Impressões semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 e Musaigen no Phantom World #03

É hora de explorar o passado dos personagens!


Ansatsu Kyoushitsu 2 #03

É inacreditável como os principais problemas que apontei quanto a AssClass no episódio passado, foram remediados aqui. Pelo término do capítulo 2, imaginei – tristemente – que ao menos metade da duração deste seria focada em mais uma desinteressante batalha entre Koro-sensei x Itona. Também lamentei como o irmão do Sensei ainda não havia agregado conteúdo ao anime, além de que para se manter estável sem seus 2 cours, seria benéfico a introdução de um ou outro novo personagem. E este episódio, todo destinado a humanizar Itona, parece ser o início do que deve ser a resolução de boa parte destes problemas.

O confronto pouco tomou tempo em tela. Os poucos minutos gastos na luta serviram apenas para mostrar a disparidade entre a força de ambos, e também o início do recomeço de Itona. Ele é, afinal, um velho-novo personagem para AssClass. Se antes era relegado a participações esporádicas com o previsível final de perder para Koro, agora poderá tomar novos rumos, facetas e complexidade. Inclusive, sua inaptidão social pode ser eficientemente explorada para fins humorísticos, o grande forte da obra.

O foco é tão apenas em Itona, que a utilização de figurantes é mínima, Além de seu mestre e Koro-sensei, são apenas mostrados alguns poucos alunos, os principais, como Karma, Nagisa, Kayano e Ryouma em uma surpreendente relevância. Todos eles possuem seu tempo preenchido de forma inteligente e pontualmente necessária para definir o novo Itoma. Mesmo que tenha sido realizado em um curto período de tempo, a mudança de sua atitude é calma, compreensível e bem ilustrada. Desde o frio abandono por Shiro, por quem parecia nutrir um sentimento paternal, às memórias evocadas devido tal ocorrido, como o insucesso da empresa do pai perante outros magnatas poderosos, mesmo com tanto trabalho duro e estudo, o que acaba justificando e tornando crível sua obsessão por poder e vitória.
Ao perceber que o indivíduo que deveria matar é o único que busca resgatá-lo, Itoma percebeu como seus valores estavam errados. É uma ode ao bem, uma das virtudes e principais mensagens que AssClass busca passar no meio de tanto nonsense.
E como dito, além do garoto ser um velho-novo personagem, sua mudança de lado abre espaço para um novo vilão, que deve surgir nos próximos episódios. A adaptação do mangá Matsui Yuusei segue em ritmo lento, mas progressivamente juntando as engrenagens para o futuro.


Musaigen no Phantom World #03

Eu desaprovo contundentemente quem abandona animes/seriados no 1º capítulo. Independente de sua qualidade, muitas vezes o piloto é insuficiente para apresentar a obra como um todo, sendo necessários ao menos 2 ou 3 episódios para sua proposta ser adequadamente inserida no roteiro. Dito isso, apenas lamento por aqueles que largaram Musaigen após seu início , que para mim, foi deveras decepcionante, pois assim como foi no 2º, este capítulo 3º apresenta uma grande evolução em relação ao seu predecessor.
Não falo isso por resignação, pois a qualidade de sua história está progressivamente evoluindo e levando em algum lugar, assim como muitos erros e excessos estão sendo extirpados.

Logo nos primeiros frames, nosso protagonista de cabelo verde expõe a base do episódio, ao fazer rápidos comentários sobre a memória e a utilidade do backup. Toda essa jogada serve para explorar um pouco o passado de Mai, tentando fazer com que uma torrente de nostalgia ao visitar locais familiares seja suficiente para realizar uma transferência de memória entre ela e Ichijou, O assunto ainda não foi amplamente explicado e pode receber mais atenção posteriormente. Ou não.

