Primeiras Impressões – Temporada de Janeiro 2016

Todos os primeiros episódios da temporada de Janeiro (Inverno) 2016 comentados.
Atualizado: 11/01

Mais adições de comentários pelos redatores do blog que quiserem participar serão feitas com o tempo, assim como novos animes comentados conforme forem estreando. As adições de novos comentários estarão descritas no log de edição no final do post. 

O formato foi inspirado pelo post da ANN que faz coisa similar (link).

Quem quer recomendações procure os animes que ganharam nota de 4 pra cima pelo redator com os comentários que mais batem com a sua opinião pessoal (se tiver poucos 4 desça pra 3.5). 


Guia em vídeo:



Ajin 


Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Mistério, Terror, Sobrenatural. 
Diretor: Hiroyuki Seshita (Knights of Sidonia 2)
Estúdio: Polygon Pictures (Knights of Sidonia)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Ajin são seres humanos que não podem morrer. Dezessete anos atrás, eles apareceram pela primeira vez e a partir de então mais da sua espécie foram descobertos na sociedade humana. A vida do protagonista muda radicalmente depois de um acidente, no qual ele descobre ser um desses seres sobrenaturais e começa a ser caçado pelo governo para fins experimentais com seu corpo.

Comentários:


Marco

Nota: 3.5/5

Ajin consegue manter muito bem seu ar de suspense durante todo o episódio. O protagonista em si não tem carisma algum no momento, mas a história que o cerca é interessante. A apresentação inicial dos Ajins também é boa, assim como a trilha sonora que dá o tom a tudo. O único problema é a CG. PQP que coisa horrível! Em Sidonia não era muito melhor, mas em Sidonia os personagens não se mexiam muito, eram os robôs que o faziam, e robôs em CG ficam bons. Agora aqui? Em um suspense? Não ficou bom. A modelagem de personagens deixa a movimentação robótica, e ainda que os personagens consigam expressar emoções complexas a sensação de estranheza assombra você o tempo todo, principalmente em quadros distantes, aonde ai sim, todo mundo parece robô. Bubuki Buranki, embora com um roteiro confuso, e personagens muito novos para o público se identificar, apresenta um CG muito mais natural, e ao usarem cenários 2D em vez de 3D conseguiram disfarçar ainda mais. Ajin parece um vídeo game na metade do tempo, o que é terrível para um anime de suspense.

Vou continuar acompanhando, mas sinto que vou sofrer um bocado com a computação gráfica. Que como se não bastasse não ser das melhores ainda jogaram um filtro em cima para matar todas as cores, parece que a tela está nublada ou suja durante o anime.

Dimension W 


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sci-fi, Drama. 
Diretor: Kamei kanta (Oreshura, Saekano)
Estúdio: Studio 3Hz (Sora no Method)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Em 2072 os problemas de energia da terra foram resolvidos através da descoberta de uma dimensão W, de onde eles podem tirar energia através de bobinas. Em uma de suas caçadas, um homem encarregado de prender contrabandistas de bobinas ilegalmente modificadas, acaba encontrando uma android movida a energia da dimensão W, que vai acabar se tornando sua parceira.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Isso é uma boa apresentação! Te explica o básico, e o resto você pega por contexto. Não fica complexo demais a ponto de você ficar perdido, nem simples demais a ponto de você consegue entender tudo da trama, deixando alguns mistérios no ar. O protagonista convence com seu ar mau humorado e habilidades acrobáticas, e a android/cyborg consegue passar simpatia (a ED ajuda nisso). A animação é acima da média em geral, apesar de terem cortado uma das lutas que teve no episódio. Não é um episódio 1 impressionante, mas parece um anime promissor. Vale a pena dar uma olhada, principalmente para quem gosta de Sci-fi com uma pegada de ação. O CG desse anime é um destaque também, pela quantidade de detalhes dos modelos. Reparem no carro do protagonista, e depois olhem os outros carros dos outros animes da temporada, vão sentir uma diferença gritante na esmero da modelagem 3D.

Fowz

Nota: 3.5/5

A OP é bem divertida de assistir, bem idealizada, daí você adiciona o protagonista contra a maré, sujeira debaixo dos panos e uma robô bem bonitinha. As cenas de ação são bem legais, embora curtas e ganha-se mais de plot que de luta aqui (mesmo autor de Darker Than Black).

Ao no Kanata no Four Rhythm 


Fonte: Visual Novel
Gênero: Sci-fi, Aventura, Drama, Romance. 
Diretor: Suzuki Shingo (Romeo x Juliet, Etotama)
Estúdio: Gonzo (Rosario+Vampire, Blade & Soul)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1  

Sinopse: 
Em um mundo aonde todos podem voar (eu quero ir para esse mundo!), existe um esporte chamado “Flying Circus”. O protagonista, que já foi um prodígio do esporte, abandonou tudo por causa de um trauma, mas começa reganhar sua paixão pelo mesmo depois de virar o professor de voo de uma aluna transferida. Conseguirá ele ir mais longe no esporte ao lado de suas novas companheiras?

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Cara, que anime divertido! Nem vi o tempo passar. Ele é bem rápido nos desenvolvimentos, cheio de piadas por causa da protagonista desengonçada que não consegue voar direito, e muitas carinhas chibi (aquele modo miniatura dos personagens). As explicações são muito rápidas, então não incomodam. O protagonista parece sério, não mostrou muito mais que isso da personalidade, mas não ficou desagradável também. As heroínas são bem engraçadas no geral, ao menos as 2 que o episódio focou se mostram bem simpáticas, cada uma a seu modo. E dando um bom fechamento o anime termina em uma competição rápida desse esporte que a obra foca. É o tal “climax” que todo episódio 1 deveria ter, para dar uma impressão positiva ao público. 

Eu gostei bastante da apresentação, então com certeza vou continuar. Usaram CG em algumas partes da “batalha”, como esperado, mas são cenas tão rápidas e em ângulos focando nas cotas, então muita gente mais desatenta nem vai notar. A animação não é nenhum primor, como esperado desse estúdio, mas não ficou ruim também. Em geral recomendo darem uma olhada, valeu os 20 minutos.

Gate 2 


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia, Harem, Romance. 
Diretor: Takahiko Kyōgoku (Love Live! School idol project)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Continuação (ou 2ª temporada) de Gate, história em que um portal para um mundo paralelo se abre no meio do japão. Criaturas míticas começam a invadir Tokyo através dele mas são repelidas pelo exército. Após as criaturas serem contidas um grupo de militares é enviado para o mundo paralelo com o objetivo de aprender sobre sua cultura e geografia. Lá eles fazem amizade com uma elfa, uma feiticeira e uma semi-deusa. Enquanto isso China, Estados Unidos e Russia começam a fazer pressão sobre o japão com a intenção de explorar os recursos desse novo mundo.

