Impressões semanais: Charlotte #10 – O fim? (+ Bônus)

Charlotte #09

Mais alguém notou que explicaram e resolveram o plot inteiro do anime nesse episódio? É a coisa mais maluca que eu já vi. Eu estava esperando algo dar errado ali e terminar o episódio nisso, mas nada, tudo deu certo. Maeda não só está evitando usar ganchos ou reviravoltas no final de cada episódio como ainda resolveu o plot inteiro do anime antes dele terminar, sem sequer achar que deveria deixar um gancho no final para seja lá o que for desenvolver nos 3 episódios finais (ao menos eu acho que vai, não creio que vamos voltar ao sistema episódico dos primeiros 6 ep na reta final…..).

Eu pensei que o Yuu já tinha os poderes do irmão e ele tinha voltado no tempo em algum momento antes desse episódio, mas acabou perdendo as memórias, só isso para explicar ele ter as memórias do eu dele do futuro. Como diabo ele conseguiu essas memórias? Eles não deram a mínima pra explicar isso, nem sequer tocaram no assunto, agiram como se fosse algo normal. E como Yuu sabia que a irmã tinha uma stalker atrás dela? Nunca foi comentado nada sobre isso depois da morte da irmã e ninguém no colégio viu, ele não tinha como saber, o poder da irmã podia ter despertado por qualquer coisa, já que ela não sabia controlar ou sequer sabia que tinha o poder. Até onde ele sabe ela morreu por causa disso, então depois de tirar o poder dela ele ainda ir atrás da garota com o olhar maligno porque “sabia que ela fez algo” não faz sentido (ficar de olho na irmã por precaução faz, agora ter certeza que aquela garota fez algo não). Isso não são errinhos bobos, são crateras no roteiro que tiram boa parte da coerência da história. Podem explicar depois? Até podem, mas com o histórico dos buracos no roteiro de Angel Beats que foram deixados sem explicação eu duvido.

O episódio em si foi bom se eu descontar o fato de que não é o último como parece e ignorar os furos do enredo. Ele manteve os personagens em movimento dentro da trama seja na explicação do que aconteceu no passado como no presente, quando eles tentavam salvar a irmã do protagonista. Se todo episódio fosse nesse ritmo eu teria gostado bastante. Quando falo que um episódio foi lento ou chato a primeira coisa que as pessoas querem pensar é que eu queria ação, mas movimento no enredo não necessariamente implica a necessidade de ação, o que se pede com “movimento” é muita coisa acontecendo no episódio, de forma a manter os personagens em constante movimento e você no suspense. Esse episódio foi bom nesse aspecto, passou bem rápido, mas infelizmente os buracos que ele acrescentou a um roteiro que já não estava 100%, além de ter fechado todos os problemas do enredo sem acrescentar novos, deixam a impressão de que o roteirista não sabe direito o que está fazendo.

Avaliação: ★    ★ (-)

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes aleatórios da temporada que estou acompanhando)

Gate #10

Bem, ao menos teve uma luta, ou massacre, chamem como quiser. Essas lutas unilaterais em Gate são meio chatas pra mim, não quero ver uma luta com um lado overpower destruindo o outro que não consegue nem reagir, quero ver uma luta que represente ao menos um desafio para os dois lados. É um dos erros mais comuns que vejo em animes com personagem super forte. Quer colocar um personagem overpower na sua obra? Beleza, mas então coloque inimigos a altura dele, caso contrário vai criar um bando de batalhas tediosas que o personagem overpower vai vencer com cara de tédio (transformar em comédia é uma opção também, como One-Punch fez).

Não que o diretor de Gate não saiba disso, se notarem a OST (bem bacana) que estava por trás nessa luta não era feita para você se empolgar com o combate, mas sim evocava um sentimento de terror/fúnebre, já que eles não tinham nem chance contra  Rory. Eu suponho que a visão do diretor para a cena era de um ser sobrenatural de filme de terror (vampiro/lobisomem/etc) fazendo um massacre. Se a luta não poderia ser empolgante então ao menos ele passou o sentimento correto. Teve uns cortes de animação fluida legais na luta e a Rory ter a regeneração do Wolverine foi uma surpresa.

