.

A luta do final do episódio foi muito boa, como é padrão de IBO. Agora, o próximo episódio, o que é uma pena. Agora que as coisas ficaram interessantes? Enfim, vamos ver no que dá, espero alguma boa surpresa.

Showa Genroku Rakugo Shinjuu: Episódio 10

E esse anime vai passando os limites da própria qualidade todo episódio.

E essa cena esse anime foi bem, bem sóbrio. A maior parte do episódio foi ou em um espaço fechado, num dia nublado e com uma paleta de cores mais morta e cinza do que nunca. Bem, isso era um tanto quanto esperado, já que o foco foi principalmente a morte e solidão. Além disso, uma parte das cenas mostrava folhas sendo levadas pelo vento, galhos secos que além da morte simbolizavam da tradição recaindo sobre nossos personagens.

Com a morte do mestre do Kiku, ele ficou definitivamente sozinho no mundo, já que a amada e o amigo já foram embora. Ele finalmente conseguiu se realizar com o Rakugo, mas foi um preço alto. E como sempre, o anime expressou tudo isso na performance dele, que foi justamente uma história sobre um homem encontrando um shinigami. Eu só não digo que foi uma das melhores apresentações porque o anime no geral é muito bom nesse aspecto (e em vários outros).

Ok, acho que não tem mais muito o que ficar elogiando. Essa série é muito boa e pronto. Provavelmente o melhor anime de temporada que eu vejo desde Shiribako e Euphonium. Então só vão lá e assistam. Agora. É sério.


O RESTO

Dimension W: Episódios 9 e 10

Ok, esse anime… devia tentar parar de explicar as coisas. Quer dizer… eu seriamente já desisti de procurar sentido. No mais, esse anime até é bacana, mas sinto que vou me esquecer dele completamente um mês depois de terminá-lo. Quer dizer, Mira é uma personagem simpática e o Kyoma veio melhorando, mas é uma história com tanta coisa tão jogada. Aquela cena com as memórias, por exemplo, que vergonha alheia… Ah, Lwai é fofinho ao menos, mas a morte dele ter durado nem 5 cinco minutos foi bem decepcionante.