Comentários:


Marco

Nota: 3.75/5

E Gate volta com um ar de continuação pausada, o que a primeira parte não deixou de ser. Esse episódio teria sido um final melhor de primeira temporada, vale notar, ao menos terminaria com um cliffhanger. 

A história continua divergindo na politica e economia do mundo fantástico, enquanto o exercito interfere nas coisas para a melhor. Continua unilateral, mas não deixa de ser interessante. É como ver alguém em um jogo influenciando uma civilização antiga com a cultura moderna. A parte de “aventura” de Gate, no entanto, continua sendo um de seus fracos, porque é o que menos tem na obra até o momento.

Esse arco parece dedicado ao dragão vermelho pelo título, mas tenho dúvidas se veremos isso tão cedo, assim como o foco na elfa (Tuka) e seu problema psicológico com o pai, já que o foco atual parece na política com o reino do mundo fantástico. E para um diretor que continua tentando bloquear o máximo a violência gráfica do anime, até que ele mostrar a mulher/escrava sendo violentada no início foi uma surpresa. Não era o tipo de cena que eu esperava depois deles tentarem aliviar a violência ao máximo na S1. 

Para quem gostou da primeira temporada, o anime volta exatamente como parou, com a única diferença sendo o foco no aspecto social dos mais pobres e a inesperada violência sexual. Agora é aguardar para ver aonde a história vai, e se vai terminar nessa temporada ou continuar adaptando os outros livros (são 10, e ainda estamos no 3º).

Fowz

Nota: 4.5/5

Bom aqui é uma continuação, então primeiro você tem que ter assistido a primeira temporada, porém! GATE S2 já começa te chutando com uma tensão sexual, passa pras negociações que criam a tensão social e logo em seguida a tensão moral criada a partir da colisão de vivências.

Essa temporada parece estar recheada de enredo então, é só cair de cabeça. Embora a primeira temporada não tenha terminado tão bem, aqui já começam os alicerces pra algo bem legal (se produzido corretamente). 


Phantasy Star Online 2 


Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Fantasia, Romance, Escolar. 
Diretor: Keiichiro Kawaguchi (Minami-ke Tadaima, Sket Dance)
Estúdio: Telecom Animation Film (Aikatsu!, Lupin the Third)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
História original (sem premissa divulgada) baseada no jogo de mesmo nome do anime.

Comentários:

Marco

Nota: 2/5 (análise fria) 3/5 (se você gosta muito de MMOs)

Essa foi a adaptação de jogo mais bizarra que eu já vi. O protagonista entrou para o concelho estudantil porque a presidente queria obrigar ele a jogar Phantasy Star Online com ela. Não vou dizer que não achei engraçado a escolha de avatar da mesma e o modo que ela fala, mas fora isso o anime parece uma propaganda mais descarada que o normal para o jogo, basicamente um tutorial animado. As partes de ação em CG não tiveram muita emoção, o  que pode indicar que o diretor não é muito bom nisso. Quase tudo ser em CG não ajuda também, fica robótico demais (Luck and Logic teve lutas semelhantes com CG e disfarçou melhor usando mais 2D comparado a esse).

CARA!!! E AQUELA ED? (aqui) QUE DIABOS ERA AQUILO? HAUHUAHUHA. Pelo que me informaram no twitter é uma homenagem ao jogo ou algo assim, já que tem uma personagem do jogo que faz uma dança similar (aqui).

Pode melhorar com a introdução da nova personagem loira no episódio que vem, mas por enquanto foi bem sem graça, muito gracas ao protagonista ser um poste sem personalidade, e a trama dele entrando para um concelho estudantil para jogar vídeo game ser meio nonsense. Quem gosta muito de MMO pode sentir uma certa nostalgia em um anime que é basicamente sobre um cara normal descobrindo os MMOs, e acabar se divertindo. Mas fora isso, nada demais aqui por enquanto.


Musaigen no Phantom World 


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia, Sobrenatural.
Diretor: Tatsuya Ishihara (Haruhi, Air, Clannad)
Estúdio: Kyoto Animation (Hyouka, Clannad)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Em um mundo distante aonde espíritos e monstros vivem entre nos, um estudante lidera um time de garotas com super poderes contra uma organização secreta.

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

Sabia que esse aqui iria ter comédia, mas é ainda mais sem noção do que pensei. Teve umas partes engraçadas, a animação é boa como o esperado do estúdio, e tem um bocado de fanservice, mas fora isso não diz muito. Os personagens são ok, nenhum antipático, mas nenhum carismático também. O desafio final deles foi muito zuado, mas como previ deve ser um anime que dá pra se divertir um pouco pelo menos. De tudo que vi a cena que mais gostei foi a da escada. A tentativa de quebra do clichê das mãos no peito dando com a garota caindo na cara dele foi engraçada. O mundo é mais confuso do que deveria devido a falta de regras, mesmo com o protagonista explicando exaustivamente o básico 2 vezes. Ninguém parece se incomodar muito com os monstros por exemplo. Eles realmente fazem algum mal? São só frutos da imaginação ou existem de verdade?

Fowz

Nota: 4/5

Não dá pra expressar direito só com palavras, então vamos com imagem.

Sinceramente nunca achei que a KyoAni passaria dos níveis que chegou em Amagi Brilliant Park, mas aqui fui surpreendido. Com muita sensualidade, Phantom World pega bastante de referências literárias e mitológicas pra montar seu roteiro (quanto mais você sabe mais você aproveita) e o pacotão de animação que o estúdio sempre oferece.

Esse aqui é pra quem gosta de se divertir e curte um service, munido de waifus e comédia.

Saijaku Muhai no Bahamut 


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Ecchi, Fantasia, Romance, Harem, Escolar.
Diretor: Masaomi Ando (White Album 2, Gakkou Gurashi!)
Estúdio: Lerche (Monster MusumeMachine Doll)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Um ex-príncipe, que é obrigado a fazer trabalhos manuais para a população depois de sua família ter perdido o trono em uma revolução, acaba em uma escola só para garotas, aonde treinam para ser cavaleiros usando equipamentos mágicos  que lembram os de Infinite Stratos.

Comentários:


Marco

Nota: 2.75/5

Quantos animes com todos os padrões de roteiro desse você já viu? Garoto cai em cima da garota nua, ela o desafia para um duelo, ele tem poderes secretos, ele acaba em uma escola só com mulheres. Bem, se você só viu 1 ou 2 desse, pode com certeza chamar sua atenção, mas depois de uns 5 a 10, você começa a achar a repetição meio chata. Dito isso, vamos a análise propriamente dita.