As supostas antagonistas da vez.
Apesar deste ser o molde que da forma a trama do episódio, é durante ele que vemos o motivo de Musaigen estar se tornando uma fonte de boas expectativas. A relação e evolução entre personagens, algo que prezo demais e que é essencial para uma obra diferenciada, é pautável aqui. Pelos olhos de Reina, vemos como o convívio  Mai e Ichijou, mesmo que recheado de ofensas e agressões leves por parte da Tsundere de sutiãs largos, apenas expõe sua amizade verdadeira e de longa data. E de forma simultânea com a qual nos mostra a ligação entre os dois, começa a trabalhar mais a própria Reina, que durante todo o episódio mostrou agradar – exclusivamente – sua Senpai, algo que com certeza será trabalhado no restante da série. A engenhosidade do roteiro é notável por conseguir equilibrar e construir duas tramas em uma.
Gostei muito também como o fato de Ichijou ter adquirido conhecimento momentâneo e teórico em artes-marciais não ter resultado numa inadmissível melhora em seu físico. Ora, mesmo que saiba os movimentos, seu estilo de vida sedentário não o possibilitaria executar a maior parte deles, e mesmo os possíveis não seriam realizados por muito tempo. E é isso que ocorre. Por mais fantasiosa que seja sua história, ela não permite esses excessos de conveniência.
Quanto a parte técnica, entre os 3 episódios, esse certamente foi o que exigiu o maior orçamento. Não apenas as lutas foram fluidas e empolgantes, com boa utilização de cortes rápidos, como também tivemos uma fotografia estonteante, por vezes com uma estética de tirar o fôlego, algo raro em animações hoje em dia. Fica a dica para procurar assisti-lo em HD e sempre dando atenção ao background, não apenas ao que está em 1º plano. Várias são as cenas emolduráveis, por exemplo:

E se Minase Koito não deu as caras desta vez, tivemos a introdução de outra personagem, chamada Kurumi, que deverá exercer um papel relevante durante o cour, já que está presente na Op e End.

Musaigen conseguiu me conquistar, e pela 1ª vez desde seu início, estou realmente ansioso pelo que teremos semana que vem. Que essa bem-vinda evolução prossiga.

#Extras

O visual de Reina com essa roupa chinesa de treino ficou bem…atraente.

Uma cena de ação em 1ª pessoa que ressalta o esmero técnico do Kyoto Animation.

44 Resultados

  1. Lucas Andrade disse:

    Na verdade o ritmo de AssClass é muito rápido eles pulam arcos centrados em alguns alunos secundários e as adaptações de certos arcos são corridas, como a adaptação do polícia e ladrão foi corrido e eles cortaram e pularam várias partes.

  2. Arthurcs10 disse:

    Esse episódio de Muisagen foi o melhor por enquanto(ele saiu um pouco daquela linha de todo ep apresentar um novo personagem e falar apenas o minimo sobre ele…)porem ainda falta apresentar aquela personagem que ficou seguindo eles o ep todo,só espero que no caso dela seja um pouco mais elaborada.Sobre o protagonista ter consigo as técnicas de luta mas não conseguir usa-las foi correto pois se eles largassem d+ a lógica poderia o anime ficar :”A explicação de tudo é a magia”(ou coisa assim).O anime ainda não mostrou para que veio na minha opinião (porem está em evolução).Tem gente que diz que o arco vai realmente começar a partir do ep 4 ou 5…é meio demorado então n sei como vai ficar se o anime for de 12 eps..(pergunta rápida:Não foi anunciado o numero de eps que vai ter?n estou achando aqui no my anime list..)

  3. kingumaga disse:

    O protagonista ter esse poder de acessar as memorias abre muitas possibilidades não deixando ele tão limitado nos confrontos contra os Phantons, lembrou um pouco akela mina do Tokyo Esp q acessava a memória pelos objetos, tem um episodio q ela pega uma arma lá q o pai dela tinha q era do Bruce Lee e depois dela dar um golpe já cai no chão pq o corpo não suportava luta no mesmo nível do Bruce Lee.

  4. Lucio disse:

    Ambos tiveram bons episódios essa semana, e eu concordo com vc, sinceramente dropar um anime no 1º episódio é algo bem ignorante .

