Impressões Semanais: Gundam IBO 19 e Showa Genroku Rakugo Shinjuu 6

[gritando] AGORA VAI!

Gundam Iron Blooded Orphans: Episódio 19

CARAMBA, ELES CHEGARAM LÁ! ELES CHEGARAM!

Poxa, finalmente eles chegaram na Terra, tava aí uma coisa que eu não esperava (mentira, eu tava é cansada de esperar). Não só por isso, mas esse episódio ainda foi um dos melhores IBO em muito tempo. Trouxe ação, cenas impressionantes, desenvolvimento de personagens… basicamente tudo que eu esperava da série.

Foi legal ver por exemplo, ver a Kudelia apertando a mão do Mikazuki numa referência à uma cena do primeiro episódio, além de que agora ela estar muito mais confiante de si e não ficar de lamentando pelos cantos. Realmente, a morte da Fumitan parece que fez ela acordar.

Fora isso, esse episódio ainda teve algumas sequências de ação muito boas mesmo para o bom nível de IBO. Primeiro com a protagonizada pelo Eugene na nave e depois uma luta de mechas como de costume. E, apesar de Mikazuki continuar como um protagonista tedioso a chegada dele no final à superfície da terra foi emocionante apesar de um pouco manjada.

Enfim, demorou mas fizeram essa chegada direito, fazendo o clímax da melhor maneira possível. Muito bom, mas será que se mantém até o final?

Showa Genroku Rakugo Shinjuu: Episódio 6

Caramba, que episódio!

Rakugo já é uma série muito sólida, desde a estréia não dá para considerar nenhum episódio realmente ruim, mas esse foi bom com força e entregou. Uma das melhores apresentações de Rakugo da série, além de um dos episódios mais bem dirigidos. É bom demais, simplesmente.

Esse episódio foi onde o Yakumo reflete de vez sobre por que e para quem ele faz o seu Rakugo. Todo processo dele lembrando do passado, conversando com Hatsutaro. Rakugo é mesmo um anime com uma atenção nesses aspectos, o que é louvável. Nesse episódio as nuances de retratas as ações e olhares dos personagens estavam fantásticas.

Outra coisa legal é que a apresentação no final foi uma história em que a graça era entendível mesmo para o público ocidental (ser enrolado por um rabo de saia é um tema universal, eu acho?), ainda que se referisse à, ironicamente, suicídio (Yakumo queria matar o Rakugo dentro de si e mudou de ideia).

O RESTO:

Dimension W Episódio 6

Episódio mais fraquinho em questão de animação, com alguns QUALITYS meio frequentes. Bem, não era um episódio que cobrava animação também, então acho que eles resolveram dar menos prioridade nesse ponto. Achei interessante colocarem personagens africanos nesse arco, apesar da mistura da cultura das culturas soar um pouco estranho (o príncipe é claramente árabe, a assistente dele no entanto parece ser de alguma tribo mais ao sul (nada impede que ela tenha vindo de um lugar diferente, mas achei meio esquisito).

Acho que o problema desse episódio foi evidenciar os pontos fracos de Dimension W ao invés dos fortes. Quando o vilão por exemplo mencionou que iria começar uma guerra para evitar outra guerra eu não pude deixar de dar uma risada cínica. Mas bem, ao menos ver o novo robô que apareceu (com “vida própria” comparável com a Mira) foi divertido, já que ele tinha aquela visão bem estereotipada do Japão. Tudo bem que tem quem não goste de personagens infantis muito hiperativos.

Espero que semana que vem as coisas melhorem….

EXTRAS:

A direção de Rakugo nesse episódio focou bastante na água por algum motivo. Provavelmente representando a insegurança do Yakumo, já que na história a queixa escolhe se matar se jogando no mar.

“Vamos colocar o menino fofinho numa yukata, why because not?” Não que eu me oponha. Por falar nisso, qual é a da mania dos japas de colocarem cabelo branco em personagens de pele escura? Acho charmoso, mas não entendo o porquê.