Bahamut não fede nem cheira. Ele cria as situações padrão desse tipo de obra, que ou você está cançado de ver e e vai reclamar da falta de criatividade, ou não vai se importar. Dá pra rir em alguns momentos, estabelecem a situação do protagonista para com o império atual e termina com uma luta. É toda em CG, mas graças a manterem o desenho 2D dos personagens dentro dos equipamentos de batalha, a impressão não fica tão ruim, a luta apenas não é muito empolgante, mesmo que com algumas tentativas de dar agilidade na coreografia. Em suma, é um anime clichê que começa ok. Não faz nada diferente ou muito bem para merecer um elogio, mas não faz nada para ser pichado também. Se gosta da premissa dê uma olhada, se não, melhor pular, porque não tem nada de diferente nesse aqui que você já não tenha visto 10x em outros animes de escola mágica.


Divine Gate 


Fonte: Jogo
Gênero: Ação. 
Diretor: Noriyuki Abe (Bleach, Arslan Senki)
Estúdio: Studio Pierrot (Naruto, Tokyo Ghoul)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Adaptação de jogo de smartphone aonde os jogadores tem que achar chaves, para abrir portais que os levam a dungeons habitadas por vários monstros.

Comentários:


Marco

Nota: 2.5/5

Hum, sabe quando nenhum dos personagens te diz nada e a trama fica tentando parecer dark sem conseguir? É esse anime. O visual é até bonito, com bastante uso de preto para dar contraste com as cores chamativas dos personagens. Mas fora isso temos um personagem emo que foi maltratado pelos pais recitando poesias depressivas e fazendo comparações metafóricas o episódio todo. O final era pra ser chamativo, mas acabou não surtindo efeito quando você não está envolvido com a trama ou sequer sabe o que é aquilo. Os próximos episódios talvez sejam mais animados se seguirem a OP, de longe a melhor coisa que teve nesse episódio 1. Ainda assim, não parece algo que vai chamar muita atenção nessa temporada.

Fowz

Nota: 2.5/5

Bom, visualmente é bem bonito, tem bastante sombra, coisa que o design atual dos animes foge. Todavia o roteiro tem probleminha de querer ser dark n’ edgy e não conseguir sucesso, já que temos um protagonista totalmente “Jorge queria ser hardcore pero su mama no le deja”. O resto do elenco tá ali feliz, as fadinhas são fofas e tem uns caras fanáticos pelo Divine Gate, tipo religião mesmo. Outro problema é que usam muitos termos específicos (Driver, Adapter) pra denominar pessoas e não explicam nada, isso é muito irritante pra quem quer saber o que tá acontecendo, como eu, contudo isso costuma só acontecer no começo, torcer pra não ficarem usando esse artifício de falso mistério.

Recomendado pra quem gosta de shounen e tem paciência pra esperar a história se desenrolar.

Active Raid 


Fonte: Original
Gênero: Ação, policial. 
Diretor: Goro Taniguchi (Code Geass, Junketsu no Maria)
Estúdio: Production IMS (Shinmai Maou)
Episódios: 12 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história segue um policial que usa um exoesqueleto robótico (aka armadura), enquanto ele tenta combater a crescente onda de crimes em uma Tokyo do futuro.

Comentários:

Marco


Nota: 3.25/5


Admito que esperava bem mais desse, mas não foi ruim. Em um estilo semelhante a Tiger & Bunny temos dois heróis/policiais de armadura que não se entendem, e uma pegada de ação misturada com humor. A equipe de agentes foi bem apresentada, com direito a um novo membro que lembra a Akane de Psycho Pass, querendo fazer tudo dentro da lei, enquanto o resto da equipe usava subterfúgios. O excesso de explicações foi uma armadilha em que esse anime caiu. A coisa fica melhor quando tentam ir dando as explicações mais espaçadas em vários episódios. E o excesso de discussões burocráticas pode incomodar também, mas ao menos colocaram ação no meio de tudo para não deixar a coisa tão monótona. 

Longe do excelente primeiro episódio de Code Geass, mas razoável o bastante para manter alguns vendo por mais uns episódios. O que mais me decepcionou mesmo foi o CG. Pelo estúdio que estava fazendo ele esperava algo menos destoante. Não é de todo ruim, mas não é muito bom também. O ideal do CG é que você não note que ele está ali, o que não é o caso nesse anime. 

Fowz

Nota: 3/5

Bom, mesmo autor de Code Geass mas não tem um primeiro episódio tão impactante quanto o supracitado. As bodysuits (armaduras) são legais, a OP é legal, os personagens são mais ou menos legais, mas tudo isso fica muito medíocre junto. Sei lá, parece um anime pra você ficar olhando o quão “daora” são os caras e com a protagonista ficando meio incapaz de controlar os caras. Dá pra gostar bastante dos visuais pois temos Tosh (Shokugeki no Souma) no character design dos personagens, mas fora isso, algo no “normal”. Se você tem tempo, pode querer apostar nesse aqui, pelo menos a staff é promissora. 

Hai to Gensou no Grimgar 


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, ação, RPG. 
Diretor: Ryosuke Nakamura (Aiura)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Várias pessoas acordam sem memória em um mundo de parecido com o de um RPG, e agora tem que lutar juntas para sobreviver as ameaças dele.

Comentários:

Marco

Nota: 2.75/5

Pra quem não percebeu, todo mundo está seguindo o passo a passo de um MMO nesse anime, só deram personalidade aos NPCs. Eu não gosto muito desse negócio de “todo mundo foi parar em um jogo sem explicação aparecente”, prefiro que expliquem. Mas até que a primeira parte foi boa, com uma party de 5 não conseguindo dar conta de 1 misero goblin (por incompetência mesmo). É estranho ver foco em personagens fracassados, ainda mais em vários deles. O outro time, pelos comentários, parece ter se dado bem melhor. 

O problema aqui é por conta da direção e roteiro. Tem partes enormes de diálogo inútil, principalmente do Dark Knight, que poderiam ser cortadas sem perdas, para dar mais agilidade a trama, que na maior parte do tempo lembra mais um slice of life de um bando de fracassados desmotivados que uma aventura. A batalha não conseguiu passar uma sensação de perigo também, e como o anime se leva a sério isso não é muito bom, eles pareciam que estavam mais brincando com o goblin do que em uma luta de vida ou morte, como o priest descreveu. O final também não tem impacto algum, então como primeiro episódio foi decepcionante. Tirando o lindíssimo visual, boa animação e bom acabamento no design dos personagens, não teve mais nada digno de elogio. Pode melhorar? Pode, tem anime que só engrena no episódio 2 ou 3. Mas como episódio 1 foi bem mediano/fraco.

