Impressões semanais: Gate #20 e Haikyuu 2 #21

GATE episódio #20

Episódio bem diferente de Gate focando na loli apaixonada pelo secretário de relações públicas – algo que eu jurava que era só um alivio cômico e nunca seria levada a sério. Mas me enganar é bom as vezes.

O foco na personagem reforçou a sagacidade da garota ao longo da fuga, enquanto deixa claro que ainda é uma criança com suas fantasias – como mostra ela chamando pelo secretário naquele tom melodramático ao final. A situação dos pais da garota é discutível. Não sei se tinha necessidade deles fazerem aquilo só para ele ganhar uns minutos a mais. Se eles se entregassem e tentassem enrolar teria o mesmo resultado eu acho.

Admito que não sabia o que iria acontecer no final, mas se fosse apostar seria para algo positivo. Se repararem bem Gate, mesmo com sangue, e mulheres sendo violentadas (no mangá pelo menos) em algumas partes, é uma obra que tende a não matar ou fazer sofrer personagens que ganham algum foco. A garota ser rejeitada e morta para o secretário ficar sofrendo no final, porque, pelo certo não poderia mesmo fazer nada, seria um final de episódio dramático, duro, e instigante. Mas optaram pela saída mas leve. Por mim tudo bem, mas a obra meio que mata cada vez mais a dúvida que o telespectador teria quando algo de ruim está para acontecer com os personagens.

Embora rushada, a trama dessa S2 está dando de 10 a 0 na S1 em termos de movimento. Esse príncipe imbecil no poder pode ser horrível para os personagens, mas ao menos deu aos telespectadores alguma tensão sobre o que esperar mais a frente.

Avaliação: ★    ★ 
Bônus

Haikyuu episódio #21

O novo jogador do time adversário conseguiu mesmo criar tensão no jogo, apesar de ter seus contras.

As estratégias criativas usadas pelos protagonistas foram bem boladas, principalmente daquele jogador de cabelo cinza (não lembro o nome). Ele não teve grande relevância até o momento, então foi bom ver o autor dando um papel de importância a ele no jogo. Tanto a estratégia de inutilizar o jogador novo, quanto de usar o Kageyama como atacante foram boas.

Quem está meio apagado por enquanto é o protagonista mesmo, já que foi barrado pela estratégia de um bloqueando ele e outro pronto para receber atrás. Curioso para saber como ele vai superar essa nova limitação do ataque rápido dele.

Extras

Essa técnica do Itami usando a madeira para decidir um caminho é bem interessante se você pensar bem. A base dela é que deixemos de lado lógica e padrões de comportamento, tudo se torna aleatório, e fazer análises de algo sem padrões para poder prever seus movimentos é, teoricamente, impossível.

E quem diria, a garota conseguiu o que queria afinal. E o relações públicas ganhou uma esposa bem jovem (não, não tenho problema com isso, ele mesmo falou que iria esperar ela completar 16 anos e tudo mais. Além de que nem dá pra ter certeza se é algo sério ou que ele fez só para salvar ela).

Relacionado:
Impressões semanais dos episódios anteriores de Gate