  5. ?Dudu_Alvarenga? disse:

    Outra coisa que vale ressalta, e que esses EP estão mostrando o qual grande eo poder do protagonista, pena que ele não sabe usar ele. Mais acho que daqui uns EP essas habilidades vão ser mais relevantes na história.

  6. Cyro disse:

    A aparência dela ficou.. bem atraente? Ficou perfeita. Pelo menos pra mim, hehe

    Suas impressões semanais são bem legais, e até batem bastante com meu gosto (talvez até mais que as do Marco, às vezes acho ele muito crítico :v), só uma coisa eu estranhei, que você falou que os personagens secundários são deixados de lado, mas aqueles que mal apareceram antes (a turminha de delinquentes lá) apareceu bastante… Eles fazendo o Itona bater de carro foi muito legal ehuehueh

  7. Matheus disse:

    Ótima análise, eu estou adorando Musaigen, acho até meio exageradas as críticas que vejo sendo feitas a esse anime em outros lugares, principalmente com relação ao ecchi que pra mim não parece ser tão absurdo quanto outros falam por aí, o anime acima de tudo está absurdamente divertido de se assistir e vem melhorando a cada ep. A Reina realmente estava lindíssima vestindo aquela roupa, é a personagem mais atraente e fofa desse anime, muito também devido a dublagem, espero que o próximo episódio seja focado no passado dela

  8. humbergamer humber disse:

    Vale falar que o nome da meniniha é Kurumi, foi falado no primeiro episódio mas passou despercebido por muitas pessoas, e sobre o episódio, esse último episódio não teve Fanservice nenhum (pelo menos eu não percebi) e outra coisa o anime esta ficando muito bom, esta parecendo que mais pra frente vai ter um pouco de romance, a animação esta uma dlç (lógico é da Kyoto se tivesse ruim me matava), e realmente é ignorância julgar o anime pelo primeiro episódio, :v

  9. humbergamer humber disse:

    E outra coisa tem motivos para a Mai fazer aquelas coisas antes de usar o poder

  10. Ronaldo Rech disse:

    o Marco nunca erra sobre os animes o cara tem um olho que credo

  11. Diego Meira disse:

    Pois pra mim não deu. Phantom World não conseguiu me atrair nesses 3 episódios. Realmente a estória não foi do meu agrado e não consegui me afeiçoar com nenhum personagem. Por mais q falem q é bom, eu estarei dropando ele.

  12. Shiro disse:

    Ótimas impressões, você consegue passar suas ideias de uma maneira bem simples e fácil de entender.

    Acho que dropar um anime no primeiro episódio é meio zuado também. Não tem como uma obra passar seu propósito e ideia em apenas um ou dois episódios.

    A cada episódio de musaigen, sinto uma melhora, nessa semana não foi diferente. Conseguiram até fazer o protagonista ser um pouco menos inútil, sem abusar desse lance de memórias. Enfim, acho que deviam trabalhar mais na mei, que pra mim é a melhor personagem nesse negócio. Fiquei curioso pra saber qual é a daquela menina.

  13. Sora disse:

    Bem o resultado do confronto em Ansatsu já estava óbvio desde o começo,mas ainda sim foi legal de se ver Koro-Sensei estava sendo encurralado,mesmo com um trunfo escondido a qual usou para vencer o Itona e destruir a jaula,gostei da mudança do Itona mais um integrante para a turma xD,espero que comece logo um arco ”sério” ou mesmo um focado no passado do Koro-Sensei.

    Melhor episódio de Musaigen fácil até o momento u.u,o esperado com foco na Mai kkk,achei bem engraçado aquela visão que ela tinha dela de criança tímida sendo destruída pela realidade logo depois haha,até gostei dessas antagonistas Phantom quem sabe elas não aparecem de novo,os Backgrounds desse anime são lindos mesmo.

  14. Marcus disse:

    Serio que musaigen ta tao incrível assim pra VC..gosto é gosto.. Assisti o primeiro episodio e achei freak demais.. Nao achei nada d interessante.. Mas respeito sua opinião já que e o seu gosto.