Fowz

Nota: 4.5/5

O mais engraçado de Grimgar é que o pacing é tão tranquilo, mas tão tranquilo que parece um Slice of Life de fantasia de MMO. E isso é muito bom. Com um ritmo refrescante, Grimgar se mostra bem diferente das demais adaptações à lá MMO: as pessoas são fracas, ninguém sabe que se trata do mundo de um jogo e existe uma amnésia nos personagens para não lembrarem do mundo real, o que faz com que todos cheguem ao novo universo “zerados”. A gordurinha fica nos poréns dos personagens; com leves dicas você vai pegando como que as personalidades deles foram formadas (o exemplo da maga se chamando de gorda) e isso é bem bom e tranquilo de acompanhar, pois você já está confortável com a velocidade da trama.

Esse aqui é recomendado pra quem gosta de sair um pouco do padrão e curte essa temática de “caimos num mundo de um jogo”.

Bubuki Buranki 


Fonte: Original
Gênero: Ação 
Diretor: Dayzen Kamatsuda
Estúdio: Sanzigen (Arpeggio of Blue Steel, Miss Monochrome)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Um grupo de pessoas que possuem armamentos com com consciência, partem em uma jornada para reviver um antigo titã. Projeto original do estúdio Sangizen para comemorar 10 anos de existência.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Esse aqui é mais confuso que o normal. Te jogam um bando de palavras estranhas e ficam repetindo, mas eu ainda estava confuso de quem era o que com o tal de Bubuki, Buranki e mais umas 2 palavras estranhas que o anime usava no final. O começo deu até para pegar por contexto, mas depois do time skip de 10 anos você não faz nem ideia do que está ocorrendo. E enquanto um pouco de mistério é bom, roteiristas tem que aprender que deixar o telespectador completamente perdido faz ele perder o interesse. Não te dão quase informação alguma, só jogam o protagonista de um lado par ao outro e você fica sabendo que ele estava fora do japão até ali. 

Talvez depois expliquem o que diabos era a mãe dele, aonde está a irmã (é a loira?), porque ele morava em um asteroide, o que diabos aconteceu a 10 anos, quem são aqueles adultos com super poderes (ditadores?), e por ai vai. O anime é confuso e cria questões demais para seu próprio bem. Poderia ter se salvado com uma embate final impactante, mas nem isso, paramos no meio do climax. Acho que a única coisa que realmente gostei foi o CG, esses animes full CG em shell shading estão ficando melhores a cada ano.

Fowz

Nota: 3.5/5

Bom, primeiro de tudo o enredo parece muito com uma aventura misteriosa como foi Eureka Seven, a partir daí você adiciona o fato de ser um anime full CG, mas sem medo porque é bem feito, cenas de ação bem dirigidas e um belo guarda roupa para os personagens. Pelo que entendi (posso e provavelmente estou errado) Bubuki são as partes dos Burankis, que são robôs gigantes (necessita de fontes) controlados pela espécie de magia que existe nesse universo. A cenografia lembra bastante Sidonia, deve ser pelo grande uso de tons pastéis e estruturas levemente depredadas.

Deve ser bom para quem gosta de histórias sobre jornadas e não se incomoda com um 3D – se você gostou de Sidonia no Kishi provavelmente gostará disso aqui também.

Norn9 


Fonte: Visual Novel Otome (focada no público feminino)
Gênero: Aventura, Romance, Harem reverso. 
Diretor: Takao Abo (diretor de episódio de Macross Frontier)
Estúdio: Kinema Citrus (Barakamon, Black Bullet)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A trama acompanha uma jovem de um mundo que lembra a era Meiji, que junto a 2 garotas e 9 homens começa a viajar em uma jornada pelo mundo, através de um barco voador.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Bem, agora a sinopse faz sentido. A que eu achei em inglês dizendo que era um cara sem memória e não uma garota estava estranha demais. É uma garota mesmo. E com ela totalizando 3 garotas para 9 homens, cada um com 3 por causa de um sistema de equipes.
O mundo é esquisitíssimo misturando sci-fi com a era Meiji japonesa. Os personagens realmente não disseram muito em termos de personalidade por enquanto. Parecem aquele protótipos de “o homem bondoso e charmoso”, “o envergonhado e depressivo”, “o agressivo e mal humorado”, por ai vai, nenhum se destacou com carisma ou uma personalidade mais “humana”. As garotas seguem cada uma um estereotipo também (tsundere, ect), a melhorzinha é a protagonista, porque estamos na cabeça dela, ficando mais fácil ver algum diferencial humano fora o comportamento perdido dela com aquilo tudo. Estava esperando aparecer uma tela para o público escolher o nome dela no entanto. Deve ter uma no jogo, porque uma das cenas era bem aqueles inícios de jogo aonde pedem para você escolher o nome para o personagem.

Fora a trama que não disse muito nesse episódio de apresentação, ao menos o visual é muito bem feitinho, desde o CG, a cenários e design dos personagens. Esse estúdio realmente não decepciona nesse aspecto. O final termina com um ataque ao navio que pode deixar a trama mais movimentada no próximo episódio, mas avaliando só por esse foi um começo bem mediano, que não diz muito ou impressiona.


Luck & Logic  


Fonte: Original
Gênero: Aventura, Ação, Romance. 
Diretor: Kouichi Chigira (Last Exile)
Estúdio: Dogakobo (Nozaki-kun)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Em um futuro distante uma civilização de outro mundo quer invadir a terra, em busca de um local para ficar, depois de terem perdido uma guerra em seu próprio planeta. Para lutar contra eles são empregados soldados especiais que possuem o auxilio de deusas. Um civil acaba encontrando uma deusa vagando perto de sua casa e isso muda o destino dos dois para sempre.

Comentários:


Marco

Nota: 3/5

Luck and Logic não parece ter nada de “lógico”, a palavra é usada só para parecer “cool”, porque quem fez o roteiro talvez nem saiba o que significa. Fora isso, a trama arrisca ao não te explicar quase nada, você tem que ir pegando tudo pelas partes visuais e diálogos inseridos nas lutas. Te faz usar o cérebro pra variar, não vou reclamar disso. 

Em resumo, é um mundo com deusas que fazem contrato com humanos com o poder de “logic” (ki, mana, poder interior), e essas então virão armaduras/armas para os tais durante o combate, permitindo a eles lutar contra criaturas que possuem humanos. O protagonista é um ex-integrante desse time com super poderes, que perdeu seus poderes ao perder um cartão mágico no passado. Ele faz contrato com uma nova deusa e o resto já sabem. Não é ruim, e ao menos tentam manter a trama movimentada, mas também não diz muito, até porque enquanto a luta faz um bom uso de CGs, ela não passa perigo real. Parece só uma luta fácil e sem reais consequências. Tivesse uma batalha com mais impacto poderia ser um destaque, mas com o que apresentou é apenas mais um anime “ok” da temporada por enquanto.

