Impressões finais: Rakudai Kishi no Cavalry

Ter sua expectativa confirmada é bom, mas se surpreender com algo do qual você só tinha expectativas medianas é 10x melhor! Senhores, temos aqui a surpresa (ou dark horse) do ano.
Quem ainda não viu o anime e não quer spoilers pule para a parte do “Review completo”.

Rakudai Kishi no Cavalry #12

Episódio final bem climático, mas quem esperava movimento pode se decepcionar um pouco. O episódio é todo focado em gerar tensão para o conflito final, e faz isso muito bem, trabalhando o psicológico do protagonista com várias “firulas visuais” de coloração e simbolismos. Chegada a luta ela entrega uma tensão absurda nos poucos segunda em que coloca os personagens em câmera lenta, ao mesmo tem em que tudo vai mudando para o visual da opening. Após isso, no entanto, o que vem é algo seco, nem mesmo mostrando a troca de golpes, apenas o silêncio. É estiloso, mas ao mesmo tempo um pouco anti-climático ver tudo acabar tão rápido. Tivesse alguns segundos de coreografia antes do golpe final seria melhor.

O protagonista, pelo que deu a entender, juntou todo power up que ele ganha com Ito Shura em 1 segundo apenas, o que deu a ele um “mega power up”, necessário para terminar aquela luta rapidamente, já que no estado dele ele não tinha muitas opções. Ainda existe o protagonismo, mas ele ficou bem disfarçado ao acelerarem o conflito para uma resolução de um golpe só. Afinal, é mais plausível ver o protagonista reunir tudo que ainda lhe sobra em um único golpe do que uma luta prolongada no estado atual dele (debilitado). A oponente ser uma pessoa digna conseguiu ser outro ponto bem positivo, já que na maioria dos casos jogam um vilão clichê – que existia, mas era só um coadjuvante (finalizado pela Stella).

Diferente de quanto tentaram essa mudança de filtro no ep 8 e não ficou tão bom, nesse ficou sensacional.

Mas quem liga para luta? Foi um certo pedido que surpreendeu a todos! Se o maior diferencial de Rakudai era não ter enrolado com o romance, ele solidificou isso ainda mais, com o pedido de casamento no final desse episódio. A sensação de contentamento com isso não poderia ser maior. Mesmo as piadinhas no final conseguiram ser engraçadas (30 beijos ao dia faz realmente sentido para o fogo que a Stella tem no rabo!). O pai da Stella deu a entender que não se importa com a proposta do casamento, e não gostou do que o pai do Ikki fez. Mas só dá pra especular quanto a isso.

Rakudai começou como um anime que eu achava que poderia ser um mediana/bom, mas acabou sendo “bom de verdade”. Ele quebrou alguns clichês, utilizou bem outros, entregou protagonistas simpáticos, e lutas empolgantes. Só o que faltou mesmo foi um desenvolvimento de personagem para a Stella, que ficou mais como suporte. Ai sim seria 10. Mas fora isso, foi muito bom, e o melhor de tudo, soube encerrar com os melhores episódios da série, deixando aquela gostinho de quero mais.

A luta do protagonista para se provar termina nesse episódio, encerrando o arco que começou do episódio 1. Ele agora é mundialmente reconhecido. Além disso, deram um conclusão ainda mais clara ao relacionamento dele com a Stella. Quer continue ou não, foi um final bem fechado, deixando todo mundo que viu satisfeito. Uma continuação seria só um bônus, o que a maioria queria ver já aconteceu.

Avaliação: ★    ★ (+)
(explicação do sistema de notas)

Review completo da obra

Rakudai começa meio clichê, com alguns efeitos legais em uma luta aqui e ali, mas bem comum em geral. Ele te ganha com os personagens no entanto, de atitudes um tanto quanto fora do comum. Stella é bem mais tarada e interessada no corpo masculino do que as mulheres puras que tanto gostam de mostrar em animes, e Ikki é mais cara de pau e sincero do que o normal. Seguinte a isso, o anime mostra um bom uso de comédia romântico, e que o diretor sabe criar batalhas empolgantes, nos episódio 3 e 4. A obra também quebra um grande tabu de comédias românticas em seu 4ª episódio. O que vem depois é um arco mais fraco, mas ainda assim razoável, e com uma personagem interessante.

O grande mérito e chamariz dessa obra no entanto, foi o seu final, a quebra da enrolação do romance é legal, mas é o final que a intensifica, além de dar um desenvolvimento forte ao protagonista. E para mim, assim como para maioria, o final conta muito. Como a obra decide se encerrar é como ela será lembrada, e Rakudai se encerra muito bem (ainda que com um pequeno anti-climax). Ele entrega o que você quer ver, e até o que você não esperava ver.

A direção de Rakudai parece estar realmente tentando fazer algo legal, o que é raro. Eles alteram ordens de acontecimentos do material original, aumentas lutas de tamanho, usam firulas visuais para engrandecer acontecimentos. A tentativa de fazer algo um pouco melhor que o normal está por toda a parte. A parte visual é razoável, nada acima da média, mas entrega o básico e se esforça para gera lutas empolgantes, usando de boa direção e até animação fluida as vezes. A trilha sonora, empolgante e muito bem utilizada, ajuda bastante nisso.

Rakudai parecia um anime mediano, mas ele escala a cada episódio e entrega um final forte o bastante para fazer você lembrar dele por muito tempo, o que já é mais do que quase todos os animes conseguem. As lutas são empolgantes, o romance é bom, os personagens simpáticos. Faltou um desenvolvimento de personagem para a heroína, mas fora a isso é um ótimo anime. Fica a recomendação.

Direção: 9/10
Roteiro: 8/10
Animação: 7.5/10
Trilha sonora: 9/10
Entretenimento: 9/10
Nota final: 8.5/10 (explicação do sistema de notas)

PS: Sim eu sei, vocês querem saber de uma segunda temporada de Rakudai Kishi. Mas não posso fazer muito antes das vendas saírem oficialmente. Adianto, porem, que a não ser que role um erro grosseiro nas previsões, a resposta não vai ser boa, por mais de um motivo. Rakudai tem uma adversidade que complicada a vida dele mais que o normal: eles precisariam de 2 cour para uma S2, porque o próximo arco usa 6 LNs, esse primeiro só usava 3.

Extras

Muito bonito a conversa dos dois e o pedido.
E conseguímos nosso tão aguardado beijo, na frente de todo mundo!!

 

 

 

Que cenas legais, uma pena não serem feito nem uns 5 segundos de coreografia de luta e ai sim eles partindo para o golpe final (que seria mostrado). Ficaria mais emocionante.
Best girl finalizando o encosto como se não fosse nada, 10/10.

2. Rakudai Kishi vs Asterisk War – A guerra das light novels genericas