Impressões Finais: Shokugeki no Souma

E acaba um dos animes mais divertidos do ano com um gostinho de “quero mais”.

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH SHOKUGEKI ACABOU, MAS POR QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE??????????

Não, sério, terminar no meio do torneio foi realmente uma pena. Vai ser complicado se a série parar por ai… Sempre existe o mangá, mas ainda assim… ai, acho que já estou com saudades. 
Sobre o episódio em si: tivemos apenas dois pratos, o de Hayama e de Souma, na ordem. Como esperado, Souma passou para a segunda parte do torneio, apesar de não ter superado Hayama na pontuação. Gostei de terem feito ele “perder” pro Hayama, ainda que de maneira questionável, já que se a competição fosse com outras regras ele teria saído vencedor. A descrição e criatividade desses dois últimos pratos do anime foi ótima como sempre, mostrando o conhecimento do autor (ou seu empenho na pesquisa). Outro coisa legal foi a motivação do Hayama quanto a Jun. Eu realmente queria que tivesse sobrado mais tempo pra detalhar um pouco mais como os dois se conheceram.
A ultima parte do episódio foi uma pequena confraternização dos personagens, a frustração de quem perdeu e a alegria de quem passou, cada um encarando de um modo diferente. Aparentemente cortaram a apresentação de um personagem e por isso que não mostraram quem ficou em quarto nas eliminatórias, mas bem, apresentar alguém no ultimo episódio do anime não seria uma boa ideia.
Foi um final bem… inconclusivo, como o esperado de uma adaptação com o material original incompleto. O anime fica dependendo de uma continuação que pode nunca vir, no entanto. Ainda assim, Shokugeki no Souma com certeza foi um anime que valeu a pena assistir. A premissa simples mas inusitada de fazer um shounen luta com culinária (!!!!!!) já era algo bem atrativo por si só, mas série conseguiu não cansar sempre desenvolvendo e acrescentando personagens variados e carismáticos. Na verdade, em questão de elenco, acho que Shokugeki é o anime que mais chamou atenção em um tempo; mesmo sendo um ecchi na teoria, o  personagens masculinos e femininos são muito equilibrados em praticamente tudo, de “fanservise” à relevância e desenvolvimento. Se esforçaram para fazer todos interessantes. Souma em especial foi um ótimo protagonista: carismático, simpático e mesmo sendo “um gênio” não foi desculpa para que não fizessem ele crescer ao longo do tempo.
 O segundo cour foi relativamente mais fraco, mas ainda assim a série conseguiu ficar muito satisfatória. Enfim… estou triste porque acabou. Só pensar que eu não vou poder assistir isso mais toda semana… é, melhor eu cruzar os dedos ir para o mangá logo. 
Shokugeki no Souma
Por que assistir: Protagonista muito carismático, personagens variados e desenvolvidos na medida do possível, fanservise eclético, character design bonito e agradável, uma OST exageradamente épica que combina com o tom (exagerado) do anime, boa paleta de cores, é uma série despretensiosa mas que não deixa de subestimar a própria qualidade por isso
Por que NÃO assistir: Não tem final, reações mais maliciosas como a do polvo no começo do anime podem espantar alguns, Erina pode ser irritante, animação e direção medianos
Featuring: Polvos, husbandos, waifus, tantos ships que eu não posso nem contar, culinária, culinária, culinária, culinária, culin– vocês me entenderam.
EXTRAS:
O que dizer sobre… isso?
Alguém ai viu a versão brasileira de Shokugeki no Souma?
Agora tenho que terminar o resto dos animes antes da nova temporada.