Fowz

Nota: 3/5

Protagonista de alguma forma badass, cercado de garotas, magia envolvida. Uma versão mais light de Hagure Yuusha no Aesthetica pelo que se dá pra perceber. Dá pra esperar uma comédia de alguma forma pelo meio como os personagens se instalam na história, fora isso temos designs de Light Novels de fantasia e uma ação levemente interessante. Lembra vagamente o plot de Divine Gate.

Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage  


Fonte: Novel Chinesa
Gênero: Aventura, Comédia. 
Diretor: Iku Suzuki (Dears, Dark Cat)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Para tentar evitar que uma calamidade aconteça com a caida de um cometa na terra um clã antigo começa a procurar um discipulo para que futuramente ele possa intervir com a calamidade. Um homem com uma alma especial (“o escolhido”) se candidata e começa sua jornada para se tornar um monge. 

Comentários:

Em breve.



Pandora in the Crimson Shell 


Fonte: Manga
Gênero: Ação, Comédia, Ecchi, Sci-fi. 
Diretor: Munenori Nawa (Kiss x Sis, Fortune Arterial)
Estúdio: Gokumi (Yuyuyu, Lance N Masques)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A obra conta a história de duas ciborgs em um futuro distante. As duas acabam virando amigas e quando colocadas em meio a uma situação de risco decidem usar suas habilidades para proteger os humanos.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Anime bem bobinho, como esperado. É humorado pelo menos, mas o tom infantil e ecchi meio estranho não deve atrair muita gente. Quem quer ver as aventuras cômicas de duas cyborgs e uma cientista (louca) pode acabar até gostando, mas não espere nada sério, por mais que o anime tente as vezes. A ação está longe de ser digna de nota também, bem econômica no geral. O melhorzinho foi a interação cômica entre as duas ciborgs, já que uma delas é proativa e a outra mal humorada.

Fowz

Nota: 2.5/5

Esse aqui eu fiquei surpreso quando me contaram que é do mesmo autor de Ghost In The Shell, mas é como dizem, em tempos de crise a criança precisa do leite, então deixa o cara trabalhar no que ele quiser. Indo ao anime, ele tem uma leve pitada de reflexões mais obscuras que encontramos em GITS como o porquê da protagonista ter seu corpo alterado para o de um ciborgue, fora isso é moe aqui, moe ali, robôs (fêmeas) fofas, implicações a atividades sexuais e um clima bobinho na maior parte do tempo.

Esse é pra quem gosta de uma ação light com bastante bobaginha no meio tempo.

Muv Luv Alternative: Schwarzesmarken  


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Mecha, Drama, Sci-Fi. 
Diretor: Watanabe Tetsuya (Zone of the Enders)
Estúdio: Liden (Yamada-kun e as 7 Bruxas, Arslan Senki)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Pessoas em mechas lutando contra Aliens. A série é um spin off the Muv Luv alternative.

Comentários:

Marco

Nota: 3.75/5

Um começo bem movimentado nesse aqui, e com um drama/tragédia legal, dando bastante seriedade a situação (quer dizer, se você ignorar que quase todos os pilotos de mecha são mulheres peitudas). O clima é bem pesado e gostei do protagonista recebendo esporros da capitã. Ele é inclusive o ponto mais fraco do anime, todo esquentadinho. A história brincando com o comunismo tem algumas partes interessantes, e outras que talvez possam soar exageradas (tentar ser pesado demais as vezes deixa uma impressão de cartunesco), mas nada demais. Comparado ao anime anterior de Muv Luv esse parece bem mais interessante e sério, uma pena estar nas mãos desse estúdio. A parte do CG até que não estava ruim, mas o design que quase não se mexe já não estava dos mais estáveis, e estamos recém no episódio 1, sendo que costuma piorar com o tempo. 

PS: Os aliens são muito toscos! Podiam ter inventado um design melhor.

Fowz

Nota: 4/5

Eu li as Visual Novels do começo da franquia, Muv-Luv Extra, Unlimited e Alternative, então tenho um pouco de pé pra comentar sobre Schwarzesmarken. Primeiro de tudo, infelizmente a gente lida com uma adaptação rushada, então muita coisa o público vai ter que se esforçar pra pegar (como que os BETAs funcionam, como os TSFs funcionam, etc.), mas fora isso é um show bem legal de acompanhar já que ele trata bem de política e climão grimdark. Bastante ação, sofrimento e conflitos internos entre os personagens é a promessa que dá pra fazer, o resto é aptidão do diretor de saber mostrar isso no curto tempo que tem – pelo ritmo do episódio, dá pra estimar que serão apenas 12 episódios.

Recomendado pra todo mundo, entretanto contém um estilo meio Shingeki no Kyojin, só que mais brutal, então se não é o seu prato predileto pode deixar passar.

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Comédia, Ecchi, Fantasia. 
Diretor: Takaomi Kanasaki (Kore wa Zombie, School Rumble Ni Gakki)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
O protagonista morre em um acidente de transito mas ele é salvo por uma deusa que lhe dá a oportunidade de reencarnar em outro mundo e fazer um pedido. Ele deseja que ela vá com ele para esse novo mundo e apartir dai os dois começam sua jornada para deter o rei demônio….só que não! eles antes tem que conseguir trabalho para terem o que comer, vestir e onde dormir, o que é meio difícil com a deusa causando problemas e atraindo o exercito do rei demônio com frequência. 

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Esse aqui ficou acima das minhas expectativas, e elas não eram ruins. Esse diretor realmente se dá muito bem com comédia. 

O início tirando sarro da morte bizarra do protagonista, e as caras e bocas da deusa quando se deu mal, já foram um ótimo início, mas foi a interação entre os dois personagens depois que reencarnarem no mundo alternativo que me ganhou. Os dois tendo que ralar para ganhar dinheiro, e estando em uma situação tão ruim, que até um lençol em cima da cama de feno deles causava felicidade, ficou muito divertido de assistir. Além das caras e bocas do protagonista trabalhando. 

Em geral foi um episódio 1 muito engraçado, e você fica curioso para ver eles evoluírem, já que existe um sistema de level up e ganho de skills, além de novos personagens que vão aparecer. A trama ser linear e não aquele sistema episódico, visto em muitas comédias, também ajuda a aumentar o interesse em descobrir para onde a história vai caminhar. Ótimo início, quem sabe não ganho outro anime para meu top de comédia com ação/aventura.

Sekkou Boys 


Fonte: Original
Gênero: Comédia, Música.
Diretor: Nasakasu Hachimoto (Yamada-kun)
Estúdio: Liden (Terra Formars, Yamada-kun)
Episódios: 12 (5 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha 4 estátuas da mitologia grega que decidem se tornar idols com a ajuda de uma produtora recém formado na faculdade.