    • Marco disse:

      Na verdade o modo que o Carlos escreve tende a passar mais empolgação do que as vezes ele está sentindo com a obra. Pela impressão que tive quando ele tentou usar o sistema de notas da outra vez não sei se ele achou tão bom assim quanto as palavras dele fazem parecer. Embora com certeza ele tenha gostado.

      • DouglasLK disse:

        É acho que esta na hora de atualizar o hall de colaboradores do site, parece que o rapaz veio para ficar.

        Carlos, quais são os animes que você esta acompanhando nessa temporada fora Ansatsu e Musaigen?

        • Dalla Corte disse:

          Eu normalmente não acompanho anime algum concomitantemente com sua transmissão, eu espero a temporada(ou boa parte dela) passar e assim vou atrás do mais elogiados ou os que me interessam. Naturalmente eu iria acompanhar semanalmente apenas Ansatsu 2, por ter visto a 1ª, e daqui uns meses ver as obras que mais me interessassem. Mas visando escrever no site, resolvi iniciar a acompanhar também Musaigen e Ao no Kanata no Four Rhythm, e acabei desistindo de escrever sobre o último por não ter outro anime para compartilhar a review e com medo de se tornar extenuante, pois escrevo em outros locais também, e prezo pela qualidade de meus textos, o que poderia ser prejudicado pelo excesso de conteúdo para acompanhar.

          Mas isso não significa que mudarei totalmente meu estilo de ver animes. Essa semana, por exemplo assisti Rakudai Kishi da temporada passada, e logo que a atual acabar, irei conferir o tão aclamado Boku Machi, e talvez algum outro. No momento, também estou assistindo Tokyo Ghoul, pois acabei o mangá esta semana.

          • DouglasLK disse:

            Compreendo… ainda sim podemos esperar sua participação em outros posts colaborativos como top waifus, primeiras impressões, ops e ends, e tops?

          • Pietro Gutier disse:

            vc têm bom dialogo , sabe colocar palavras bastante contextualizada , eu gosto disso… muita enfase as vezes atrapalha um pouco, mas é aquela tese eu nao sou fã do anime tambem , mas gosto é gosto e não se discute, eu acho que devo ser o unico mentecapto daqui que curte heavy object rsrssr.

        • Marco disse:

          Só depois dos 3 meses de teste. O sistema anterior era o do Tanaka, o meu é bem diferente (sou chato).

          • DouglasLK disse:

            Estágio probatório de 90 dias… Parece que isso não é exclusividade das empresas públicas XD

    • Dalla Corte disse:

      O que eu faço é o seguinte: eu avalio muito o produto de acordo com sua proposta, por isso utilizo várias vezes as palavras abordagem, base e foco em minhas reviews. Se eu comparasse Musaigen com Evangelion, por exemplo, o anime tornaria-se insignificante para mim, e ficaria apenas criticando sua falta de objetividade e audácia na proposta, o que não seria legal. Portanto, baseado, novamente, na sua proposta mais pueril e descompromissada, acho que esta se saindo muito bem.

      Buscarei incluir isso na próxima semana para situar bem os leitores, e ao final do anime, o qualificar por nota para deixar tudo bem mais claro, mas caso ache benéfico, eu daria um 3,5/5.

      • Marco disse:

        Eita. Se fosse chutar a nota pelas suas palavras seria um 4.5 pra mim hauhauhaua. 3.5, ao menos pra mim é mediano/bom, mas o texto sugere mais um MUITO BOM.

        Sugiro além de uma nota um paragrafo final sintetizando o que achou do episódio em poucas palavras, uma espécie de conclusão. Acho que ajudaria até mais do que a nota.

        • Dalla Corte disse:

          Vou fazer um exercício de comparação para elucidar bem meu método, e deve ser encarado apenas como tal tamanho o absurdo do exemplo.

          Pacific Rim/Círculo de Fogo, o filme de 2013 de robôs x aliens do Del Toro e Tokyo Monogatari/Era Uma Vez em Tóquio, filme de 1953 de Yasujirô Ozu. São dois longas completamente diferentes, porém, adoro ambos. Mas caso fosse avaliá-los da mesma maneira, um dos dois soaria ridículo, de acordo com o gosto pessoal da pessoa.

