Impressões semanais: Charlotte #08 (+ Bônus)

Charlotte #08

Admito que estava com medo do protagonista já estar agindo normalmente nesse episódio, a ponto de parecer que tinha esquecido do incidente com a irmã de um episódio para o outro. Felizmente não foi o que aconteceu, e de todos os episódios até agora, esse, mesmo que tenha sido relativamente calmo, foi o com roteiro mais cadenciado, entregando um desenvolvimento de forma sutil, ao invés de trabalhar com extremos, como Charlotte vinha fazendo até agora (episódio de comédia extrema, resoluções de situações de forma extrema, acontecimentos inesperados extremos, bulling extremos vindo de lugar nenhum, ect, Charlotte nunca foi sutil antes, era sempre tudo jogado na sua cara da forma mais escancarada o possível).

O começo foi engraçado, ao mesmo tempo que mostrou que o Yuu embora estivesse tentando seguir em frente ainda não conseguiu superar o que aconteceu totalmente. A Nao julgando o videoclipe com os outros personagens fazendo caras e bocas foi bem engraçado, eu realmente gosto muito mais desse show quando não força as piadas físicas o tempo todo. A Nao deve ser a personagem da Key (que o Jun Maeda criou) que eu mais gostei até agora também, tanto em personalidade quanto aparência.

A nova personagem cega do ZHEND funcionou bem para trabalhar a “pós-depressão” do protagonista. A história dela sugere que ela possuía poderes, usou eles para ganhar dinheiro, e ficou cega depois (especulação, não dá pra ter certeza de nada). Foi uma boa ideia usar ela como catalizar de uma reflexão por parte do protagonista, a despeito de como ele mudou desde que conheceu a Nao. Isso somado a ele ajudar o irmão dela foi uma forma legal de desenvolver a relação de ambos sem que eles sequer estivessem próximos.

Esse foi sem dúvida o episódio que mais gostei até agora. O primeiro em que o roteiro não me incomodou em nenhum momento, tirando a música que curou o irmão da Nao, o que eu espero que seja explicado depois, ao invés de ficar como milagre (Key Magic). O que faltou, de novo, é um cliffhanger para te chamar para o próximo episódio ou um mistério no ar que te intrigue o bastante para você querer muito continuar acompanhando. Descontando o episódio 6 Charlotte parece bem despreocupado em manter sua clientela fiel. Agora é ver o que acontece no próximo, porque a 5 episódios do final já está na hora de armarem um climax.

Avaliação: ★    ★ 

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes aleatórios da temporada que estou acompanhando. Alguns como Rokka e Gate devem aparecer toda semana e outros só de vez em quando.)

Rokka no Yuusha #08

O protagonista ter realmente morrido seria interessante como twist, mas obviamente não foi o que aconteceu. O desenvolvimento da luta entre os dois foi bom, e o nekoboy começou a soar um personagem bem mais simpático e confiável em um período curto de tempo. A Princesa saber que o guarda costas gostava dela foi inesperado também. O poder da loli ser invocação de minions foi meio decepcionante, como diabos não conseguem matar ela com o tempo que ela demora para invocar aquelas criaturas? De qualquer modo, mistério continua, quem é o 7º?

Gate #08

Gostei da elfa vestida de executiva.

Esse episódio de Gate foi só os personagens sendo entrevistados pelo senado (e levando um esporro da Rory) e tendo um baita choque cultural. Gosto dessa tentativa de Gate de tentar ser o mais realista possível em meio a essa situação, mas eles estão fazendo uma bagunça com a comunicação dos personagens. Um dos problemas é que como eles não criaram um idioma para o outro mundo (como Hataraku-Maou Sama fez) e deixam todo mundo falando japonês com você sub-entendendo que na verdade eles estão falando outro idioma, a coisa já fica bem confusa.

Como a princesa estava falando com os militares sem um tradutor? Como a elfa, que nunca foi mostrada falando japonês estava falando normalmente nesse episódio? Ela só foi mostrada falando com o protagonista antes, mas ele já consegue falar o idioma do outro mundo pelo que entendi. Ela estava sendo traduzida na parte do senado mas a animação não estava mostrando para não aumentar ainda mais a duração daquilo? Então deixem uma dica, como no episódio passado aonde a princesa Pina começava a falar e a Maga finaliza as frases dela como se estivesse traduzindo. Nesse episódio ficou difícil entender o que estava acontecendo em termos de idioma.