Comentários:

Fowz

Nota: 3.5/5

Aqui está sem dúvidas a estréia mais bizarra de 2016. Nos trailers eu duvidava de que os idols seriam mesmo esculturas clássicas, mas no fim das contas são mesmo! Bizarro e divertido, além de ser repleto de trocadilhos. Mars best husbando!
Esse é pra quem gosta de sátira de gêneros já fixados (no caso, otoges) e uma comédia bem bisonha.


Dagashi Kashi 


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia.
Diretor: Shigehito Takanayagi (Kaminomi, Tokyo ESP)
Estúdio: Feel (Oregairu 2, Outbreak Company)
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história mostra a vida de um garoto que não quer herdar o negócio do pai em uma loja de doces. Para tentar faze-lo mudar de ideia, uma garota completamente obcecada por doces começa a persegui-lo.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Esse até que foi uma surpresa positiva. Não esperava muito e acabei rindo bastante. A protagonista é bem doida (se bem que ninguém no elenco é normal…..) e o anime não enrola. Em muitas séries de comédias as piadas são esticadas demais, a ponto de perderem a graça antes mesmo de chegarem a seu sua conclusão. Aqui não, as piadas são apresentadas de forma acelerada, e o timing é bom. A história do episódio em si foi basicamente a sinopse, somada a apresentação de alguns outros personagens, o charme foi como essa história foi contada, desde as diversas referencias, a uma boa direção cômica. Agora é ver se conseguem manter o ritmo em todos os episódios.

Fowz

Nota: 4/5

Dagashi Kashi eu já conhecia anteriormente os mangás, então como adaptação o anime brilha bastante, tem maior impacto e mantém um ritmo bem mais unificado que o mangá, agora sobre o mérito da comédia: vale a pena. Os personagens são bem definidos e o humor sempre puxa pra um non-sense barra extrapolação que deixa bem divertido. O character design ficou muito fiel ao mangá, tanto que só de olhar pro pai do Kokonotsu muita gente vai rir.

Recomendado pra quem gosta de comédia cheia de referências e de “tsukkomi”.


Oshiete! Galko-chan 


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia.
Diretor: Keiichiro Kawaguchi (Hayate the Combat Butler, OniAi) 
Estúdio: Feel (Oregairu 2Outbreak Company)
Episódios: 12 (10 min) 
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Comédia cotidiana focando em 3 colegas com personalidades distintas.

Comentários:


Marco

Nota: 3/5

Aquela conhecida comédia de quadros curtos. A história não tem continuidade no episódio 1, são apenas varias piadas sem ligação sobre assuntos diferentes, alguns mais banais e outros mais pervertidos. Não achei nada demais, não me desagradou, mas também não me impressionou. Não curto muito essas comédias sem continuidade na maioria dos casos, então nesse ponto não serve pra mim. Mas não chegou a ser ruim também. Quem tem paciência para um anime de 10 minutos sem continuidade na narrativa, talvez valha a apena dar uma olhada Só não espere grande coisa.

Fowz

Nota: 3.5/5

Garotas adolescentes falando baboseiras de adolescentes. É tão prático e simples que funciona: uma comédia à lá American Pie no nível de besteirol, mas claro, visualmente segurado, ficando só um diálogo “teen”.

Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu 


Fonte: Visual Novel
Gênero: Escolar, Romance, Comédia.
Diretor: Takuya Sato (Steins Gate, Wixoss)
Estúdio: Project N.9
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
O protagonista não sabe o que fazer da vida e passa o dia se divertindo com seus amigos, até que uma garota impressionada com uma peça que ele escreveu para o clube de drama o chama para ajuda-la a criar um galge (Visual Novel).

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Começo mediano. Serviu basicamente para apresentar o protagonista, que não tem nenhum aspecto diferenciado. É um aluno comum e trabalhador com um grupo de amigos pra cima. A garota de cabelo preto da capa (acima) é o personagem mais distinto, devido a sua obcecação por Visual Novels e falta de bom senso, a ponto de entrar no banheiro masculino para conseguir a atenção do protagonista. O episódio em si foi bem parado, servindo do para apresentar a proposta e convite para o protagonista ajudar na criação do roteiro de uma Visual Novel que a garota da capa quer criar. As coisas devem começar a se desenvolver mais apartir dai, mas não dá pra dizer que foi um primeiro episódio impressionante ou algo do gênero, apenas um início comum de adaptação de visual novel.

Fowz

Nota: 3.5/5

Começando pelo ponto alto: MC carismático. O protagonista tem tanta aptidão social que chega a ser estranho pro tema do anime: bishoujo games (parentes das Visual Novels). O enredo se desenvolve num ritmo fixo: o cara talentoso, a garota com ambição, se juntam e começam a fazer jogos. A comédia é bem específica para o público alvo otaku.

Serve pra quem busca uma comédia romântica leve.



HaruChika: Haruta to Chika wa Seishun Suru 


Fonte: Novel
Gênero: Slice of life, Mistério, Romance, Escolar.
Diretor: Nasakasu Hachimoto (Tari Tari, Soul Eater Not)
Estúdio: P.A Works (Angel Beats, Charlotte)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história foca em dois amigos de infância pertencentes a um clube de música prestes a fechar. Quando um incidente misterioso ocorre no colégio, eles tentam ajudar a resolve-lo.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Muita gente vai se afastar desse por ele ter um protagonista gay, algo que não foi avisado na sinopse que eu peguei…..mas vamos falar do resto. A protagonista feminina foi o ponto alto, engraçada com sua tentativa de se tornar uma “garota fofa”, deixando para traz seu comportamento masculino e agressivo. Os tropeços dela tentando parecer algo que não é por dentro foram engraçados. Já o resto do clube de música que ela entrou não disse muito. 

O mistério foi cotidiano demais para a maioria se importar (não tem perigo de morte ou coisa do tipo), ainda mais sendo resolvido em um episódio. O protagonista masculino meio gênio funciona bem na interação com a personagem feminina, mas a declaração dele de estar querendo o professor foi meio chocante. Um protagonista homossexual vai afastar muita gente desse anime, mas mesmo assim não foi um começo lá muito interessante, aonde dê para dizer que as pessoas vão perder uma excelente obra. Em tempos disputados aonde temos 40 animes por temporada, eles tem que se esforçar mais no episódio 1 para o anime não parecer algo no máximo mediano.

Fowz

Nota: 3/5

Climão de Euphonium (pra quem não assistiu), então música, pretensões pessoais distintas para cada personagem e um triângulo amoroso onde um dos protagonistas é gay (e não é uma sexualidade forçada – por enquanto). O character design é legal porque toma muitas cores pros personagens, principalmente nos olhos, pra quem estuda desenho é uma boa acompanhar.

