Sword Art Online Progressive – SAO focado em Kirito e Asuna como “quase todos” queriam

Eu podia falar da Novel, mas achei mais viável e acessível falar do mangá. Nesse post vou comentar um pouco das minhas impressões de SAO Progressive, volume 1, 2 e 3.

Progressive é a história do arco Aincrad de SAO contada em mais detalhes. A única coisa que você precisa saber para começar ela é a base da história do arco 1 de SAO, aonde 10000 foram presas em um MMORPG, e quem morrer lá dentro morre na vida real. A história acompanha Kirito, um beta tester em suas jornadas pelos diversos andares do jogo, cada um com um boss no final, que deve ser derrotado para o caminho do próximo andar abrir. O problema é que não existe segunda tentativa nesses bosses, falhar significa morrer.

 

Em Progressive, diferente do volume 1 da novel original, Asuna, o futuro par romântico do protagonista, ganha muito mais foco, até porque, diferente da história adaptada no anime, não existem saltos temporais longos, e ao menos até o 5º andar, até onde a novel chegou, os dois estão quase sempre juntos, mesmo que outras personagens femininas ou masculinas apareçam e dividam o tempo de tela as vezes.

 

 

A versão Progressive do mangá é um pouco diferente da Novel no entanto. Enquanto na Novel a maioria da história é contada do ponto de vista do protagonista masculino, no mangá é o ponto de vista da Asuna que vemos a maioria do tempo. A história é a mesma, mas ao mudar os pontos de vista, ela parece nova de alguma forma, e isso é muito legal.
O mangá acaba não sendo só mais do mesmo, ou a Novel em quadrinhos, mas um extra, que te dá informações do ponto de vista da Asuna que não tinham na novel. Kirito pega o papel em primeira pessoa em situações aonde não tem outra opção, mas de resto é quase tudo do ponto de vista da Asuna. O começo já é bem legal nessa parte, porque aprendemos um bando de coisas sobre a personagem que não sabíamos. Ela em seus primeiros dias naquele mundo, sem saber quase nada de MMOs, tem uns momentos bem interessantes também.
Kirito é meio diferente em Progressive, o autor meio que aumentou o lado descontraído dele, então ele acaba tendo muitas cenas engraçadas junto com a Asuna. As expressões que o mangaka dá pra ele ajudam um bocado nisso.

 

 

Gostei muito da arte desse desenhista. Apesar de algumas mudanças nos traços do Kirito e da Asuna, eu me acostumei com o tempo, e ele desenha bem, inclusive as lutas, que conseguem ser bem explicadas no sistema de skills, ao mesmo tempo que emocionantes. Para quem viu o anime, a luta contra o Boss do primeiro andar tem alguns furos e muita coisa não explicada. No mangá de Progressive não, ela parece mais emocionante e ainda explica um bando de coisas que não faziam sentido no anime (alguns acontecimentos são diferentes, e isso ajudou nos concertos também).

 

O maior charme do mangá no entanto não é exatamente as lutas, embora o clima de aventura seja, de fato, divertido. A interação entre o Kirito da Asuna é o que vende a obra. Os dois formam um belo casal, e é legal ver a relação deles se desenvolvendo devagar. Para quem gosta de comédia romântica Progressive está cheio dela, desde momentos bonitinhos a uns criativos pelo próprio desenhista, já que tem coisas que não existem na novel de Progressive, ele que colocou de extra.

Para quem queria mais detalhes quanto as cidades de cada andar, sistema de skills, como funcionam as armas, e se dá pra upar, encantar, fundir, ou recriar elas, tudo isso é bem detalhado em Progressive.

Tem alguns momentos de fanservice, mas no geral são só sensuais. O desenhista se aproveita do corpão da Asuna, mas nunca fica agressivo ou exagerado. A parte dela na loja da “Victória Secrets” foi particularmente engraçada, dado a piada do Kirito elogiando as botas novas dela e ela pensando que ele estava falando da “roupa intima da sorte” que ela comprou. Ou a cena do Kirito tentando segurar ela mordendo a saia com a boca (acima).

 

O mangá não é perfeito. Algumas sequências ficam meio confusas dado a falta de habilidade, aparentemente meio amadora, do desenhista, de ligar eventos. “Como eles vieram parar aqui?” é uma pergunta que eu me faço as vezes, determinadas partes tem um senso fraco de continuidade, os personagens só aparecem em um local e depois em outro sem transição. Asuna também é salva demais pelo Kirito, mesmo que faça sentido, devido a ela ser uma noob nos primeiros dias.
O desenvolvimento de arco dela no segundo andar também envolve ela fraquejar, então acabam juntando situações aonde o Kirito tem que ajudar ela demais uma seguida da outra. Ainda que compense quando você vê ela dando a volta por cima e reganhando sua coragem no final do arco 2, durante a luta contra o boss do segundo andar. Gostei também de como Kirito não dá de “príncipe do cavalo branco”, mas sim a incentiva a lutar por si mesma, assim como ela não se sente bem tendo que ser ajudada constantemente.

