Impressões Semanais: Gundam IBO 22 e Showa Genroku Rakugo Shinjuu 9

Muito drama nos desenhos chineses dessa semana.



Gundam Iron Blooded Orphans: Episódio 22 

Agora sim, firmes e fortes.

Ainda bem que eu estava certa quanto à IBO conseguir se manter bom ao menos nesse finalzinho da primeira parte.Foi um episódio todo dedicado não só ao luto pela morte do Biscuit, mas também para a Tekkadan (ou melhor, o Orga) recuperam e o fogo para lutarem, entre outras coisinhas que é melhor eu comentar antes.

Primeiro, um ponto interessante foi ver um pouco da história da formação da Gjallaorn (eu não escrevo muito sobre eles não só porque é um nome horrível de se digitar, geralmente não tem mesmo muito o que dizer). O interessante não foi só informação por si só, mas sim o McGillis reconhecer que a organização está deteriorada e corrompida, não seguindo realmente os próprios ideais, mas ainda tem alguma esperança de recuperar o respeito pelo grupo. Ainda considero os antagonistas desse anime meio apagados de maneira geral, mas esse momento isolado foi bacana.

Outro grupo que se redimiu um pouco comigo foi harem dos Turbines. Ver uma das garotas conversando sobre o quão elas e o Tekkadan e como os dois grupos são semelhantes abriu um pouco os meus olhos. É de se esperar que num universo violento com o de IBO, mulheres acabem sofrendo tanto como as crianças e tenham muitas escolhas a não ser lutar também. Turbines acabou sendo um refúgio para elas.

E por fim, um dos momentos mais fortes do anime: a cena do Mikazuki conversando com o Orga. O relacionamento de lealdade que chega a ser até meio doente por alguns pontos de vista (ele realmente pediu quantos ele ainda precisava matar) era uma das coisas que pegou a minha atenção no começo de IBO e que de lá pra cá ficou um tanto esquecida. No entanto, nessa cena eles conseguíram entregar tudo: o insegurança do Orga quanto ao próprio posto e o porque do Mika seguir ele. Mika quer algo em troca, ele não entrega essa fidelidade de graça, por isso mesmo pressionou Orga à tomar uma decisão. Nisso, Orga percebeu que realmente não pode parar justamente por essa responsabilidade toda: ele tem que guiar os próprios colegas, permanecer firme mesmo diante de erros.

Ah… agora que eu vi, essa temporada tem só mais dois episódios, certo? Agora que tava ficando bom… Espero que na segunda temporada eles consigam manter essa qualidade dos últimos episódios.

Genroku Rakugo Shinjuu: Episódio 9

Quando não tem abertura, ai você sabe que lá vem a bomba.

Um episódio mais carregado, sobre a mudança da sociedade e a tradição ao mesmo tempo.  É um cenário um tanto trágico: enquanto o Yakumo parece ter finalmente conseguido o sucesso e sentido na vida dele pelo Rakugo, as duas pessoas mais próximas à ele simplesmente estão no fundo do poço. Miokichi está sendo praticamente despejada enquanto Hatsutaro tá à beira de desistir do rakugo por questões que não envolvem seu talento.

É interessante ver que Hatsutaro foi dispensado por não ter uma conduta que correspondia à tradição. Triste ele ver que mesmo o ponto de vista dele ser completamente entendível e válido, o conservadorismo acabe ferrando com o potencial dele. Enquanto isso, Miokichi acaba sofrendo por que sempre esteve nas margens da sociedade e ser da camada sensível à suas mudanças mais repentinas. De qualquer forma, os dois acabam sendo pessoas com alguma imposição recaída sobre eles, mas diferente do Yakumo, não conseguiram se adequar (e não por culpa deles).

Agora, visualmente esse ter sido o episódio mais estilizado da série, e funcionou muito bem. As heranças do passado do diretor na Shaft estão ai, mas é algo mais acessível que o costume, que combinada com a equipe de arte do próprio DEEN consegue entregar um anime bonito mesmo que sem uma animação soberba. Eu devo comentar isso toda a semana, mas é sempre bom falar poque é uma coisa realmente boa que marca no anime.

Agora, só mais um pouco pro desfecho dessa tragédia.

EXTRAS:

Esse episódio tava tão Shaft que o clássico “head tilt” tava aí, mesmo que sútil!

Se notarem no mapa, tem uma cratera ali na Austrália. Os fãs de Gundam mais experientes devem ter sacado (porque eu não).