Se tudo continuar certo vulgo utilizarem o fator do protagonista gay sem cair nos esteriótipos pode chegar a um bom drama, fora isso é mais pra quem gosta de waifus e talvez slice of life.


Akagami no Shirayuki Hime 2 


Fonte: Mangá
Gênero: Histórico, Drama, Comédia, Romance, Shoujo.
Diretor: Masahiro Ando (Zetsuen no Tempest, Sword of Stranger)
Estúdio: Bones (Darker than Black, Noragami)
Episódios: 12 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Segunda parte (ou 2ª temporada) de Akagami no Shirayuki Hime.

Comentários:
Em breve.

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Fonte: Mangá
Gênero: Josei, Drama, Histórico.
Diretor: Shinichi Omata (Sankarea)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: —
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Um ex-prisioneiro quer recomeçar sua vida e depois de muita insistência consegue se tornar o aprendiz de um contador de histórias famoso. Apartir dai ele começa a conviver com todos que cercam seu mestre, incluindo a filha adotiva dele, que também deseja se tornar uma contadora de histórias, mas é impedida devido a seu sexo.

Comentários:


Marco

Nota: 4.25/5

Esse não vai atrair tanta gente assim (eu acho), mas para quem gosta de seinen (ou josei) com slice of life é muito interessante. A história do protagonista tentando se tornar um bom profissional nessa área estranha de contador de histórias (geralmente com humor) é muito bem dirigida, ainda que terem mostrado uma apresentação inteira eu ache um pouco de exagero. O roteiro, provavelmente mérito do original, parece muito bem escrito e a direção é excelente. É um dos animes mais bem animados da temporada também, apesar de ser um slice of life. Toda movimentação dos personagens parece muito natural. E não é a toa, a produção estava terminando o episódio 12 em Novembro, bem antes da estreia do anime, o que é anormal. 

Tem movimentos naturais o episódio todo, raramente se vê a famosa economia, ainda que não seja um anime exigente em termos de movimentação. Na parte da apresentação é interessante os detalhes de movimento meticulosos que eles ficam mostrando para que você entenda o que o personagem está sentindo. Para uma estreia de 50 minutos, conseguiu me entreter mais do que eu esperava (tirando a apresentação meio longa do meio). Como eu disse, não é para todos, mas  para quem aprecia uma história de vida um pouco diferente do comum, com personagens mais velhos e uma boa direção, vale a pena dar uma olhada nesse aqui.


Niijiiro Days


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Slice of Life, Shoujo.
Diretor: Tetsuro Amino (Shiki, Broken Blade)
Estúdio: Production Red (Tinker Bell)
Episódios: 26 (13 min)
Trailer: PV1

Sinopse: 
A obra foca em um grupo de 4 amigos que vivem discutindo sobre romance em seu clube, e insistem em atrapalhar as tentativas de aproximação de um de seus colegas a uma garota pela qual ele sempre foi apaixonado.

Comentários:


Marco

Nota: 3/5

Náo entendi porque esse anime tem 13 minutos. A história dele é linear, e não tiveram tempo para mostrar muita coisa, acho que teria ficado melhor com 20 minutos mesmo. Os personagens são ok, não tem nenhum super carismático nem nenhum apagado, mas fora isso não teve muita coisa, só o protagonista se apaixonando e stalkeando a garota (que não mostrou muita personalidade). Em suma, começo bem mediano. Mas como é uma comédia deixo para cada um julgar por si mesmo se acha divertido ou não.

Fowz

Nota: 3.5/5

Comédia romântica um pouco fora do comum; o setting é de um otoge (mais garotos do que garotas) mas o plot se desenrola do lado dos garotos, com um protagonista todo inseguro sobre seu possível novo amor e seus amigos que ficam tirando sarro do seu drama.

Boku Dake ga Inai Machi 


Fonte: Mangá
Gênero: Psicológico, Mistério, Sobrenatural. 
Diretor: Tomohiko Ito (Silver Spoon, Sword Art Online)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3 | PV4

Sinopse: 
O protagonista tem uma habilidade sobrenatural que o força a evitar tragédias a sua volta o mandando para o passado quantas vezes forem necessárias até que ele consiga evitar a catástrofe. Um dia ele acaba se envolvendo em um assassinato e vira o principal suspeito, o que acaba o fazendo voltar no tempo para infância. Agora ele terá que salvar Kayo, uma colega de classe, e resolver o mistério por trás de seu desaparecimento anos atrás, para que possa evitar o assassinato que presenciou no presente.

Comentários:


Marco

Nota: 4.5/5

A melhor estreia da leva inicial de animes que assisti. Mesmo com um começo meio didático te situando e explicando bastante coisa, a trama está sempre em movimento (não é pra menos, adaptando 1 volume inteiro em 1 episódio). Os personagens são bem apresentados, com muito mais naturalidade do que os estereótipos com personalidades enlatadas que vemos todos os dias, vale dizer. Eles parecem de fato seres humanos que poderíamos ver na rua. O protagonista consegue ser relatável mesmo que um tanto quanto depressivo, e a aluna que interage com ele ajuda bastante em animar o ambiente. O plot em si é basicamente a sinopse acima sem tirar nem por. 

O mais notório, no entanto, não é nada disso. Existe uma coisa que todos os diretores deviam ter em mente: o telespectador quer impacto, ele quer ser impressionado, ele quer ser motivado a continuar. Para tal, a obra tem que fazer algo que impressione no primeiro episódio, ou então ter personagens carismáticos o bastante para te prender ali. Carisma não é o caso aqui, então o diretor usa de uma estratégia inteligente (que ele usou em SAO também mudando a ordem dos eventos). Termine com impacto! Mesmo se tiver que cortar um bando de coisas para chegar na tal parte impactante (não dava pra enfiar 6 capítulos de 30 páginas em 1 episódio afinal, só cortando). Não é o começo que nos marca, mas como a obra termina, e isso não vale só para a história inteira, mas sim para cada episódio. Não importa se o anime é meio lento aqui e ali, ou explica coisa demais, se você terminar com impacto o bastante conseguirá a atenção do público. E é o que temos aqui, uma boa apresentação seguida de um final impactante, que te deixa interessado com o que deve vir a seguir. Deixo um elogio para compositora também, a trilha sonora é sutil, mas seu uso dá um bom extra no suspense. É interessante ver essa compositora (Yuki Kajiura) em outra área que não animes de Aventura.

Curiosidade: O diretor informou que o anime vai ter final fechado dado pelo autor. O que faz sentido, já que adaptaram o volume 1 da obra inteiro no episódio 1, e só tem 7 volume publicados até o momento. 