Concluindo

Recomendo esse mangá para qualquer um que goste de aventura, e mesmo para quem não gostou de SAO (“não gostou pelos defeitos da S1”, se não gostou de nada não vai gostar desse também). Ele tem um tom um pouco diferente da série para TV, então mesmo quem não gostou dela pode acabar gostando desse (não é garantido). Os personagens tem mais tempo para te conquistar e a relação deles ganha muitos bônus com um desenvolvimento mais lento, por mais que eu não seja a favor de enrolação. Não é um dos melhores mangás que já li, mas ainda assim é uma leitura muito divertida e agradável, principalmente para quem gosta do casal principal, e sempre quis ver mais momentos dos dois juntos antes de começarem a namorar.
Infelizmente, a tradução de Progressive foi parada devido ao mangá ter sido licenciado nos EUA. Agora a esperança é que licenciem ele no Brasil (é o único mangá de SAO que eu quero!), ou então que o dólar abaixe, porque eu quero muito comprar! Mas pagar 50 reais em cada volume parece um pouco demais……
De qualquer forma, recomendo a todos darem uma olhada, é uma leitura bem divertida e rápida, já que só tem 12 capítulos traduzidos de 25 (eu li até o 19 através de uma tradução meia boca que fizeram dos diálogos no work).
Anime de Progressive?
 
Capa das Novels de Progressive
Creio que depois de Alicization, lá pra 2019, quando a obra completar 10 anos, “acho que” devem anunciar um anime de Progressive. Seria uma forma esperta de revitalizar a obra, até para quem não vai conhecer muito sobre ela até lá (pessoal novo em animes). Ai quem gostasse de Progressive iria comprar o material da obra e de bônus iria ficar curioso com o material antigo. Seria um marketing que valeria para a obra toda.
Fim de SAO Progressive?
O autor queria fazer 2 andares por volume inicialmente, mas acabou só fazendo isso no volume 1, que é tão grande (530 páginas), que vale por 2 volumes de uma LN. Nos seguintes ele conta a história apenas de um andar. Se ele continuar nesse ritmo SAO só terminaria no volume 75……..imagino se ele vai dar um skip em algum momento ou vai continuar em 1 novel por andar mesmo……

Aonde comprar os mangás e Novel de Sword Art Online Progressive?

Na Amazon BR tá vendendo a versão em inglês:

Light Novels:

Mangás:

Relacionado:

1. Os 11 Arcos de Sword Art Online

58 Resultados

  1. Eduardo Dörr disse:

    Comecei a comprar no Book Depository as novels de SAOP, mas depois do volume 2 tive que parar de comprar. Com o dólar como está, anda um pouco complicado, apesar que R$50,00 em um livro até é um preço normal, mas não para paperback.

    Marco, tens noção de quando deve sair o próximo volume de SAOP?

  2. Davi disse:

    Séloko, um andar por novel seria loucura, acho que o autor não faria isso, até pra não saturar.
    Fiquei curioso pra ver essa obra desde um post seu antigo, abordar os andares e seus cenários, assim como outras cidades/vilas do jogo é uma boa jogada.

  3. Edu© disse:

    Parece ser interessante… Mais interessante que o próprio anime. Não comprei esses mangás de SAO que a Panini tá lançando, mas o Progressive é capaz de eu comprar se sair um dia… Mas esse ritmo do autor tá meio preocupante! kkk

    Já a novel é mais difícil, nem a principal saiu.

  4. Pietro Gutier disse:

    eu estou interessado mesmo no alicization , fiquei um pouco “boiado” do motivo do kirito ficar totalmente zuado no 15° vol.

  5. Shiro disse:

    Fiquei muito interessado, existem muitos furos no anime e vários momentos em que eu ficava “tá, mas e como que aconteceu?”, acho que SAOP deve explicar minhas dúvidas e de quebra minha curiosidade sobre a relação do kirito e a asuna antes disso e como ele era antes do incidente com a antiga guild dele.
    75 vol? Muito impossível, talvez devam aumentar o número de andares descritos ou publicarem mais volumes, mas acho mais possível a primeira opção

  6. Sora disse:

    Hum parece interessante essa versão mangá de Progressive,com certeza darei uma olhada depois de Mother’s Rosario foco na Asuna é sempre bem vindo,acho meio difícil alguém que não gostou do anime conseguir gostar dessa ”versão”,por mais que seja detalhado.