          Os criticando da mesma maneira, ou Pacific Rim pareceria pueril, inócuo e obtuso, ou Tokyo Monogatari seria pretensioso, arrastado e enfadonho.

          Mas não, eu assisto Pacific Rim e o crítico baseado em sua proposta, que é despretensiosa e divertida. Claro que enfocarei pontos negativos, mas respeitando sua abordagem. O mesmo ocorre com longas mais complexos ou contemplativos, eles devem ser avaliados à parte de acordo com o que pretende mostrar.

          Outro exemplo: se eu dou nota 4/5 para Homem de Ferro e 4/5 para Sanjuro, obra-prima de Kurosawa, significa que os considero equivalentes? Jamais, mais uma vez esta em jogo a proposta. 4/5 é o que o longa conseguiu atingir do que propôs, sendo elas paralelamente diferentes.

          • Marco disse:

            Não existe problema com isso, é o que considero normal, todo bom crítico analisa por proposta, não se compara gêneros diferentes. A questão é mais que o texto parece diferir da sua nota (3.5). Geralmente com uma nota dessas o texto não pareceria tão positivo quanto ao episódio. Teria um probleminha aqui e ali e a satisfação geral não seria tanta quanto pareceu. Não que isso seja um erro, só ficou estranho mesmo.

          • Dalla Corte disse:

            Esse é o desafio de escrever sobre animes e séries. Sobre filmes, você escreve um texto sobre todo o projeto, já algo episódico, muitas vezes erros e acertos se repetem, o que pode tornar a crítica uma mesmice. Por isso foquei apenas nos pontos positivos, principalmente no caso de Musaigen. Se fosse falar de revés, seria na falta de objetividade do da plot e alguns pitacos sobre os personagens, mas como está no 3º episódio, resolvi segurar.

  15. Matheus disse:

    Musaigen evoluiu demais,o desenvolvimento de personagem foi muito bom nesse episódio. Me tirou muitas dúvidas sobre a Mai,pois desde o primeiro episódio me perguntava como ela conseguia lutar tão bem.

    Sem falar na exposição da relação real que ela possui com o Haruhiko, que é uma relação de proximidade bem grande, e tb de(possivelmente)um quedinha por parte da Mai. Não sei se vc reparou,Carlos, na parte que eles estão numa torre eu acho,e a Mai olha pro Haruhiko, e depois olha pra frente como se estivesse um pouco envergonhada,e apertando as mãos.Isso nos dá uma boa ideia de que pode surgir um romance ali. Enquanto a Reina parece ter uma atração é pela Mai(Ou talvez ela apenas esteja se sentindo excluída do grupo pela proximidade que os outros 3 possuem,como é frisado no fim do episódio).Parece que vem um triângulo por aí. Só espero que ele tenha um final fechado e definitivo.

    • Dalla Corte disse:

      Reparei, mas sem dar muita atenção, Matheus, pois já estou cego pelo ship Reina + Mai, haha. Acho que é realmente um interesse mais forte, não apenas de inveja pela amizade entre ambos, já que ela procura agradar a Mai a todo momento. O anime Ao No Kanata No Four Rhytm, também desta temporada, tem uma relação parecida entre uma garota tentando agradar sua senpai a todo custo.

      • Matheus disse:

        Sim,tem essa relação da Reina tentando agradar,mas não tenho certeza se esse ship Reina + Mai vai decolar. A Mai parece interessada mesmo é no Haruhiko e a Reina tá só no platonismo. Pelo menos por enquanto né,temos que assistir pra saber o que vai acontecer,e eu estou ansioso,principalmente pra ver mais a Kurumi,é tão bonitinha ela.

  16. Carlos Campos disse:

    Musaigen é um dos meus favoritos, e Mai é minha waifu da temporada, não vejo grandes problemas no desenvolvimento, a cenografia me deixa babando como todo anime da Kyoto, isso mais quando é fora de um espaço confinado (outdoor)

Deixe um comentário