No mais descobrimos que o Itami de fato está interessado nas 3 garotas e que a elfa está com um sério problema de estresse pós-traumático quanto a perda do pai, o que é legal porque deve gerar um desenvolvimento de personagem para ela na segunda metade do anime, quando provavelmente devem focar mais nisso.

Esse episódio fechou o volume 2 de 10 volumes, o que me deixa extremamente confuso quanto a como eles vão dividir o anime. 10 episódios para 2 volumes, 6 para o primeiro, 4 para o segundo, e agora tem mais 14. Duvido que estiquem os próximos 2 volumes com foco na elfa por 14 episódios, mas teriam que acelerar muito o ritmo para terminar no volume 6 também (cada 2 volumes são uma saga, então terminar no volume 5 não faria sentido a não ser que tenham mais um cour de 24 episódio planejado).  Estou realmente curioso para ver o que vão fazer.

Shimoneta #10

Mesmo sem a Anna aparecer muito conseguiram manter esse episódio de Shimoneta bem divertido, e com direito a uma reviravolta ainda (eu não esperava). O foco do episódio ser quase 100% na discussão sobre a apreciação de calcinhas sujas foi bizarro e engraçado ao mesmo tempo, incluindo o governo fazendo o inventário de calcinhas dos membros da organização. A parte mais engraçada do episódio no entanto vai pro Gorik, dando um nocaute no ônibus inteiro só de tirar a roupa. O protagonista andando com suas roupas intimas em um saco para a Anna não roubar me arrancaram uma risadas também.

Prison School #09

Mais um episódio muito doido de Prison School mantendo o suspense a mil durante uma longa queda de braço. Destaque para a cena da vice-presidente sem calcinha com o Kiyoshi (reparem na trilha sonora naquele momento), o cara magrelo desafiando a vice-presidente e o frustrante “pelo do mamilo”. Mais 3 episódios para eles darem um jeito de não serem expulsos.

Rokka no Yuusha #09 a #10

Bah, já era meu ship com a coelha…..

A batalha do episódio 9 até que foi legal, os personagens ficaram disformes de vez em quando, como quase em todo luta desse anime, mas eu prefiro movimento com personagens um pouco tortos do que personagens estáticos que se mexem muito pouco ou com coreografias de baixa fluidez. Ainda não vejo lógica em argumentarem como aquela loli verde é forte sendo que ela não consegue invocar seus bichinhos instantaneamente e alguém ágil como Hanz poderia mata-la antes dela vomitar, mas ok.

A conversa entre a Flamie e o Adelet estava me parecendo enrolação, mas não é que o autor queria realmente chegar a algum lugar com aquilo. Não espera ele se confessando tão cedo, mas já estava meio na cara que era dela que ele gostava com aquele papo tsundere nos episódios passados. Foi bonitinho o momento em que ela chorou quando ele provou a inocência dela. Eu ainda prefiro a coelha pela aparência (cabelos longos > cabelo curto), mas ela realmente ganhou bem pouco desenvolvimento depois do início do anime, e o Adlet nunca pareceu interessado nela romanticamente falando.

A mulher da montanha eu não estou entendendo, ela parece ser o 7º nesse momento, dado suas atitudes, mas está tão obvio que é capaz de não ser ela. A coelha também parece ter ficado bem doida com a confirmação de que o Adlet era o 7º (mesmo sem provas quanto a isso).

No mais o melhor episódio até agora, bem movimentado, com uma confissão inesperada e bem confuso quanto a quem diabos é o inimigo.

Extras

A coelha embirutou legal nesse episódio. Não suspeitava dela antes mas estou começando a achar que ela tem dupla personalidade ou algo assim.

Qual o formato místico do que ela tem “ali em baixo” para o protagonista ficar assim?

Acho legal esses cortes que vão aproximando do olho, Code Geass usava muito.

Cara essa mulher é um monstro! Ela deve ter 10 Kg a mais em cada peito para levantar.

Shimoneta não teve muita Anna essa semana, então só uma gif.

Alguns cortes legais de Gate.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Charlotte