    • Marco disse:

      Quis dizer quem não gostou pelos defeitos: coisas mal explicadas, episódios corridos, história episódica, falta de desenvolvimento, lutas com defeitos lógicos, ect. Progressive concerta tudo isso.

      • Cyro disse:

        O problema é que o pessoal sismado com SAO ser “horrível” (normalmente a fanbase de “.hack” ou “Log Horizon” – e agora Overlord tbm) começariam a ler realmente sismados, procurando defeito em tudo. Logicamente fica meio difícil gostar de uma série assistindo ela assim né…

  7. Lukas sb. disse:

    Li o manga de sao Progressive até o capitulo 10, e com certeza compraria o manga se viesse para o brasil ,achei muito legal também o fato de colocarem na história o ponto de vista da asuna .

  8. Cyro disse:

    A capa do volume três ficou tão legal… O Kirito parece realmente mais descontraído

    75 volumes? Será mesmo possível??? Sem exagero, eu compraria todos, nem que fosse em inglês. Minha obra preferida, no TOP 3 hehe

    E que venham mais volumes aeeeeeeHOOOOOO

  9. Wendel Santos disse:

    Muito legal essa iniciativa de contar a mesma história por uma outra perspectiva. Esse é um dos motivos de eu ser fã de SAO. A cada arco a história se reinventa e impede que a mesma caia na mesmice.

    Aliás, qual a chance dessa obra um dia vir pro Brasil? Espero que seja alta, afinal parece que a panini está motivada em lançar os mangás no Brasil (vide aincrad e fairy dance).

  10. Joe disse:

    O traço do manga é realmente bem bonito me agrada bastante ^^
    Eu compraria o/

    Acho 75 volumes meio impraticável até pq sai só um por ano, ele vai ficar mais uns 70 anos vivo e escrevendo novel ? … eu duvido .

    Marco já pensou em fazer post de recomendação de Horimiya ? acho que vc falou uma vez no chat que gostava xD

    • Marco disse:

      Eu fiz um rascunho a 1 ano, tá lá esperando eu ter paciência de catar imagens (o mesmo para uns 3 reviews de animes e o “anime polêmico 2”, daquele séria que comecei com Yosuga no Sora). A exemplo, eu escrevi esse post em 15 minutos (desconsiderando a revisão), mas gastei 2 horas catando imagens, agrupando e fazendo uma capa. Acho que é por isso que sites profissionais tem um cara só pra essa parte de imagens, gasta tempo demais, a não ser que você meta um dane-se e coloque qualquer coisa.

  11. Lucio disse:

    75 volumes?
    AHSUAHSUHSUHUSHS
    nem que ele tivesse a vida do mestre kame, no ritmo que el ta indo
    mas falando sobre o progressive, de fato parece muito interessante.. ah como eu quero anime disso, não me importo de esperar 4~5 anos desde que tenha .

  12. Anne Catherine disse:

    Olá, adoro o facto de o arco Progressive ter sido escrito, porque uma das coisas que mais me incomodou no Aincrad foi o facto de terem feito saltos temporais tão significativos, o que despertou imenso a minha curiosidade. Quando comecei a assistir o anime não estava nada à espera disso e então deixou-me desiludida. É muita coisa da história que se perde. Tenho um amigo que começou a assistir ao anime e acho que parou no episódio 9 ou 10, porque odiou completamente os saltos temporais, e nesse aspeto tenho de concordar né, porque deixaram o plot com bastantes furos. Na minha opinião devia ter sido dada mais importância ao arco Aincrad, já que foi o inicio de toda a história. Vou ler o manga de Progressive brevemente, o traço do mangaka agradou-me imenso, é bastante agradável de se ver e desejo por uma adaptação de anime, mesmo que seja só em 2019. Com certeza vai compensar a espera.

  13. Arthur Mendes disse:

    na minha opinião, era para o autor só focasse na história sword art online do kirito e asuna superando todos os 100º andares. nada de jogo de fadinhas ou aquele de tiro. assim, atualmente o kirito estaria no 40º ou 50º andar ainda. esse lance de 1 volume por andar é exagero. é impossivel isso

    • Magonoid Moura disse:

      Eu particularmente prefiro SAO do segundo arco pra frente pq exploram(ou dão a chance de explorar) a infinidade de mundos online e a variedade de sistemas de combate que cada um proporciona, sem falar de mostrar o que aconteceu no mundo real enquanto Kirito, Asuna, Klein, Liz, Agil e toda a galera estava em SAO, mas sempre tem(pro meu azar é a maioria) quem prefira o primeiro arco. O Progressive tá aí pra isso, em Mangá(pelo de vista da Asuna) e Novel(pelo de vista do Kirito), então todo mundo fica feliz :v