Fowz

Nota: 4.5/5

Boom! Drama, reflexão e sofrimento. O episódio já começa com um climão de NHK ni Youkoso e você já bate de frente com o paredão que é a vida, logo depois uma apresentação serenamente tristonha do protagonista e a trama já se desenrola. O cliffhanger do final foi sensacional, te deixa na ponta dos pés pra saber logo todo o resto da história e desvendar esse mistério.

Recomendação obrigatória e, segundo boatos, o final do anime baterá com o final do mangá que tem rumores de que acabará agora em março, logo, uma obra fechadinha pra todo mundo poder usufruir tranquilamente.


Prince of Stride: Alternative 


Fonte: Jogo Otome
Gênero: Esporte. 
Diretor: Atsuko Ishizuka (SakurasouNo Game No Life)
Estúdio: Madhouse (No Game No Life, Parasyte)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Um clube de corrida/parkour de revesamento tenta montar um time para ganhar uma competição que está por vir, mas nem todos os candidatos que eles querem estão dispostos a cooperar.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Bem, quem queria outro Free realmente encontrou um substituto aqui. A garota e o cara de cabelo preto um tanto quanto excêntrico conseguem dar um certo humor as situações, mesmo que o início do anime seja bem parado em todo os aspectos, já que é puramente a apresentação de todo o elenco, e o vai e vem tentando convencer um personagem a se juntar ao time de parkour com corrida, esporte que eles chamam de Stride. O final já foi mais animado com uma competição rápida de Stride. Não espere animação de Free, dá pra ver claramente a economia de movimento nas escolhas de angulo focando em movimentos repetidos da parte de cima do corpo. Mas ainda assim não ficou ruim, e dá pra divertir devido a mistura com parkour. Não fez nada excepcional em seu primeiro episódio, mas não fez feio também, o que para a adaptação de um jogo, que normalmente saem terríveis, já é muito.

Fowz

Nota: 3.5/5

Aqui a coisa é bem simples: husbandos bonitões, esquetes engraçadinhas, um pouco de moe masculino e parkour. Isso mesmo, Stride é tipo uma corrida com parkour, e pelo que o primeiro episódio passou, as próximas corridas serão muito legais de acompanhar. Mesmo sendo baseado em um otoge, a protagonista não ofende a capacidade cognitiva de nenhuma garota, isto é, ela tem personalidade própria (mesmo sendo pouco, pouco é melhor do que nada) e provavelmente vai ajudar a guiar os outros coadjuvantes da trama.

Recomendado pra quem gosta de esportes e não se importa em ver algo destinado ao público feminino (é bem sutil).


*********************



Tabelas informativas


Data de Estreia
Data Títulos
05/01 Prince of Stride: Alternative
06/01 Musaigen no Phantom World
Sushi Police
HaruChika: Haruta to Chika wa Seishun Suru
07/01 Norn9: Norn+Nonet
Active Raid
Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu
Boku Dake ga Inai Machi
Ojisan to Marshmallow
Phantasy Star Online 2 The Animation
Dagashi Kashi
AssClass 2 Temporada
08/01 Divine Gate
Oshiete! Galko-chan
Koukaku no Pandora
Sekkou Boys
Tabi Machi Late Show
Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage
Gate 2 Temporada
Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
09/01 Bubuki Buranki
Luck & Logic
Durarara!!×2 Ketsu
Nurse Witch Komugi-chan R
Koyomimonogatari
10/01 Ooyasan wa Shishunki!
Dimension W
Hai to Gensou no Grimgar
Schwarzesmarken
Niijiro Days
11/01 Saijaku Muhai no Bahamut
Akagami no Shirayuki-hime 2nd Season
Teekyuu 7
Ketsuekigata-kun! 4th Season
Mahou Shoujo Nante Mou Ii Desu kara.
Ao no Kanata no Four Rhythm
13/01 Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!
15/01 Ajin
–/01 —-
–/01 —-
Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Saijaku Muhai no Bahamut
Akagami no Shirayuki-hime 2nd Season
Teekyuu 7
Ketsuekigata-kun! 4th Season
Mahou Shoujo Nante Mou Ii Desu kara.
Ao no Kanata no Four Rhythm
Terça Prince of Stride: Alternative
Quarta Musaigen no Phantom World
Sushi Police
HaruChika: Haruta to Chika wa Seishun Suru
Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!
Quinta Norn9: Norn+Nonet
Active Raid
Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu
Boku Dake ga Inai Machi
Ojisan to Marshmallow
AssClass 2 Temporada
Sexta Divine Gate
Dagashi Kashi
Oshiete! Galko-chan
Koukaku no Pandora
Sekkou Boys
Tabi Machi Late Show
Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage
Gate 2 Temporada
Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Ajin
Sábado Bubuki Buranki
Phantasy Star Online 2 (sai 5ª mas o CR só traduz Sábado)
Luck & Logic
Durarara!!×2 Ketsu
Nurse Witch Komugi-chan R
Domingo Ooyasan wa Shishunki!
Dimension W
Hai to Gensou no Grimgar
Schwarzesmarken
Niijiro Days

Obs: A data de estreia é de acordo com o Japão adaptado para o horário do BR (os sites oficiais como CR soltam legendado poucas horas depois). Se passa as 2 da manhã do dia 9 no JP, no BR vai ser as 14 da tarde do dia 8 por exemplo.

****************

Novos obras que forem lançadas e adições de novos comentários por parte dos redatores serão informadas no log abaixo.

Log de edições:
09/01 – Novos reviews adicionados: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, Dagashi Kashi, Gate 2 e Oshiete! Galko-chan (Marco). 
09/01 – Novos reviews adicionados: Phantom World, Active Raid, Gate 2, Oshiete! Galko-chan, HaruChika, Shoujo-tachi, BokuMachi e Sekou-Biys (Fowz). 
09/01 – Novos reviews adicionados: Bubuki Buranki, Phantasy Star Online 2, Luck and Logic (Marco)
10/01 – Novos reviews adicionados: Gensou no Grimgal, Dimension W, Niijiro Days (Marco)
11/01 – Novos reviews adicionados: Divine Gate, Bubuki Buranki, “aquele anime de Muv Luv”, Koukaku no Pandora e Dagashi Kashi (Fowz). 
11/01 – Novos reviews adicionados: Ao no Kanata, “aquele anime de nome difícil”,  Bahamut (Marco)
13/01 – Novo review adicionado: Kono Subarashii Sekai (Marco)
15/01 – Nijiiro Days, Grimgar Dimension W, Prince of Stride, Luck and Logic (Foez)
18/01 – Ajin (Marco)

Relacionado:
Guias das temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar
Guia – Estúdios de animação japonesa: Funcionamento, padrões, história, sua relevancia em produções e exceções

Preview da próxima temporada (Primavera 2016):

Guia de animes da Primavera (Abril) 2016