No mais, o protagonista era casado? Me pegou de surpresa realmente, e me fez lembrar que Gate provavelmente se encaixaria na descrição de um seinen, gênero que eu costumo categorizar como “trama madura com personagens principais mais velhos”. No mais parece que vai ter luta no próximo episódio.

Gate é uma experiencia realmente curiosa pra mim. Ele com certeza é lento, e não vou negar isso como um defeito que eu gostaria de ver corrigido. Mas eu sempre estou curioso para saber o que vai acontecer com os personagens a seguir. O episódio em si não se esforça para criar bons cliffhangers , mas a situação deles é tão inusitada que a sua mente cria perguntas sozinha: Vão desenvolver algum romance entre o Itami e as garotas? No final o Itami vai voltar para o mundo dele ou vai ficar no mundo fantástico? O que os outros países estão tramando? Basicamente, Gate ganhou o meu interesse só com a premissa, e isso está se mantendo ao longo dos episódios, embora eu ache que não funcione para todo mundo (tem gente muito interessada em outros animes dessa temporada que eu perdi o interesse no episódio 2 ou mesmo 1 por exemplo). Interesse é sem dúvida algo bem pessoal, a não ser que o anime se esforce nesse sentido usando de cliffhangers todo episódio como Attack on Titan, ai mesmo que alguém perca o interesse na obra não tem como reclamar que o anime não estava tentando.

Shimoneta #08

Shimoneta continua funcionando a base da Anna pra mim. O episódio começando com ela dando de stalker junto a uma BGM de filme de terror e suspense (teve até a main theme de tubarão) ficou ótimo. Teve outras partes engraçadas com ela durante o episódio e….o resto. Admito que as piadas verbais da vice-presidente já enjoaram, mas ao menos parecem estar tentando desenvolver um romance entre ela e o protagonista agora, o problema é que só o protagonista parece estar interessado nela, não o contrário.
Teve um build up para uma situação nova que eles terão que resolver também, enquanto o cara das calcinha deve ser deixado como final boss dos últimos episódios. A loli de cabelo roxo está se mostrando uma aliada não tão boa quanto parecia, ao menos para o protagonista. Como vão dar um basta nela sem a retirar do elenco permanente eu não faço ideia.
É isso, continuemos, na espera que tenha mais Anna no próximo episódio.

Prison School #07

Eu estou adorando esse anime. O modo como eles estão sendo absurdamente fieis a arte original (mesmo que sacrifiquem um pouco a fluidez) ao mesmo tempo em que mantem a trama em constante tensão e cheia de desenvolvimentos malucos é muito legal. Das comédias em geral vai provavelmente ficar como uma das minhas favoritas.

Gakuto de seu modo doido mostrou que é um amigo de verdade nesse episódio. Já o Shingo (o loiro) parece que vai provar do próprio remédio: ele se apaixonou pela garota do arcade e deve fazer algo que vai prejudicar os outros só para sair com ela (como ele reclamou que o protagonista fez), além de já estar servindo de informante, o que de um jeito ou de outro já é trair seus amigos. Vai ser bem difícil fazer o público gostar dele de novo.
A melhor cena vai para a vice-presidente no cavalinho, eu chorei de rir.

Extras

Já leram as letras dessas músicas? Porque alguém que gosta tanto de usar inglês não tem aulas de inglês ao invés de ficar usando o google tradutor para criar aberrações idiomáticas? Pode ser um problema da tradução mas algumas das letras mesmo em japonês são meio doidas também, as vezes parecem um bando de frases jogadas randomicamente (a garota está reclamando que está sozinha e na frase seguinte “minha garganta está seca, minha voz não alcança”, Angel Beats tinha algumas músicas com letras bem estranhas também, embora a melodia fosse boa). Maeda é um bom compositor em termos de melodia, mas em termos de escrever letras devia contratar um ajudante, principalmente quando quer meter inglês no meio.

É o anitwitter! Juro que consigo ver o pessoal do twitter soltando essas frases se acontecesse algo assim no nosso mundo.

Ainda não decidi se queria ser o cavalo ou a figure…….

O diabo veste meias listradas!

ANNA, sua fonte de gifs semanais, nunca falha!

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Charlotte