      • Arthur Mendes disse:

        bom… todo mundo tem um gosto. eu só acharia melhor explorar bem essa história logo de cara em vez de fazer o progressive. assim a historia ja estaria no andar 40º ou 50º. depois q acabasse mesmo, ai sim poderia focar nessa exploração toda ai q vc falou

  14. Carlos Campos disse:

    Uma pena o mangá não estar em português 🙁 terei q aprender inglês na marra. E já estou louco sobre o filme, assim como no futuro de Accel World

  15. Lucio disse:

    Ai marco não sei se é só comigo, mas quando fui abrir a intoxi agora tinha um aviso de conteúdo ( sabe aqueles que aparecem em blogs de conteúdo XXX)
    Acho que tá postando muita coisa polêmica ein AHushashushsuh.

    • Sinister disse:

      Mesma coisa aqui.

    • Marco disse:

      Eu vi, to vendo com o google para verificar isso. Basicamente, alguém não gostou de algum conteúdo e reclamou do blog para o google, ai ele mete esse aviso automaticamente, sem checar o conteúdo nem nada. É bem zuado o sistema.
      Pra ter noção dá pra fazer isso com qualquer blog do sistema blogger, pode pegar um site sobre religião e reclamar que eles metem esse treco no site na hora.

      • Lucio disse:

        Mas que filho da ***** foi esse cara……….

      • Lezerman disse:

        Deve ter sido algo sobre os comentários Ecchis, sei lá, algumas imagens tipo de Shinmai.

        Achei que o site tivesse sido excluido tomei um susto.

        • Marco disse:

          Eu fui dar uma revisada em tudo. Pelo certo o que está naquelas tags de spoiler não tem problema, e tudo que é ecchi mais pesado está nelas. Não achei nada nos comentários também. Já pedi uma revisão do processo, mas demora alguns dias ao que parece.

          O problema é que pode não ser nada, já que não precisa apresentar provas para esse tipo de reclamação. Essa é a parte bizarra.

          • Joe disse:

            Aqui tá normal ou melhor já voltou ao normal 🙂

          • Marco disse:

            É que depois que você dá ok uma vez ele só te pergunta de novo 12 horas depois. O modo mais fácil de verificar é pelo modo anonimo, que sempre pergunta. Curiosamente, nem afetou tanto as views. Ou a maioria do povo do blog é mais velho, ou o povo sabe usar gambiarras.

  16. Rodrigo Rodrigues disse:

    Espero que o mangá venha pela Panini, e que as vendas do segundo arco sejam boas.

    E vou espera, mesmo que demore, ansiosamente um arco (COMO EU QUERIA) na relação dos dois

  17. Letício Yanderela ♊ ☿ ⊙ disse:

    Vai ter impressão mensal de akame ga kill 65? ou se vai esperar lançar o 66 e fazer duas?

  18. Gildo Campos disse:

    Bom Dia
    Marco poderia me passar o site na qual você leu a LN do SAOP.

    Agradeço desde já

    e como sempre ótimo post.

  19. Juan Victor disse:

    Se sair a versão traduzida deixa o link de onde comprar.

  20. Orestes disse:

    Até agora tenho adorado o mangá do SAOP, só espero que a Asuna fique cada vez mais forte e que seja fiel ao anime na parte da guilda lá que o Kirito se junta e dá uma treta.

  21. Mice Aron disse:

    eu to vendo o manga pelo union mangas

  22. kirito disse:

    tem em portugues ? se tive deixa o link a onde compra o mangá

  23. Guilherme disse:

    Vai sair SAO Progressive em anime??? Se sim alguma especulação de quando???

  24. Guilherme disse:

    Vai ter um anime do SAO Progressive? Se sim, alguma especulação de quando??

  25. Yashiro Isana disse:

    Eu estou acompanhado o manga e gostei bastante.

  26. Yashiro Isana disse:

    Nossa que sistema e esse( muito lixo) algum idiota pode vi e fica fazendo isso sempre que quiser.

  27. Yashiro Isana disse:

    Teve ter sido um idiota que não tem mais o que fazer.

  28. thiago curtis disse:

    galera, alguém sabe se vão continuar fazendo esse manga?
    se eles terminaram e se pretendem terminar?

  1. agosto 14, 2016

    […] Progressive, que foca no primeiro arco de SAO, só que contado em detalhes, andar por andar (Já fiz um review dele). Está sendo adaptada por outro desenhista (Kiseki Himura), que apesar de ter alterado um pouco o […]

Deixe um comentário